13º Dia : Quando é que o coração está longe de Deus?
- 2
- Out
- 2015
Olá a todos os que participam neste Jejum dos 21 Dias!
Hoje já é o 13º Dia e a pergunta de hoje é: “Quando é que o coração está longe de Deus?”
Acompanhe comigo no livro de Mateus, capítulo 15, versículo 7:
“Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei:
não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”
(Mateus 15:7-11)
Internauta, quem são os hipócritas? O hipócrita é alguém que sabe responder, interpretar a lei, sabe “camuflar”, ou seja, dar uma certa aparência para ocultar o que está dentro de si. Finge que não vê, que não ouve, que não sente… Esse é o hipócrita!
Jesus quando diz:
“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
(Mateus 15:8)
Muitos estão nestes 21 Dias, mas com o coração longe de Deus! Falam com Deus assim, por exemplo: “Ah Deus… O Senhor é tudo para mim! Amo-te, adoro-te, batiza-me com o Espírito Santo…” Parece até que estão a fazer uma canção quando oram… Aparentemente parece uma honra para Deus; que são gratos e que realmente reconhecem a Sua Soberania. Mas na realidade, o seu coração está longe! E como posso dizer isso? Como é que os lábios dizem uma coisa e o coração está longe?! É que a sua alma, a sua mente, donde vêm os seus pensamentos, os seus desejos, não estão ali em Deus. E a verdade é que você nem se esvazia… Nem se conhece! Não fala quem está a ser, não refere a sua injustiça! Apenas elogia, elogia e elogia a Deus… Diz que Ele é tudo, é maravilhoso, Soberano, que é o seu refúgio, a sua fortaleza…
Desculpe internauta, e membro que acompanha este post no meu Blog, mas eu já ouvi várias pessoas falarem com Deus, que me agoniavam! E estavam na igreja!
E pergunta-me: “Mas Viviane, como é que pode ficar agoniada com uma pessoa que louva e fala com Deus?” Fico agoniada, porque é exatamente o que está escrito:
“Este povo honra-me com os lábios…” (Mateus 15:8)
E como é que sei que honram com os lábios, mas o seu coração está longe de Deus? É pela forma como falam, como se expressam, não há verdade… Quando vou dizer alguma coisa ao meu marido, ou a alguém, alguma verdade, eu não sou superficial! Não digo: “Você é tudo para mim Júlio… é soberano, é isso, é aquilo…” Enquanto primeiro não reconheço o meu estado. Para eu chegar e dizer: “Júlio, Mimiu, eu amo-te! Mimiu, você é tão lindo! Tão caprichoso… É tão linda a sua forma de ser!” De que forma falo? Falo a pensar, reconheço o trato que ele me dá. Vejo o seu trato e quem eu sou… E diante disso, quando elogio é verdadeiro. Mas quando, no fundo, no fundo… Não existe isso dentro de si, não é o seu natural. E acaba por elogiar aquilo que não é natural em si, quando o vê-lo em outra pessoa.
Agora imagine Deus! Eu posso ler Salmos e falar exatamente, as mesmas palavras do rei David, para Ele. Mas não quer dizer, que eu esteja a honrar a Deus… Honro-O, quando existe sinceridade da minha parte, reconhecimento! Muitos fazem este tipo de oração, de louvor a Deus, mas está longe o seu coração! Pode questionar-me: “O que é quer dizer com isso, Viviane? Que o coração está longe… Quando eu estou a falar com Deus, a buscar palavras para agradecer-Lhe, para encher-me do Espírito Santo…” Não é a falar palavras bonitas, mas esvaziar-se! Veja o que Ele fala:
“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”
(Mateus 15:9)
Tem muitas esposas de Pastores, obreiras, Pastores até… Membros, evangelistas, pessoas do grupo jovem, que ficam a falar: “Oh Deus eu amo-te…” E falam para as outras pessoas com boca cheia! Ensinam e falam “Tem que guardar o seu coração…” As palavras daquela pessoa, desculpe me dizer, mas dá ansia de vómito… Porquê?! Porque são palavras religiosas, é a própria palavra de Deus que ela usa, mas de uma forma sistemática… Não está próxima de Deus! E a prova? É como ela vive a fé e como é com Deus! Não se sente injusta com as suas imperfeições, às vezes, nem sabe quais são as suas injustiças… Acha-se perfeita, uma boa pessoa, sente-se “invadida” quando alguém lhe fala das suas imperfeições. Ensinam doutrinas mas estão longe de Deus!
“E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei…”
(Mateus 15:10)
Não tem que ter o conhecimento, internauta! Não estamos a falar aqui, para que saiba manejar bem a palavra de Deus, de ser “poderosa” com ela e que as pessoas se lhe submetam, porque você sabe interpretar palavra Dele. Não estamos a falar disso! Falamos aqui para ouvir e entender! Quem entende, pratica, enxerga-se, olha para si! “Ouve e entende…” Quer dizer, não é para ninguém, é para mim! A palavra de Deus é para mim!
