16º Dia – Quando O adoramos de verdade?
- 25
- Jun
- 2014
“Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.” (Jo.4:19-21)
Aquela mulher samaritana estava preocupada com o lugar onde se adoraria a Deus. E, muitas pessoas, encontram-se na expectativa de chegar ao Templo, que está a ser construído em São Paulo, mas visando apenas o lugar, a beleza, a parte física. Quando, na verdade, a nossa intimidade com Deus não está ligada a nada físico, mas à Sua glória e à Sua presença.
Com certeza, será uma grande oportunidade para todos nós! Aqueles que se estão a preparar, não apenas para pisar aquele lugar, mas apresentando a vida, o sacrifício, a renúncia e entrega, em disposição para agradar a Deus, que estes vejam a glória d’Ele em suas vidas!
“Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.” (Jo.4:22)
Jesus estava a dizer-lhe que ela observava a parte física, e que, na realidade, a nossa intimidade com Deus, não tem apenas a ver com uma “consciência” em relação a Ele.
Quando é que você, esposa, começou a amar o seu marido? Foi quando casaram? Não! Mas quando errou, e percebeu o grande amor dele, porque acreditou em si e a perdoou. Não foi resultado de uma atração física, mas pelo que ele foi para si, no momento em que a aceitou, assumiu e ajudou a ultrapassar as suas limitações.
E é exatamente isso que acontece: Quando adoro a Deus, não é porque tenho consciência das maravilhas e sinais que Ele fez na minha vida, mas pelos erros que cometi, que revelaram o Seu infinito amor.
Foi no momento em que reconheci a minha condição de pecadora!
Muitas pessoas, na Igreja, no momento de buscar e louvar a Deus, expressam o que aprenderam, mas, na realidade, não é fisicamente que se aprende a louvar, mas de forma espiritual, onde reconhecemos Deus como nosso Salvador.
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (Jo.4:23)
Isto significa que há pessoas que O adoram na falsidade; não que o façam intencionalmente, mas porque não conhecem a Deus. Não se viram como pecadoras. E, se alguém não se vir desta forma, como vai adorar a Deus, como um “Pai”? Como O adorar, se não O conhecem?!
Estes são os verdadeiros adoradores; os que falam com o Pai, com Deus, em espírito e em verdade!
Em espírito, quer dizer que a sua mente está totalmente ligada a Ele. Aprecia-O pelo que Ele tem feito na sua vida e a glória que Ele tem manifestado por seu intermédio. As suas palavras são, de fato, o que está a acontecer dentro de si e o que sente em relação a Deus.
“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.” (Jo.4:24-30)
Se reparar, verá que a mulher ainda não reconhecia Jesus, mesmo Ele tendo-Se apresentando como Cristo. Experimentou apenas essa sensação, pelo fato de Jesus ter relatado a sua vida, e não por quem Ele era, na verdade.
Você deve conhecer a Deus, não pelo que Ele sabe a seu respeito, mas pelo que tem enxergado, a respeito de si mesma! E, então, reconhecer que as palavras d’Ele chegam até si, não apenas superficialmente, mas causando uma revolução no seu interior.
Quer algo mais com Deus? Então aprenda a olhar para quem tem sido! Desta forma, estará constantemente a vigiar.
Lembra-se, que está escrito na Palavra de Deus: “Vigiai e orai…”?! Há pessoas que oram muito, mas não vigiam a si mesmas, e não conseguem reparar que precisam de um Salvador e de preservar a sua salvação.
Muitos dizem-se batizados com o Espírito Santo e pensam-se excluídos de negar a Jesus e de cometer erros, de não precisarem mais vigiar a si mesmos. Quando, na realidade, o que nos faz aproximar de Deus e adorá-Lo, de fato e de verdade, com palavras sinceras, é quando estamos sempre atentas a nós mesmas.
Deixe aqui o seu comentário…
Tem adorado a Deus de verdade ou está apenas consciente a respeito do que tem ouvido falar d’Ele? Tem conseguido enxergar o Seu amor eterno e a Sua misericórdia?!
Talvez ainda se veja culpada, e tudo o que sente, é uma acusação que vem do diabo, e não de Deus.
Quando ouve a voz de Deus, “ouve” a Sua infinita magnitude e a Sua glória.
Todos os que estão a participar destes quarenta dias, aqui no Blog, gostaria que comentassem… Seja este o seu primeiro, ou último dia, mas, pelo menos, dê-me a conhecer o que se tem passado consigo.
Um grande abraço. Até amanhã!
Fátima Figueiredo
Junho 26, 2014 às 8:09
Bom dia Dona Viviane
Como é grande o nosso Deus, todos estes estudos que estamos a fazer está a ajudar-me muito a entender quem é Deus de verdade e principalmente quem sou eu e aprender a adora-lo cada dia mais em Espirito e em Verdade
Cristiane Verzutti
Junho 26, 2014 às 8:07
Adorar – Passei adorar-lo quando passei a crer.
