16º Dia : O que andas pensando?
- 5
- Out
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco. Hoje já é o 16º Dia do Jejum. Faltam poucos dias para terminar este propósito. Mas não precisa termina-lo, se ainda não alcançou o que pretende com este Jejum.
Hoje a pergunta é a seguinte: “O que andas pensando?”
Acompanhe comigo o livro de Deuteronómio, capítulo 15, versículo 9:
“Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração, nem digas: Está próximo o sétimo ano, o ano da remissão, de sorte que os teus olhos sejam malignos para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada, e ele clame contra ti ao SENHOR, e haja em ti pecado.
Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o SENHOR, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes.
Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.”
(Deuteronômio 15:9-11)
Veja que, no inicio do versículo, diz para guardar-se do pensamento vil, quer dizer, um pensamento ordinário, mesquinho, de falta de consideração no seu coração!
Lembra-se que no 1º Dia do Jejum, falámos sobre o coração?! De como ele é, e o que tem mente… Veja só, pensamento no coração! É a sua alma, é o ser que nutre dentro de si, então tem que guardar-se, para que não haja esse pensamento mesquinho, ordinário, de falta de consideração.
“…nem digas: Está próximo o sétimo ano, o ano da remissão…” (Deuteronômio 15:9)
No sétimo ano, eles tinham que dar algo ao “irmão”, ao necessitado. Veja o seguinte: Isto é no Antigo Testamento, na época da lei.
“…Está próximo o sétimo ano, o ano da remissão, de sorte que os teus olhos sejam malignos para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada, e ele clame contra ti ao SENHOR, e haja em ti pecado.” (Deuteronômio 15:9)
Quem é este pobre? Não é somente aquela pessoa que não tem condições financeiras… Quando se fala em “pobre”, é o necessitado, e quem não é necessitado nesta vida? Todos nós! E questiona-me: “Como Viviane?” Todos nós precisamos uns dos outros, precisamos de pessoas que estejam a servir-nos e também outras que necessitamos servir. Por exemplo, você que é uma empregada doméstica, não pense que como tem menos condições que o seu patrão, que é a pobre e a necessitada, ele tem que ser benéfico para si. Não, não é isso! Tanto o patrão quanto o empregado ou funcionário têm as suas necessidades. O patrão precisa ser atendido, servido pelo seu funcionário, e este tem a sua necessidade económica, do seu tempo, do seu dia livre ou dia de descanso… Cada um tem a sua necessidade!
Quando refere que na época, no ano da remissão, a pessoa tinha que dar algo para o mais necessitado, era uma lei no sétimo ano. E às vezes, vê assim a lei de Deus: “Olhe, você tem que perdoar…”, “tem que ser sincera…”, “tem que olhar com bons olhos”.
E olha com maus olhos e diz: “Está bem… vou olhar com bons olhos”, “está bem… Vou perdoar… perdoa-me tá? Perdoa-me, desculpe se fiz alguma coisa…” Mas aqui diz:
“…de sorte que os teus olhos sejam malignos para com teu irmão pobre…” (Deuteronômio 15:9)
Ou seja, que errou consigo.
“…e não lhe dês nada, e ele clame contra ti ao SENHOR, e haja em ti pecado.” (Deuteronômio 15:9)
Se comete um erro, se não há consideração da sua parte para comigo, ou vice-versa, e eu clame a Deus, vai haver um pecado, uma injustiça! Imagine, você sobrecarregar-me ou eu sobrecarrega-la, de forma que não haja nenhuma compaixão, consideração para com o próximo. Não é porque sou patrão ou porque sou empregado que não tenho que ter consideração, ambas as partes têm que tê-la.
“Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o SENHOR, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes.” (Deuteronômio 15:10)
Às vezes a pessoa comete o seguinte erro: “Eu vou cumprir!” Mas “cumpre” de forma negativa, de coração maligno, com pensamento vil, mesquinho… E diz: “Se ela não fez isso comigo, então também não vou fazer!” A querer pagar o mal com o mal. E Deus diz “Tem que fazer de bom grado.” Quando for perdoar, tem que fazê-lo porque existe uma necessidade, e não por uma obrigação! Porque chegou o sétimo ano ou porque Deus fala que tem que pedir perdão… E continua com esse rancor, com essa memória não a apaga, não se esquece, faz a sua vida difícil, não considera; é “mão de vaca” e diz: “Se ela não emprestou, não deu, então eu também não vou dar… Tem que entender!” Isso é pensamento vil!
Minha amiga internauta, seja você quem for, pensamento vil, ordinário, mesquinho, pode vir a qualquer pessoa, batizada com o Espírito Santo ou não.
