2º dia – Aonde está vida?
- 11
- Jun
- 2014
Onde está a vida?
Hoje já é o 2º Dia do Jejum, Ser Um com Ele, e eu tenho a certeza que você, que tem um objetivo bem firmado e está focada no seu alvo, alcançará o que almeja.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (Jo.1:4-5)
Você que se inclui nestes 40 Dias do Jejum de Jesus, obviamente, está à procura de algo que lhe traga vida. Talvez já esteja há tantos anos na Igreja, ou, quem sabe, há pouco tempo. Mas está a faltar-lhe algo que a renove, que desperte a sua fé, que a faça ter experiências com Deus; não experiências antigas, de anos passados, mas atuais.
Às vezes, encontra-se “morta” espiritualmente, ou acomodada. Está apta para fazer a obra, o trabalho físico, a oração, talvez o jejum, mas não tem a mesma disposição para ter o caráter de Jesus; para ser uma pessoa de valores, princípios. E, por isso, no seu relacionamento com Deus, fica “fria”. É grata pelo que Ele fez no passado, mas, no dia-a-dia, não há novidade.
Deve concordar comigo, que em qualquer tipo de relacionamento, há uma sintonia, e deve sempre existir algo novo, não exteriormente, mas no interior. É daí que brota vida e amor verdadeiro, quando está atenta a si mesma… vendo-se, reparando. E, quando se sente amada, perdoada, não quer dar qualquer coisa, mas muito mais! Foi assim quando me casei: A princípio, era apaixonada pelo Júlio, mas, paralelamente, era egoísta! Tinha muitos ciúmes, era insegura. No meu relacionamento existia algo mais pessoal, egocêntrico, e não de entrega.
Fazia as coisas para ele com amor e carinho, mas o nosso relacionamento começou a ficar muito melhor quando eu passei a olhar para mim mesma, e, nesse momento, passei a enxergar o seu amor, a paciência, o perdão, a misericórdia.
E muitas pessoas são gratas pelo que aconteceu há muitos anos, mas não existe nada de novo em relação a si mesmas, não se renovam. O relacionamento com Deus, por meio da fé e sacrifício, tornou-se enfadonho para elas.
A vida está em Jesus, e a vida é a luz dos homens, a direção. O que faz a luz? Ilumina, torna as coisas visíveis. Acende, e nada permanece em escuridão perante a mesma. A luz revela tudo!
Você que está nestes 40 Dias, e deseja ser Um com Ele, repare e seja sensível a si mesma. Pois o que adianta revelar-lhe tudo o que vejo a seu respeito, quando nem você mesma reparou? Quando depende do que eu lhe digo para mudar, é como se estivesse à espera de ouvir de alguém uma definição. Mas é você que deve raciocinar e refletir sobre a sua situação.
Por isso é importante que ajude a si mesma. Como? Reflita sozinha! Pense em si, e repare nas suas ações, atitudes, caráter, vontade. Isto é o seu Ser! Quando não consegue discernir o que está de errado consigo, obviamente, não existe luz, não vê nada, está escuro, está perdida e em dúvida. Como muitas pessoas se encontram: Não têm direção, sabem que não estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a sua vida é uma “água parada”. Não há novidade, não jorra água viva.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida existe quando começa a enxergar, através da Palavra de Deus, dos conselhos, etc., a luz. E, quando a reflete por si mesma, reparando as suas ações, estará a usar uma fé inteligente. Não serei eu a enxergar por si, mas você mesma, através dos seus olhos. E é isto que funciona: quando você vê a sua situação!
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
O erro, o engano, a mentira, tudo o que a tem impedido, não pode prevalecer contra si, quando existe a luz. A partir daí há verdade!
Não vê a situação para se sentir culpada ou acusada. Negativo! Mas a luz revela os erros, as imperfeições, o que a tem feito ficar estagnada na fé. E não é para a ofender, mas para resolver o problema!
A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que separa. Não pode haver mesmice… Isto é, se você está sensível e, após ouvir, permitir que, no dia a dia, isso faça diferença no seu comportamento e atitudes.
Quero ler os seus comentários e saber o que está a enxergar. Pode apenas colocar o seu primeiro nome, mas, após ouvir e meditar, peço-lhe que escreva o que tem visto ao longo desses anos da sua fé, da sua conduta, o motivo para fazer estes 40 Dias. Pois, uma vez que escreve, fala sobre algo que pensou e deixa registado o seu objetivo.
Não somente ouça, mas tome atitudes relativamente ao que tem recebido.