Entendi isso quando passei a crer no momento em Ele jamais não lançaria fora, no momento em que nem eu mesmo acreditava mais em mim…
Passei a conhece-lo quando fui até Ele… O adorei confessando os meus pecados.
E hoje só consigo adora-lo quando busco me ver todos os dias como estou diante Dele.
Maria
Junho 26, 2014 às 7:43
Bom dia D. viviane
Ontem não tive a oportunidade de escrever aqui. Como sempre tenho aqui uma palavra que amadurece o meu espirito diariamente.
Este post particularmente ensinou-me a mudar o rumo das minhas orações. Normalmente oramos a agradecer ou a pedir, não rasgamos o nosso coração e a sinceridade que muitas vezes faltas nas palavras, Jesus conhece a que vai no coração, e so esta a espera que falemos.
Aprendi a ser sincera primeiro nas minhas orações e não me preocupar com as palavras bonitas que saem. Não sao as palavras bonitas que vão garantir a minha salvação e sim a minha sinceridade de coração.
Deus a abençoe
Maria
Laura
Junho 26, 2014 às 6:43
Yo deseo tanto señora viviane, tener esa comunicacion, esa intimidad que la señora tiene con el Salvador, porque cada vez que yo escucho sus audios sus palabras transmiten vida y una verdadera comunicacion con Dios, cuando yo escucho cada audio yo siempre pienso, la Sra. Viviane verdaderamente es amiga de Dios y camina junto con El.
Y es lo que yo mas deseo, le confieso que esta campaña tanto como este ayuno de Jesus, lo estoy tomando con todas mis fuerzas, se que tal vez usted no lea este comentario mio, porque tiene millones de comentarios que leer, mas Dios sabe que me ah costado y aveces no encuentro el porque, pero para ser sincera cada dia que pasa me renuevo y me siento aunque sea un poquito mas cerca de Dios, cada vez mas.
Mas la verdad señora aveces yo veo esa comunión,esa intimidad INALCANZABLE para mí, mas yo no desistire, sere como Jacob, no lo dejare ir hasta que me bendiga, y la bendicion que quiero, es ser amiga de El tanto cuanto lo es usted o lo fue David.
Juciene Mota
Junho 26, 2014 às 6:40
Olá querida Viviane.
Eu me lembro que até um tempo atrás, eu achava que Adorava a Deus de verdade, por vezes me cheguei e falei com Ele de uma maneira mecânica pedindo perdão pelos meus pecados e falhas, hoje eu vejo que era algo inconsciente pois para me era o suficiente eu achava que Deus sabia que eu não era perfeita.
Até que um dia eu vi e reconheci o meu real estado, de uma pecadora, quando eu reconheci o meu verdadeiro estado eu me senti amada, protegida,sendo cuidada por Deus, eu me senti mas próxima Dele, mas íntima.
Hoje eu posso falar que eu O Adoro de Verdade, pois quando eu vou a Ele, é em Espírito e Verdade, não existe reservas, hoje eu O contemplo e reconheço Ele é o meu Salvador.
Um abraço!!!
Simone Britto
Junho 26, 2014 às 6:17
#VivilindAA..
Como você esta me ajudandoo…Senhorrrrrrr rs..
Louvo a Deus por sua vida..
e por ser esse Ser Humano Incrivellll que vc é…
Todosss os Audios tem sido de grande valor e importancia para mim…
Cheguei na Iurd a quatro anos..e enfrentei um deserto muitoo grande,,
Tive panico,terror noturno fui vitima de trabalhos ,tive problemas financeiros,sentimental tuo nessa mesma epoca..
Deus salvou a minha alma..
e sinto que depois que passou o Tsuname agora Deus astá colocando a casa (ser)em ordem..
Hoje posso dizer que adoro ao meu Senhor Em espirito e em verdade…pois só eu sei do que passei,e do amorrr e cuidado que Jesus teve comigo,paciência tambem porque sempre fui muito #TEIMOSA e imediatista..;) não foi facil para mim..e para Deus também rs..Mas ele me perdoou e me fez enxergar e vencer muitas coisas que se eu não tivesse sacrificado ,uma tragedia poderia ter acontecido comigo e com minha familia pela qual eu lutei e luto (Até o fim)
Hoje sei agradecer de verdade ,hoje tenho razoes eternas para isso…
Sempre gostei de cantar para Deus…
quando criança cantava em um coral da Igreja…(Amavaa)só que a minha adoração hoje é muito bem entendida ,definida e Profunda …
Consigo enxergar o meu pai e seus cuidados nos minimos detalhes,como ele é lindoo…
até quando me deixa achar que estou sozinha rs…eu o amo…:)
amooo…de todo meu Ser…Só Deus sabe ..;)
Amo vc e o Bispo Julio também…:)