13º Dia : Quando é que o coração está longe de Deus?
- 2
- Out
- 2015
Olá a todos os que participam neste Jejum dos 21 Dias!
Hoje já é o 13º Dia e a pergunta de hoje é: “Quando é que o coração está longe de Deus?”
Acompanhe comigo no livro de Mateus, capítulo 15, versículo 7:
“Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei:
não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”
(Mateus 15:7-11)
Internauta, quem são os hipócritas? O hipócrita é alguém que sabe responder, interpretar a lei, sabe “camuflar”, ou seja, dar uma certa aparência para ocultar o que está dentro de si. Finge que não vê, que não ouve, que não sente… Esse é o hipócrita!
Jesus quando diz:
“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
(Mateus 15:8)
Muitos estão nestes 21 Dias, mas com o coração longe de Deus! Falam com Deus assim, por exemplo: “Ah Deus… O Senhor é tudo para mim! Amo-te, adoro-te, batiza-me com o Espírito Santo…” Parece até que estão a fazer uma canção quando oram… Aparentemente parece uma honra para Deus; que são gratos e que realmente reconhecem a Sua Soberania. Mas na realidade, o seu coração está longe! E como posso dizer isso? Como é que os lábios dizem uma coisa e o coração está longe?! É que a sua alma, a sua mente, donde vêm os seus pensamentos, os seus desejos, não estão ali em Deus. E a verdade é que você nem se esvazia… Nem se conhece! Não fala quem está a ser, não refere a sua injustiça! Apenas elogia, elogia e elogia a Deus… Diz que Ele é tudo, é maravilhoso, Soberano, que é o seu refúgio, a sua fortaleza…
Desculpe internauta, e membro que acompanha este post no meu Blog, mas eu já ouvi várias pessoas falarem com Deus, que me agoniavam! E estavam na igreja!
E pergunta-me: “Mas Viviane, como é que pode ficar agoniada com uma pessoa que louva e fala com Deus?” Fico agoniada, porque é exatamente o que está escrito:
“Este povo honra-me com os lábios…” (Mateus 15:8)
E como é que sei que honram com os lábios, mas o seu coração está longe de Deus? É pela forma como falam, como se expressam, não há verdade… Quando vou dizer alguma coisa ao meu marido, ou a alguém, alguma verdade, eu não sou superficial! Não digo: “Você é tudo para mim Júlio… é soberano, é isso, é aquilo…” Enquanto primeiro não reconheço o meu estado. Para eu chegar e dizer: “Júlio, Mimiu, eu amo-te! Mimiu, você é tão lindo! Tão caprichoso… É tão linda a sua forma de ser!” De que forma falo? Falo a pensar, reconheço o trato que ele me dá. Vejo o seu trato e quem eu sou… E diante disso, quando elogio é verdadeiro. Mas quando, no fundo, no fundo… Não existe isso dentro de si, não é o seu natural. E acaba por elogiar aquilo que não é natural em si, quando o vê-lo em outra pessoa.
Agora imagine Deus! Eu posso ler Salmos e falar exatamente, as mesmas palavras do rei David, para Ele. Mas não quer dizer, que eu esteja a honrar a Deus… Honro-O, quando existe sinceridade da minha parte, reconhecimento! Muitos fazem este tipo de oração, de louvor a Deus, mas está longe o seu coração! Pode questionar-me: “O que é quer dizer com isso, Viviane? Que o coração está longe… Quando eu estou a falar com Deus, a buscar palavras para agradecer-Lhe, para encher-me do Espírito Santo…” Não é a falar palavras bonitas, mas esvaziar-se! Veja o que Ele fala:
“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”
(Mateus 15:9)
Tem muitas esposas de Pastores, obreiras, Pastores até… Membros, evangelistas, pessoas do grupo jovem, que ficam a falar: “Oh Deus eu amo-te…” E falam para as outras pessoas com boca cheia! Ensinam e falam “Tem que guardar o seu coração…” As palavras daquela pessoa, desculpe me dizer, mas dá ansia de vómito… Porquê?! Porque são palavras religiosas, é a própria palavra de Deus que ela usa, mas de uma forma sistemática… Não está próxima de Deus! E a prova? É como ela vive a fé e como é com Deus! Não se sente injusta com as suas imperfeições, às vezes, nem sabe quais são as suas injustiças… Acha-se perfeita, uma boa pessoa, sente-se “invadida” quando alguém lhe fala das suas imperfeições. Ensinam doutrinas mas estão longe de Deus!
