20º Dia – No que consiste a fé?
- 29
- Jun
- 2014
“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (Jo.5:1-9)
Pode pensar: “Que privilégio! Jesus viu aquele homem, falou com ele, curou-o… enquanto eu, estou há anos nesta situação! Não sou batizada com o Espírito Santo, não sou realizada sentimentalmente, não conquisto na vida financeira…”. Vários fatores que pode alegar perante a situação.
Mas, em que consiste a fé?
Quando Jesus fez uma pergunta direta, analise a resposta daquele homem: Alguém enfermo deveria dizer: “Sim!”, mas ele respondeu, ao invés: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.
Ele justificou, de imediato, o motivo de ainda não ter sido curado.
Muitas pessoas dão essa desculpa: “É porque sou fraquinha; ninguém me ajuda, ninguém me acompanhou…” Cheias de desculpas!
Quando, na verdade, a fé não tem desculpas.
A pergunta é feita de forma simples: “Você quer ser curado?!; sair dessa prostração de 38 anos?”
Então: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.”
Enquanto murmurar, observar as consequências, as dificuldades; a aparente falta de condições, jamais vai agir a sua fé, e esta, sem obras, é morta!
E o que fez Jesus com aquele homem? Levou-o a tomar uma atitude, para que completasse a “obra” que lhe cabia – a sua parte – levantando-se!
Pare de ficar prostrado e de dar desculpas, esperando que outros tomem a decisão por si. O que tem que fazer, é pegar naquilo que a tem impedido, como aquele homem pegou na sua cama, e agir a sua fé!
Porque é que, muitas vezes, se torna uma pessoa “acamada” na fé? Porque não prioriza as coisas de Deus, e depende das situações à sua volta para resolver os problemas.
Mas quando está resolvida, no seu interior, é ativa na fé!
Talvez esteja na faixa etária dos 40 anos, e preocupada, porque as suas amigas casam, e você fica para “tia”, quando, na verdade, tem que tomar atitudes. E quais? Tomando o seu “leito”!
Como? Tome posse da Palavra de Deus, servindo-O de todo o coração, e diga: “Deus, não sei quem é a pessoa, mas quero que coloque no meu caminho, a pessoa certa!”
Um dia, fiz essa oração a Deus, pois já havia tido um namoro, que não dera certo, e eu queria um namorado, não para passar o tempo, mas para casar. Então, não podia cometer o erro de ficar ansiosa, mas resolver a questão, de uma vez por todas!
Então, decidi investir na minha vida espiritual, servindo a Deus, entregando-Lhe a direção total da situação. E determinava: “No dia do casamento da minha irmã, vão ver o meu futuro marido ao meu lado!”
Eu profetizei!
Você percebe que a fé, faz mover até Deus! Quando profetiza, tem a certeza, participa-Lhe a sua situação, e não fica “acamada”, anos a fio, preocupada com a situação, mas levanta-se e sai adiante. Então, Deus cumpre o determinado, em virtude da sua fé e ligação a Ele!
E, no dia do casamento da minha irmã, como determinado, já estava com o meu futuro marido ao meu lado, namorando há um mês!
Repare no espírito do homem: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.
Você está, igualmente, à espera que alguém a ajude, interceda em seu favor e mostre ao rapaz que você gosta dele?! Acha que outros passam à sua frente, porque não toma uma atitude?! Mas, a sua atitude, não é dirigir-se à pessoa e precipitar-se, pois perde o seu valor como mulher.
O homem gosta de conquistar, então não deve tomar o seu papel.
O que deve fazer, é tirar o “leito” que a faz ficar ansiosa e preocupada, seja com a vida sentimental, financeira, familiar, etc., e olhar para a frente!
“Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.”
Nada impediu Jesus de fazer o que deveria ser feito, nem o facto de ser sábado. Nenhuma religião Lhe ditaria o que fazer! O que Ele diz e faz, não se questiona.
Mas, os religiosos, queriam seguir de acordo com os ensinamentos tradicionais.
A fé não é uma religião!
A religião diz: “Tem que dar o dízimo.” Mas, o que Deus ensina, é a priorizá-Lo, além de lhe ser fiel!
