20º Dia – No que consiste a fé?
- 29
- Jun
- 2014
“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (Jo.5:1-9)
Pode pensar: “Que privilégio! Jesus viu aquele homem, falou com ele, curou-o… enquanto eu, estou há anos nesta situação! Não sou batizada com o Espírito Santo, não sou realizada sentimentalmente, não conquisto na vida financeira…”. Vários fatores que pode alegar perante a situação.
Mas, em que consiste a fé?
Quando Jesus fez uma pergunta direta, analise a resposta daquele homem: Alguém enfermo deveria dizer: “Sim!”, mas ele respondeu, ao invés: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.
Ele justificou, de imediato, o motivo de ainda não ter sido curado.
Muitas pessoas dão essa desculpa: “É porque sou fraquinha; ninguém me ajuda, ninguém me acompanhou…” Cheias de desculpas!
Quando, na verdade, a fé não tem desculpas.
A pergunta é feita de forma simples: “Você quer ser curado?!; sair dessa prostração de 38 anos?”
Então: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.”
Enquanto murmurar, observar as consequências, as dificuldades; a aparente falta de condições, jamais vai agir a sua fé, e esta, sem obras, é morta!
E o que fez Jesus com aquele homem? Levou-o a tomar uma atitude, para que completasse a “obra” que lhe cabia – a sua parte – levantando-se!
Pare de ficar prostrado e de dar desculpas, esperando que outros tomem a decisão por si. O que tem que fazer, é pegar naquilo que a tem impedido, como aquele homem pegou na sua cama, e agir a sua fé!
Porque é que, muitas vezes, se torna uma pessoa “acamada” na fé? Porque não prioriza as coisas de Deus, e depende das situações à sua volta para resolver os problemas.
Mas quando está resolvida, no seu interior, é ativa na fé!
Talvez esteja na faixa etária dos 40 anos, e preocupada, porque as suas amigas casam, e você fica para “tia”, quando, na verdade, tem que tomar atitudes. E quais? Tomando o seu “leito”!
Como? Tome posse da Palavra de Deus, servindo-O de todo o coração, e diga: “Deus, não sei quem é a pessoa, mas quero que coloque no meu caminho, a pessoa certa!”
Um dia, fiz essa oração a Deus, pois já havia tido um namoro, que não dera certo, e eu queria um namorado, não para passar o tempo, mas para casar. Então, não podia cometer o erro de ficar ansiosa, mas resolver a questão, de uma vez por todas!
Então, decidi investir na minha vida espiritual, servindo a Deus, entregando-Lhe a direção total da situação. E determinava: “No dia do casamento da minha irmã, vão ver o meu futuro marido ao meu lado!”
Eu profetizei!
Você percebe que a fé, faz mover até Deus! Quando profetiza, tem a certeza, participa-Lhe a sua situação, e não fica “acamada”, anos a fio, preocupada com a situação, mas levanta-se e sai adiante. Então, Deus cumpre o determinado, em virtude da sua fé e ligação a Ele!
E, no dia do casamento da minha irmã, como determinado, já estava com o meu futuro marido ao meu lado, namorando há um mês!
Repare no espírito do homem: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.
Você está, igualmente, à espera que alguém a ajude, interceda em seu favor e mostre ao rapaz que você gosta dele?! Acha que outros passam à sua frente, porque não toma uma atitude?! Mas, a sua atitude, não é dirigir-se à pessoa e precipitar-se, pois perde o seu valor como mulher.
O homem gosta de conquistar, então não deve tomar o seu papel.
O que deve fazer, é tirar o “leito” que a faz ficar ansiosa e preocupada, seja com a vida sentimental, financeira, familiar, etc., e olhar para a frente!
“Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.”
Nada impediu Jesus de fazer o que deveria ser feito, nem o facto de ser sábado. Nenhuma religião Lhe ditaria o que fazer! O que Ele diz e faz, não se questiona.
Mas, os religiosos, queriam seguir de acordo com os ensinamentos tradicionais.
A fé não é uma religião!
A religião diz: “Tem que dar o dízimo.” Mas, o que Deus ensina, é a priorizá-Lo, além de lhe ser fiel!
O que tem a dizer-me? Faça o seu comentário, que lerei cada um!
Jocemara dos Santos
Julho 2, 2014 às 11:40
Bom dia dona Vivi!!! 🙂
Para mim, a fé é como um relâmpago, devo aproveitar as oportunidades e não deixa-las passar, a fé deve ser pura e não tenho que colocar desculpas quando não acontece algo na minha vida, pois a culpa é minha.
