13º Dia : Quando é que o coração está longe de Deus?
- 2
- Out
- 2015
Olá a todos os que participam neste Jejum dos 21 Dias!
Hoje já é o 13º Dia e a pergunta de hoje é: “Quando é que o coração está longe de Deus?”
Acompanhe comigo no livro de Mateus, capítulo 15, versículo 7:
“Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei:
não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”
(Mateus 15:7-11)
Internauta, quem são os hipócritas? O hipócrita é alguém que sabe responder, interpretar a lei, sabe “camuflar”, ou seja, dar uma certa aparência para ocultar o que está dentro de si. Finge que não vê, que não ouve, que não sente… Esse é o hipócrita!
Jesus quando diz:
“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
(Mateus 15:8)
Muitos estão nestes 21 Dias, mas com o coração longe de Deus! Falam com Deus assim, por exemplo: “Ah Deus… O Senhor é tudo para mim! Amo-te, adoro-te, batiza-me com o Espírito Santo…” Parece até que estão a fazer uma canção quando oram… Aparentemente parece uma honra para Deus; que são gratos e que realmente reconhecem a Sua Soberania. Mas na realidade, o seu coração está longe! E como posso dizer isso? Como é que os lábios dizem uma coisa e o coração está longe?! É que a sua alma, a sua mente, donde vêm os seus pensamentos, os seus desejos, não estão ali em Deus. E a verdade é que você nem se esvazia… Nem se conhece! Não fala quem está a ser, não refere a sua injustiça! Apenas elogia, elogia e elogia a Deus… Diz que Ele é tudo, é maravilhoso, Soberano, que é o seu refúgio, a sua fortaleza…
Desculpe internauta, e membro que acompanha este post no meu Blog, mas eu já ouvi várias pessoas falarem com Deus, que me agoniavam! E estavam na igreja!
E pergunta-me: “Mas Viviane, como é que pode ficar agoniada com uma pessoa que louva e fala com Deus?” Fico agoniada, porque é exatamente o que está escrito:
“Este povo honra-me com os lábios…” (Mateus 15:8)
E como é que sei que honram com os lábios, mas o seu coração está longe de Deus? É pela forma como falam, como se expressam, não há verdade… Quando vou dizer alguma coisa ao meu marido, ou a alguém, alguma verdade, eu não sou superficial! Não digo: “Você é tudo para mim Júlio… é soberano, é isso, é aquilo…” Enquanto primeiro não reconheço o meu estado. Para eu chegar e dizer: “Júlio, Mimiu, eu amo-te! Mimiu, você é tão lindo! Tão caprichoso… É tão linda a sua forma de ser!” De que forma falo? Falo a pensar, reconheço o trato que ele me dá. Vejo o seu trato e quem eu sou… E diante disso, quando elogio é verdadeiro. Mas quando, no fundo, no fundo… Não existe isso dentro de si, não é o seu natural. E acaba por elogiar aquilo que não é natural em si, quando o vê-lo em outra pessoa.
Agora imagine Deus! Eu posso ler Salmos e falar exatamente, as mesmas palavras do rei David, para Ele. Mas não quer dizer, que eu esteja a honrar a Deus… Honro-O, quando existe sinceridade da minha parte, reconhecimento! Muitos fazem este tipo de oração, de louvor a Deus, mas está longe o seu coração! Pode questionar-me: “O que é quer dizer com isso, Viviane? Que o coração está longe… Quando eu estou a falar com Deus, a buscar palavras para agradecer-Lhe, para encher-me do Espírito Santo…” Não é a falar palavras bonitas, mas esvaziar-se! Veja o que Ele fala:
“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”
(Mateus 15:9)
Tem muitas esposas de Pastores, obreiras, Pastores até… Membros, evangelistas, pessoas do grupo jovem, que ficam a falar: “Oh Deus eu amo-te…” E falam para as outras pessoas com boca cheia! Ensinam e falam “Tem que guardar o seu coração…” As palavras daquela pessoa, desculpe me dizer, mas dá ansia de vómito… Porquê?! Porque são palavras religiosas, é a própria palavra de Deus que ela usa, mas de uma forma sistemática… Não está próxima de Deus! E a prova? É como ela vive a fé e como é com Deus! Não se sente injusta com as suas imperfeições, às vezes, nem sabe quais são as suas injustiças… Acha-se perfeita, uma boa pessoa, sente-se “invadida” quando alguém lhe fala das suas imperfeições. Ensinam doutrinas mas estão longe de Deus!
