16º Dia – Quando O adoramos de verdade?
- 25
- Jun
- 2014
“Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.” (Jo.4:19-21)
Aquela mulher samaritana estava preocupada com o lugar onde se adoraria a Deus. E, muitas pessoas, encontram-se na expectativa de chegar ao Templo, que está a ser construído em São Paulo, mas visando apenas o lugar, a beleza, a parte física. Quando, na verdade, a nossa intimidade com Deus não está ligada a nada físico, mas à Sua glória e à Sua presença.
Com certeza, será uma grande oportunidade para todos nós! Aqueles que se estão a preparar, não apenas para pisar aquele lugar, mas apresentando a vida, o sacrifício, a renúncia e entrega, em disposição para agradar a Deus, que estes vejam a glória d’Ele em suas vidas!
“Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.” (Jo.4:22)
Jesus estava a dizer-lhe que ela observava a parte física, e que, na realidade, a nossa intimidade com Deus, não tem apenas a ver com uma “consciência” em relação a Ele.
Quando é que você, esposa, começou a amar o seu marido? Foi quando casaram? Não! Mas quando errou, e percebeu o grande amor dele, porque acreditou em si e a perdoou. Não foi resultado de uma atração física, mas pelo que ele foi para si, no momento em que a aceitou, assumiu e ajudou a ultrapassar as suas limitações.
E é exatamente isso que acontece: Quando adoro a Deus, não é porque tenho consciência das maravilhas e sinais que Ele fez na minha vida, mas pelos erros que cometi, que revelaram o Seu infinito amor.
Foi no momento em que reconheci a minha condição de pecadora!
Muitas pessoas, na Igreja, no momento de buscar e louvar a Deus, expressam o que aprenderam, mas, na realidade, não é fisicamente que se aprende a louvar, mas de forma espiritual, onde reconhecemos Deus como nosso Salvador.
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (Jo.4:23)
Isto significa que há pessoas que O adoram na falsidade; não que o façam intencionalmente, mas porque não conhecem a Deus. Não se viram como pecadoras. E, se alguém não se vir desta forma, como vai adorar a Deus, como um “Pai”? Como O adorar, se não O conhecem?!
Estes são os verdadeiros adoradores; os que falam com o Pai, com Deus, em espírito e em verdade!
Em espírito, quer dizer que a sua mente está totalmente ligada a Ele. Aprecia-O pelo que Ele tem feito na sua vida e a glória que Ele tem manifestado por seu intermédio. As suas palavras são, de fato, o que está a acontecer dentro de si e o que sente em relação a Deus.
“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.” (Jo.4:24-30)
Se reparar, verá que a mulher ainda não reconhecia Jesus, mesmo Ele tendo-Se apresentando como Cristo. Experimentou apenas essa sensação, pelo fato de Jesus ter relatado a sua vida, e não por quem Ele era, na verdade.
Você deve conhecer a Deus, não pelo que Ele sabe a seu respeito, mas pelo que tem enxergado, a respeito de si mesma! E, então, reconhecer que as palavras d’Ele chegam até si, não apenas superficialmente, mas causando uma revolução no seu interior.
Quer algo mais com Deus? Então aprenda a olhar para quem tem sido! Desta forma, estará constantemente a vigiar.
Lembra-se, que está escrito na Palavra de Deus: “Vigiai e orai…”?! Há pessoas que oram muito, mas não vigiam a si mesmas, e não conseguem reparar que precisam de um Salvador e de preservar a sua salvação.
Muitos dizem-se batizados com o Espírito Santo e pensam-se excluídos de negar a Jesus e de cometer erros, de não precisarem mais vigiar a si mesmos. Quando, na realidade, o que nos faz aproximar de Deus e adorá-Lo, de fato e de verdade, com palavras sinceras, é quando estamos sempre atentas a nós mesmas.
Deixe aqui o seu comentário…
Tem adorado a Deus de verdade ou está apenas consciente a respeito do que tem ouvido falar d’Ele? Tem conseguido enxergar o Seu amor eterno e a Sua misericórdia?!
Talvez ainda se veja culpada, e tudo o que sente, é uma acusação que vem do diabo, e não de Deus.
Quando ouve a voz de Deus, “ouve” a Sua infinita magnitude e a Sua glória.
Todos os que estão a participar destes quarenta dias, aqui no Blog, gostaria que comentassem… Seja este o seu primeiro, ou último dia, mas, pelo menos, dê-me a conhecer o que se tem passado consigo.
