17º Dia : Como devo pensar?
- 6
- Out
- 2015
Olá a todos os internautas!
Já é o 17º Dia do Jejum e tem sido glorioso! Sabe porque tem sido assim para mim? Porque estou a ler os vossos comentários e sinto-me “juntinha”, próxima a si, quando participa aqui do Blog. E também fico a pensar nas coisas de Deus, não há coisa melhor! A nossa fé fica viva, deixa de ser fraca ou dominada pelas dúvidas, medos e inseguranças; ficamos definidas! Há uma mudança no nosso jeito, no nosso proceder, nos nossos pensamentos.
Aproveito para falar sobre o pensamento e o tema do post de hoje é: “Como devo pensar?”
Ontem falámos sobre o pensamento vil, e o que anda a pensar?
Acompanhe comigo no livro de Filipenses, capítulo 4, versículo 8:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Filipenses 4:8-9)
Tenho muito para dizer aqui! Inclusive, enquanto eu estava a ler este versículo, parece que ouvia a voz da minha mãe a falar comigo. Ela é tão linda!
No livro de Filipenses, vamos refletir sobre o pensamento. “O que devo pensar?”
Primeiro quero expôr uma situação que você vive… Estava a ler um dos comentários do Blog, não sei qual foi o dia, mas foi há pouco tempo atrás… Uma pessoa disse que estava desesperada por causa da vida económica, está neste Jejum mas não sabe o que fazer, porque tem muitas dívidas e pensa como será o dia seguinte. Quando eu li, deu-me um aperto no peito, até fui dormir a pensar naquilo, doeu! Como leio vários comentários tenho vontade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo, só que tenho que fazer tempo para falar com cada uma, e assim não dá… Mas aproveitando esta oportunidade, gostaria de informar a quem está a passar por uma situação muito delicada, difícil, citou da crise que está no mundo inteiro e os seus pensamentos são de medo. Pensa no medo, naquilo que está a viver, na situação e, obviamente, quando pensamos num problema vem a tristeza, que não é “amiga” da fé. É o oposto, o sentimento é inimigo da fé.
Como que nós temos que viver no Espírito? De acordo com o versículo, o que é verdadeiro? É a Palavra de Deus! A dúvida é uma mentira, porque está a duvidar daquilo que está escrito na Palavra de Deus. O medo! Quando eu tenho medo, estou a duvidar que Deus fará aquilo que eu não posso fazer. De há uns dias a esta parte, tenho pensado assim… Mediante uma situação que estava a viver, sempre citava aquele problema: “Olha, isto é por causa disso e isso, isso…”; “Não tem que entender, por causa disso e isso…” como se estivesse a alimentar, e realmente eu estava! Estava a alimentar uma dúvida, um medo, uma mentira do diabo! Porque a Palavra de Deus é a verdadeira, e se eu crer, o problema deixa de ter força e você vai sair desse caos. Como por exemplo, essa senhora que está com um problema económico terrível, o mesmo está a dificultar que ela pense e se lance neste Jejum. O diabo gosta de tirar as nossas forças mostrando os problemas, e quando olha para eles, sente o problema.
Vamos olhar para a Palavra de Deus que é verdadeira! As palavras do diabo: “Mas e a dívida?”; “E o problema que estou a viver?” O problema e dívida, eu vou resolvê-los! E questiona-me: “Como?” Eu vou usar a minha fé! “Meu Deus quero que o Senhor me inspire; não vou tirar a minha meta, o meu objetivo de ser Um contigo! Porque se estou com um problema económico e não enxergo a solução para resolver o problema, é porque estou a viver na carne, a sentir; estou com medo, estou preocupada e isso não pode acontecer!” Isso não é viver na fé, e Deus não atende às minhas orações, e é verdade, porque fica com medo, preocupada Ele não atende à nossa oração, pois esse tipo de orações Ele não escuta… Não ouve os seus sentimentos, mas sim a fé! Ouve tanto o Bispo Macedo a falar sobre isso…
Pense no que é verdadeiro. E o que é isso? É a Palavra de Deus, nada é mais verdadeiro do que a mesma. Qual é a sua situação? É medrosa, tímida, tem traumas… então vamos fazer o seguinte, qual é a maneira de pensar? Eu vou ver qual a minha situação e eu vou resolvê-la! Não é também esconder a verdade, mas assumir: “Estou com um problema económico, então como é que vou resolvê-lo?”