“E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei…”
(Mateus 15:10)
Não tem que ter o conhecimento, internauta! Não estamos a falar aqui, para que saiba manejar bem a palavra de Deus, de ser “poderosa” com ela e que as pessoas se lhe submetam, porque você sabe interpretar palavra Dele. Não estamos a falar disso! Falamos aqui para ouvir e entender! Quem entende, pratica, enxerga-se, olha para si! “Ouve e entende…” Quer dizer, não é para ninguém, é para mim! A palavra de Deus é para mim!
“…não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”
(Mateus 15:11)
Diz para Deus: “O Senhor é maravilhoso! É o meu refúgio, eis-me aqui! Toma a minha vida.” Depois dessa oração, acabou aquele momento de emoção do fundo musical… Esquece tudo, até de Deus! Vem os seus sentimentos e esquece se, que tem que olhar com bons olhos, que tem que guardar a sua alma, que tem que vigiar os seus pensamentos… Esquece!! Olha para a outra pessoa e diz: “Você que tem que mudar!” Uma coisa fala para Deus, ensina para as pessoas e outra coisa é como ela é como pessoa!
Realmente, minha amiga internauta, vamos dizer aqui seriamente… Imagine que seja uma amante, uma “prostituta”, desculpe dizer assim, mas imagine-se na “pouse” de uma “prostituta”, que fica a fazer cenas de prazer e vem a iludir o seu cliente, para que possa ganhar mais dinheiro com isso. Há muitas pessoas que fazem isso! Querem iludir a Deus! Com cenas, com palavras, com “blá, blá, blá”, quando na realidade vive uma vida distante… Se realmente quer mudar, então vai ter que largar a prostituição, a sua vida, pois é você que faz isso, que se converte. Não é Deus que faz isso! Não é Ele que lhe “toca” para que se converta. O Espírito Santo convence, mas cabe a si tomar a atitude! Tem que se esmerar ouvir e entender.
Por isso, que dá ansia de vómito, desculpe mas é a verdade! Acontece isso, quando vejo palavras, que não são verdadeiras. Questiona-me: “Como pode provar isso Viviane?” Provo porque a boca fala do que está cheia, dá para ver que não há reconhecimento, que apenas há uma teoria, consciência de Deus e do que tem que ser falado, às vezes, até copia Salmos e o Pastor a orar, quando na realidade, não sai nada do que está dentro dela! Pode dizer: “Mas Viviane, eu não sei orar, não sei buscar a Deus!”
Quem disse que tem uma maneira de falar? A única coisa que Deus quer de si, é a sinceridade! Se chegar e falar para Deus: “Olha Deus! Aqui estão todos a buscar, a louvar, mas eu não te conheço! Não tenho nem me enxergado, nem me vejo… Vejo algumas coisas, mas não me sinto injusta e quero ver o meu erro! Quero buscar-te, não quero ser como essa “prostituta” que faz cenas, eu não quero isso! Não quero essa ilusão! Quero o Senhor, eu preciso dessa verdade. Se tenho agido como uma “prostituta”, diante de ti, a falar, a fazer coisas que Lhe agridem, eu quero mudar, mas preciso ver! A “fulana” fala que sou orgulhosa, mas quando ela fala, não me vejo orgulhosa… Sinto-me ofendida, fico com raiva… Sei que não devo ter raiva, mas continuo pois, quando olho para ela, fico impaciente e descrimino-a, evito-a, faço o mal com o mal… É isso que acontece comigo! Não quero mais isso! Tenho ouvido falar de ti e tudo o que se tem falado, é dessas atitudes que tenho reparado que estão mal!”