Um grande abraço. Até amanhã!
Jéssica
Novembro 26, 2015 às 1:27
Estou percebendo que Deus não pode mostrar para mim Sua misericórdia porque não estou sendo sincera, falando com verdade sobre minha realidade, me expressando de formaque eu consiga expor tudo o que eu sinto e preciso .Decidi mudar minha forma de orar e falar com Ele, eu tenho certeza que Ele quer me ajudar, mas para isso eu preciso me expor para Ele.
Liliana
Setembro 15, 2015 às 18:59
É verdade, quando olhamos para dentro de nós e procuramos em nós aquilo que nos afasta de Deus e quando encontramos essas mesmas coisas vêmo-nos feias, sujas, necessitadas Dele e o buscamos de facto para que nos perdoe e Ele assim o faz. Se depois disso vier condenação e acusação ao nosso pensamento não é Deus e sim o diabo que gosta de nos lembras dos erros que cometemos no passado de modo a impedir-nos de continuarmos a entregar a Deus pois veremos que não merecemos nem buscá-lo.
Mas quando nós somos sinceras e mostramos para Deus que não queremos ser mais quem fomos Ele transforma-nos de dentro para fora. É isso que tem acontecido comigo ao longo desta quarentena!
Beijos
maria
Junho 30, 2015 às 0:38
mi relacion dios se quebro hace unos años atravez de las decisiones que yo elegi y mis actitudes me dejaron enganchada en cosas erradas, y fui cayendo y sin dar me cuenta hasta que perdi todo. ahora esta siendo dificil mirar hacia misma, dejar de ser de la forma que estoy siendo. esta siendo dificil pero no quiero mas empezar y no terminar, no quiero que me relacion con dios sea de a ratos. estoy decida a volver a el.
Camila
Junho 2, 2015 às 5:25
Eu me olhava superficialmente, mesmo para escrever um comentário não conseguia expressar bem com palavras pois não estava definida sobre o que acontecia dentro de mim. Agora eu vejo mais claramente, e sem medo de encarar meu próprio eu. Estou descobrindo manias, fantasmas, e antes eu acharia ruim acredita dn Vivi, eu ficaria brava e me esconderia, para ser sincera até abandonaria a quarentena. Mas estou tão feliz por poder ver, por Deus me mostrar, a cada dia me torno mais grata a Deus, pois Ele tem mostrado para mais de mim mesma, e assim estou enfrentando e mudando. A misericórdia de Deus é mesmo infinita.
Carol -CdA- Coimbra
Março 7, 2015 às 13:35
Bom dia sra. Viviane:
Agora estou mais directa na comunicação com as pessoas, pouco me importa se elas vai gostar de mim ou não.
Já naõ tou a procurar palavras bonitas para agradar a pessoa, óbvio com tacto . mas estou a aprender a respeitar-me ter o meu espaço bem vincado e não permitir que as pessoas se “estiquem” ,sendo mais clara absusam da confiança que se lhe é dada.
Sempre tive um principio uma coisa é receber ajuda e ajudar mas tudo tem que ser com conta, peso e medida.infelizmente e notorio que não posso “ser bom mas não bombom se não, comem-nos”.
Marcar bem os meus limites e deixar claro agora os limites até onde a pessoa pode ir sempre baseado no respeito e na Responsabilidade pessoal.
Confesso que eu era uma pessoa que dava muita confiança as pessoas, digamos que quem me conhece mesmo de verdade, portanto as pessoas que me são próximas sabem que eu perdia e me feria muito por causa disso.
Agora vejo me muito mais prudente e cautelosa, se eu não for cuidar de mim , quem cuidará?
Quando Se coloca o Senhor em primeiro lugar, nota se através do seu relato que tudo é acrescentado.
Sabe eu não quero ser mais uma criança na fé.ser madura .
ser madura +e muito bom faz me dar ao respeito e que os outros me respeitem e se metam no seu devido lugar tal como eu.
Deus a abençoe sra. Viviane, em nome do Sr. Jesus!
Glenda Costa
Janeiro 21, 2015 às 7:32
Bom dia dna Viviane
Hoje tive um problema que não estava conseguindo aceder a internet para ouvir a Quarentena, então orei, determinei e amarrei o mal, e por fim consegui acessar. Eu estava pedindo a Deus uma resposta e Ele me deu. Vi que estava muito concentrada no que eu teria que fazer e entregar para Deus e deixando de lado a parte de adora-Lo, de contempla-Lo em espírito e em verdade.