2º dia – Aonde está vida?
- 11
- Jun
- 2014
Onde está a vida?
Hoje já é o 2º Dia do Jejum, Ser Um com Ele, e eu tenho a certeza que você, que tem um objetivo bem firmado e está focada no seu alvo, alcançará o que almeja.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (Jo.1:4-5)
Você que se inclui nestes 40 Dias do Jejum de Jesus, obviamente, está à procura de algo que lhe traga vida. Talvez já esteja há tantos anos na Igreja, ou, quem sabe, há pouco tempo. Mas está a faltar-lhe algo que a renove, que desperte a sua fé, que a faça ter experiências com Deus; não experiências antigas, de anos passados, mas atuais.
Às vezes, encontra-se “morta” espiritualmente, ou acomodada. Está apta para fazer a obra, o trabalho físico, a oração, talvez o jejum, mas não tem a mesma disposição para ter o caráter de Jesus; para ser uma pessoa de valores, princípios. E, por isso, no seu relacionamento com Deus, fica “fria”. É grata pelo que Ele fez no passado, mas, no dia-a-dia, não há novidade.
Deve concordar comigo, que em qualquer tipo de relacionamento, há uma sintonia, e deve sempre existir algo novo, não exteriormente, mas no interior. É daí que brota vida e amor verdadeiro, quando está atenta a si mesma… vendo-se, reparando. E, quando se sente amada, perdoada, não quer dar qualquer coisa, mas muito mais! Foi assim quando me casei: A princípio, era apaixonada pelo Júlio, mas, paralelamente, era egoísta! Tinha muitos ciúmes, era insegura. No meu relacionamento existia algo mais pessoal, egocêntrico, e não de entrega.
Fazia as coisas para ele com amor e carinho, mas o nosso relacionamento começou a ficar muito melhor quando eu passei a olhar para mim mesma, e, nesse momento, passei a enxergar o seu amor, a paciência, o perdão, a misericórdia.
E muitas pessoas são gratas pelo que aconteceu há muitos anos, mas não existe nada de novo em relação a si mesmas, não se renovam. O relacionamento com Deus, por meio da fé e sacrifício, tornou-se enfadonho para elas.
A vida está em Jesus, e a vida é a luz dos homens, a direção. O que faz a luz? Ilumina, torna as coisas visíveis. Acende, e nada permanece em escuridão perante a mesma. A luz revela tudo!
Você que está nestes 40 Dias, e deseja ser Um com Ele, repare e seja sensível a si mesma. Pois o que adianta revelar-lhe tudo o que vejo a seu respeito, quando nem você mesma reparou? Quando depende do que eu lhe digo para mudar, é como se estivesse à espera de ouvir de alguém uma definição. Mas é você que deve raciocinar e refletir sobre a sua situação.
Por isso é importante que ajude a si mesma. Como? Reflita sozinha! Pense em si, e repare nas suas ações, atitudes, caráter, vontade. Isto é o seu Ser! Quando não consegue discernir o que está de errado consigo, obviamente, não existe luz, não vê nada, está escuro, está perdida e em dúvida. Como muitas pessoas se encontram: Não têm direção, sabem que não estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a sua vida é uma “água parada”. Não há novidade, não jorra água viva.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida existe quando começa a enxergar, através da Palavra de Deus, dos conselhos, etc., a luz. E, quando a reflete por si mesma, reparando as suas ações, estará a usar uma fé inteligente. Não serei eu a enxergar por si, mas você mesma, através dos seus olhos. E é isto que funciona: quando você vê a sua situação!
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
O erro, o engano, a mentira, tudo o que a tem impedido, não pode prevalecer contra si, quando existe a luz. A partir daí há verdade!
Não vê a situação para se sentir culpada ou acusada. Negativo! Mas a luz revela os erros, as imperfeições, o que a tem feito ficar estagnada na fé. E não é para a ofender, mas para resolver o problema!
A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que separa. Não pode haver mesmice… Isto é, se você está sensível e, após ouvir, permitir que, no dia a dia, isso faça diferença no seu comportamento e atitudes.
Quero ler os seus comentários e saber o que está a enxergar. Pode apenas colocar o seu primeiro nome, mas, após ouvir e meditar, peço-lhe que escreva o que tem visto ao longo desses anos da sua fé, da sua conduta, o motivo para fazer estes 40 Dias. Pois, uma vez que escreve, fala sobre algo que pensou e deixa registado o seu objetivo.
Não somente ouça, mas tome atitudes relativamente ao que tem recebido.
fabia nunes
Junho 11, 2014 às 15:41
D.Viviane,, aprendendo a ver dentro de mim, que Sou podre.q não sou nada.
estava acomodada sem fazer nada de braços cruzados.
Tenho EU mesma a começar , a eu mesma mudar meu interior ,acordar.. para ver que EU POSSO EU VOU CONSEGUIR MUDAR,, O QUE ERA DE PODRE QUE estava aki dentro de mim..
e entrar de cabeça neste Jejum,
Buscando Ele com toda força, ter uma meta um foco,,
andar sempre melhorando ,e crescendo.