O que tem a dizer-me? Faça o seu comentário, que lerei cada um!
inês Quihanda
Julho 1, 2014 às 1:29
oi, D. Viviane uma das coisas que eu fazia muito era me justificar e isso atrapalhava muito a minha vida com Deus. Desde o momento que eu parei de justificar-me as coisas começaram a correr naturalmente, só nos justificamos quando não tomamos a atitude de ir e fazer aquilo que tem que ser feito. bj
Cristina Silva-Lisboa
Julho 1, 2014 às 0:54
Olá querida Viviane
o meu maior investimento tem sido na minha vida espiritual, e através da fé chego mais perto de Deus, porque Nele está toda a minha crença.
A fé não me deixa ficar parada, estagnada, mas sempre em movimento, buscando sempre aprender e crescer diante de Deus. A fé é uma ponte que me leva até Deus.
Beijinhos
Cemiclay Santos
Julho 1, 2014 às 0:41
Ola D. Viviane.
Recentemente, vi-me a resmungar com uma situação da minha vida e foi uma questão de minutos. Quando vi o que estava a acontecer eu não pude aceitar aquela situação, primeiro revoltei-me com a minha atitude e em seguida profetizei que iria dar a volta por cima.
Mas o engraçado foi que eu não dei conta da força das minhas palavras e da forma como as tinha usado, ou que tinha profetizado, agora ao ler este post eu descobri o segredo, um segredo que já tinha sido ensinado, mas que agora sei que pus em prática e resultou.
Que lindo, profetizar agora foi visto por mim, como se Deus só precisasse de ver que eu estou na mesma fé e na mesma luta que Ele.
Beijinhos.
Marquinha - Sede Internacional
Julho 1, 2014 às 0:17
Bom dia, Dnª Vivi.
Há uma guerra que ainda combato até aos dias actuais, o de dar desculpas para me defender em algumos momentos da minha vida, sei também que não muda nada, enquanto eu não crer e agir rápido para o impossível acontecer, reconheço também que devo, aprender a crer a cada dia e confiar sempre na palavra do Senhor Jesus. e se eu não o fizer não serei bem sucedida.
O homem paralítico não tinha fé para se levantar e ir até ao tanque, mas ao ouvir o Senhor Jesus dizer: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” despertou-se rápido a sua fé, agiu em obediência na palavra dEle e o milagre aconteceu.
Assim eu devo fazer, a minha fé deve estar sempre alicerçado na palavra, só assim o milagre pode acontecer.
Bjs
Ana Graça
Junho 30, 2014 às 23:54
Ola D. Vivi
É bem verdade a Fé se consiste em obras pois ela sem obras é morta, atraves das minhas atitudes posso mostrar se ela é emotiva ou sacrificial, muitas vezes não recebi coisas que pedi a Deus porque não agi na hora .quando eu priorizo minha vida com Ele (relacionamento, intimidade)me tornando sencível a sua voz tomo atitudes e o extraordinário acontece ,a confiança traz segurança naquilo que desejo alcançar
Um abraço
Adriana Coutinho
Junho 30, 2014 às 23:51
Enquanto murmurar, observar as consequências, as dificuldades; a aparente falta de condições, jamais vai agir a sua fé, e esta, sem obras, é morta!
Meditando nessa palavra, pois tudo o que foi dito é importante, o que trago para mim é que a partir do momento que eu olho para as condições eu simplesmente anulo a minha fé, quando quero algo de Deus, porque há coisas que só Deus pode fazer por mim, então eu não posso murmurar, olhar pras condições ruins pela qual estou vivendo, e nem mesmo me fazer de vítima, porque isso não vai fazer eu conquistar, ou eu sou valente e ajo a minha fé, ou me faço de vitima e continua na mesma mesmice.
Eu acredito, que aquele homem enfermo já não acreditava mais que pudesse ser curado, por isso ao invés dele falar ao Senhor Jesus, um simples sim como resposta, ele foi justificar o porque ele ainda estava naquela situação.
Não podemos ficar dando justificativa, quando tudo o que devemos fazer e agir a nossa fé. Isso é o que eu trago para minha vida.
Bjs.