18º Dia – Porque motivo você crê?
- 27
- Jun
- 2014
Eu gostaria que você apontasse, agora, numa folha de papel, qual é o motivo pelo qual você crê…
Já pensou e anotou? Faça uma pausa, nesta leitura, e, depois, continue, porque precisa aprender a pensar; a usar a sua inteligência, para que não fique na “mão” de ninguém!
“Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” (Jo.4:39-42)
Estes versículos destacam-se muito, porque é sobre isto que temos vindo a falar: crer pela Palavra de Deus, e não apenas por intermédio do testemunho. A mulher havia crido, pelo que Jesus referira da sua vida, e não pela Sua Palavra.
Depois dos samaritanos terem pedido que Jesus permanecesse com eles dois dias, muitos tiveram a chance de crer n’Ele.
“Já agora não é pelo que disseste que nós cremos…”
Amiga internauta, você não pode crer em Jesus apenas por aquilo que lhe digo, ou pelo testemunho; não pode crer, apenas porque Ele “falou” da sua vida. Mas, para crer em Jesus, o correto é conferir pelo que ouve, concretamente, da Sua Palavra!
Aquela mulher transmitia os seus relatos pessoais, mas quem tem que ver, ouvir e crer, sou eu e você, por intermédio da própria Palavra de Deus. Esta tem que chegar a mim, para poder testificar que Jesus é o Salvador do mundo.
Muitos até dizem que Jesus é o Salvador, porque ouviram os pais falar – ou na Igreja – mas ainda não O assumem, dessa forma, porque uma vez que não enxergam, ainda, as suas falhas, não vêem a necessidade de ter um Salvador, até ao momento. Estão mais preocupados com as suas necessidades do que com o seu interior.
Mas quando recebemos a Palavra de Deus, e esta vem como a “água”, que nos lava de pensamentos tacanhos e mesquinhos, a própria Palavra faz-nos amadurecer na fé, e desenvolver de uma forma que provoca admiração, pois vem acompanhada de respostas.
Há pessoas, neste momento, que só estão à espera de uma palavra, e a palavra que têm de esperar e depender, não é a minha, mas a Palavra de Deus! Não espere que alguém a entenda e compreenda a sua dor, porque há Alguém muito maior: Deus, o Senhor Jesus, que a conhece por inteiro, e conhece a sua história, até melhor do que você mesma.
Preocupe-se, então, em crer n’Ele, não pelos milagres que acompanha na Igreja; estes são maravilhosos e testificam às pessoas, que nunca tiveram uma experiência pessoal com Deus, e que precisam de factos! Mas, se apenas crê pelo testemunho, nada traz para o seu interior.
Ainda que aprendamos, através dos mesmos, não nos transferem tanta vida quanto a Palavra de Deus, pois unicamente a Palavra traz à existência aquilo que não existe em nós.
Quando permitimos que essa Palavra nos alcance, e ficamos sensíveis a essa voz, encontramos o tesouro, a resposta, a direção!
Eu gostaria de saber, dos nossos internautas: Tem crido pelos testemunhos ou pela Palavra? É a Palavra que tem revolucionado a sua vida, ou são os testemunhos?
Deixe aqui os seus comentários!
Claudia Alves
Junho 27, 2014 às 10:28
Olá Dnª Viviane
Quando eu creio pelo testemunho, eu creio no externo, no que meus olhos estão vendo. Mas quando eu creio pela palavra é algo dentro de mim, é pessoal, é direto pra mim, vem de encontro a minha necessidade, aquela que ninguém sabe a não ser o Senhor Jesus.
E o que me chama atenção nessa passajem, é que aquelas pessoas passaram a crer na palavra depois de terem estado com Ele, ou seja terem O conhecido pessoal.
Eu creio nEle, porque Ele é real na minha vida, pelo que tem acontecido dentro de mim independente do que eu sinto e até mesmo do que meus olhos veem!
Na Fé
Bjinho
Simone
Junho 27, 2014 às 10:16
Bom dia d. Vivi,
Há alguns dias que o Espírito Santo me mostra isso: eu estava crendo em Jesus pelo meu testemunho, porque eu sei quem eu era antes de ir à igreja pela primeira vez, o quanto eu nutria ódio e muitas outras coisas dentro de mim, o quanto eu odiava a Universal e seu pai, o quanto eu queria a morte de vocês, principalmente do seu pai. Eu tinha planos de explodir (com bomba de ácido láctico kkkk) a Catedral de Bauru na inauguração, mas já no primeiro dia em que ouvi Jesus dizendo “vem para Mim, aonde sua mãe vai”, pronto, lá fui eu no tio google procurar sobre a igreja! Por fim, tudo o que li não condizia com o crescimento da igreja e fui ver com meus próprios olhos. Quem eu era, já na primeira reunião que fui, 16/03/12, eu não era mais. Fumei por 18 anos 2,5 a 3 maços de cigarro por dia, por ironia a marca tinha o nome de Free!) e no sábado e domingo que se seguiram foi uma guerra: se é para ir à igreja, não posso ir com vícios, mas no domingo eu já não fumava mais. Cheguei sem emprego e devendo, na segunda feira me pagaram o que me deviam havia meses. O que não dava certo passou a dar. O que era morto dentro de mim passou a viver. Até algum tempinho atrás, isso me bastava. Foquei em conhecer ao Deus Pai na Palavra, até perceber que Ele não se fazia sem o Deus Filho e que minha leitura não adiantaria, ficava em minha mente que Jesus é “o caminho, a verdade e a vida”, que “NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM”. Aí pronto, caiu a ficha! E hoje a sua mensagem veio confirmar isso, não adianta eu dar testemunho de mim se não posso testemunhar sobre meu Pai… Obrigada pelas mensagens! Não tenho costume de postar, mas as acompanho diariamente! Um super beijo!! Na fé!
