2º dia – Aonde está vida?
- 11
- Jun
- 2014
Onde está a vida?
Hoje já é o 2º Dia do Jejum, Ser Um com Ele, e eu tenho a certeza que você, que tem um objetivo bem firmado e está focada no seu alvo, alcançará o que almeja.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (Jo.1:4-5)
Você que se inclui nestes 40 Dias do Jejum de Jesus, obviamente, está à procura de algo que lhe traga vida. Talvez já esteja há tantos anos na Igreja, ou, quem sabe, há pouco tempo. Mas está a faltar-lhe algo que a renove, que desperte a sua fé, que a faça ter experiências com Deus; não experiências antigas, de anos passados, mas atuais.
Às vezes, encontra-se “morta” espiritualmente, ou acomodada. Está apta para fazer a obra, o trabalho físico, a oração, talvez o jejum, mas não tem a mesma disposição para ter o caráter de Jesus; para ser uma pessoa de valores, princípios. E, por isso, no seu relacionamento com Deus, fica “fria”. É grata pelo que Ele fez no passado, mas, no dia-a-dia, não há novidade.
Deve concordar comigo, que em qualquer tipo de relacionamento, há uma sintonia, e deve sempre existir algo novo, não exteriormente, mas no interior. É daí que brota vida e amor verdadeiro, quando está atenta a si mesma… vendo-se, reparando. E, quando se sente amada, perdoada, não quer dar qualquer coisa, mas muito mais! Foi assim quando me casei: A princípio, era apaixonada pelo Júlio, mas, paralelamente, era egoísta! Tinha muitos ciúmes, era insegura. No meu relacionamento existia algo mais pessoal, egocêntrico, e não de entrega.
Fazia as coisas para ele com amor e carinho, mas o nosso relacionamento começou a ficar muito melhor quando eu passei a olhar para mim mesma, e, nesse momento, passei a enxergar o seu amor, a paciência, o perdão, a misericórdia.
E muitas pessoas são gratas pelo que aconteceu há muitos anos, mas não existe nada de novo em relação a si mesmas, não se renovam. O relacionamento com Deus, por meio da fé e sacrifício, tornou-se enfadonho para elas.
A vida está em Jesus, e a vida é a luz dos homens, a direção. O que faz a luz? Ilumina, torna as coisas visíveis. Acende, e nada permanece em escuridão perante a mesma. A luz revela tudo!
Você que está nestes 40 Dias, e deseja ser Um com Ele, repare e seja sensível a si mesma. Pois o que adianta revelar-lhe tudo o que vejo a seu respeito, quando nem você mesma reparou? Quando depende do que eu lhe digo para mudar, é como se estivesse à espera de ouvir de alguém uma definição. Mas é você que deve raciocinar e refletir sobre a sua situação.
Por isso é importante que ajude a si mesma. Como? Reflita sozinha! Pense em si, e repare nas suas ações, atitudes, caráter, vontade. Isto é o seu Ser! Quando não consegue discernir o que está de errado consigo, obviamente, não existe luz, não vê nada, está escuro, está perdida e em dúvida. Como muitas pessoas se encontram: Não têm direção, sabem que não estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a sua vida é uma “água parada”. Não há novidade, não jorra água viva.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida existe quando começa a enxergar, através da Palavra de Deus, dos conselhos, etc., a luz. E, quando a reflete por si mesma, reparando as suas ações, estará a usar uma fé inteligente. Não serei eu a enxergar por si, mas você mesma, através dos seus olhos. E é isto que funciona: quando você vê a sua situação!
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
O erro, o engano, a mentira, tudo o que a tem impedido, não pode prevalecer contra si, quando existe a luz. A partir daí há verdade!
Não vê a situação para se sentir culpada ou acusada. Negativo! Mas a luz revela os erros, as imperfeições, o que a tem feito ficar estagnada na fé. E não é para a ofender, mas para resolver o problema!
A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que separa. Não pode haver mesmice… Isto é, se você está sensível e, após ouvir, permitir que, no dia a dia, isso faça diferença no seu comportamento e atitudes.
Quero ler os seus comentários e saber o que está a enxergar. Pode apenas colocar o seu primeiro nome, mas, após ouvir e meditar, peço-lhe que escreva o que tem visto ao longo desses anos da sua fé, da sua conduta, o motivo para fazer estes 40 Dias. Pois, uma vez que escreve, fala sobre algo que pensou e deixa registado o seu objetivo.
Não somente ouça, mas tome atitudes relativamente ao que tem recebido.
Joana Ochôa
Junho 15, 2014 às 2:14
Olá, Dª Viviane
Esta mensagem foi muito forte!