E questiona-me: “Meu Deus eu já fiz de tudo, já participei de campanhas, já fiz votos, não sei o que fazer…”
Minha amiga internauta, se participou de um voto, fez um sacrifício em relação a isso, porque duvida? O que está a contaminar a sua fé? Pois quando fazemos tudo, não há insegurança, Mas quando não fazemos tudo, sempre existe aquela dúvida: “Será que foi o meu melhor? Não sei o que é que eu faço…” É ou não é? Existe a dúvida.
Pense naquilo que é verdadeiro, nos factos que tem vivido e olhe para aquilo que é Palavra de Deus. “Qual é o meu facto? O que estou a viver agora? O que é verdadeiro na minha Bíblia? Quem estou a ser? Medrosa, a duvidar, cheia de medo, seja o que for! Qual é o meu caso agora? Vou olhar para a Palavra de Deus! Eu tenho apresentado isto, mas quero aquilo que está escrito. É isso em que eu tenho que pensar! Vou pensar na Palavra de Deus!”
“…tudo o que é respeitável…”
Se alimenta algum pensamento que não é de respeito, “chinga” na sua mente, fala mal, condena a outra pessoa. Isso não é respeitável. Tem que remover esse pensamento!
“…tudo o que é justo…”
Veja só: Verdadeiro, respeitável e justo! Quando faço um balanço de quem “eu sou” e do problema, e penso de forma Inteligente, com uma fé inteligente, eu faço esse balanço e olho para o que é verdadeiro, respeitável e justo.
O que estou a fazer que é injusto? O que faço que não revela respeito e o que faço que não é verdadeiro; que me faz esquecer da minha verdade? O que é puro? O que faço que não é amável? O que representa, tudo o que é de boa fama?
Talvez tenha fama de uma pessoa sentimental, que vive a chorar, à qual ninguém pode dizer nada, que se sensibiliza; se há um problema, todas as pessoas devem tomar cuidado ao falar consigo, pois a sua fama é de desespero, de gritar, “espernear”, de receber uma notícia e ficar alterada. A sua fama é de nervosa, de uma pessoa tímida… não sei! Olhe para a situação que está a viver, e compare com aquilo que você tem que ser.
Não estou aqui a dizer -lhe para que olhe para o problema e se culpe. Como uma menina me abordou e disse: “Eu não sinto necessidade do Espírito Santo, eu não tenho essa sede.” E eu disse-lhe: “Então você vai cuidar de si. Ouça os áudios novamente dos 21 Dias, comece tudo de novo e vá devagarinho. Esteja atenta a si própria…”
Amiga internauta, você tem que comparar o seu pensamento, que fala do seu ser e do seu coração. Lembra-se que o coração também tem pensamentos? Então procure ver, de acordo com o que pensa e pela forma como está a agir com as demais pessoas, porque a sua fama tem a ver com os seus relacionamentos.
“…se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
Se alguém tem um mau comportamento, testemunho, eu tenho que guardar a minha vida e observar o que é justo. Tirar proveito daquele mau testemunho ocupando o meu pensamento com o seguinte: “Eu tenho que ter cuidado com isto, pois ela caiu desta forma… tenho que ser amável, pois ele/ela não observava isto, etc.” Quer dizer, eu tenho de olhar para os problemas e os maus testemunhos de forma que eu vigie o meu próprio proceder.
Se há algo degradante, como uma preocupação… Por exemplo, no momento em que eu li aquele comentário, eu pensei: “Meu Deus, como eu gostaria de dar resposta a vários internautas… Eles falam comigo e eu não consigo responder-lhes.” Porque às vezes escrever não é suficiente. Eu quero falar, quero expressar… Inclusive comentei com o meu marido a respeito do mesmo.