Atenciosamente,
Simone Tateishi.
Mariana España-Valencia
Junho 27, 2014 às 10:16
Como esta siendo reveladora esta cuarentena! Me esta dando tanto que comparto con otras mujeres y ellas tambien me dan y soy bendecida, pero ese no es el motivo de mi creencia y si en creer en la Palabra de Dios, que me habla directamente, donde no necesito intermediarios, ella me hace libre e independiente de las personas pero me hace depender del agua que solo el Señor Jesus me puede dar y lo mas maravilloso es que yo misma la busco y cuando somos nosotras quienes la buscamos y luchamos por esa palabra es mas sabrosa y sacia verdaderamente nuestra sed. Por eso creo en la Palabra, porque no solo veo el resultado que produjo en mi vida, sino por lo mas importante: porque medito en ella, pienso, y dejo que Dios me hable, dando para El mi Culto racional.
Gracias D. Vivi por dedicar este tiempo para que vengamos a madurar y aprender a buscar nuestra propia agua en el Señor Jesus.
Besitos
Barbara Rocha - C.E.S Porto
Junho 27, 2014 às 10:14
Bom Dia D.Vivi e companheiras,
Uma certa altura eu me lembrava hoje meditando em que a minha alma se viu perdida e a minha sede era tanta que eu peguei na Bíblia e implorei para que Deus falasse comigo! e foi o que aconteceu,Ele falou comigo num momento em que eu estava sozinha, cheia de medos,cheia de preocupações,cheia de dor…me lembro bem as palavras que Ele me disse:
” foi bom ter passado pela aflição para que aprendesse os seus decretos”…. essa palavra veio ao encontro da minha vida de uma tal forma em que eu tive alegria,paz, eu tive direcção mesmo estando sozinha, tive o desejo de conhecer aquele Deus que tinha falado comigo tão profundamente!
sabe os anos passaram e eu não esqueço desse dia, e vejo que é assim em que eu tenho que viver todos os dias da minha vida, perto Dele, crendo pela palavra Dele e não pelas coisas que acontecem ao meu redor..nesta quarentena estou focada em me alimentar e crer pela palavra, os anos tem que passar e mais perto eu tenho que estar Dele,não posso deixar a acomodação ou os muitos afazeres tomarem conta do meu ser! NÃO!
a cada dia tenho visto Deus me sustentar pela sua palavra…
até amanhã….
Sara Gomes FJE - RIO TINTO
Junho 27, 2014 às 10:05
Bom dia D. Viviane,
Eu tenho crido em Deus pela sua Palavra, porque é como a senhora falou, crer só pelos testemunhos não muda a vida (o interior de ninguém), mas quando se crê pela Palavra de Deus, no interior existe vida, existe uma mudança diária.
E por isso não posso dar mole, porque para eu crer na Palavra de Deus, eu tenho que estar apta a ouvi-la.
Um grande Abraço para a senhora.
Fernanda Tambelini - Mafra
Junho 27, 2014 às 10:01
Bom dia D. Viviane,
Crer quando estamos vendo testemunhos na vida das pessoas é muito fácil porque aquilo enche nossos olhos, mas crer que a Palavra de Deus irá se cumprir mesmo não vendo nada é somente para aquele que confia e tem a fé sobrenatural.
Muitas pessoas se frustram porque esperam pelo natural na vida delas, vivem uma fé religiosa, e se esquecesse que a base de tudo é nossa intimidade com Deus, pois Ele não nos chamou para viver o natural mas sim o sobrenatural.
Ninguém fala conosco como Deus fala, quando Ele fala mexe com nossa estrutura, abre nossos olhos espirituais, nos trazendo vida e como a sra disse o amadurecimento.
A Palavra de Deus é nosso manual de instruções , quando a usamos e cremos não tem como haver erros, pois Deus não falha e nunca falhara, a nossa parte é somente crer e confiar!
Até amanhã…beijinhos!