“…não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”
(Mateus 15:11)
Diz para Deus: “O Senhor é maravilhoso! É o meu refúgio, eis-me aqui! Toma a minha vida.” Depois dessa oração, acabou aquele momento de emoção do fundo musical… Esquece tudo, até de Deus! Vem os seus sentimentos e esquece se, que tem que olhar com bons olhos, que tem que guardar a sua alma, que tem que vigiar os seus pensamentos… Esquece!! Olha para a outra pessoa e diz: “Você que tem que mudar!” Uma coisa fala para Deus, ensina para as pessoas e outra coisa é como ela é como pessoa!
Realmente, minha amiga internauta, vamos dizer aqui seriamente… Imagine que seja uma amante, uma “prostituta”, desculpe dizer assim, mas imagine-se na “pouse” de uma “prostituta”, que fica a fazer cenas de prazer e vem a iludir o seu cliente, para que possa ganhar mais dinheiro com isso. Há muitas pessoas que fazem isso! Querem iludir a Deus! Com cenas, com palavras, com “blá, blá, blá”, quando na realidade vive uma vida distante… Se realmente quer mudar, então vai ter que largar a prostituição, a sua vida, pois é você que faz isso, que se converte. Não é Deus que faz isso! Não é Ele que lhe “toca” para que se converta. O Espírito Santo convence, mas cabe a si tomar a atitude! Tem que se esmerar ouvir e entender.
Por isso, que dá ansia de vómito, desculpe mas é a verdade! Acontece isso, quando vejo palavras, que não são verdadeiras. Questiona-me: “Como pode provar isso Viviane?” Provo porque a boca fala do que está cheia, dá para ver que não há reconhecimento, que apenas há uma teoria, consciência de Deus e do que tem que ser falado, às vezes, até copia Salmos e o Pastor a orar, quando na realidade, não sai nada do que está dentro dela! Pode dizer: “Mas Viviane, eu não sei orar, não sei buscar a Deus!”
Quem disse que tem uma maneira de falar? A única coisa que Deus quer de si, é a sinceridade! Se chegar e falar para Deus: “Olha Deus! Aqui estão todos a buscar, a louvar, mas eu não te conheço! Não tenho nem me enxergado, nem me vejo… Vejo algumas coisas, mas não me sinto injusta e quero ver o meu erro! Quero buscar-te, não quero ser como essa “prostituta” que faz cenas, eu não quero isso! Não quero essa ilusão! Quero o Senhor, eu preciso dessa verdade. Se tenho agido como uma “prostituta”, diante de ti, a falar, a fazer coisas que Lhe agridem, eu quero mudar, mas preciso ver! A “fulana” fala que sou orgulhosa, mas quando ela fala, não me vejo orgulhosa… Sinto-me ofendida, fico com raiva… Sei que não devo ter raiva, mas continuo pois, quando olho para ela, fico impaciente e descrimino-a, evito-a, faço o mal com o mal… É isso que acontece comigo! Não quero mais isso! Tenho ouvido falar de ti e tudo o que se tem falado, é dessas atitudes que tenho reparado que estão mal!”
Amiga internauta, quando fala assim, isso é o coração próximo de Deus! Está a dar se a conhecer, diz o que está a acontecer dentro de si! Não diz palavras bonitas para fantasiar, iludir, está a falar o que é a realidade. Quer dar a verdade para Deus! Quando abrir a boca dizendo: “Deus você é o meu tudo!” Realmente, viu a sua nudez, a sua “miséria”, os seus pecados, viu-se condenada ao inferno. Mas viu o amor de Deus, a paciência… Agora sim, fala realmente e adora, não como “preceitos de homens”… Mas como e quem Ele é para si!
Quero tanto que o conheça como Ele é! Quero tanto que seja real com Ele! Porque a coisa mais linda, que possa encontrar neste mundo, é encontrar este Jesus! Para encontra-lo e ser batizada com o Espírito Santo, há a necessidade, que se veja necessitada, procurar e descobrir quem está a ser.
Então poderá entender quando Jesus fala:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados…” (Mateus 11:28)
Normalmente, vem quando tem problemas. Problema familiar, sentimental, económico… E quem está a ser? Será que vem para Deus? Pense nisso!
Deixe aqui o seu comentário.
Separe um momento, ainda hoje fale com Deus. Esvazie-se e vai ver o quão maravilhosa e linda é a presença de Deus! Quando você se coloca no seu lugar.
Um grande abraço para vocês. Até amanhã estaremos de volta!
Beatriz
Outubro 2, 2015 às 14:18
Dona Viviane, até parecia que estava falando de mim.
Tudo o que a senhora disse me identifiquei! Me ajudou muito, me ajudou a me enxergar, pois achava que estava fazendo tudo certo, mas não. Agradeço muito a senhora por se ter deixado ser usada por Deus ! Deus lhe abençoe!
Erika Matsumura
Outubro 2, 2015 às 14:13
Olá, Dona Viviane!