Irina Goma
Junho 11, 2014 às 8:12
Bom dia Dna Viviane
Este segundo dia para mim foi muito esclarecedor, o que me chamou atenção foi quando a Sra falou de quando estamos dependentes de ouvir das pessoas o nosso erro, e nós mesmas nem conseguimos nos enchergar e ver em nós o que está errado, o que só vem mostrar que nós estamos sem direção. É dificil corrigir um erro que nem eu mesma vejo, e quando não estou a ver é porque não estou a vigiar a mim mesma. Ao longo deste tempo todo tenho visto que me tem faltado esta sensibilidade à voz de Deus, e quando chegou este jejum de Jesus vi como a minha oportunidade de mudar a minha vida, a minha comunhão com Deus a minha fé. É isso que eu determinei hoje mesmo que estarei sensível a voz de Deus, estarei em silêncio porque agora é a vez de Deus.
Bárbara Neto
Junho 11, 2014 às 8:06
Que bom ver o cuidado de Deus para connosco D. Vivi!
Ontem estava a falar com algumas jovens sobre este Jejum. Porquê que muitas vezes no final de outros jejuns houve uma melhora mas não uma metamorfose, porquê que uma jovem sem O Espírito Santo se entrega a 100% no Jejum e O recebe e muitas vezes alguém que já O tem não é marcada pelo jejum?
Por uma simples razão: Falta um objectivo!
Um objectivo para a vida espiritual.
Se DEUS me aparecer e perguntar o que quero que Ele faça na minha família, jamais vou dizer “Deus, abençoa a minha família.”. Eu vou ser específica, vou falar “Deus quero a conversão do meu irmão, ou a libertação do meu pai, etc.”. Na vida profissional não vou falar “Deus, quero ser próspera!”, vou dizer “Quero o emprego x, ou acabar a licenciatura na área y.”.
Então porque na vida espiritual quando se pergunta “Qual o teu propósito com este Jejum?” Toda a gente responde o mesmo?
Vejo que JESUS quer fazer deste Jejum o nosso Jejum, mas para isso precisamos definir objectivo(s) para a nossa vida espiritual.
Obrigada pela entrega 🙂 Um beijinho grande!*
Cristiane
Junho 11, 2014 às 8:05
Olá esse Novo só acontece quando há uma insatisfação em querer me ser melhor como oferta para Ele. Quando o amo incondicionalmente quero me DAR independente do que Ele tem para me oferecer.
Mas quando começo achar que o que ofereço é o suficiente é quando eu paro, e começo a me distanciar dessa luz automaticamente as trevas estarão presente.
Abraços!
Gabriela Aguilar - FJBerlin
Junho 11, 2014 às 8:05
Querida d vivi,
O que me chamou muita atenção é que muitas das vezes queremos ser essa luz, queremos fazer a diferença mas parece que não funciona, só piora e fica aquela frustração de quero mudar mas não muda!
Mas a partir do momento que eu entendi que tinha que olhar para dentro de mim e reparar nos meus erros e falhas, mudou! E vem mudando a cada dia:)
Não adianta eu querer buscar a resposta nas pessoas a minha volta. A sr falou:
“O que a adianta eu chegar a você e falar tudo que vejo a seu respeito, sendo que nem você se reparou?
Quando você fica na dependência do que eu falo pra você mudar…
Como se esperasse de alguém uma definição de você.”
É muito forte isso! e acontece muito… infelizmente quando não temos luz própria, ou quando nossa luz está apagada.
Mas se eu tenho o Senhor Jesus, eu me reparo, eu me conheço, eu sei quem eu sou para Ele. E assim minha vida passará a servir como luz para ajudar os que estão em trevas se enxergarem também!
Tenho que estar atenta no meu dia a dia, com meus pensamentos, atitudes, vontades, tendências! E assim eu vou me conhecendo e melhorando para o meu Senhor!
Beijinhos a todas
Lassalete Santana-Sede Internacional da Europa
Junho 11, 2014 às 8:01
Bom dia D.Viviane !
O meu objectivo nesse Jejum é ter um carácter transformado, está mais ligada a Deus para que essa luz possa permanecer sempre dentro de mim. Eu não quero viver das coisas boas que Senhor Jesus me fez no passado mais cada dia quero ter uma experiência nova com meu Deus , porque sem Ele eu não sou nada e somente Ele pode me da força para vencer todos tipos de sentimentos.
O audio está me ajudar muito.
Um Abraço Forte .
Lassalete Santana
Andrea
Junho 11, 2014 às 7:50
Hola Sra. Viviane ante todo gracias por su disposición para ayudarnos con estos mensajes.
Yo estoy haciendo este ayuno de Jesus porque no quiero seguir igual insegura, miedosa y principalmente sin el Espíritu Santo, me cansé de oír hablar de la grandeza de Dios y por causa de mi no verlo en mi vida.