25º Dia – O que acontece quando se manifesta fé?
- 4
- Jul
- 2014
“Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer. Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço. Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido. Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.” (Jo.6:5-15)
Houve uma multiplicação, e todos têm conhecimento acerca desta história. Mas quero chamar a sua atenção, para o seguinte: O Senhor Jesus perguntou a Filipe, onde comprariam pão, para alimentar tamanha multidão. Primeiro, Ele vê a necessidades das pessoas, e, depois, pergunta, como perguntou a Filipe, mediante as necessidades, onde está o “pão”?! A fé, o que nos alimenta, motiva e nos renova… o que nos faz sair do comodismo, para o sobrenatural!
Se estamos a passar por uma dificuldade, problemas de saúde, problemas familiares, sentimentais, quem tem que dar sou eu! E o quê? A fé! É isso que nos vai “alimentar”.
Não podemos, simplesmente, olhar para a situação, estar diante da necessidade, e permanecer indiferentes.
Ouve a Palavra de Deus, o que o Senhor Jesus fez, na multiplicação de pães e peixes, para mais de cinco mil pessoas, e isso tem que se trazer à existência na nossa vida.
“Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?”
Na verdade, Ele perguntou para ver a fé de Filipe! E a fé dele, estava no natural. Igualmente, esta é a situação de qualquer ser humano, quando não está no Espírito; quando não existe uma revolta contra o problema. Vê tudo de forma “normal”: “Ah, todas as pessoas passam por situações difíceis; todos têm algum problema…”. Mas, quando existe uma crença, recusamo-nos a aceitar o que, para o mundo, é aceitável.
“Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?”
Quando André se referiu ao rapaz, perguntou, o que seria aquela quantidade de alimento, para tantas pessoas… E, o que Deus precisa, é apenas de um pouco. E, todos nós, por mais “pobres” que sejamos, temos sempre algo para dar. E aquele rapaz deu tudo o que tinha.
Antes que o Senhor Jesus manifestasse o poder d’Ele na multiplicação, participou-o aos Seus discípulos. Ele quer que você participle do milagre; que não fique apenas a “bater palmas” para as pessoas beneficiadas, mas que participle dessa fé, que está dentro de si!
“Mas eu tenho medo; tenho receios de crer, porque não sei o que será de mim amanhã…”. Quanto a isso, tem que “abrir mão” do seu medo!
Todas as pessoas sentem medo, em algum momento, mas aqueles que são dominados pelo mesmo, que é o oposto da fé, esses são os fracassados, os frustrados.
Quando existe crença em Deus, sobretudo você, que está na Igreja e tem sido participante dos testemunhos, lido os blogs, ouvido os audios da Quarentena, tem recebido, da Palavra de Deus, um divisor, que lhe revela tudo o que tem a fazer. Agora, não pode apenas ter consciência: “Ah, agora vai mudar, estou a ver a minha mudança…”. Não! Tem que perseverar até ao fim, até Jesus voltar, manifestando a fé que está dentro de si.
Ainda que seja o “pouco”, é o tudo que você tem, à semelhança daquele rapaz. Tudo o que ele tinha, deu!
Deus não é de confusão. Ele não permite que aconteça o milagre, quando você está de um lado para o outro, ansioso e preocupado, mas quando tem a certeza, que o Senhor Jesus vai resolver o problema, como aconteceu na multiplicação.
“Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.”
O Senhor Jesus agradeceu o pouco que tinha… E será que você não vive a murmurar: “Ai essa vida, o pouco que tenho, esse casamento ou situação…”. E, ao invés de “arregaçar as mangas” para resolver a situação, murmura! Isso não é fé, pois quando existe fé, há atitude para resolver a questão, como no caso do Senhor Jesus.
Primeiro Jesus tomou os pães e peixinhos, e deu graças. Tomou o que tinha, e distribuiu. E quem participou, juntamente, com Ele, nessa distribuição: Os Seus discípulos. Jesus não faz o milagre sozinho. Há uma participação nossa; temos que agir!
Sou eu que tenho de ver a necessidade e dar! Por exemplo: Se eu tenho que evangelizar, atender, ou fazer qualquer coisa para Deus, não posso fazê-lo, simplesmente por fazer. A minha fé exige resultados!
Quando evangeliza, não pode estar como alguém acovardado para falar, quase como transmitindo um “Jesus pobrezinho”, parecendo que Ele é o necessitado, e não as pessoas; parece que é um favor que faz aos outros, quando é exatamente o contrário; eles é que precisam! Muitas vezes, fica “por baixo” porque não usa o pouco que tem…
Não precisamos de conhecimento, mas o que Deus fez na nossa vida, temos o direito de transmiti-lo às pessoas!
Quando existe fé e crença em Deus, não há murmurações, ansiedade, esperança que alguém mude a sua vida… Você assume o problema, e tem que resolvê-lo, provocando o milagre!
Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.”
Jesus não precisava que o povo o proclamasse rei, mas é o que muitos procuram: A glória de outras pessoas.
Quando estou aqui convosco, dia após dia, é uma parte, mas, para além disto, eu tenho o meu relacionamento com Deus.