Este post falou muito comigo pois, sinto que as minhas palavras não são sinceras para com Deus e sei que tenho que me esvaziar de mim mesma. Quero ser sincera com Deus mas, ultimamente estou sendo muito pecadora com meus pensamentos e atitudes! Preciso de ajuda!
vanessa
Outubro 2, 2015 às 14:11
Bom Dia dona Vivi esse post me ajudou muito a me ver, nem sempre exponho para Deus o que tenho sido mas vou procurar fazer isso mais vezes até a oraçao que a senhora fez me vi naquela situação, de não aceitar as criticas que neste caso é para abrir meus olhos espirituais, muito forte esse Jejum está mudando minha vida. Neste momento estou passando dificuldades financeiras que está querendo me fazer desistir, mas vou continuar agora com muito mais força e partir pra cima dos problemas.
Obrigada por cada dia me mostrar através dos post e do Espirito Santo onde devo melhorar e me corrigir.
Debora Christina
Outubro 2, 2015 às 14:04
Ola dna Viviane
Estes audios são uma benção, gostaria de compartilhar minha esperiência neste sentido desde uma reunião que a sra fez com as obreiras a um tempo atras, a sra falou da comunicação com Deus. Eu mudei muito a minha comunicação com Deus a partir daquela reunião que por curiosidade assisti pelo youtube. Não era sempre, mas quando eu estava muito cansada e procurava me encaixar nas orações repetindo palavras vazias e depois me sentia muito mau por não me sentir sincera gcontaminada), isso foi um pesadelo pra mim desde sempre (muitos anos), as vezes eu preferia não falar nada pra não ser hipocrita. A sra ensinou a como ter uma boa comunicação e que não temos que orar de acordo com oque o bispo ou pastor eta falando na oração, é um momento nosso! Então achei a solução pro meu problema \o/
Quando estou cansada, começo a oração dizendo que estou muito cansada mas estou aqui porque eu quero!
São as melhores comunicações que eu tenho, nos dias em que estou mais cansada…
Deus me mostrou o contrario, se estou cansada o sacrificio é maior, e quanto maior o sacrificio, maior a vitoria!
Obrigada! Kiss
Ariane- Sao Petersburgo-Russia
Outubro 2, 2015 às 14:00
Boa tarde Dona Vivi,
O que a sra mencionou hoje e muito esclarecedor, todos os dias tenho meditado nos audios, e tenho me enxergado, coisas que estava tentando vencer ja a algum tempo, mas por nao ter uma revolta, por nao odiar de fato e de verdade, nao tinha o resultado concreto em relacao a isso.
A exemplo dos fariseus que diziam conhecer a Deus, mas que eram hipocritas , isso nao se torna diferente na minha vida, quando digo ” que sirvo a Deus “, mas vivo na hipocrisia, falo de algo que nao vivo, do que me adianta na hora da busca como muitas vezes aconteceu devido uma emocao, dizer Jesus te amo, me perdoa, nao vou mais reagir assim, e quando sai daquele ambiente, estava eu la fazendo do mesmo jeito ou pior, sei que estou em um processo e que so depende mim, e deve haver essa busca seguido de sacrificio.
Agradeco a maneira clara que a sra tem expressado sobre sua vida ate mesmo pessoal, pois tem me ajudado bastante!
Clclaudiane Monteiro (Suiça Lausanne)
Outubro 2, 2015 às 13:56
Uma coisa eu aprendi bem, o Senhor Jesus odeia, odeia, rasgação de
seda….termo utilizado para quem gosta de bajular….eu ja fui assim, que Nojo, esta é a verdadeira expressão para este tipo de ”adoração”.
O exemplo da prostituta que finge ter prazer se enquadrou perfeitamente na minha velha criatura, eu vim de uma igreja evangélica que nos ensinava assim.
Mas depois de conhecer o Senhor Jesus na igreja Universal, passei ainda alguns anos para me libertar da hipocrisia, na verdade foi nas lutas e nas guerras que enfrentei que me converti e me entreguei de fato e de verdade.
Depois desta entrega ao Senhor Jesus.
Eu passei por uma guerra muito grande, e fiz dezenas de fogueiras santas entre outras campnhas de fé, orações, e propositos de fé, orações de madrugada, jejuns…..e desafios goodlywood, mudei o meu interior, uma fachina geral, em meio a tudo isso, vinham pensamentos do diabo em minha cabeça…”de que adianta tudo isso se vc nao tem resposta? ” eu amarrava e dizia:
Ainda que o meu Senhor Jesus não me responda agora e nem me dê o que eu estou a pedir, ainda assim eu vou com Ele até o fim…. Não largo o meu Senhor por nada, e ali eu começava a falar pra Jesus tudo o que estava na minha alma, falava das minhas dores e imperfeições, mas sempre dizia, nunca vou te deixar.
Eu estou fazendo tudo isso por amor ao Senhor em primeiro lugar.
Mas teve um momento que eu me vi correr perigo, perigo de perder a minha salvação, então eu disse:
Se o Sr. não me livrar me livro eu, mas não vou perder a minha salvação por causa do meu marido nao, nao mesmo!
fui sincera, passei um bom tempo no deserto, porque Deus queria me aperfeiçoar e eu também desejei isso mais que tudo na minha vida.
Então a resposta veio, e veio mesmo!
A minha alegria agora é completa, 100% , sou uma mulher feliz, porque fiz e tenho feito TUdo pra ser plena, para com Deus, assim como Ele é para comigo.