Ao analisar-me pude concluir que posso “limar” ainda mais os meus aspectos positivos – e corrigir os negativos (especialmente a parte das imperfeições) esta última parte nada fácil.
É curioso, que esta Quinta – feira, quando em conversa com a Esposa do Pr. foram abordados estes aspectos: (a timidez, e a insegurança) que muitas vezes me impedem de fazer o que quero e ir mais além. Acabei por aprender ainda mais, como consequência disso, pois acabei por reconhecer atitudes minhas que não conseguia até então “ver”. (não porque não quisesse, mas talvez por já agir assim inconscientemente) Como o facto de me tentar justificar perante a situação que estava a transmitir, mesmo sabendo o que tinha a ganhar se o fizesse (não o estando a pôr em prática na realidade).
Comecei a dar passos firmes nesse sentido (passei a expôr-me que é algo que não gosto especialmente de fazer e que até me custa – o facto de estar aqui a comentar é disso exemplo, e a ser mais participativa sempre que seja necessário (não tendo receio de ser “reprovada” por terceiros). Escolho mudar a cada dia e ser uma pessoa melhor, agradando assim a Deus.
(conhecendo-me/analisando-me, vigiando, jejuando, orando e, humilhando-me se for preciso – reconhecendo pecados e falhas, dedicar-me mais às almas, ler a palavra e deitar-me mais cedo.. enfim, ser acima de tudo disciplinada)
Contudo, reconheço que estava a “deixar” parte destes aspectos e a acomodar-me ficando “morna” na fé e na tal “mesmice”. E, o facto de me preocupar com a opinião dos outros também não ajudava muito. (parar nunca, e agradar só a Deus, mesmo, que tenha que desagradar outras pessoas).
Para terminar, tive a palavra de força e motivação que estava a precisar de ouvir da parte do líder da FJU, na reunião de busca do Espírito Santo. Foi um dia abençoado! :3
Que Deus a abençoe.
Janice Dabó - Porto
Junho 14, 2014 às 22:16
Antes mesmo de iniciar o JJ, Deus mostrou-me exatamente isso. Nós precisamos nos analisar constantemente, enxergar-nos. Desde que comecei a olhar para mim e esquecer os outros tenho descoberto tantas coisas em mim que estava a falhar ou poderia fazer melhor. E quando somos transparentes, sinceros, Deus nos ajuda a mudar naturalmente.
Deus abençoe a todos!
Aline Carla
Junho 14, 2014 às 21:44
Olá Srª Viviane,
Quando eu fico atenta aos meus comportamentos, reacções e reflicto e como se eu tivesse me olhando por fora, isso me faz aproximar ainda mais de Deus por que seu eu mesma vejo o que tenho que Mudar a minha fé, e experiências com ELE serão diárias.
Beijo
Joyce Lima
Junho 14, 2014 às 21:32
Olá Dn vivi! Nessa 40tena, vejo uma oportunidade de investir ainda mais na minha salvação. Trazer essa luz em tudo que eu faço. Uma oportunidade tão especial vinda do próprio Deus. Manter uma intimida com Deus, me trás uma constante direção, e por causa disso eu não fico parada esperando ouvir das outras pessoas o que devo fazer, pois o Espirito Santo fala comigo. Ainda que as vezes eu veja coisas que eu tenha que mudar, o que e extremamente importante, pois isso me causa uma revolta contra mim carne e faz despertar o melhor de Deus em mim. E o melhor de tudo, minha relação com Deus não será fria ou morna, será fervorosa!!!
Andreia Silva
Junho 14, 2014 às 21:23
Entrei neste Jejum determinada a ser renovada, porque não quero acomodar-me na fé, pelo contrário quero a cada dia depender mais de Deus. Os últimos meses, foram para mim, muito cansativos fisicamente, mas aprendi a necessidade de provocar tempo para cuidar da minha vida espiritual. Este Jejum, veio para eu reforçar essa entrega. Vejo o cuidado de Deus comigo, mas sei que tenho de deixar o meu egoísmo de lado e terá que ser exterminado até ao final deste Jejum.
Beijinhos
Elaine Franco
Junho 14, 2014 às 20:45
Olá,
Sabe sra Viviane, quando eu estou atenta no meu relacionamento com Deus, eu me torno perceptível ao que Ele quer de mim. E isso é constante não para, os anos até se passam, mas porque existe essa dependência de quem eu sou para Deus, há um gozo espiritual todos os dias…
E nesse jejum, eu estou buscando estar mais atenta ainda as minhas reações e pensamentos.
Beijo Grande.