Isto faz parte da minha oferta, mas não preciso da glória deste mundo, e você também não deve precisar. A glória é para Deus!
Se está a ver acontecer uma transformação na sua vida, algo extraordinário, é porque o Espírito Santo, que está sobre mim, está a chegar a si, porque O aceitou. Mas, quem tem feito isso, é o Senhor Jesus.
Que fique claro, que aquilo que quero para si, é que seja discípulo. Faça o que está a acontecer dentro de si! Se, realmente, está a ver maravilhas, porque a glória de Deus se está a manifestar na sua vida, não tem como ficar de braços cruzados, conformada com o que tem, mas transmiti-lo a outras pessoas.
Se for humilde, se colocar toda a sua vida no Altar, tudo o que tem, sem medo, receio ou a pensar no dia de amanhã, mas empenhar toda a sua força, não sairá dali da mesma forma, nunca mais! Como aconteceu comigo e outras pessoas… Esse Deus vai multiplicar o que precisa, e não apenas resolver problemas.
O Deus que lhe apresento, é Aquele que a capacitará a gerar vidas, multiplicar a fé, a força que está dentro de si; esse ódio contra o pecado, contra o reino do diabo, para que faça uma revolução na sua família, país, cidade, seja onde estiver. Deus escolheu-a para revolucionar, só importa você crer, para que haja essa multiplicação!
Não olhe apenas para si, veja a necessidade das pessoas, e perceba o que deve dar e apresentar a Deus. Aquilo que o diabo fez para infernizar a sua vida, agora você é que vai infernizá-lo!
Seja quem for, Deus quer multiplicar, por seu intermédio! Ele já ascendeu aos céus, e estamos aqui, hoje, para aceitar, tomar posse do que aconteceu com Ele, levantando-nos, talvez, dessa prostração, e dando o “pouco” que se multiplicará em muito!
Assim será! De tal forma se “multiplicará”, que, na sua casa, todos falarão de Jesus; no mesmo Espírito que lhe trouxe vida, testemunho e revolução!
Aqueles que crêem, vão recebê-lo!
Deixe o seu comentário. Até amanhã.
Isabel Alho
Julho 5, 2014 às 22:38
Boa noite
Jesus vê e sabe qual é a minha necessidade, mas ele me pergunta e espera receber minha resposta de acordo com uma crença da minha parte Nele. E quando tenho essa crença eu ago a minha fé que me alimenta e me faz criar o meu milagre. Só que eu tenho de agir essa fé e crer sempre.
E isso foi o que mais me chamou atenção, A fé é algo estável, não há murmurações, não há ansiedade, mas eu tenho de ser estável também na minha fé não só crendo hoje mas todos os dias. A minha fé já foi assim uns dias em alta e outros baixa pois estava apoiada em sentimentos. Hoje eu a apoio no Espirito, na razão crendo e usando mesmo quando os sentimentos dizem o contrario e isso torna a minha fé estável, continua.
Eu luto todos os dias e busco ser uma com Ele, representante de Cristo neste mundo
Susana Palha
Julho 5, 2014 às 20:09
Boa noite Dª Vivi
Tem sido quando sou confrontada com situações contrarias a minha crença, quando enfrento situações difíceis em que preciso de uma resposta que me vejo. Que vejo a forma como uso a minha fé. É na minha reacção de revolta, de atitude, que tenho aí sim, visto o quanto Deus é grandioso. E hoje sei que Ele é grande porque tenho deixado que Ele agisse. Eu era uma pessoa consciente das minha necessidades mas não fazia nada para mudar mas foi nessa descoberta de usar na pratica a minha fé, de tomar atitudes sobre mim própria e me submeter assim a Sua acção que permiti que a minha mudança interior se gerasse. Ganhei espírito, uso esse espírito para ir em frente, para guerrear, para Dar também. As lutas continuarão, os obstáculos virão mas sei que tenho a minha fé junto com esta visão de colocar minha crença em pratica para Deus ser glorificado!
Me chama a atenção : sempre Jesus se retirava só. Ele dava dEle mas o supremo era, vinha da Sua intimidade com o Pai. A fé leva a atitude, a intimidade a sustentar. Quero e vejo em mim essa mesma necessidade de Dar, gerar em quem me rodeia tudo o que tenho vivido! Creio nesse milagre, no milagre de multiplicar e meu prazer é hoje por meio da minha vida o diabo ser completamente humilhado. Se um dia ele pensou que eu seria vergonha, hoje sei que minha vitoria, minha superação, minhas experiências são e serão prova da própria vitoria de Deus sobre o inferno!
Beijinho!
Vânia Coelho - Viana do Castelo
Julho 5, 2014 às 19:18
Olá D. Viviane.
“Ainda que seja o “pouco”, é o tudo que você tem, à semelhança daquele rapaz. Tudo o que ele tinha, deu!”
Esta frase fez me pensar. Talvez já passou na cabeça de alguém (na minha já passou) que o que temos para dar para Deus é muito pouco e por ser assim tão pouco até parece mal dar esse pouco para Ele. Mas na realidade, bem lá no fundo, isso vem na nossa mente não é por ser pouco mas sim por ser a nossa dependência e então temos medo do que pode acontecer depois de dar o pouco que temos que é na verdade é o tudo que temos.