Por isso o alerta: “Guarda-te não haja pensamento vil” Nós temos que guardar porque Jesus disse que bom é o Pai, nós não somos bons… Bom é Deus!
Entenda de uma vez por todas, que não é a boazinha, que tem toda a razão, que tudo o que pensa, sente, está certa… Não! Pelo contrário! Tem sempre que estar “desconfiada” de si própria. Porquê? Porque já pensou, sentiu, já falou o que não deveria! Só o facto de pensar e alimentar aquele pensamento, que não errou porque não está a fazer nada! Está a errar sim! Porque está a alimentar e a agir de forma errada!
Por isso é que Deus diz:
“Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o SENHOR, teu Deus…” (Deuteronômio 15:10)
Vai abençoa-la, porque guardou o seu coração de ter esse pensamento vil.
“…em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes.” (Deuteronômio 15:10)
Deus vai abençoar toda a sua obra. Talvez esteja a passar por um problema económico, por situações difíceis, e às vezes, não é bem sucedida porque tem esse pensamento vil… pode nem ser em relação ao seu patrão ou ao seu trabalho, mas um pensamento vil até nas suas ofertas para com Deus e nos desafios para com Ele. E pensa: “Vê eu dou a minha oferta, o meu tudo e depois não sou abençoada!” O que tem que dar não é por uma imposição, quando existe sacrifício, tem que existir livremente, porque vê que precisa fazer aquilo! É você que reconhece que tem que dar, que o seu pensamento está a ser vil, que tem que se guardar e dizer: “Está amarrado esse pensamento! Porque eu dei a oferta, sacrifiquei e estou com esse pensamento? Está amarrado! Não vou contaminar-me! Fiz isso de livre e espontânea vontade e não vou contaminar o meu sacrifício!” E é verdade. Quando a pessoa faz de livre e espontânea vontade, não vem esse pensamento: “Ah… eu dei, estão a roubar-me, são maus, aproveitam-se da boa intenção do nosso coração, etc. etc. etc…” É justamente na parte de dar que vem o pensamento vil, mesquinho, de falta de consideração, de entrega, de reconhecimento… Olhe aí uma falha forte! O facto de dar por necessitar… Quando dá a sua oferta, o seu sacrifício, o que está a fazer? Está a dar para outras pessoas serem salvas! Essa é a realidade! Mas muitas ficam com o pensamento vil, e pensam que vai para o nosso bolso, o nosso bem estar…
Internauta, veja o que pensa, olhe esse coração! Porque esse pensamento vil, vem do seu coração.
“Pois nunca deixará de haver pobres na terra…” (Deuteronômio 15:11)
Nunca vai deixar de ter necessidades…
“…por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.” (Deuteronômio 15:11)
Todos nós temos que dar de livre e espontânea vontade, sem imposição, nem por obrigação, nem a sentir-se mal porque o Pastor está a pedir, nem porque a pessoa está a necessitar e tenho que fazer porque me pediram para fazê-lo. Não! Tenho que fazer porque eu preciso, e tenho que abrir mão para deixar de ser egoísta.
Espero que este post a tenha ajudado. Se ajudou, conte o motivo!
Estou a aguardar o seu comentário e vou ficar muito feliz com a sua sinceridade.
Um grande abraço para si. Amanhã estaremos de volta!
Gisilene-Sao Vicente
Outubro 6, 2015 às 20:39
Não devo viver dentro da igreja por um costume, fazer por um hábito. Quando sei o mandamento mas não coloco em pratica torno a palavra de Deus invalida na minha vida. Um exemplo disso é como me comporto com meus país, honra-lis e o mesmo que honrar a Deus, não só de boca mas sacrificar, respeitando-os mesmo quando eles não estão certos, não é fácil mas é o certo a fazer é isso agrada a Deus.
Carolina Santos
Outubro 6, 2015 às 19:51
Boa tarde, realmente se eu estiver sensível/atenta a mim mesma vou conseguir distinguir que tipo de pensamentos tenho tido, e se agradam ou não a Deus, para que até aí (algo que ninguém vê, mas Deus sabe) eu possa agradar a Deus.
Aprender a separar os pensamentos bons dos maus.
Obrigada, por esse ensinamento!
Joana Pinho
Outubro 6, 2015 às 19:28
Boa Tarde,
Este áudio chamou-me a atenção de que a todas nós vêm os pensamentos vis, maus, negativos.. mas aí é que eu tenho que usar a minha autoridade e dominar esses pensamentos e não deixar me ser dominada por eles.