“E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei…”
(Mateus 15:10)
Não tem que ter o conhecimento, internauta! Não estamos a falar aqui, para que saiba manejar bem a palavra de Deus, de ser “poderosa” com ela e que as pessoas se lhe submetam, porque você sabe interpretar palavra Dele. Não estamos a falar disso! Falamos aqui para ouvir e entender! Quem entende, pratica, enxerga-se, olha para si! “Ouve e entende…” Quer dizer, não é para ninguém, é para mim! A palavra de Deus é para mim!
“…não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”
(Mateus 15:11)
Diz para Deus: “O Senhor é maravilhoso! É o meu refúgio, eis-me aqui! Toma a minha vida.” Depois dessa oração, acabou aquele momento de emoção do fundo musical… Esquece tudo, até de Deus! Vem os seus sentimentos e esquece se, que tem que olhar com bons olhos, que tem que guardar a sua alma, que tem que vigiar os seus pensamentos… Esquece!! Olha para a outra pessoa e diz: “Você que tem que mudar!” Uma coisa fala para Deus, ensina para as pessoas e outra coisa é como ela é como pessoa!
Realmente, minha amiga internauta, vamos dizer aqui seriamente… Imagine que seja uma amante, uma “prostituta”, desculpe dizer assim, mas imagine-se na “pouse” de uma “prostituta”, que fica a fazer cenas de prazer e vem a iludir o seu cliente, para que possa ganhar mais dinheiro com isso. Há muitas pessoas que fazem isso! Querem iludir a Deus! Com cenas, com palavras, com “blá, blá, blá”, quando na realidade vive uma vida distante… Se realmente quer mudar, então vai ter que largar a prostituição, a sua vida, pois é você que faz isso, que se converte. Não é Deus que faz isso! Não é Ele que lhe “toca” para que se converta. O Espírito Santo convence, mas cabe a si tomar a atitude! Tem que se esmerar ouvir e entender.
Por isso, que dá ansia de vómito, desculpe mas é a verdade! Acontece isso, quando vejo palavras, que não são verdadeiras. Questiona-me: “Como pode provar isso Viviane?” Provo porque a boca fala do que está cheia, dá para ver que não há reconhecimento, que apenas há uma teoria, consciência de Deus e do que tem que ser falado, às vezes, até copia Salmos e o Pastor a orar, quando na realidade, não sai nada do que está dentro dela! Pode dizer: “Mas Viviane, eu não sei orar, não sei buscar a Deus!”
Quem disse que tem uma maneira de falar? A única coisa que Deus quer de si, é a sinceridade! Se chegar e falar para Deus: “Olha Deus! Aqui estão todos a buscar, a louvar, mas eu não te conheço! Não tenho nem me enxergado, nem me vejo… Vejo algumas coisas, mas não me sinto injusta e quero ver o meu erro! Quero buscar-te, não quero ser como essa “prostituta” que faz cenas, eu não quero isso! Não quero essa ilusão! Quero o Senhor, eu preciso dessa verdade. Se tenho agido como uma “prostituta”, diante de ti, a falar, a fazer coisas que Lhe agridem, eu quero mudar, mas preciso ver! A “fulana” fala que sou orgulhosa, mas quando ela fala, não me vejo orgulhosa… Sinto-me ofendida, fico com raiva… Sei que não devo ter raiva, mas continuo pois, quando olho para ela, fico impaciente e descrimino-a, evito-a, faço o mal com o mal… É isso que acontece comigo! Não quero mais isso! Tenho ouvido falar de ti e tudo o que se tem falado, é dessas atitudes que tenho reparado que estão mal!”
Amiga internauta, quando fala assim, isso é o coração próximo de Deus! Está a dar se a conhecer, diz o que está a acontecer dentro de si! Não diz palavras bonitas para fantasiar, iludir, está a falar o que é a realidade. Quer dar a verdade para Deus! Quando abrir a boca dizendo: “Deus você é o meu tudo!” Realmente, viu a sua nudez, a sua “miséria”, os seus pecados, viu-se condenada ao inferno. Mas viu o amor de Deus, a paciência… Agora sim, fala realmente e adora, não como “preceitos de homens”… Mas como e quem Ele é para si!
Quero tanto que o conheça como Ele é! Quero tanto que seja real com Ele! Porque a coisa mais linda, que possa encontrar neste mundo, é encontrar este Jesus! Para encontra-lo e ser batizada com o Espírito Santo, há a necessidade, que se veja necessitada, procurar e descobrir quem está a ser.