Aquele homem que estava centado próximo ao tanque estava esperando surgir uma oportunidade para que ser curado, e quando Jesus apareceu para ele, ao invés de dizer que ele queria sua cura, a primeira coisa que ele deu foi uma desculpa do porque não tinha obtido a cura.
Esta passagem biblica fala muito forte, pois por vezes eu agi assim, colocando desculpas em vez de agir a minha fé deixando de dar ouvidos a voz de Deus e olhando para a situação a minha volta, tenho que agir desta forma sempre, nunca posso olhar para as coisas que acontecem a minha volta, mas crer na palavra de Deus. Puxa vida, Deus já provou tanto do Seu poder na minha vida e eu ainda passei por situações que eu deixei de ouvir a voz de Deus para olhar as circunstâncias. Tá amarrado!!!
E é isso mesmo que tenho buscado em Deus, esta sensibilidade para ouvi-lo e obedece-lo em tudo, mantendo o meu temor a Deus!!!
Um beijinho grande!!!
Na fé
🙂
Ana Carla Lapa Assis - Vila Franca de Xira
Julho 2, 2014 às 10:48
Quando eu tenho um objetivo ou sonho e quero concretizá-lo, eu não vou medir esforços, vou lutar até conquistar.
Assim são as coisas da “fé” não meço esforços, luto até o fim!!
E é desta forma que chamo a atenção de Deus, não ficando acomodada ou dando desculpas, mas usando a convicção!
Alice Ricardo
Julho 2, 2014 às 9:00
Enquanto procurarmos desculpas,não vamos ter respostas.
Eu já fui assim,esperava que alguém pega se no meu leito.
Quando comecei a agir com fé, as respostas começaram a vir…
Deus lhe abençoe grandemente.
Beijinhos
Carla Araújo - Viana do Castelo
Julho 2, 2014 às 7:42
Bom dia Dª Viviane.
As desculpas, as famosas desculpas! Enquanto haver essas ” justificativas” por parte das pessoas que dizem “crer” em Deus e nas Suas promessas, nada vai acontecer. Parece que estão a espera que aconteça o mesmo que aconteceu com este homem: De repente Deus aparece e faz o milagre. Pensam que Deus é “mágico”. A pessoa vê o estado em que está, existem algumas que nem enxergam, e ficam a espera de que alguém fique com pena ou com suas desculpas tentam “amenizar” o porque de não fazer nada para sair de uma determinada situação. Já me aconteceu isso. Estava tão fraca e cega que, mesmo sem perceber naquele tempo, queria que as pessoas sentissem pena de mim por causa de um problema. Queria a solução mas o sentimento falou mais alto. Enquanto eu não DECIDI por fim naquela situação, eu vegetei dentro da igreja. De um problema não resolvido, afetou todas as áreas da minha vida, principalmente minha vida espiritual e sentimental. Foi quando eu vi que não tinha jeito, era entre eu e Deus, e mais ninguém. Mas da minha parte do que a de Deus, porque eu DECIDI sair daquela situação. Não foi nada fácil! Ainda me vem pensamentos a respeito do que me aconteceu, mas eu não me permito alimenta-los. E tenho prevalecido, tenho vencido, porque eu permito que as coisas aconteçam mediante a minha fé e minha crença.
Um grande e forte abraço Dª Viviane
Andréia Sousa
Julho 2, 2014 às 6:29
Olá querida Vivi,
Não adianta ficar murmurando por causa do problema, isto já aconteceu comigo, vivia me fazendo de coitadinha e nada acontecia na minha vida, tudo só começou a mudar quando tomei uma atitude e me revoltei contra o problema que estava enfrentando.
Agora mesmo estou vivendo uma situação, em que tem me deixado preocupada, mas mais uma vez sou eu que tenho que dar um basta nisso, chega de ficar parada e não fazer nada, tenho que ir em frente e resolver esta situação e parar de ficar dando desculpas.
Beijos!
Sandra Perpetuo
Julho 2, 2014 às 1:47
Olá D. Vivi
A minha Fé é a base da minha vida com Deus, pois se ela estiver alicerçada na Palavra de Deus estará sempre em ação e obterei resultados.
Eu estou na busca de desenvolver a minha vida Espiritual a cada dia que passa, para que assim me aproxime cada vez mais do meu Senhor
Bjs!