15º Dia – O que Ele tem para lhe oferecer?
- 24
- Jun
- 2014
“Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” (Jo.4:7)
Amiga internauta, preste atenção! A mulher samaritana fazia parte de um povo que não se dava com os judeus, e Jesus pediu-lhe para Lhe dar de beber.
Veja que o Senhor Jesus não tem vergonha de pedir, não é orgulhoso. E, quando Ele pede, é algo passageiro, como “água”.
Tudo o que Lhe possamos oferecer, passa… Por exemplo, se eu pegar todos os meus pertences e depositar no Altar, junto com toda a minha vida, na realidade, pode ser um sacrifício enorme, porque eu preciso daquilo para me alimentar, viver e suprir as minhas necessidades. Mas, quando eu o faço, coloco-me nas mãos d’Ele, e não das minhas necessidades.
O que considero como “porto seguro”, pode dar-me segurança, até certo ponto, mas não por toda a vida; não me dá respostas aos conflitos internos que atravesso.
“Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?” (Jo.4:7-9)
Se você soubesse que aquilo que Ele lhe pede, é inferior ao que Ele tem para lhe dar… E não é apenas uma vida sentimental realizada, a vida financeira estabilizada, ou as necessidades físicas supridas, mas suprindo a sua necessidade eterna!
Quantas vezes você teve tudo, em suas mãos e, no fim, sofria por não ter vida?!
“Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” (Jo.4:10)
Por vezes, a pessoa está tão cheia de preocupações pelas necessidades físicas, que a sua cabeça, pensamentos, estão constantemente nessas áreas, não compreendendo que o que Deus lhe quer dar é uma resposta e uma direção para toda a vida!
“Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede…” (Jo.4:11-13)
Você quer preencher várias áreas da sua vida, que são necessidades, e não está errado querer supri-las, mas quando as prioriza, não está a desejar a água da vida.
Estamos aqui para lhe transmitir justamente essa água, a mesma que temos recebido de Deus! A água que nos faz dependente de Deus e independentes das circunstâncias.
Eu também passo por necessidades, problemas… se lhe contasse as minhas experiências, você ficaria de “boca aberta” com tantos conflitos. Mas eu venci! Porque tenho essa água da vida. Assim, existe resposta, direção, discernimento, no momento em que as emoções me tentam “levar”, eu dou um basta! Isto é o poder que o Espírito Santo nos oferece.
Não sou perfeita, mas Ele deu-me poder para discernir entre o certo e o errado, e em encontrar respostas, quando ninguém está a dizer nada. Encontro refúgio e certeza no meu diálogo com Deus. Ouço a Sua voz!
E esta água, você pode ter!
“…aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede…” (Jo.4:14)
Pergunto-lhe: Que água está a buscar? Quais são as suas preocupações e o que tem lutado para beber? É a “água” da vida sentimental realizada, a “água” das suas necessidades ou a “água” da vida?
Se realmente quer a água da vida, então vai revelar com as suas atitudes, e não apenas com as suas orações: Se nutre a Palavra de Deus nos seus pensamentos, então está interessada na água da vida, mas se alimenta a sua preocupação, então está mais interessada com a “água” que a fará novamente ter sede.
“… pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (Jo.4:15)
Você encontra respostas aqui no Blog, como uma fonte, com a direção para a vida eterna, e isso porque busquei e recebi da água da vida. E continuo atenta a mim mesma, revelando sede, e enxergando as minhas imperfeições.
“Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” (Jo.4:15-18)
Deus não dá a água da vida para quem quer, mas para quem é verdadeiro, transparente…
Quando é transparente, consegue encontrar a água da vida, porque expõe, diz a verdade, sem vergonha.
Enquanto a mulher só tratava do poço de Jacó, da água, enquanto observava superficialmente a situação, não estava, de fato, a resolver o seu problema interior. Se ela entendesse isso, jamais falaria de coisas superficiais.
Amiga internauta, vai provar para si mesma, se a sua oração é emotiva, ou na fé inteligente:
Quando é emotiva, fica igual! Mas quando é inteligente e expõe de forma racional, invalidando as suas emoções e valorizando a sua crença, então, no seu dia-a-dia, como algo natural, vai odiar o pecado. E o que é o pecado? Tudo o que é injusto para Deus; tudo o que a torna fraca. O pecado é o que a faz ficar “mole” e impede-a de nutrir uma fé pura e sincera.
Se agir com a fé inteligente, sendo transparente, verá resultados. Será como um “leão”!
O que você tem a dizer? Deixe os seus comentários!
Cristina Tarter - Alemanha
Junho 24, 2014 às 9:52
O que me chamou a atenção e o fato de que ” Eu preciso ” e não e o Sr Jesus que precisa , mesmo assim Ele pede porque quer fazer algo muito maior! E nem se compara ao que eu tenho para oferece-Lo … Eu saio daqui avaliando para a minha vida : o que tem sido a minha prioridade neste momento? O que eu tenho priorizado, e realmente e o que Ele quer de mim? Vou buscar isso quero uma resposta pois estou determinada provocar com Deus está revolução dentro de mim nesta quarentena.