Então poderá entender quando Jesus fala:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados…” (Mateus 11:28)
Normalmente, vem quando tem problemas. Problema familiar, sentimental, económico… E quem está a ser? Será que vem para Deus? Pense nisso!
Deixe aqui o seu comentário.
Separe um momento, ainda hoje fale com Deus. Esvazie-se e vai ver o quão maravilhosa e linda é a presença de Deus! Quando você se coloca no seu lugar.
Um grande abraço para vocês. Até amanhã estaremos de volta!
sara cecilia
Outubro 5, 2015 às 16:02
Somos hipócritas com Deus,quando entregamos nossa vida a Ele os nossos problemas e logo de imediato nos mal dizemos achando que Ele nos esqueceu,pois a vida estando nas mãos do Senhor então será dada a direção certa para caa ocasião.A hipócrita é uma pessoa totalmente dicimulada,não é verdadeira nas suas práticas e atitudes.
Rita Neves Semedo
Outubro 5, 2015 às 15:18
Olá Dona Viviane
Eu falo por experiência própria quando nós falamos com Deus dessa forma errada na nossa oração a busca do Espirito Santo mesmo nas reuniões parece que nunca mais acaba e chega a um ponto que por não ser sincero e já não saber mais o que dizer acontece como a senhora falou repete-se a oração do pastor. Isso porque não há uma ligação com Deus, não há proximidade, não há sinceridade.
Mas quando Deus é o primeiro é tudo na nossa vida a busca nas reuniões nunca é suficiente, eu sinto necessidade de ter constantemente o meu pensamento em Deus porque é d’Ele que vem tudo o que preciso. Antes de expor seja o que for para alguém Ele é o primeiro. E isso é maravilhoso porque Ele melhor do que ninguém me entende e me ajuda. E eu não preciso sentir nada mas quando exponho para Ele eu tenho certeza e às vezes quando vou a ver já passou e eu nem dei conta, mas Ele trabalhou em mim porque eu permiti.
É indiscritível.
Deus abençoe a senhora
Vânia Cunha
Outubro 5, 2015 às 10:49
Olá D. Vivi
Tenho trabalhado em mim, com ajuda dos seus audios, estou cada vez mais próxima de Deus e não há nada melhor do que sinceridade com Ele, Ele me ajuda a enxergar mais ainda, nem me sinto julgada condenada nada disso, sinto com vontade de cavar mais, descobrir mais quem eu sou e trabalhar para agradá-lo.
Alcina Pinto
Outubro 5, 2015 às 10:35
Bom dia .
Neste dia ouvi este audio com minha alma gritar pois foi duro de mais,porem me libertou
Me humilhei aos pes Jesus quando levantei era outra pessoa,logo de seguida à noite foi a vigilia aî Deus me encheu por completo.
Ah que noite!
Amanda Bogarim
Outubro 5, 2015 às 3:21
Olá dona Vivi, tenho 16 anos e gostaria de contar como esta minha vida. Cheguei na igreja com uns 2 anos com minha mãe, hoje meus pais são obreiros e servos de Deus, nunca fumei, bebi, nunca namorei (nem sequer beijei um menino, para ser sincera) mas também não me entreguei a Deus. Participei de todos os jejuns e não houve mudança, não me sento (sentia!!!) Culpada porque teoricamente sou toda “perfeitinha”, na hora da busca me sentia mal porque até falava pra Deus sobre minha real situação, mas sem mudança e algumas vezes até orei dessa forma superficial como a senhora disse e olha eu mesma sentia nojo de mim por ser tão falsa, mas não sabia o que dizer já que não havia pecados “grandes”. Essa palavra foi para mim, pois estou cometendo o pior dos pecados a hipocrisia. Preciso digerir tudo o que aprendi (falou comigo, realmente) e espero que meu próximo comentário seja pra dizer que encontrei o Deus dos meus pais.
Ariel
Outubro 5, 2015 às 1:10
Muito forte Dona Vivi, olha tudo que tenho feito nesse jejum é com aprendizado do que a senhora nos disse através dos audios, e Deus tem a usado muito, e gostaria de saber dona, como é que nos tornamos tão usadas por Deus, verdadeiros servos bons e fieis??
E realmente, é um passo muito forte, de ir até Deus e se esvaziar, não só hoje, mas amanhã, depois e sempre, pois temos que fazer de Deus o nosso melhor amigo, se não nada conseguimos com Ele, e nosso coração fica longe de Deus…