20º Dia – No que consiste a fé?

Viviane Freitas

  • 29
  • Jun
  • 2014

20º Dia – No que consiste a fé?

  • 29
  • Jun
  • 2014

“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (Jo.5:1-9)

Pode pensar: “Que privilégio! Jesus viu aquele homem, falou com ele, curou-o… enquanto eu, estou há anos nesta situação! Não sou batizada com o Espírito Santo, não sou realizada sentimentalmente, não conquisto na vida financeira…”. Vários fatores que pode alegar perante a situação.

Mas, em que consiste a fé?

Quando Jesus fez uma pergunta direta, analise a resposta daquele homem: Alguém enfermo deveria dizer: “Sim!”, mas ele respondeu, ao invés: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Ele justificou, de imediato, o motivo de ainda não ter sido curado.

Muitas pessoas dão essa desculpa: “É porque sou fraquinha; ninguém me ajuda, ninguém me acompanhou…” Cheias de desculpas!

Quando, na verdade, a fé não tem desculpas.

A pergunta é feita de forma simples: “Você quer ser curado?!; sair dessa prostração de 38 anos?”

Então: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.”

Enquanto murmurar, observar as consequências, as dificuldades; a aparente falta de condições, jamais vai agir a sua fé, e esta, sem obras, é morta!

E o que fez Jesus com aquele homem? Levou-o a tomar uma atitude, para que completasse a “obra” que lhe cabia – a sua parte – levantando-se!

Pare de ficar prostrado e de dar desculpas, esperando que outros tomem a decisão por si. O que tem que fazer, é pegar naquilo que a tem impedido, como aquele homem pegou na sua cama, e agir a sua fé!

Porque é que, muitas vezes, se torna uma pessoa “acamada” na fé? Porque não prioriza as coisas de Deus, e depende das situações à sua volta para resolver os problemas.

Mas quando está resolvida, no seu interior, é ativa na fé!

Talvez esteja na faixa etária dos 40 anos, e preocupada, porque as suas amigas casam, e você fica para “tia”, quando, na verdade, tem que tomar atitudes. E quais? Tomando o seu “leito”!

Como? Tome posse da Palavra de Deus, servindo-O de todo o coração, e diga: “Deus, não sei quem é a pessoa, mas quero que coloque no meu caminho, a pessoa certa!”

Um dia, fiz essa oração a Deus, pois já havia tido um namoro, que não dera certo, e eu queria um namorado, não para passar o tempo, mas para casar. Então, não podia cometer o erro de ficar ansiosa, mas resolver a questão, de uma vez por todas!

Então, decidi investir na minha vida espiritual, servindo a Deus, entregando-Lhe a direção total da situação. E determinava: “No dia do casamento da minha irmã, vão ver o meu futuro marido ao meu lado!”

Eu profetizei!

Você percebe que a fé, faz mover até Deus! Quando profetiza, tem a certeza, participa-Lhe a sua situação, e não fica “acamada”, anos a fio, preocupada com a situação, mas levanta-se e sai adiante. Então, Deus cumpre o determinado, em virtude da sua fé e ligação a Ele!

E, no dia do casamento da minha irmã, como determinado, já estava com o meu futuro marido ao meu lado, namorando há um mês!

Repare no espírito do homem: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Você está, igualmente, à espera que alguém a ajude, interceda em seu favor e mostre ao rapaz que você gosta dele?! Acha que outros passam à sua frente, porque não toma uma atitude?! Mas, a sua atitude, não é dirigir-se à pessoa e precipitar-se, pois perde o seu valor como mulher.

O homem gosta de conquistar, então não deve tomar o seu papel.

O que deve fazer, é tirar o “leito” que a faz ficar ansiosa e preocupada, seja com a vida sentimental, financeira, familiar, etc., e olhar para a frente!

“Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.”

Nada impediu Jesus de fazer o que deveria ser feito, nem o facto de ser sábado. Nenhuma religião Lhe ditaria o que fazer! O que Ele diz e faz, não se questiona.

Mas, os religiosos, queriam seguir de acordo com os ensinamentos tradicionais.

A fé não é uma religião!

A religião diz: “Tem que dar o dízimo.” Mas, o que Deus ensina, é a priorizá-Lo, além de lhe ser fiel!