Obrig 😉
Andrea viana povoa de varzim
Junho 24, 2014 às 9:47
Olá D, Viviane, como lhe compreendo tudo que está a falar, também tive muitos conflitos dentro de mim, passou-se algo na minha vida que me deixou marcas tão per-fundas, uma vergonha tão grande e dor, que foi isso que me fezes conhecer a igreja, mas quis esconder essa vergonha que estava dentro de mim, com o passar do tempo vi que eu tinha que ser sincera comigo mesma, pois já estava sete anos e ainda não estava liberta, a minha frustração era muito grande, mesmo sendo dizimista e ofertante e também santificante nada corria bem na minha vida.
Não queria mexer na dor que estava no meu peito, não queria falar sobre esse assunto , simplesmente estava ali guardado, era algo que o diabo tinha poder sobre mim,ele dominava-me por causa disso.
Mas quando falei para Deus dessa dor e vergonha que tinha manchado toda minha vida, Ele simplesmente me perdoou, e me fez me perdoar a mim mesma, olha nunca mais eu foi a mesma, foi um estalar de dedos o meu Encontro com Deus,,, que dia, entendo plenamente podo que esta a falar.
posso também afirmar quem não a nascida de Deus muita coisa que fala , as pessoas não consegue entender, passei por isso , sei bem o que falo,.
Só sei que quando somos sinceras com o nosso Pai , tudo muda, mesmo de agua para o vinha, não há comparação…
Obrigado d. Viviane por suas experiências….
Edilene Silvestre-Lisboa
Junho 24, 2014 às 9:30
Olá D. Vivi
Aquele que deixa tudo que é passageiro em busca da água viva, passa a ter vida, e vida com Ele.
Quando estamos sensíveis a voz de Deus, ouvimos o que ele nos pedi.
Este áudio que traz vida tem ajudado muito, obrigada e bjnhoss.
Até amanhã .
M.ª Teresa Paulo
Junho 24, 2014 às 9:18
Bom dia querida D. Vivi,
Eu só desejo muito beber a água da vida eterna quando eu olho para dentro de mim e me vejo sedenta dela, totalmente dependente dela para viver!
Isso acontece quando eu sou verdadeira comigo mesma e principalmente com Deus em reconhecer a minha condição de sujeição total à Sua Voz!
Só assim extrairei a vida eterna da água que eu permito que o Senhor Jesus me dê! Sim porque Ele quer dar a todos mas cada um recebe na medida da sua sede!
Eu até posso dizer que priorizo a minha salvação mas é muito importante avaliar a minha condição pois inconscientemente posso estar a priorizar uma necessidade física!
Quando eu atendo á Sua orientação:
“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33
A minha vida mostra quem eu priorizo, pois se Deus está em primeiro lugar na minha vida eu sou Sua testemunha.
Eu vivo o que priorizo, eu bebo verdadeiramente a Sua água que é o Seu Espírito Santo e sou uma fonte que jorra água viva, porque entrego nas Suas Mãos todas as minhas necessidades físicas e confio, eu vivo pois permito-me ser dirigida por Ele em tudo, tenho uma comunhão permanente com Ele que me dá plena segurança.
Assim, sou intolerante ao pecado, a tudo o que contamina a minha intimidade com Deus.
Continua aqui a grande importância de eu sempre me vigiar, me policiar, me avaliar ser sincera e sempre consciente de qual tem sido a minha prioridade.
Muito obrigada pelo carinho!
Beijinhos
Givanilde /Setúbal 2
Junho 24, 2014 às 9:14
Olá D. Vivi essa quarentena está me abençoando muitíssimo. Essa meditação de hoje me fez mais uma vez refletir no que ainda estou apegada e Jesus está me pedindo. Tenho que ver as necessidades que estão no meu interior (meu poço) sendo transparente com Deus em minhas orações. Não posso viver uma vida superficial com Deus, mas dar sim tudo aquilo que Ele pede.Quando estou atenta a mim mesma mostro para Deus que tenho sede em obedecer a sua vontade e não a minha.
Deus abençoe a senhora mais e mais.
Bjs
Hedite Kincardeth
Junho 24, 2014 às 9:10
Bom dia, Dona Viviane.
Hoje eu percebi que quanto eu tenho sido egoísta com as minhas necessidades fisícas. Que apenas tenho olhado para aquilo que tem faltado na minha vida e tenho deixado de priorizar a água viva. Que as minhas orações eram emotivas é vazias.
Mas eu quero ser essa fonte água viva jorre em minha vida. Mas eu sei também que devo ser transparente e sincera nas minhas palavras e atitudes.
Beijos.
Hedite Kincardeth ( Moçambique).