18º Dia – A Fé oferece o excelente
- 15
- Fev
- 2015
Olá a todos os internautas! É um prazer estar na vossa companhia!
Hoje, domingo, com certeza participou da reunião da manhã com um espírito de querer ouvir a voz de Deus.
Talvez tenha sido batizada com o Espírito Santo ou não! Mas isso não significa que fique desanimada ou “cabisbaixa”, mas deve sim ficar atenta a si mesma e descobrir o motivo.
A fé inteligente não é direcionada para os sentimentos, mas sim para o que deixou de fazer, para aprender e mudar com as suas atitudes.
O tema de hoje sobre a fé é: “Oferece o Excelente”
Pode acompanhar em Hebreus 11.4:
“Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.”
É muito importante que atente para a atitude de um e de outro, porque Abel ofereceu “mais excelente sacrifício” do que Caim… Isso pode acontecer entre si e outras pessoas. Mas o que Deus vê não é a quantia que cada um oferece, pois a condição financeira difere, Ele observa alé… E Abel propôs-se em oferecer o melhor!
Veja a consideração que ele tinha para com Deus. Não se tratava de uma obrigação, mas algo que fazia parte dele e não de Caim, que fez de qualquer maneira. Este aspeto define a personalidade de cada pessoa. É uma característica pessoal o oferecer o mais excelente, o melhor e não dedicar apenas financeiramente, mas também diariamente com as suas decisões. Quando propõe-se a corrigir, por exemplo, não é pelo facto de ser perfeita, mas por querer dar mais de si. E não se pretende com isto que tenha de ser um robô. Mas que fique atenta a si mesma, corrija os seus erros, defina o que falta resolver e aprenda. Se já cometeu falhas, não tem que sentir-se humilhada por ter errado, mas tem de ver a oportunidade que está a ter para mudar a situação.
Veja que a fé inteligente faz-nos ver o que desejamos alcançar e não o que ainda não foi conquistado. Se o fizer ficará frustrada, triste, angustiada. Mas quando propõe-se a dirigir-se no sentido do que quer alcançar, logo analisa as suas imperfeições e as corrige.
Veja que Abel ofereceu mais… Isto é, Deus está atento a si e às outras pessoas, não para comparar, mas observa a consideração, a qualidade, a forma como presenteia-O. E como Abel agiu dessa linda forma, ele obteve testemunho de ser justo. E quando o adquire não quer dizer que fazia parte, mas porque passou a ser algo natural da vida dele. Ou seja, ele não quis que os seus sentimentos e a sua necessidade predominasse, mas que Deus fosse honrado através do que apresentou. Após oferecer esse excelente sacrifício, é referido na Bíblia, no versículo, que Abel teve: “a aprovação de Deus quanto às suas ofertas”.
Tudo o que oferecemos e fazemos para Ele pode ser aprovado ou não!
Já pensou sobre isso?!
Imagine dar um presente a uma pessoa, que quando o recebe diz que não gosta do mesmo …!! Logo, a ofertante fica ofendida e não sabe o porquê da outra não ter gostado do presente, mesmo que tenha sido algo espontâneo, ou que tenha-se dedicado tempo para escolher e dar, mas a pessoa que recebeu resume-se a dizer: “Não foi o seu melhor!” Imagine ouvir isso… Não te doiria?! Provavelmente que sim!
Mas Deus faz isso!!
E é um absurdo para quem é sentimental, porque para quem não dá o seu melhor, Deus não aprova. Será que pensa que Deus ou os demais devem aceitar tudo o que oferece de qualquer forma?? Será que só o facto de dar já pensa que é tudo?? Mas não é!
Até pode dar, mas entregue o melhor! Porque pode dar o que sobra, o que não significa nada para si, para humilhar, envergonhar, o que quiser… mas depende de como o faz. Se dá com qualidade,então alcança o testemunho de ser justo, porque se disciplinou, quis algo justo para Deus. E tendo a aprovação de Deus, Ele considera as suas ofertas. Por isso Abel teve a aprovação de Deus.
Talvez pergunte-se:
– “Mas porque é que, por vezes, Deus não aceita?”
Porque Ele quer que entenda que o amor não é sentimento, não é algo ‘pegajoso’, pelo contrário o amor faz bem, ensina, corrige, exorta … E se Deus aceitar qualquer coisa das suas mãos, nunca vai ser corrigida, nem ser melhor para Ele, vai ser sempre egoísta.
A oferta e o sacrifício que apresentamos a Deus é muito mais do que propriamente o dinheiro, mas tem a ver com o seu carácter, a sua pessoa, o que escolheu ser. Veja o que é mencionado no versículo sobre essa oferta de qualidade: “Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.”
