2º dia – Aonde está vida?
- 11
- Jun
- 2014
Onde está a vida?
Hoje já é o 2º Dia do Jejum, Ser Um com Ele, e eu tenho a certeza que você, que tem um objetivo bem firmado e está focada no seu alvo, alcançará o que almeja.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (Jo.1:4-5)
Você que se inclui nestes 40 Dias do Jejum de Jesus, obviamente, está à procura de algo que lhe traga vida. Talvez já esteja há tantos anos na Igreja, ou, quem sabe, há pouco tempo. Mas está a faltar-lhe algo que a renove, que desperte a sua fé, que a faça ter experiências com Deus; não experiências antigas, de anos passados, mas atuais.
Às vezes, encontra-se “morta” espiritualmente, ou acomodada. Está apta para fazer a obra, o trabalho físico, a oração, talvez o jejum, mas não tem a mesma disposição para ter o caráter de Jesus; para ser uma pessoa de valores, princípios. E, por isso, no seu relacionamento com Deus, fica “fria”. É grata pelo que Ele fez no passado, mas, no dia-a-dia, não há novidade.
Deve concordar comigo, que em qualquer tipo de relacionamento, há uma sintonia, e deve sempre existir algo novo, não exteriormente, mas no interior. É daí que brota vida e amor verdadeiro, quando está atenta a si mesma… vendo-se, reparando. E, quando se sente amada, perdoada, não quer dar qualquer coisa, mas muito mais! Foi assim quando me casei: A princípio, era apaixonada pelo Júlio, mas, paralelamente, era egoísta! Tinha muitos ciúmes, era insegura. No meu relacionamento existia algo mais pessoal, egocêntrico, e não de entrega.
Fazia as coisas para ele com amor e carinho, mas o nosso relacionamento começou a ficar muito melhor quando eu passei a olhar para mim mesma, e, nesse momento, passei a enxergar o seu amor, a paciência, o perdão, a misericórdia.
E muitas pessoas são gratas pelo que aconteceu há muitos anos, mas não existe nada de novo em relação a si mesmas, não se renovam. O relacionamento com Deus, por meio da fé e sacrifício, tornou-se enfadonho para elas.
A vida está em Jesus, e a vida é a luz dos homens, a direção. O que faz a luz? Ilumina, torna as coisas visíveis. Acende, e nada permanece em escuridão perante a mesma. A luz revela tudo!
Você que está nestes 40 Dias, e deseja ser Um com Ele, repare e seja sensível a si mesma. Pois o que adianta revelar-lhe tudo o que vejo a seu respeito, quando nem você mesma reparou? Quando depende do que eu lhe digo para mudar, é como se estivesse à espera de ouvir de alguém uma definição. Mas é você que deve raciocinar e refletir sobre a sua situação.
Por isso é importante que ajude a si mesma. Como? Reflita sozinha! Pense em si, e repare nas suas ações, atitudes, caráter, vontade. Isto é o seu Ser! Quando não consegue discernir o que está de errado consigo, obviamente, não existe luz, não vê nada, está escuro, está perdida e em dúvida. Como muitas pessoas se encontram: Não têm direção, sabem que não estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a sua vida é uma “água parada”. Não há novidade, não jorra água viva.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida existe quando começa a enxergar, através da Palavra de Deus, dos conselhos, etc., a luz. E, quando a reflete por si mesma, reparando as suas ações, estará a usar uma fé inteligente. Não serei eu a enxergar por si, mas você mesma, através dos seus olhos. E é isto que funciona: quando você vê a sua situação!
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
O erro, o engano, a mentira, tudo o que a tem impedido, não pode prevalecer contra si, quando existe a luz. A partir daí há verdade!
Não vê a situação para se sentir culpada ou acusada. Negativo! Mas a luz revela os erros, as imperfeições, o que a tem feito ficar estagnada na fé. E não é para a ofender, mas para resolver o problema!
A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que separa. Não pode haver mesmice… Isto é, se você está sensível e, após ouvir, permitir que, no dia a dia, isso faça diferença no seu comportamento e atitudes.
Quero ler os seus comentários e saber o que está a enxergar. Pode apenas colocar o seu primeiro nome, mas, após ouvir e meditar, peço-lhe que escreva o que tem visto ao longo desses anos da sua fé, da sua conduta, o motivo para fazer estes 40 Dias. Pois, uma vez que escreve, fala sobre algo que pensou e deixa registado o seu objetivo.