Mas a atitude do rapaz fez me pensar ainda mais longe…não sei a idade que ele tinha mas penso que seria novo. E não era somente novo de idade! Acredito que também todo aquele cenário de Jesus, discípulos, a fé, os milagres era novo para o ele. E o que é que ele fez???? O pouco que tinha (que era tudo) deu sem murmurar, sem o receio do que os pais lhe iriam fazer quando chegasse a casa sem o alimento… Enquanto que muitos (incluindo eu), que já conhecem a anos o que Deus faz, ACOBARDAM-SE quando Ele pede o “pouco”!!!
A bíblia não refere mas tenho a certeza que o rapaz não levou para casa na mesma os 5 pães e os 2 peixes depois de ter tomado aquela atitude. Se o povo que lá estava comeu até se fartar quanto mais ele a sua família.
A atitude dele fez me sentir envergonhada e abriu os meus olhos.
Obrigado Meu Deus por usares exemplos destes para me exortar…ainda que doía…
Emanuelle
Julho 5, 2014 às 19:14
Olha MUITO FORTE Deus é mesmo Glorioso!!!Quando somos sinceros e rasgamos nosso coração,Ele trás respostas,Ele fala diretamente.Tem sido nítido a mudança em meu interior,estou investindo a cada dia na minha vida com Deus e a cada audio que ouço tem sido uma resposta,e meu pensamento ligado a Deus os audios só vem confirmado o que Deus tem me dado a direção e é impressionante como bate certo,o próprio Deus.
Estive nessa vigilia nessa sexta e só veio a acrescentar a mudar e transformar.
Estava a lavar a louça e Deus falou comigo quanto a evangelizar,pois o que recebi e tenho recebido é algo extraordinário,parece que meu peito vai explodir de tanta alegria ,uma paz,uma certeza,o próprio Deus dentro de mim,o céus dentro de mim e não posso me conter em ficar só pra mim então Deus falou que tinha que me movimentar, olhar pros outros ,fazer pelas pessoas,e assim eu fazendo Ele irá fazer a obra na vida de muitos dos meus familiares que não estão na fé ainda.ENTÃO PENSEI : Olha meu Deus eu vou olhar pro teu povo,pras crianças ,pra Tua obra e o Senhor vai cuidar desse problema,pois as vezes fico indignada pois tenho pessoas da família que conhecem a verdade e o caminho mas não querem nada com Deus,não enxergam a importância da salvação.
Tudo que tenho recebido tem que ser bem aproveitado!!!
Que Deus abençoe e continue lhe usando,a senhora é a própria benção!
Marisa Silva-Viana do Castelo
Julho 5, 2014 às 18:54
Boa tarde, tudo o que foi falado aqui neste post, chamou a minha atenção, mas em principal foi que eu tenho de ouvir a palavra de Deus e trazer essa palavra para minha vida, tem de existir essa palavra na minha vida, mediante a minha necessidade.
Também me chamou a atenção o facto de a senhora ter dito que quando existe uma crença, nós recusamos aceitar o que para o mundo é normal.
E quando existe uma crença em Deus, e eu recebo os ensinamentos aqui no blog, do ser um com Ele, até eu escrevo, dizendo que estou a ver uma mudança em mim, e quando a senhora falou que tenho de ser perseverante, não é somente escrever, aí eu pensei, será que eu apenas escrevo, mas não tenho sido perseverante em praticar? não vou desistir, não, vou perseverar… Pois de que adianta receber e não praticar, tenho de ser sincera comigo mesma, e ver se tenho sido fiel nas minhas palavras…
Obrigado pelos ensinamentos D. Viviane, tem sido uma grande ajuda…
Claudia [IURD Inglaterra]
Julho 5, 2014 às 17:06
Ola Boa Tarde Dona Viviane,
Graças dou a DEUS, por ensinar – me a tomar attitude como o Senhor Jesus topou. – Cada vez mais estou tomando para a minha vida, o que e Ser Um com Ele!!
Meditando neste Audio Dona Viviane foi muito importante para mim, aprender que o Senhor Jesus conta com a minha participaçao, para operar o milagre em minha vida. MAS……..nao basta eu ficar maravilhada e contente por aprender, mas preciso requerer de DEUS força, direçcao e coragem para maifestar ATITUDES DE FE.
Hexistiam momentos em que tinha pouco, e ficava sim reclamando, ao invez de Glorificar a DEUS no pouco. – Pois e Dona Viviane, ai eu nao soube colocar DEUS em Primeiro lugar.
Mas o mais importante, que eu pode aprender foi APROVEITAR e MULTIPLICAR esse POUCO, pois DEUS tem poder para REVOLUCIONAR a minha vida,de forma que outros tambem sejam abençoados tambem. Em o nome do Senhor Jesus.
Muitos beijos e abraços para si e muito obrigado por esta mensagen abençoada. DEUS a abençoe.