Imagine encontrar-se com uma pessoa uma vez na vida, mas o seu procedimento foi reprovado, agiu de forma errada e nunca chegou a reconciliar-se com ela, porque não mudou a sua atitude, ignorou e deixou passar esse episódio sem corrigí-lo. Mas quando morrer, isso vai ficar pendente, essa pessoa que só teve uma oportunidade, mas a sua oferta não foi ao encontro dela.
Ou seja, daqui em diante, a sua vida agora com Deus e de forma consciente, faz com que aprenda com os seus erros, a oferecer o excelente sacrifício e oferta para Ele. Porque agora compreende que mesmo depois da sua morte vai falar com os seus familiares, colaboradores do trabalho, as pessoas que vivem consigo … Mesmo depois de morto a sua vida vai falar, do que escolheu apresentar diante de Deus.
Veja a importância, a oferta e o sacrifício não é apenas uma vez, apresentados dentro de um envelope. Mas é toda a sua vida, é o que escolheu ser, as decisões que tomou.
Amiga, aprenda daqui para a frente a corrigir onde errou e ofereça o excelente para Deus. Nem sempre as pessoas vão ver o seu erro, apontar o mesmo, mas deve analisar a sua conduta e arrancar o que não convém ter.
Aproveito a oportunidade para salientar que, há uns dias atrás, comentei algo sobre em ser justa e em falar para os seus responsáveis sobre onde errou, ou seja, revelar algo que lhe condenasse. Se tem ouvido todos os áudios, vai lembrar-se desse assunto. E muitas foram as pessoas que escreveram perguntando: “Como fazer; como agir??”
Internauta, o que tem a fazer é procurar o seu Pastor, porque tem uma condição espiritual para ouvir o que tem a confessar, o que tem vergonha de revelar. Ao agir assim vai servir apenas para ultrapassar o orgulho escondido que tem e resolver-se. Porque a pessoa que ouve o pedido de perdão, o facto de confessar, não vai acrescentar em nada, mas vai acrescentar sim na sua própria vida.
Ofereça o excelente para Deus…!! E aprenda a ficar atenta a si mesma e todos os dias da sua vida. Se assim o fizer, certamente, vai corrigir-se nesta jornada da fé!
Um grande abraço e deixe o seu comentário!
Marta Xavier Gaia
Fevereiro 15, 2015 às 23:09
Boa noite! Algo me chamou muito à atenção, e certas coisas que foram faladas à um mês atrás, estão a fazer muito mais sentido agora e estou a entender muito melhor! Hoje no evento “Porquê?” o pastor da minha igreja deu um exemplo , de que se Deus me desse um livro para a mão como o escreveria? Eu a cada dia tenho a oportunidade de escrever a minha vida, a minha identidade!
Para isso, tenho que me focar na forma como eu tenho dado! Pois até à diferença de dar o melhor ou dar por dar!
Eu escolho como vou ser e o que vou dar! Só quando dou o meu melhor para Deus, é que sou aprovada! Caso contrário não sou aprovada, isso é algo muito profundo, que no meu dia a dia, tenho que ver as situações em que deixo a desejar!
Quando me foco e dar tudo o que tenho, aí obtenho testemunho!
Muito obrigado!
Beijinho*
Katia Félix-Coimbra
Fevereiro 15, 2015 às 23:08
Boa noite dona Vivi…
A oportunidade passa e não volta quem esta atento aproveita e quem não esta perde, mas também existe a que temos que provocar!Graças a Deus oportunidades não tem faltado tudo esta a meu alcance o cuidado de Deus esta sendo ao alcance mas por muito tempo desprezei, talvez não em palavras, ou atitudes, mas meu interior sim minha maneira de pensar, minha limitação em não desejar e buscar ser melhor e percebi que sem ser melhor para Deus não existe como oferecer o melhor para Ele e agora estou me dedicando a isso, estando atenta e me permitindo ser cuidada, colocando para fora tudo que seja preciso e trabalhando naquilo que e necessário estou vendo diferença, tinha algo que trazia comigo fruto de um trauma do passado, que me impedia de me relacionar com as pessoas de certa forma tinha um certo receio mas quero tanto agradar a Deus que decidi deixar o que tenho que deixar então aproveitei a oportunidade e uma vez que decidi entregar tudo para Deus tudo que vou encontrando em mim. Durante uma orientação da esposa que também tem me acompanhado vi ali uma preciosa oportunidade que Deus estava me dando logo falei da minha dificuldade e que ainda não tinha conseguido vencer e tive a direcção não perdi tempo ao invés de me deixar levar pelo sentimento, ou pensamento eu agi contrario ao que senti logo depois de ter feito o orientado e entregar a Deus tudo, sabe uma coisa foi tão diferente novo e único não pensei conseguir assim tão depressa mas já vejo uma grande diferença a este sentido é claro que ainda estou trabalhando nisso mais o simples fato de expor o problema e ter ajuda já consegui melhoras e sei que logo se resolvera, tenho aprendido a não ter medo ou vergonha a notei que não consigo tudo sozinha preciso de Deus e de pessoas que Ele coloca em minha vida para me ajudar eu não preciso passar tudo sozinha e assim tenho conseguido pouco-a-pouco mudar e ficar mais próxima de Deus estou muito feliz e grata por esses verdadeiros tesouros que tenho recebido e desperdiça-los nem pensar!