E aprender CONFIAR E POR EM PRATICA,, A BUSCA, E MINHA MUDANÇA INTERIOR…
Juliana Bispo
Junho 11, 2014 às 15:35
Olá D Vivi! Eu tenho enxergado que tenho sido inconstante na fé, que tenho deixado os sentimentos me paralisarem, que tenho tido pensamentos negativos sobre mim mesma e por isso a minha fé não tem avançado! Quero realmente que a palavra de Deus venha dividir, quero algo NOVO no meu ser! Ter realmente um relacionamento com Deus, intimidade com Ele, ser dEle por causa daquilo sou, pelo meu relacionamento com Deus!
Gislaine
Junho 11, 2014 às 15:35
Eu já havia percebido que dentro de mim tem havido mais trevas do que luz, mas tinha fingido não enxergar, mas neste Jejum quero que seja diferente, quero que a luz que a cada dia tem ficado mais forte tome conta do meu ser e acabe com as trevas, eu estou cansada de ser só mais uma, eu quero fazer a diferença por onde eu passar, quero que as pessoas me olhem e vejam a Deus no meu semblante. Nas minhas orações tenho pedido a Deus que mate a minha carne e torne o meu espírito forte, pois vivo cercada pelo pecado e o diabo tem tentado de todas as maneiras me fazer voltar para o mundo, mas meu objetivo já está traçado. EU VOU SER UM SÓ COM DEUS. Quero poder contar com a sua ajuda D. Viviane, que as suas mensagens durante estes 40 dias sejam cheias de luz e do toque do Senhor Jesus para ajudar a abrir os olhos e o coração de todos nós que queremos um novo início. Deus a Abençoe.
Rafaela Matos
Junho 11, 2014 às 15:33
Boa tarde Dª Vivi,
ouvindo este podcast pode ver várias coisas, mas teve duas que me chamaram a minha atenção e me revelaram a minha situação é que 1º eu não devo ficar dependente de ninguém para resolver o meu problema, eu devo buscar me conhecer , estar sensível as minhas atitudes e comportamentos para ver aonde tenho errado e 2º é que quando eu descobrir os meus erros não devo me sentir triste ou culpada mas sim “partir para cima” e combater e arrancar de dentro de mim tudo que me afasta e que me impede de ser Um com Ele.
Beijos e até amanhã!
Maria
Junho 11, 2014 às 15:32
Buen dia sra. Viviane en estos 40 dias de Ayuno de Je sus
sera diferente pues antes de comenzar me hice una pregunta ¿quien era yo para Dios ? y la respuesta empieza allí mirando para dentro de mi , pues mis actitudes no eran de acuerdo con la de Dios, ya me culpe mucho por ser una persona egoísta, orgullosa , siempre pedía perdón a Dios pero yo no me perdonaba ,esperaba que alguien me dijera mis errores pero como la sra. dijo no adelanta nada otros ver en nos nuestras fallas y yo misma no me conozco por dentro , engañada por mi propio corazón creyendo que soy de Dios ero la verdad es que no es el hacer sino lo que soy delante de El , mi objetivo es tener un nuevo nacimiento ser uno solo con El, tengo conciencia que es sacrificio , renuncia de mi ser, obediencia para que la palabra de Dios se pueda cumplir en mi vida, soy grata a la sra. Dios la usa para hablar , mas soy yo quien tomo la decisión de define mi Fe . Deseo a Jesús en mi vida , no quiero ser agua parada , dejando que el tiempo pasa y ser de la misma manera es un grito en lo mas profundo “BASTA” de ser un titere de mi misma . Después de estos 40 dias estaré contando mi testimonio .
Márcia -cda de AREOSA
Junho 11, 2014 às 15:31
Esta palavra de hoje encaixou em mim na perfeição, estou na igreja à muitos anos mas vivi sempre uma mesmice, sempre dependi de todos, o que as pessoas pensavam de mim era sempre mais importante e nunca conseguia ver o que estava errado dentro de mim.
Eu era aquele tipo de pessoa que se ninguém que eu conhece-se fosse à reunião eu não ia também, isto só prova que eu não ia à igreja buscar a Deus mas ia apenas para estar com as amizades do força jovem e vivia a depender de uns e de outros.
Quando entravamos no jejum de Daniel ou na fogueira Santa eu só entrava porque todos entravam então eu não via a verdadeira importância.
Eu não tinha luz dentro de mim, porque eu não procurava tirar aquilo que estava errado no meu carácter, eu nunca procurei mudar os meus princípios.
Este jejum é completamente diferente para mim, assim como jesus esteve sozinho no deserto eu estou sozinha nesta luta, é a minha luta e nem sequer quero saber do que pensam ou do que os outros fazem porque eu estou a colocar o meu tudo no altar a sacrificar sentimentos tudo aquilo que tinha colocado na frente de Deus e já tenho a certeza desde que começou este jejum que vai ser neste 40 dias que eu me vou tornar a verdadeira mulher de Deus que eu sempre quis ser mas que não tomava atitude para o ser.