O que tem a dizer-me? Faça o seu comentário, que lerei cada um!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

127 comentários

    Olá Dnª Viviane

    A fé é tão simples, mas tão poderosa!!

    Estive a pensar o porque de muitas coisas não acontecerem ou demoraram a acontecer!!!

    Porque eu não agi ou demorei para tomar a atitude, ou porque olhei para as circunstância ou porque fiquei a espera dos outros… Mas porque eu vou ficar nessa situação…. ?? Porque não estou periodizando o mais importante.

    Eu tenho investido na minha vida com Deus e o que tenho visto é essa direção em como agir, é a fé latente dentro de mim, porque é impossível estar buscando um Deus tão extraordinário, e ficar parada!

    Eu não vou ficar dependendo de nada nem ninguém, e sim da minha fé!!!

    Bjs

    Ver mais

    Fé é certeza, se eu tenho duvida, minha fé
    deixa de existir,
    cada dia tenho que me vigiar saber até que ponto está minha fé,
    muito obrigada!!!!!
    Esta quarentena esta sendo uma benção.

    Sem fé é impossível agradar a Deus.

    Ver mais

    Boa tarde Dona Viviane 🙂

    Minha maior luta do tempo que estou na igreja tem sido justamente contra as dúvidas quanto foi os prepósitos
    que participei ,os Jejuns de Daniel e até fogueira Santa eu construía e distruia por dar ouvido as dúvidas eu ouvindo essa mensagem parei pra pensar e passei a ver que a culpa era minha ficava sempre esperando por Deus quando era pra mim tomar atitudes e sair daquela situação mais esse Jejum de Jesus e essa Fogueira Santa veio pra mudar a minha vida e me mudar por dentro principalmente pois meu fogo foi e é minha vida Espiritual e sempre será,ao pensamentos de dúvidas até vem como veio na manhã do Domingo quando sai da busca do Espírito Santo mais amarrei e continuei buscando e tenho certeza que fui liberta pois estava passando por processo de libertação justamente por causa das dúvidas eu sentia e a dúvida entrava o diabo falava e eu ouvia ele agora não ,pois não estou mais dando ouvidos as dúvidas que vem nos meus pensamentos se era isso que fazia a minha fé ser constante agora não vai ser mais pois estou vendo a mudança dentro de mim e pois não estou vivendo mais por sentimento e uma coisa que eu tenho percebido e que sempre somos provados na nossa fé e só assim podemos saber se estamos mesmo na fé …. Um grande beijo Dona e que Deus continue abençoando a Senhora .

    Ver mais

    Boa tarde, já algum tempo que vinha pensando no que a senhora escreveu hoje, nas justificativas de tudo na minha vida, nos erros e frustrações. Sempre procurei motivos do porque disso e do porque daquilo, isso é algo que faz muito mal. O correto e o melhor é o que está sendo orientado hoje, priorizar em fazer a vontade de Deus, tendo dentro de nós uma determinação e fazer o uso da nossa fé.

    Ver mais

    – Por vezes queremos tudo para ontem , queremos conhecer uma pessoa sem conhecer o Autor da vida e outras coisas , temos que partir do principio , primeiro conhecer o Autor da Vida só depois as outras coisas é que vão ser acrescentadas , para quê ansiedade ? Isso só vai atrapalhar porque a ansiedade é uma dúvida.

    Ver mais

    Como foi forte ouvir essa mensagem. Vi um grande defeito que eu tenho. Ser conduzida pela fé dos outros. Vi o quando perdi por ser assim, pois já determinei varias coisas na minha vida mais me deixei levar pelo que vi e ouvi então perdi as bençãos de Deus, achei que estava errada em pedir aquilo para Deus que as coisas deveriam acontecer no tempo dele, que estava sendo ansiosa em pensar naquela maneira . Hoje olho para mim e vejo como eu perdi tempo, estou só envergonhando o Senhor Jesus com a situação que vivo hoje, levando a minha família não acreditar em sacrifícios, pois eles olham eu dando tudo de mim sacrificando que nem uma doida e não vejam resposta alguma. E o porque não? Porque eu não sou firme na minha Fé. Mais isso a partir de hoje muda,. EU DECIDO MUDAR E COM ISSO MINHA VIDA MUDA TAMBÉM pois já VEJO ela transformada e não irei duvidar mais.

    Ver mais
1 4 5 6 7 8 21