Amiga internauta, quando fala assim, isso é o coração próximo de Deus! Está a dar se a conhecer, diz o que está a acontecer dentro de si! Não diz palavras bonitas para fantasiar, iludir, está a falar o que é a realidade. Quer dar a verdade para Deus! Quando abrir a boca dizendo: “Deus você é o meu tudo!” Realmente, viu a sua nudez, a sua “miséria”, os seus pecados, viu-se condenada ao inferno. Mas viu o amor de Deus, a paciência… Agora sim, fala realmente e adora, não como “preceitos de homens”… Mas como e quem Ele é para si!
Quero tanto que o conheça como Ele é! Quero tanto que seja real com Ele! Porque a coisa mais linda, que possa encontrar neste mundo, é encontrar este Jesus! Para encontra-lo e ser batizada com o Espírito Santo, há a necessidade, que se veja necessitada, procurar e descobrir quem está a ser.
Então poderá entender quando Jesus fala:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados…” (Mateus 11:28)
Normalmente, vem quando tem problemas. Problema familiar, sentimental, económico… E quem está a ser? Será que vem para Deus? Pense nisso!
Deixe aqui o seu comentário.
Separe um momento, ainda hoje fale com Deus. Esvazie-se e vai ver o quão maravilhosa e linda é a presença de Deus! Quando você se coloca no seu lugar.
Um grande abraço para vocês. Até amanhã estaremos de volta!
Marlisa Soares - Rio Tinto
Outubro 2, 2015 às 14:51
Tenho de viver o que falo e isso se vê mais que palavras ditas, quem é religiosa é hipócrita e eu já foi isso e ver os erros nos outros e não ver em mim os erros de não pensar na palavra para mim, e enquanto foi assim mais fundo ia. E se eu não tiver atenta sempre caiu no erro de antes, tudo mudou em mim quando eu coloquei em mim que eu tinha de mudar e não Deus me mudar, Deus me mostra mas a atitude e decisão é minha, mas tenho e estar sempre vigilante e não ver só agora. Não tenho de falar bem para Deus mas Lhe mostrar o que se passa em mim mesmo que não seja nada bonito, Deus transforma com a minha decisão.
DARIANE ASSIS-SP
Outubro 2, 2015 às 14:49
dona VIVIANE REALMENTE FOI O PROPRIO DEUS QUEM FALOU COMIGO,HJ VEJO QUE ESSE JEJUM, NAO É SACRIFICIO DE COMUNICAÇOES ,MAS SIM DE NÒS ,MESMOS DE NOS ESVAZIARMOS DO NOSSO EU,QUE DEUS A ABENÇOE
Bárbara Oliveira - Matosinhos
Outubro 2, 2015 às 14:48
Boa tarde D. Viviane, esse post é muito forte. Se eu não consigo ser próxima de Deus, como é que Ele vai ser próximo de mim?
Tudo o que Deus faz, Ele faz com a perfeita intenção e se eu não tiver a perfeita intenção com Ele, eu vou continuar com a minha vida do mesmo jeito! Ainda na quarta feira eu senti essa ânsia que a senhora falou, pois são pessoas que estão na igreja há muito tempo e a sua vida não muda, porque elas só louvam com os lábios, na hora da busca ficam calados ou repetem o que o pastor fala. Eu pensei comigo mesma, Meu Deus se o Senhor voltasse agora mesma muitos iriam ficar, pois não derramam a sua vida, o Senhor está na porta, mas eles não O deixam entrar. É muito triste isso. Mas também vejo pessoas que o buscam e as vezes são pessoas que vêm pela primeira vez que estão com uma sede e fome do Seu Espirito, são pessoas que já não podem esperar mais. Eu sempre falo para Deus me ensinar a orar, para colocar palavras na minha boca, porque a minha verdadeira intenção é Louva-Lo, não apenas estar na superfície, mas mergulhar! Na fé!
