18º Dia – Porque motivo você crê?
- 27
- Jun
- 2014
Eu gostaria que você apontasse, agora, numa folha de papel, qual é o motivo pelo qual você crê…
Já pensou e anotou? Faça uma pausa, nesta leitura, e, depois, continue, porque precisa aprender a pensar; a usar a sua inteligência, para que não fique na “mão” de ninguém!
“Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” (Jo.4:39-42)
Estes versículos destacam-se muito, porque é sobre isto que temos vindo a falar: crer pela Palavra de Deus, e não apenas por intermédio do testemunho. A mulher havia crido, pelo que Jesus referira da sua vida, e não pela Sua Palavra.
Depois dos samaritanos terem pedido que Jesus permanecesse com eles dois dias, muitos tiveram a chance de crer n’Ele.
“Já agora não é pelo que disseste que nós cremos…”
Amiga internauta, você não pode crer em Jesus apenas por aquilo que lhe digo, ou pelo testemunho; não pode crer, apenas porque Ele “falou” da sua vida. Mas, para crer em Jesus, o correto é conferir pelo que ouve, concretamente, da Sua Palavra!
Aquela mulher transmitia os seus relatos pessoais, mas quem tem que ver, ouvir e crer, sou eu e você, por intermédio da própria Palavra de Deus. Esta tem que chegar a mim, para poder testificar que Jesus é o Salvador do mundo.
Muitos até dizem que Jesus é o Salvador, porque ouviram os pais falar – ou na Igreja – mas ainda não O assumem, dessa forma, porque uma vez que não enxergam, ainda, as suas falhas, não vêem a necessidade de ter um Salvador, até ao momento. Estão mais preocupados com as suas necessidades do que com o seu interior.
Mas quando recebemos a Palavra de Deus, e esta vem como a “água”, que nos lava de pensamentos tacanhos e mesquinhos, a própria Palavra faz-nos amadurecer na fé, e desenvolver de uma forma que provoca admiração, pois vem acompanhada de respostas.
Há pessoas, neste momento, que só estão à espera de uma palavra, e a palavra que têm de esperar e depender, não é a minha, mas a Palavra de Deus! Não espere que alguém a entenda e compreenda a sua dor, porque há Alguém muito maior: Deus, o Senhor Jesus, que a conhece por inteiro, e conhece a sua história, até melhor do que você mesma.
Preocupe-se, então, em crer n’Ele, não pelos milagres que acompanha na Igreja; estes são maravilhosos e testificam às pessoas, que nunca tiveram uma experiência pessoal com Deus, e que precisam de factos! Mas, se apenas crê pelo testemunho, nada traz para o seu interior.
Ainda que aprendamos, através dos mesmos, não nos transferem tanta vida quanto a Palavra de Deus, pois unicamente a Palavra traz à existência aquilo que não existe em nós.
Quando permitimos que essa Palavra nos alcance, e ficamos sensíveis a essa voz, encontramos o tesouro, a resposta, a direção!
Eu gostaria de saber, dos nossos internautas: Tem crido pelos testemunhos ou pela Palavra? É a Palavra que tem revolucionado a sua vida, ou são os testemunhos?
Deixe aqui os seus comentários!
Pâmela Carvalho
Julho 3, 2014 às 16:35
Porque motivo eu creio?
Quando a senhora perguntou eu analisei e escrevi o porquê que creio em Deus.
Creio em Deus porque sei que Ele é verdadeiro, porque coloco em pratica o que Ele diz na Sua palavra e acontece na minha vida, os testemunhos vêem somente para completar e abrir a visão das pessoas.
Mas os testemunhos não são suficientes para buscar a Deus é preciso entrega, buscar uma intimidade só dela com Deus.
Ana Francês
Julho 3, 2014 às 11:14
Olá D. Vivi.
Eu creio porque Ele resgatou a minha alma, Ele é quem me sustenta e me dirigi a cada dia.
Quando creio na Palavra dá-mos força para obedecer, para perseverar.
E bem diferente do quer crer pelo que os meus olhos vêm acontecer de bom no exterior.
Outro abraço
jacira Lopes
Julho 3, 2014 às 9:56
Bom dia
Na verdade a minha história é parecida com estes 4 versículos, pois foi um testemunho que me fez ter curiosidade para conhecer a Deus, mas foi a palavra que me despertou, que me ensinou e me ensina a sair de qualquer situação. É a palavra que me dá vida, direção, o testemunho apenas comprova o poder da mesma. Eu creio na palavra porque nem o próprio testemunho dos meus pais me libertou ou me fez enxergar que tenho uma alma e que preciso prover a morada certa para ela.
Telma Patrícia
Julho 3, 2014 às 9:11
Quando creio em Deus somente pelo vejo, não há mudança na minha vida.
Mas quando creio na Palavra de Deus, eu e tenho a certeza que vai acontecer mesmo sem ver nada… somente porque acredito no que Ele prometeu… a minha vida depende da palavra Dele e não apenas no que Ele fez na minha vida….
Por vezes temos um sonho mas quanto mais lutamos por ele parece que mais distante ele fica… se crermos apenas pelo que vemos iremos desistir, mas quando cremos pela Palavra, cremos que por mais que demore, irá acontecer pois Ele prometeu.
É só lembrar de Abraão, José, Davi, e muitos outros, quanto tempo eles creram sem ver nada acontecer? Mas não deixaram de crer na Palavra de Deus e o milagre aconteceu. Pois Deus não falha e não mente, se Ele prometeu vai acontecer, só temos de continuar a crer que no tempos de Deus vai acontecer.
Suzana
Julho 2, 2014 às 16:29
Muito bom esse audio, nunca pensei sobre isso, e eu refleti e verdadeiramente tenho que vigiar e crer dar mais atenção a palavra do Senhor Jesus que traz vida aos que crêm, Beijos.
Marlene Almeida - FJE Estoril
Julho 2, 2014 às 14:53
Olá Dª Vivi,
Quando me baseio apenas naquilo que eu vejo e creio apenas por causa disso, a minha vida não muda, não existe novidade porque é mais fácil acreditar naquilo que é visto do que crer apenas naquilo que ouvimos, na palavra somente.
Mas quando eu creio na palavra, quando eu trago para a minha vida e aplico eu encontro a direcção e aí começa uma nova história, existe novidade.
A minha crença deixa de ser teórica e passa a ser prática.
Estarei atenta!
Beijinho