Fabiana lima
Fevereiro 15, 2015 às 23:03
Ola dona. Eu tenho feito tudo, tudo o que a senhora aconselha e tenho aprendido e mudado muita coisas. Tinha uma vida como lésbicas e quando deixei esse tipo de vida, porque não era o tipo se vida que eu queria ter, decidi largar essa vida. Demorou muito tempo para eu ver que as amizades me atrapalhavam. Quando percebi, deixei essas amizades… Daí foram os pensamentos de pessoas que eu ainda amava. Dai tenho feito o que a senhora propôs, de não sentir, amarrar sentimentos e vice pela fe, tem um ano que estou firme a Deus na universal. Dai quando tive certeza que iria ser batizada, depois de mudar tudo o que me atrapalhava, veio uma menina lindíssima na minha casa. Eu confiei em num, que eu estava forte. Chamei ela para entrar (moro sozinha)e fui falar do que Seus estava fazendo na minha vida. Usado no primeiro dia desse jejum. Ela me agarrou e acabou dando tudo errado. Porque confiei em mim, que estava forte e não Vigiei. Cai. Pedi perdão a Seus, porque não é a vida que quarto nunca. E pensei: é um pecado como qualquer outro. Vou continuar buscando buscando. Porque eu desejava muito a morte, mas falei com Deus: não vou me matar porque estou te entregando minha vida para ela mudar. Daí deixei de desejar a morte. Tenho muitas marcas de cortes nos braços. Passei pela libertação e contínuo frequentando. E o motivo da minha vida é Deus, ele é meu desejo, minha vontade. Até quando estava no mundo meu sonho era conhecer o espírito santo. Sempre foi meu sonho. Pergunto para Deus o que ainda falta para eu o conhecer. Penso em como vou fazer para conquistar quando vou dormir e quando acordo. É minha preocupação. Sempre faço orações pela fe, sem sentimentos como a senhora ensina. Porque quero o espírito santo. Tenho outras necessidades, mas foco no espírito santo, pois reconheço que só ele para me fazer ser uma nova Fabiana. Me vigio em tudo, malícia, mal pensamento, pecados…. Sei que não mereço, mas falo para Deus que eu quero!!!!!
Tem dias que estou realmente para baixo porque realmente não sei o que fazer ainda. Me coloco para cima, cujo do sentimento. Mas sabe a sensação de estar do, esquecida, apesar de saber que Deus é comigo. Sinceramente, tem que ser agora e não sei mais o que fazer para Deus me batizar. Eu quero o espírito santo, só isso!! É a coisa mais difícil que já busquei na vida. E, realmente parece impossível. Isso me deixa desesperada.
Elisabete Nogueira
Fevereiro 15, 2015 às 23:01
Olá Dª Vivi,
a nossa oferta tem que ser sempre a excelente, e esta oferta não quer dizer que é só monetária, a nossa oferta no nosso ser, o negarmos o nosso “eu”, o rejeitar as coisas que nos afastam de Deus, tudo isto tem que ser o melhor, o excelente, porque quando Deus se deu por nós, Ele deu o melhor.
Quero ser um Bom testemunho do Senhor Jesus neste mundo, se eu tenho o Espírito de Deus não tem como eu não mostrar esse Bom testemunho.
Obrigada e Beijinhos 🙂
Cátia
Fevereiro 15, 2015 às 22:46
Olá querida D.Vivi!
É verdade não posso fazer sacrifícios que não me custem nada , pois e uma renúncia diária.
Se eu considero a quem sacrifico não oferto de qualquer maneira e nem qualquer coisa, pois a quem ofereço merece o meu excelente que é eu ser a própria oferta .
Aquilo que eu sou é aquilo que eu oferto e isso inclui todas as áreas da minha vida.
Minha oferta é o meu carácter e minha conduta de vida o meu temor, e tudo aquilo que abro mão para para oferecer ao meu Deus.
Tenho que estar muito vigilante para que meu sacrifício seja excelente e aceite por Ele, e estar sensível ao Espírito para entregar o que me pede!!
Bjs doces
Edmisa - Viseu
Fevereiro 15, 2015 às 22:42
Boa noite dona Vivi,
A nossa oferta quando não é Excelente, não vemos os frutos e vem a frustração.
Por isso tenho lutado para estar mais atenta as minhas ofertas ainda que não agrade a muitos.
O mais importante é ser aprovada diante de Deus.