E foi aí que eu identifiquei que eu tenho errado, eu não usava a autoridade que eu tinha em minhas mãos. Então é isso que farei, estarei atenta para não mais viver dominada por esses pensamentos, mas domina-los, usar a minha autoridade.
Obrigada por mais um áudio.
Kate aguilera-Valencia-España
Outubro 6, 2015 às 19:27
Buenas tardes Sr.Viviane..!! Muchas gracias por los #Audios a mi personalmente me esta ayudando mucho…!! Estoy descubriendo muchisimas cosas que yo estaba haciendo mal y que estaban guardadas en el fondo. . . de mi interior pero bien guardados como si estuviera en una caja fuerte? fue difícil pero no imposible Como usted bien dijo al principio del ajuno mismo sobre el Corazón? usted toco hay como si estuviera tocando mi llaga.. Yo era una Joven Sentimental y muy peeero Muy nerviosa uuuh No sabe cuanto como también al principio del ajuno dijo que perverso el corazón sobre todas las cosas también lo fui escutando a lo largo del ajuno lo EH escutado varias veces y era #Dios mismo me mostrándome y hablando atravez de los audios y también a través del pastor o del obispo macedo para yo tomar una actitud y poder ponerlo en práctica… Yoo yoo personalmente yo veía con malos ojos?a todo que tenia que ver con Dios a los sacrificios, los diezmos, las ofrendas,etc. Pedí también perdón a Dios por blasfemar y por enfadarme con el por ser infantil en la FE Ahora esos pensamientos malos mezquinos ja no los tengo se fueron de mi cabeza?.Ahora tengo un gran TEMOR dentro mio que no se como explicarlo… Y estoy tomando las cosas de Dios súper enserio… Esta semana estoy recomençando todo de nuevo poniendo todas mi fuerzas??por que tengo certeza ?que la #Victoria sera mayor. Y también alo largo de mi ajuno yo reconozco que yo Kate pedí perdón por pedir por cumplir yo sabía que yo NO era sincera y que eso seguía dentro mio.Hasta que comprendí que es algo que yo Realmente nececesitaba pedir perdón para poder sacarme todo lo que estaba guardando en mi interior. Yo como bien dije dije a Dios que me mostrara lo que me estaba haciendo daño y el me fue mostrando a través de palabras en las reuniones o de audios pero yo estaba haciendo de oídos sordos,yo decia Dios pero si yo lo hice pero hay estuvo y siguió hablando en mi interior aun mas fuerte diciendo Kate aun No lo hiciste HAZLO . Yo pensaba Que no #Yo no lo lograría perdonar a aquellas personas que de alguna forma destruyeron mi infancia mis sueños eso ni yo misma misma no conseguía perdonarmee sentía sucia.. Me sentía súper cargada como si yo tuviera un equipo de pesas como en el gimnasio eso yo sentia dentro mio Yo solo le pedía a DIOS que me diera fuerza y valentía para yo poder arrancar tudo ese gran dolor que estaba también en mi alma mi pasado oscuro… Yo comprendí que yo no podía mas estar así con tudo eso y mi alma podrida por dentro yo reconocí que necesitaba fui humilde y me fui a los pies de Dios ahora me siento feliz conmigo misma me quiero me valoro como mujer salieron los equipos de pesas salió tudo eso podrido dentro mio ahora veo con buenos ojos la cosas de mi Dios que me abrio los ojos? nunca se dio por vencido conmigo y eso también lo are yo con el Gracias a el comprendí muchas cosas buenas y gracias a usted señora viviane que el hablo atravez de usted también gracias a las personas que también Me orientaron que tengan una óptima noche..!!!?????
Inês Santos - SJ Madeira
Outubro 6, 2015 às 18:01
Sim ajudou muito . Já me aconteceu situações em que pessoas estavam magoadas comigo e eu sem saber . naquele momento , não por imposição mas por necessidade, eu fui falar com elas e esclarecer as coisas . esse post abriu os meus olhos , pois tem vezes que nós achamos que estamos certos e não estamos , devo vigiar bem as minhas atitudes .
Angela
Outubro 6, 2015 às 15:58
D. Viviane tinha este pensamento vil nas oferta e dizimo só via como dinheiro ! Mais esta palavra que a Sra disse eu ouvi do Bispo Macedo e me despertou ou melhor acordei . Quando dá a sua oferta, o seu sacrifício, o que está a fazer? Está a dar para outras pessoas serem salvas! Essa é a realidade! Mas muitas ficam com o pensamento vil, e pensam que vai para o nosso bolso, o nosso bem estar…comecei ver como meu próprio sangue para salvar outras almas..