Pensei: “Deus vai dar prover!” Os áudios têm-lhe dado respostas. Ouça direitinho. Este áudio, por exemplo, está a dar respostas a muitas coisas que está a viver.
Há uma outra questão: Quando se acusa, se compara, quer dizer que o seu pensamento não é o certo.
“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”
O que eu aprendi, recebi, ouvi e vi, eu tenho que praticar! Não posso ter conhecimento apenas e falar. Eu tenho que praticar! “E o Deus da paz será convosco…”. Está a ver? A dúvida, o medo, a inconstância, a insegurança, a timidez, esses conflitos e traumas, tudo isso vai virar “nada”, pois você aceita aprender, receber, ouvir e ver o que Deus faz e como Ele é, e você pratica. Então, minha amiga, vai ter paz e não a insegurança, medo e tristeza guardados dentro de si.
Faça o seu comentário, pois gostaria de saber um pouco de si. Você que nunca escreveu, participe aqui connosco. Eu quero ler!
Até amanhã. Aqui estaremos de volta.
Sónia (Rio Tinto)
Outubro 6, 2015 às 20:30
Realmente se a gente parar pra pensar, os nossos pensamentos são reflexo do que alimentamos o nosso interior… se não estivermos atentas e não contrariarmos, esse pensamento será como um cancro que começa com milimetros e vai alastrando! Quando a srª falou daquele problema que estava vivendo e sempre ia referindo (alimentando), lembrei que hoje se passou o mesmo comigo… dou graças a Deus que consegui me corrigir tempo de colher o fruto de alimentar o pensamento errado! Faço questão de partilhar : na empresa onde trabalho de momento sou a responsável da Segurança alimentar (Pivot HACCP), estavamos já 3/4 meses a aguardar uma auditoria surpresa e que por sinal não tem corrido muito bem nas ultimas filiais e toda a equipa aguardava que chegasse a nossa hora a qualquer momento. Normalmente sou eu que acompanho os auditores desde o inicio ao fim(de manhã até o final do dia). Hoje alterei a minha rotina de tarefas e comecei diferente(ainda bem porque fui exatamente direto a alguns pontos que tive oportunidade de corrigir no imediato. Depois retomei a minha rotina de tarefas e estava ainda a meio da 1ª, quando me alertaram que a auditoria tinha acabado de entrar… A minha colega aflita porque queria ter tudo certinho, mas não conseguiria se eu fosse embora; eu acabei de ajudar, mas confesso que o meu coraçao apertou. Apesar de saber que estava tudo bem da minha parte, queria confirmar alguns registos que não dependem, só de mim.Quando reparei estava já outra pessoa a acompanhar a auditoria, e eu a pensar, queria estar ali, e se não souberem como responder a alguma questão?Aí sempre que eu “apagava um fogo” de alguém, e me juntava á auditoria… lá vinha alguém chamar: ajuda a confirmar de tá tudo ok aqui no meu setor, por favor! Pelo meio os curiosos, iam perguntando como estava a correr e eu sem saber o que falar… eu também queria saber! Começou aquele pensamento a atacar de novo,” e se correr mal porque não sabem como abordar alguma questão?” Num momento em que atravessava uma das áreas que não estava ninguém, eu com os meus pensamentos: como é possível, eu a correr de um lado para o outro, com o coração apertado, e tou preocupado com o “saber do homem”em vez de apresentar este momento a Deus?! Na hora que raiva daqueles pensamentos, e mesmo sem parar atravessei toda a área pedindo perdão a Deus por tamanha “burrice”. Apresentei a Deus esse momento, vinham na minha mente trechos dos audios e em 1 minuto aproximei-me da auditoria e consegui acompanhar até o final. A auditoria que deveria durar todo o dia terminou em menos de metade do tempo. O objetivo que determinamos, foi não só alcançado como ultrapassado e ainda com os parabéns da auditora.
É na hora H que temos colocar em pratica, só conseguimos se estivermos ligadinhas com o Pai.
Paula
Outubro 6, 2015 às 20:24
A Paz Dona Viviane
Tudo bem?