Não somente ouça, mas tome atitudes relativamente ao que tem recebido.
Teresa Malecama - FJE Centro Aveiro
Junho 11, 2014 às 11:51
Bom dia Dn Viviane!
Realmente, quando estou focada no meu objetivo alcanço o que quero. E eu é que tenho de procurar ter novidade de vida, no meu relacionamento com Deus, porque se Jesus é vida, força, novidade, quando eu sou um com Ele isso passa a existir em mim também. Tudo ser tona claro, eu consigo ver a minha situação, o meu real estado, e quando isso acontece as trevas e o que é mau, carnal não pode prevalecer.
Hoje eu pude ver que ao longo do tempo, em determinadas situações, me deixei levar pelos meus sentimentos, pelas minha emoções e isso me fez muito mal. Mesmo sabendo que tenho que viver pela fé, diante da situação deixei de olhar para o foco e comecei a dar importância às coisas que se passavam à minha volta, às barreiras e a minha fé se esmoreceu, e isso não pode acontecer mais!
Obrigada pela mensagem de hoje! Estarei perseverando até ao fim, pois ainda há muito que aprender e agir!
Adriana
Junho 11, 2014 às 11:50
Bom dia!!
Bem, eu quero neste Jejum não somente me aproximar de Deus mas quero sim Tê-lo dentro de mim quero refletir a sua Luz, quero ter paz interior essa paz que há muito tempo não tenho, estou firme e vou até o fim agora não vou desitir como tenho feito me achando pobre coitada, o meu desejo é realmente ser um com Ele e tenho a certeza que no fim desses 40 dias não serei mas a mesma em nome de Jesus.
Muito obrigada pelo carinho e cuidado que a sra está tendo para com todos. Bjos
cornelia
Junho 11, 2014 às 11:49
D. Viviane agradeço a Deus, por ter vocês homens e mulheres de Deus usados por ele, para nos mostrar o caminho que devemos seguir, o meu proposito neste jejum e ser um com Deus, por que até então tenho sido muito egoísta, fraca e etc., e a partir desse jejum que estou fazendo com todas as minhas forças sei que o meu objetivo será alcançado.
Darlene Monteiro
Junho 11, 2014 às 11:48
Bom dia Dª Viviane e a todos que acedem ao blog, o que vejo em mim é uma lentidão de partir imediatamente para a prática mediante o que é revelado. Tenho visto várias mudanças, tenho percebido amadurecimento mas demorado.
Posso desde já adiantar que tenho tido a experiência que quando Deus me revela um ponto a mudar ou melhorar e não vê qualquer atitude da minha parte para mudar essa situação Ele não revela mais nada a meu respeito, e eu fico ali estagnada e a patinar e com razão, Ele é um Pai e é como se estivéssemos a subir uma escada e de forma alguma Ele permite que pulemos algum degrau.
Eu tenho filhos e há coisas que eu não lhes permito e outras em que eles mesmos não conseguem avançar sem quem antes tenham cumprido outras etapas e assim é o nosso crescimento com Deus.
Nós ditamos o nosso próprio desenvolvimento e algo que me chamou atenção foi o que mencionou sobre olharmos para nós mesmas e de facto, quando investimos no nosso interior, investir nos outros se torna uma consequência.
Ontem deixei o meu objectivo para este Jejum mas volto a realçar que é sair do estado de acomodação, que é ser uma Mulher de atitudes imediatas perante o que é revelado por Deus, sim por Deus pois como deixou evidente do que adianta alguém me revelar o que vê a meu respeito quando eu mesma não vejo?
Quero uma transformação real, um verdadeiro antes e um depois do qual Deus se venha a agradar, e que seja perceptível para mim mesma.
Daniela Gonçalves - FJE Matosinhos
Junho 11, 2014 às 11:33
– Neste Jejum temos que traçar objetivos , então eu já tenho o meu objetivo e se eu persistir , eu vou alcançar , a minha persistência vai fazer eu resolver o meu problema , o problema que está dentro de mim , tenho visto que por vezes a minha fé não dá mais fruto , ela está lá mas não dá fruto , mas através deste jejum vai haver não uma mudança mas uma transformação .
Marcela
Junho 11, 2014 às 11:30
Nas oraçoes venho pedindo a Deus, q me ajude a ter a verdadeira fé q o agrada…E desde o primeiro dia pude entender q tudo começa na transformaçao interior, nos pequenos detalhes.