26º Dia – Manifestação da Fé – Anda Por Cima dos Problemas
- 5
- Jul
- 2014
Para ser um com Deus, devemos manifestar a Fé; andar por cima dos problemas.
“Ao descambar o dia, os seus discípulos desceram para o mar.E, tomando um barco, passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já se fazia escuro, e Jesus ainda não viera ter com eles. E o mar começava a empolar-se, agitado por vento rijo que soprava.Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor. Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais! Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino.” (Jo.6:16-21)
O problema da escuridão, e dos ventos a soprarem forte, no mar, já atemoriva os discípulos, que tinham ido à frente, sozinhos. Quando o Senhor Jesus, andando sobre o mar, lhes apareceu, ficaram perplexos!
Embora possm existir momentos, em virtude da nossa imperfeição, que os problemas nos afundem, estes servirão como uma oportunidade de manifestar a nossa fé e a nossa dependência de Deus.
Não é à toa que passamos por problemas! São justamente para desenvolvermos a nossa fé e não permanecermos pessoas imaturas.
Quanto mais problemas enfrentamos, mais amadurecemos.
Por exemplo: Há muitas pessoas que são “novinhas” na fé, a quem aconteceu tudo muito rápido: Já foram libertas, nasceram de novo, foram batizadas com o Espírito Santo, e falam de Jesus, sentindo-se as “todas poderosas”. Como foi o meu caso, porque o Espírito Santo é poder!
Mas, passam anos, e vamos enfrentando diferentes e diversos problemas. Em certas situações, parecia que Deus estava longe, que eu estava no “barco” sozinha, que Jesus estava ocupado com outras pessoas e Se havia esquecido de mim…
Mas não era o caso. Jesus nunca Se esquece de nós!
A sensação, quando enfrentamos problemas, é a de que estamos sós! Na realidade, isto é para salvarmos a nossa “vida”; para guardarmos e mantermos a nossa salvação.
Os problemas servem como alerta, para percebermos que a nossa crença em Deus não pode estar “morta”. Temos que estar ativos e vigilantes, a cada momento.
Há momentos em que se sente enfraquecida, mas, quando é batizada com o Espírito Santo, vence! Não é algo que permanece consigo para toda a vida.
Se, por acaso diz: “Tenho enfrentado um problema interior, durante muito tempo, e não consigo mudar. E eu sou batizada com o Espírito Santo.” Aqui está uma razão para manifestar a sua fé! Se tem o Espírito Santo, tem poder para vencer os problemas do dia a dia. Por isso, está escrito, que “aquele que é nascido de Deus, vence o mundo…”. Exatamente, porque o nascido de Deus, tanto vence o que está no seu interior, como por fora.
Esta manifestação da fé, serve precisamente para nos amadurecer e nos avivar! Se não tivéssemos problemas, íamos tornar-nos religiosos, fanáticos, sistemáticos. Falaríamos de Deus, iríamos à Igreja, mas “empurrados”! Porque nada novo aconteceria. Viveríamos do passado!
Por isso, temos falado, que deve renovar a sua fé, tornando-se nova a cada dia, todos os dias!
Por exemplo, o bispo Macedo, já está com 69 anos, mas é “jovem” como nunca, em função do seu espírito! Comparando com pessoas com muito tempo de obra, que se tornam sistemáticas, sem nada novo, vê-se claramente a diferença! Precisamente porque ele vai manifestando a sua fé, aprendendo, ao longo dos anos, e se tornando novo!
O espírito fortalece-se e nos tornamos invencíveis!
O tempo que tem na Igreja, não é para que se torne em um “profeta velho”! É justamente para amadurecer e ser invencível contra os problemas. Ao manifestar a fé, torna-se “nova”, dia após dia.
Você, amiga internauta, que está a enfrentar uma guerra neste Jejum de Jesus, nesta Quarentena, porque os demónios que estavam na sua vida, não querem perdê-la! Enfrenta uma “guerra” dentro de casa, na rua, onde vai… e porquê? Porque está a descobrir os seus direitos!
É para isso que estamos a fazer esta Quarentena, e não para lhe transmitir informações. É para descobrir o seu direito, colocar o diabo debaixo dos seus pés e agir a sua fé como deve ser!
Se tem acompanhado o Blog, mesmo os artigos de anos anteriores, eu sempre digo que, quem persegue, é o forte! Se o problema a tem perseguido, é porque o problema é o mais forte. E é você que tem de mudar esse quadro… “Andar sobre o mar”, isto é, perseguir o problema e sobrepujá-lo!
Ainda que esteja “escuro”, parecendo que está sem direção, e o “mar” se agite pelos “ventos”, aja a sua fé! Pense na fé inteligente que a faz ter um objetivo: Ser Um com Deus! E não permita que nada a distraia.