Estou acompanhando todos os áudios desde o primeiro dia do jejum, não fiz nenhum comentário porque pensava comigo “são tantos comentários que a Viviane não perderia tempo lendo o meu, afinal ela é muito ocupada, e tem os compromissos e obrigações, não devo cobra-la de responder”… Mas estamos chegando ao final do Jejum e sempre a senhora pede para que comentemos o que Deus tem feito conosco, então resolvi deixar meu agradecimento!
Que Deus te honre a cada dia mais. Cada mensagem vem de encontro ao que Deus quer falar comigo, as minhas necessidades. Não tem sido fácil, sou batizada com o Espírito Santo e estou me entregando 100% a Deus. Essa última semana esta sendo a mais difícil, os pensamentos pecaminosos e de medo entram em confronto com a fé inteligente, a FÉ que crê que o amanha Deus proverá.
As vezes a vontade que dá é jogar tudo para o alto e ser mais um na multidão, mas não foi para isso que Deus nos chamou.
Gostaria de saber se a senhora já passou por momentos em que o primeiro pensamento é desistir, não prosseguir no chamado devido a tantas lutas espirituais. As guerras espirituais nos sugam de uma maneira que chegamos ao ponto de não mais saber o dia de amanha.
Estou assim, confiando na promessa de Deus. Sentindo que estou no centro da vontade dEle e que falta pouco, muito pouco para eu ver as promessas concretizando em minha vida. Mas e nesse curto espaço que as lutas espirituais tem me baqueado e me deixado com a sensação de não mais suportar.
Obrigada pelas mensagens! Obrigada pelo serviço para o Reino de Deus!
Deus abençoe!!
Te amo em Cristo
Beijos
Paula
Mikesya Leite
Outubro 6, 2015 às 20:09
Viviane suas mensagem tem me ajudado muito,não sabia do seu blog,mas tomei conhecimento tem uns quatro dia,olha eu estava como esta pessoa que vc comentou nesta mensagem,a poucos minutos estava pensando,Deus vai falar comigo e abri seu blog,esperei tanto este jejum,mas foi os dias mas dificil financeramente,não consegui me entregar como eu gostaria.
Rafaela
Outubro 6, 2015 às 20:05
Ola d. Viviane
Isso também está acontecendo comigo… Estou fazendo a oração errada, porque tenho me preocupado muito… Durante o jejum quero tanto que o meu amor por Deus cresça mais e mais pois sou muito grata por tudo o que ele fez por mim e é tão pouco o que eu tenho pra oferecer a Ele.
D. Viviane aconteceram coisas na minha vida nesses dias que eu nem acreditei, Ao ponto de de eu e minha família sermos pressionadas pelas circunstâncias. Eu quero deixar tudo isso pra lá… Como havia dito quero amar esse Deus, mais não quero ficar olhando para os problemas… Ore por mim. Desde já agradeço.
Juliana Reis
Outubro 6, 2015 às 20:05
Dona Viviane, boa tarde!
Seu áudio novamente me ajudando, o espirito santo é realmente magnifico.
Bom, este áudio me fez perceber que não devo dar atenção aos pensamentos errados que surgem em minha mente, ou seja, devo dar total importância aos pensamentos que agradam a Deus, e quando surgirem duvidas ou outros pensamentos errados, deverei usar o nome de Jesus e a minha fé para expulsar tal pensamento.
A senhora me fez relembrar também de um acontecimento; eu era bastante tímida, com isso o meu dia a dia era um tanto complicado, afinal se timidez fosse um comportamento bom iria ser fruto do espirito santo, não é mesmo? contudo, a minha timidez deixou de existir a partir do momento que Deus começou a fazer parte da minha vida.
JOSIANE OLIVEIRA de souza
Outubro 6, 2015 às 19:54
Olá D.Vivi.
Este audio falou muito comigo,estava a olhar com maus olhos algumas pessoas,olhava só os erros delas mas não estava atenta a mim. Olhar p mim é muito dificio mais estou lutando para se consertar.
Obrigada !!