21º Dia – Após o milagre, qual o cuidado que se deve ter?
- 30
- Jun
- 2014
“Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.” (Jo.5:10-16)
Os religiosos, que não estão preocupados com a cura, mas tão somente em ter a pessoa “na mão”, argumentaram que, em um sábado, em virtude da prática da lei, o homem não poderia tomar o seu leito e andar. Teria que ficar prostrado, acomodado, esperando que alguém tivesse compaixão dele para agir a fé!
Quando é curada, ou é resolvido um problema ou situação que enfrentava, qual é o cuidado que deve ter?
De não ser contaminada com a dúvida. Porque a dúvida neutraliza a fé!
E o pecado do comodismo, torna ainda pior a situação…
Aconteceu o milagre, há muitos anos atrás, e a pessoa vive baseada no mesmo, lembrando-se do pastor “A” ou da “fulana B” que, supostamente, teriam causado uma revolução na sua vida.
E comete-se, assim, o mesmo erro que o homem estava em risco de cometer, de depender de alguém, que o levasse à fé.
Você deve depender exclusivamente da sua fé, e, quando se torna Um com Deus, tem o discernimento de não tolerar, estar dentro da Igreja, com informação de uma crença no Deus vivo, mas permanecendo acomodada!
Deve estar sempre vigilante, para reparar na sua própria vida em relação à sua fé!
Por vezes, em uma oração, já não está na fé; quando busca, já não o faz na fé; lê a Bíblia, mas não na fé. Então, quando está na fé?
Quando tem certeza!
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb.11:1)
É a certeza! Quando existe fé, há um equilíbrio emocional que não lhe permite ser instável, cheia de dúvidas. Deixa de ser uma pessoa acomodada.
Quando é dirigida pela fé, há certeza, segurança e direção.
Devemos ter esse cuidado, após os milagres que alcançamos através da fé! Sempre reparando, pois, quando o fazemos, investimos em nós, tornando-nos cada vez melhores. Conseguimos perceber se estamos acomodados ou na fé.
Ficou claro para si?
E não apenas entenda e tenha consciência do que temos falado, mas tome atitudes e esteja atenta, diariamente, e não apenas nestes 40 Dias.
Talvez esteja a perceber certas coisas que lhe fazem mal; que é demasiado ligada a situações que interrompem e neutralizam a sua fé, distraindo-a… Como a internet, a televisão, as amizades, as conversas “fiadas”. Deve reparar nisso, para investir na sua fé!
Diz que quer ser Um com Ele, mas as suas atitudes provam isso?! E será que isso se limitará a estes 40 Dias, ou será para o resto da sua vida?
Seja constante! Permaneça, pois quem perseverar até ao fim, alcançará as promessas de Deus, descritas no Livro de Apocalipse.
Seja forte, e não dependa de religião, mas exclusivamente da sua fé em Deus, para que se torne Um com Ele!
Ana Francês
Julho 3, 2014 às 17:02
Olá D. Vivi,
A Acomodação é um pecado que vem externamente sorrateiro e dá uma enorme sensação de bem-estar. E apesar de ter saído desde estado, não significa que não possa quer surgir novamente.
O não tolerar que a minha vida esteja sempre na mesmice é estar vigilante, atenta ao que se passa dentro de mim e isso faz-me perseverar na fé, buscar a cada instante ter mais e mais intimidade com Deus.
Mto Obrigada
Juliane Fernanda Caetano
Julho 3, 2014 às 14:08
Dona Vivi realmente é isso que acontece depois que conquistamos algo muito grande com Deus ou mesmo pequeno a tendencia é nos acomodarmos na fé pensando que não precisamos de mais nada, e aquela conquista nos leva a parar na fé verdadeira, que é aquela que agrada a Deus, as vezes muitas vezes nos afastamos de Deus por essa situação nossa fé se torna fria e morta, mas quando tomamos atitude e pegamos o leito e levantamos puxa tudo muda. bjinhos
Eloisa Pina
Julho 3, 2014 às 10:51
Olá Dª Vivi!
A perseverança é o que nos leva à vitória. Nestes 40 dias do Jejum de Jesus nós estamos a ser instruídas para nos tornarmos mais cuidadosas com a nossa vida espiritual, mas mesmo depois do Jejum acabar temos que dar continuidade ao aprendido.
Uma das coisas que me chamou a atenção é o facto de que não podemos apenas estar revoltadas durante um tempo, mas devemos ser revoltadas sempre. Se recebemos uma bênção não podemos parar, nem deixar de agir a Fé, mas continuar a lutar porque coisas maiores Deus tem reservado para as nossas vidas!
Na Fé
Rosa Pereira
Julho 2, 2014 às 23:34
Olá querida D.Vivi
Defato o que adianta estar a renunciar tudo nestes 40 dias, se depois de terminar eu volto a apegar-me de novo a essas coisas que me distanciava de Deus.
Dai a importância de estarmos vigilantes, de não acomodarmos ao que está acontecer neste JJ e permanecermos na fé para continuarmos a ter experiências com Ele, diariamente.
Ser constante é a palavra de ordem
Ate amanha
Jocemara dos Santos
Julho 2, 2014 às 22:45
Olá dona Vivi!!! 🙂
Creio que seja perseverar na fé até o fim, pois não posso deixar a dúvida entrar, e quando Deus opera o milagre, o diabo sempre vem com a dúvida para impedir que o milagre se estabeleça na minha vida, para que eu não venha crescer e ser uma com Deus. Isto está amarrado, pois não aceito deixar de agir a minha fé e acabar por envergonhar com a minha vida o nome de Jesus, não e não… Ser uma testemunha vida, ir até o fim na minha fé em Jesus!!!
Ter o cuidado para reparar em mim mesma, e não permitir que a dúvida entre, vigiar, cuidar da minha fé e lutar pela minha vida espiritual… Tenho que estar atenta com as coisas de Deus e lutar para permanecer sempre com Ele e ser uma serva boa e fiel, pois quero sempre multiplicar o que o meu Senhor me confiar…
Ser fiel em tudo e até o fim!!!
Beijinho
:-*
Juliana Esteves - V. N. Gaia
Julho 2, 2014 às 14:14
Boa tarde D. Viviane
O que eu analiso nesta mensagem é que eu devo estar sempre atenta a mim mesma e me vigiando pois após a conquista bem uma sensação de bem estar e seu eu não continuar vigiando irei virar uma religiosa e devo sempre estar me avaliando e não tolerar que acomodação tome conta de mim. Se eu agir como uma religiosa sem estar atenta a mim mesma, vou parar no tempo e ficar estagnada na minha fé.
Mas se eu investir na minha vida com Deus não irei tolerar apenas ter informações, com certeza irei receber orientação direto de Deus, não irei depender de ninguém a não ser do próprio Deus e para isso, eu devo praticar, obedecer a Sua voz e dar para os outros o que tenho recebido.
Beijinhos.