21 dias de Jejum – 13º Dia
- 5
- Out
- 2013
Ansiedade
Olá a todos os internautas. É um prazer muito grande estar aqui com todos vocês, a participar neste jejum, e a acompanhar os vossos comentários. É muito gratificante perceber que as pessoas têm reconhecido, e outras ficado em alerta em relação a si mesmas, neste Jejum de Daniel.
Hoje estaremos a ler o livro de Eclesiastes, e é importante salientarmos, que muitas vezes você fica ansiosa, culpa-se e sente-se fracassada em relação ao que não conseguiu cumprir. Talvez esteja a participar no Jejum e vê-se como uma pessoa totalmente néscia. É sobre este assunto que vamos falar hoje.
“Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.
Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.
Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?
Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.” (Ec.5:3-7)
Por vezes, amiga internauta, culpa-se por muitos erros e fracassos, mesmo dentro da Igreja, por algo que deixou de fazer, por agir de forma errada, etc. Mas entre sentir-se acusada e arrependida, existe uma enorme diferença: A pessoa que se sente acusada, fica pesada, desmotivada, como se não tivesse saída. Já aquela que se arrepende, percebe o seu erro, dispõe-se a começar novamente, e fica irada contra o mesmo. Fica com “nojo”, ao ponto de não mais desejar cometê-lo.
Ouviu-nos falar sobre as virgens prudentes e as virgens néscias, e com certeza devem existir pessoas cuja mente está a ser acusada pelo diabo, que se sentem frustradas e tristes, mesmo em pleno jejum. Isto, porque agem de acordo com a fé emotiva.
Aquilo que Deus refere não Se agradar, é do comprometimento em fazer algo que, para si, se revela inatingível. Por exemplo, dispõe-se a orar às três da manhã; na primeira semana acorda, mas na segunda já não consegue cumprir com o que prometeu. Então, aquilo que Deus nos exorta, é para que não façamos votos que não consigamos cumprir. Abrindo a nossa boca, que haja consciência em relação ao voto que prometemos a Deus, para que o cumpramos, a fim de não sermos tidas por néscias.
Se eu errei no passado, fiz vários votos a Deus e não cumpri e, talvez por esquecimento, me tornei uma néscia, então o que farei?
Quando fizer algum voto, estarei consciente e o cumprirei. Serei responsável e assumirei essa condição perante Deus.
Não fique ansiosa.
A mulher tem a tendência natural para ser ansiosa. Quando não tem o controle da vida, já fica nesse estado. Com isso, não está a agir com a fé inteligente, mas emotiva. A ansiedade causa tormento, prejudica a sua saúde… enfim, não é de Deus.
Mas quando age na fé, há certeza, paz, disposição e uma direção. Não existe confusão, à semelhança da ansiedade, que não sabe por onde começar… com tanta coisa.
Aconselho-a a não viver ansiosa, pois, assim, acenderá a sua candeia, não temerá o dia de amanhã, preparando-se e aguardando, no Espírito, o seu Senhor.
Podem comentar no nosso Blog e falar sobre isso: Será que se assume como ansiosa? Está, neste Jejum de Daniel, em Espírito, ou a viver de acordo com uma fé emotiva?
Fique atenta: Quando for à Igreja, para buscar o Espírito Santo, que não seja na ansiedade, baseada em emoções, ou proferindo palavras que não assume e pratica, diante de Deus.
Um grande abraço. Foi um prazer enorme estar aqui convosco.
Elaine
Outubro 5, 2013 às 23:25
BOA NOITE, DONA VIVIANE, ANALISANDO SOBRE O QUE A SENHORA FALOU, DEVO CONFESSAR QUE TENHO ME SENTIDO ANSIOSA, PORQUE OS DIAS VÃO PASSANDO E PARECE QUE TUDO QUE FAÇO É EM VÃO, AS VEZES ATÉ FICO DESANIMADA, MAS PEÇO MUITA FORÇA Á DEUS PARA CHEGAR ATÉ O FIM E CONQUISTAR O BEM MAIS PRECIOSO QUE É O SEU SANTO ESPÍRITO.
Yonara Fonseca (Baixa da Banheira)
Outubro 5, 2013 às 23:24
Boa noite D. Viviane,
Devemos ter sempre em atenção os votos que fazemos com Deus,pois Ele mais do que ninguém sabe até onde vão as nossas capacidades e não adianta nada fazermos um voto se não o viermos a cumprir, muito forte essa palavra.
Obrigado pela direcção de não deixarmos a ansiedade nos dominar.
carolina - madrid
Outubro 5, 2013 às 23:20
Ola Senhora Viviane.
ser prudente , ser responsavel , ter cuidado com a lingua , temor a Deus, ser fiel e ser uma pessoa de compromiso .principalmente saber o que digo diante do mensageiro de Deus.
E deixar de ser um coraçao com Pernas , se quero cobrar as promessas de Deus, pois que use a cabeça se cobrar cobrar as promessas do coracao, so poderei receber ansiedade.
Tenho que vigiar me, porque nao adiante nada O Senhor JEsus querer lbertar me se eu com a minha priopria boca , atitude e com o meu comportamento me aprisono.
nilciene
Outubro 5, 2013 às 23:16
boa tarde !! dona viviane obrigado por cada dia nos dar uma palavra e nos mostar não ficar depende só doas audio e ir fundo no nosso interior e expor para DEUS as minhas fraquezas e erros !!! SISPLISMENTE OBRIGADO o grande abraço bem forte para senhora !!!
Nagoma Daniela
Outubro 5, 2013 às 23:05
Oi Dona Viviane!
Concluo que, o que vai fazer a diferença é a qualidade do voto que fazemos! O compromisso, que tem sido falado aqui nos áudios!
Foi muito bacana a senhora ter falado sobre a ansiedade porque, muitas pessoas inclusive eu temos tido a oportunidade de ver os nossos erros, mas infelizmente essa acusação tenta prevalecer. Tenho atentido jovens que tem alimentado esses pensamentos. Inclusive ontem falei com alguém que queria desistir de tudo!
A pessoa simplesmente tem que confiar! Não se desesperar! Eu tenho visto erros, mas tenho confiado que, se Deus me mostrou, é porque Ele vê em mim a capacidade de conseguir mudar!
Então sempre há chance, sempre existe esperança para mudar, enquanto a porta ainda não se fechou.
Um forte abraço!
M. Isabel
Outubro 5, 2013 às 22:43
Hola Doña Viví!
Ha sido muy bueno para mi que haya tocado este punto porque yo me quedaba toda preocupada y acusándome a causa de votos que una y otra vez no cónsigo cumplir como es por ejemplo horar a cierta hora. Muchas veces se me olvida y cuando me doy cuenta ya pasaron 10, 15 o 20 minutos de la hora y me acuso lo paso mal, pido perdón de nuevo a Dios y para compensar vuelvo a hacer el mismo voto y pongo todas mis fuerzas los primeros días y al poco vuelvo a error. Ahora veo que es más inteligente no volver a hacer el voto pero poner todas tus fuerzas en reparar el error.
Un abrazo
M. Isabel- Toledo- España