Vanessa Da Silva
Outubro 2, 2015 às 14:41
Dona Vivi,
Está sendo muito gratificante acompanhar cada poster que a sr. tem colocado durante esse Jejum.
E hoje a sr. Falou uma coisa que era justamente do jeito que eu era.
Eu era uma pessoa muito arrogante, e orgulhosa, todos a minha volta diziam que eu precisa mudar, porém eu nunca reconhecia isso, sempre dizia: Esse é meu jeito e pronto, detalhe já estava de Obreira.
Mas um dia Deus usou uma obreira e ela me chamou em particular e disse: Vanessa você é muito bacana, mas ninguém gosta de ficar perto de você por causa desse jeito, aquela palavra entrou dentro de mim como um grito que eu realmente precisava mudar, e a partir daquele momento eu reconhi isso.
Quando cheguei em casa dobrei meu joelhos e me humilhei para Deus, falei pra Ele da minha arrogância e do meu orgulho, disse que Ele me conhecia muito bem, mas que partir daquele momento eu nunca mais seria a mesma pessoa e faria o que fosse preciso pra mudar. Não foi fácil, porque o coração sempre queria interromper a minha mudança, mas eu estava decidida e usei toda a minha fé, para ser uma nova pessoa, fiz um propósito de humilhação, e partir daí o próprio Espírito Santo, foi me moldando, não foi de uma dia para o outro, mas hoje sou uma nova pessoa, aprendi que a humildade e a sinceridade é a base da nosso comunhão com Deus, aprendi a tratar as pessoas bem e a reconher as minhas falhas e reconhecer aonde eu preciso mudar, e continua essa mudança todos os dias, sempre pergunto a Deus o que eu posso fazer para me tornar uma Mulher melhor, hoje minhas companheiras de obra, até brincam dizendo que eu me transformou em outra pessoa, mas tudo isso porque eu RECONHECI e decidi mudar.
Realmente devemos expor diante de Deus nossas fraquezas, falhas e ter coragem pra mudar porque a mudança exige sacrifício.
Que Deus abençoe a sr. Grandiosamente, e até o último dia desse Jejum estarei acompanhando os pôster da sr. Pois quero ser cada dia mais envolvida com o Espírito Santo.
Bjus
Nara Regina
Outubro 2, 2015 às 14:29
Dna. VIVIANE sou de Canoas, Porto Alegre RS.sou obreira á 4 anos e mesmo assim eu estava como a sra. descreveu mas quando começou o jejum de DANIEL eu pedi pra DEUS me mudar, pois eu não me via como realmente eu era, muitas pessoas eu via que me julgavam como orgulhosa ,arrogante e eu não me via assim , então pedi pra DEUS me mostrar o que eu não enchergava pois não queria mais ser asssim ,pedi pra DEUS me transformar e que as pessoas vissem o senhor JESUS em mim em minhas atitudes, no meu falar no meu olhar , cheguei a pensar não é ser muito presunsoza querer ser como jesus foi, mas não, JESUS me mostrou que era isso que ELE queria de mim ,a minha humilhação.e essa mensagem só veio a confirmar o que ELE quer de nós, muito obrigado pelas mensagens diárias, tem me fortalecido muito.
Joana Pinho
Outubro 2, 2015 às 14:19
Boa Tarde,
Este post falou muito comigo e identifiquei-me muito. Eu já fui muito religiosa dentro da igreja. Eu louvava a Deus simplesmente pela boca mas como falou, acabava e voltava a fazer. E para além disso, eu não era sincera e eu falava sempre palavras repetidas e enquanto eu vivi assim eu vivi enganando a mim mesma. Mas com o tempo eu realmente vi quem eu era, que não de Deus e não passava de uma religiosa. E quando eu mudei as minha atitudes que uma nova vida para mim começou.
Mesmo tendo mudado, todas nós devemos sempre a estar em constante vigia para que não nos torne-mos religiosas e hipócritas para que não sejamos assim com o passar dos anos e nem com os muitos anos de igreja nos tornar-mos pessoas acomodadas e que falam com a boca mas o coração está longe.
Obrigada pelos áudios.