21 dias de Jejum – 13º Dia
- 5
- Out
- 2013
Ansiedade
Olá a todos os internautas. É um prazer muito grande estar aqui com todos vocês, a participar neste jejum, e a acompanhar os vossos comentários. É muito gratificante perceber que as pessoas têm reconhecido, e outras ficado em alerta em relação a si mesmas, neste Jejum de Daniel.
Hoje estaremos a ler o livro de Eclesiastes, e é importante salientarmos, que muitas vezes você fica ansiosa, culpa-se e sente-se fracassada em relação ao que não conseguiu cumprir. Talvez esteja a participar no Jejum e vê-se como uma pessoa totalmente néscia. É sobre este assunto que vamos falar hoje.
“Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.
Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.
Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?
Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.” (Ec.5:3-7)
Por vezes, amiga internauta, culpa-se por muitos erros e fracassos, mesmo dentro da Igreja, por algo que deixou de fazer, por agir de forma errada, etc. Mas entre sentir-se acusada e arrependida, existe uma enorme diferença: A pessoa que se sente acusada, fica pesada, desmotivada, como se não tivesse saída. Já aquela que se arrepende, percebe o seu erro, dispõe-se a começar novamente, e fica irada contra o mesmo. Fica com “nojo”, ao ponto de não mais desejar cometê-lo.
Ouviu-nos falar sobre as virgens prudentes e as virgens néscias, e com certeza devem existir pessoas cuja mente está a ser acusada pelo diabo, que se sentem frustradas e tristes, mesmo em pleno jejum. Isto, porque agem de acordo com a fé emotiva.
Aquilo que Deus refere não Se agradar, é do comprometimento em fazer algo que, para si, se revela inatingível. Por exemplo, dispõe-se a orar às três da manhã; na primeira semana acorda, mas na segunda já não consegue cumprir com o que prometeu. Então, aquilo que Deus nos exorta, é para que não façamos votos que não consigamos cumprir. Abrindo a nossa boca, que haja consciência em relação ao voto que prometemos a Deus, para que o cumpramos, a fim de não sermos tidas por néscias.
Se eu errei no passado, fiz vários votos a Deus e não cumpri e, talvez por esquecimento, me tornei uma néscia, então o que farei?
Quando fizer algum voto, estarei consciente e o cumprirei. Serei responsável e assumirei essa condição perante Deus.
Não fique ansiosa.
A mulher tem a tendência natural para ser ansiosa. Quando não tem o controle da vida, já fica nesse estado. Com isso, não está a agir com a fé inteligente, mas emotiva. A ansiedade causa tormento, prejudica a sua saúde… enfim, não é de Deus.
Mas quando age na fé, há certeza, paz, disposição e uma direção. Não existe confusão, à semelhança da ansiedade, que não sabe por onde começar… com tanta coisa.
Aconselho-a a não viver ansiosa, pois, assim, acenderá a sua candeia, não temerá o dia de amanhã, preparando-se e aguardando, no Espírito, o seu Senhor.
Podem comentar no nosso Blog e falar sobre isso: Será que se assume como ansiosa? Está, neste Jejum de Daniel, em Espírito, ou a viver de acordo com uma fé emotiva?
Fique atenta: Quando for à Igreja, para buscar o Espírito Santo, que não seja na ansiedade, baseada em emoções, ou proferindo palavras que não assume e pratica, diante de Deus.
Um grande abraço. Foi um prazer enorme estar aqui convosco.
Sarah (Alemanha)
Outubro 5, 2013 às 23:59
AH D. Vivi!
É isso mesmo o meu problema: Eu quero acordar de madrugada, fasso votos mas sempre acontece algo que eu nao acordo!
Passaram 13 dias e quase a metade eu nao consegui acordar e buscar! Isso me irrita me da raiva! Pois sei que é o diabo e tambem meu sentimento maldito chamado preguica! Tenho mais esta ultima semana que eu nao aceito ficar dormindo em vez de acordar e buscar!
Chega de ficar assim! Eu nao quero ser nescia. Nao quero falar algo pra Deus e dps nao cumprir. Odeio isso!
Obrigada pela sua Palavra!
Manuela Moreira
Outubro 5, 2013 às 23:59
Posso dizer que este é o 1ºjejum de Daniel que estou a fazer tudo direitinho não tem como Deus não me honrar. No trabalho é difícil mas quando temos sede de Deus nada nos tira do espírito, nada nos destrai da nossa comunhão com Deus, parecemos crianças! Graças a Deus que a minha vida tá nas Suas mãos tanto para o bem como para o mal, por isso agora posso dizer que toda a ansiedade que existia em mim morreu e só assim eu me tornei livre.
julieta lupambo
Outubro 5, 2013 às 23:55
Ola D. Vivi.
O peso da acusacao do diabo, faz-nos “sentir” longe de Deus, e torna-nos emotivas e consequentemente inrresponsaveis, confusas, sem direcao…..eu ja fui assim….mas eu nao aceito mas ser ” vaidosa” de palavras’ antes quero ser responsavel, fiel…e este jejum de Daniel ‘e a minha oportunidade
nataly mendesribeiro
Outubro 5, 2013 às 23:54
eu vejo que tem vezes que eu sou muito ansiosa mas agora vi que ansiedade não da nada só não ajuda em nada então nunca vou ser mais ansiosa
Joana Albuquerque
Outubro 5, 2013 às 23:43
Olá Dona Viviane,
O prazer também é nosso em estar aqui meditando com a senhora!
Nesse Jejum de Daniel, tenho dado mais atenção na minha vida espiritual, e isso tem trazidos resultados muito profundos, uma dor em meu ser ao ver os erros que antes estavam tão desapercebidos. É como uma lanterna que clareia em uma sala escura.. Sei que perceber simplesmente não é suficiente, depende de mim fazer o que Lhe agrada!
Um grande abraço!
Marisa
Outubro 5, 2013 às 23:28
Boa noite D.Viviane, muito obrigado pelos seus incinamentos e que DEUS lhe dê muita sabedoria para nos estar sempre dando uma palabra de fé.
No meu passado(não ha muito tempo) eu tinha feito votos que nao tinha comprido por desleicho da minha parte, pois eu era uma draquema perdida na casa do Senhor Jesus. Mas recunheci o meu erro me humilhei diante de DEUS e eu tenho a certeza que Ele me perduo. Esta madrugada quandofalei com DEUS senti o seu perdao. Agora sinto paz em minha alma,ja nao sinto mais a angustia a tristesa que sentie agora estou buscando a DEUScm todas as minhas fronças e sem anciedade pois tenho a certeza que DEUSé comigo e quandoEle quiser vai faze morada dentr de minha alma, nao vou desistir não agora que estou tão perto de rializar o sonho de DEUS e também o meu a muitos anos. Amém