Eu quero saber de si: Escreva aqui, o que tem enfrentado, mas que não permitirá que a “afunde” mais! Seja a insegurança, o medo, ou o que persistia no seu interior…
Seja ousada e verdadeira; coloque o seu nome. Não tenha vergonha de assumir a sua crença em Deus. Porque, quando faz as coisas erradas, representa-o para o diabo, mas quando reconhece o seu erro, mostre também, ao diabo e ao mundo, que assume a sua condição, e que a enfrenta!
Um grande abraço para vocês e amanhã estamos de volta.
Romina
Julho 7, 2014 às 11:43
Dona Vivi, estou muito agradecida pelos conteudos do blog da senhora. Sei que Deus fala para mim e ter me ajudado muito nesta batalha da fe. Muitas vezes, o mar se agita e eu em vez de comecar a usar mina crenca em Deus fico com medo, insegura, e o diabo aproveita para me asegurar e nao me deixar tomar posse da mina vitoria. Nesses momentos O Senhor Jesús fica na espera da gente, como passou com Pedro; Jesús mandou ele avanzar sobre as aguas mais ele deu alguns pasos e ficou com duvida, com medo. Jesús ficaba ali, no mesmo lugar esperando, isso quer dizer que tudo depende de nos mesmos para nao nos afogar. Deus nos espera, mais se deixamos a duvida e o medo tomar posse, com certeza nao vamos conseguir andar sobre as aguas e nossos problemas vao continuar nos perseguindo, o mar vai se agitar cada vez mais e vamos nos terminar afogando. Jesús esta nos esperando, de brazos abertos, mais depende de nos continuar a caminada sobre o mar para alcanzar a nossa vitoria. Muito obrigada dona, Deus abencoe muito a senhora!
Bárbara Soares
Julho 7, 2014 às 11:37
Bom dia D. Viviane
Estes dias tem sido muuiiitto booomm para mim e eu estou aproveitando a minha oportunidade pois eu vejo minha situação tenho a oportunidade de mudar.
E estou usando a minha crença para mudar e glorificar a Deus e vai ser experiancia na minha caminhada de fé.
Um grande abraço
Joselaine Ribeiro
Julho 7, 2014 às 11:35
Querida Viviane,
Houve uma situação, que ficou marcado na minha vida.
Aconteceu algo que me “pegou” de surpresa.
Naquele momento, pelo fato de eu não estar a entender a situação, “minha vontade” foi de procurar uma amiga para conversar, expor o que estava acontecendo.
Mas sabe…rejeitei minha vontade, e priorizei Aquele que realmente poderia me dar uma resposta, uma direção.
Foi nesta experiência que eu de fato aprendi a priorizar a Deus, e a depender Dele.
Foi muito difícil pra mim naquela altura, mas foi um dos momentos mais maravilhosos que já vivi, e que contribuiu para o meu amadurecimento espiritual, pois me fez ver quem eu realmente era diante de Deus e a qualidade da minha fé.
Ana
Julho 7, 2014 às 11:19
Muito forte. Tudo vai da forma como eu olho para os problemas. Eu posso vê-los como algo muito difícil e doloroso ou como oportunidades para crescer, para desenvolver a minha fé.
Diante deles apenas tenho que crer, confiar em Deus e lutar, em vez de reclamar pois isso não vai mudar nada.
Betty - França
Julho 7, 2014 às 10:21
Olá D Vivi
Ouvindo as suas palavras e olhando as minhas reações, reconheço que muitas vezes no momento quente da ação os problemas persistem em trabalhar na minha mente, as coisas não se resolvem na hora, tem processo a tratar e eu me dou conta que fica uma ansiedade uma preocupação, tormenta a minha mente, neste jejum também tem acontecido situações, mas falo com Deus para ter paz, calma, e fico mais confiante. Mas não estou satisfeita, eu quero ser mais calma ainda, as vezes a preocupação me dificulta a pegar no sono. Deus é tão grande que sempre abre uma porta e da a solução para todo o problema. O que está em causa é as minhas reações. O conflito dentro de mim. Entendo muito mais a aflição pela qual as pessoas passam, vivem. E sempre tenho um conselho para dar mas verifico que quando é comigo, eu fico stressadinha e isso tem de mudar!
Giuliana Schapowal
Julho 7, 2014 às 9:45
Querida d. Vivi
Realmente tudo é a forma que eu olho para o problema, se eu vejo como uma oportunidade, eu vou vence-lo e com isso me traz experiência, maturidade. Há uma renovação da minha fé.
Se eu não parto para cima de vencer estes problemas, eu acabo sem manifestar a fé e me tornando um profeta velho, apenas saber da palavra, mas não há vida, não há pratica.
Posso dizer que na minha vida aonde eu mais aprendi e mais tive experiências com Deus, foi quando eu passei por problemas. E daqueles problemas em que eu me encontrei só.
Bjnhs