21 dias de Jejum – 13º Dia
- 5
- Out
- 2013
Ansiedade
Olá a todos os internautas. É um prazer muito grande estar aqui com todos vocês, a participar neste jejum, e a acompanhar os vossos comentários. É muito gratificante perceber que as pessoas têm reconhecido, e outras ficado em alerta em relação a si mesmas, neste Jejum de Daniel.
Hoje estaremos a ler o livro de Eclesiastes, e é importante salientarmos, que muitas vezes você fica ansiosa, culpa-se e sente-se fracassada em relação ao que não conseguiu cumprir. Talvez esteja a participar no Jejum e vê-se como uma pessoa totalmente néscia. É sobre este assunto que vamos falar hoje.
“Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.
Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.
Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?
Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.” (Ec.5:3-7)
Por vezes, amiga internauta, culpa-se por muitos erros e fracassos, mesmo dentro da Igreja, por algo que deixou de fazer, por agir de forma errada, etc. Mas entre sentir-se acusada e arrependida, existe uma enorme diferença: A pessoa que se sente acusada, fica pesada, desmotivada, como se não tivesse saída. Já aquela que se arrepende, percebe o seu erro, dispõe-se a começar novamente, e fica irada contra o mesmo. Fica com “nojo”, ao ponto de não mais desejar cometê-lo.
Ouviu-nos falar sobre as virgens prudentes e as virgens néscias, e com certeza devem existir pessoas cuja mente está a ser acusada pelo diabo, que se sentem frustradas e tristes, mesmo em pleno jejum. Isto, porque agem de acordo com a fé emotiva.
Aquilo que Deus refere não Se agradar, é do comprometimento em fazer algo que, para si, se revela inatingível. Por exemplo, dispõe-se a orar às três da manhã; na primeira semana acorda, mas na segunda já não consegue cumprir com o que prometeu. Então, aquilo que Deus nos exorta, é para que não façamos votos que não consigamos cumprir. Abrindo a nossa boca, que haja consciência em relação ao voto que prometemos a Deus, para que o cumpramos, a fim de não sermos tidas por néscias.
Se eu errei no passado, fiz vários votos a Deus e não cumpri e, talvez por esquecimento, me tornei uma néscia, então o que farei?
Quando fizer algum voto, estarei consciente e o cumprirei. Serei responsável e assumirei essa condição perante Deus.
Não fique ansiosa.
A mulher tem a tendência natural para ser ansiosa. Quando não tem o controle da vida, já fica nesse estado. Com isso, não está a agir com a fé inteligente, mas emotiva. A ansiedade causa tormento, prejudica a sua saúde… enfim, não é de Deus.
Mas quando age na fé, há certeza, paz, disposição e uma direção. Não existe confusão, à semelhança da ansiedade, que não sabe por onde começar… com tanta coisa.
Aconselho-a a não viver ansiosa, pois, assim, acenderá a sua candeia, não temerá o dia de amanhã, preparando-se e aguardando, no Espírito, o seu Senhor.
Podem comentar no nosso Blog e falar sobre isso: Será que se assume como ansiosa? Está, neste Jejum de Daniel, em Espírito, ou a viver de acordo com uma fé emotiva?
Fique atenta: Quando for à Igreja, para buscar o Espírito Santo, que não seja na ansiedade, baseada em emoções, ou proferindo palavras que não assume e pratica, diante de Deus.
Um grande abraço. Foi um prazer enorme estar aqui convosco.
Amiga
Outubro 5, 2013 às 22:40
Olá dona Viviane,eu estou fazendo jejum de Daniel,essa palavra e para mim,mas eu tô no jejum fico triste porque,eu entro nas redes sociais,quero sair do mundo ,não quero viver dessa forma quero espirito de Deus.não consigo nem fechar os olhos pra buscar pra mim que Deus não ouve minhas orações.
Não quero errar e nem quero ser uma nescia,por favor me ajude quero nascer de Deus .. não quero viver no erro .quero agradar a Deus.
Catarina F Dias - Sede Internacional Europa
Outubro 5, 2013 às 22:24
Boa noite, D. Viviane, eu me sinto assim culpada pelos meus pecados e traumas do passado, mas já entendi que me tenho de arrepender e me perdoar pelo que fiz, tenho de ultrapassar isso pois são pesos que influenciam toda uma vida! Eu atribuo aquilo que eu sou a esses muitos erros que cometi, mágoas que guardei, etc. Mas hoje entendo que se houver arrependimento e se eu confessar os meus pecados a Deus, Ele é fiel para me perdoar e as minhas atitudes a partir daí serão outras porque esse meu passado já não fará mais parte do meu presente! Desse modo, acho que vou estar com a mente mais livre e com vontade de vencer outros obstáculos, como por exemplo, a timidez e o orgulho. Deus me mostrou algumas coisas significativas na biblia nestes ultimos 2 dias que foi, a inveja ela gerar confusão na pessoa; os maus olhos, trevas; e o julgar, quem julga é hipócrita! E eu não quero nada disso para mim! Não quero ser confusa, não quero andar em trevas, não quero ser hipócrita, e também, como tive oportunidade de aprender hoje, deixar de ter paz por conta da ansiedade! Este jejum tem sido muito bom e diferente do outros! Obrigada. Que Deus a abençõe!
Cláudia Boeno- Póvoa de Varzim
Outubro 5, 2013 às 21:20
Olá mais uma vez d. Viviane,
quando eu errei fiquei sim com muita raiva do meu erro e de mim também por ter dado mole, a princípio estava no sentimento, Deus já tinha me perdoado mas eu mesma não, quando apercebi me disse arranquei todo sentimento e usei a fé inteligente que trás resultados e tudo mudou dentro de mim.
Bjinhos
Elisabeth Alge Esteves
Outubro 5, 2013 às 21:18
Olá D. Viviane,
A fé emotiva nos leva a ser uma pessoa inconstante, que quer abraçar o mundo, sem definição inteligente.
A fé emotiva seduz, engana, nos faz despercebidas e quer trazer culpa e ansiedade, pois existe muitos sonhos, mas pouca definição.
A partir do momento em que entendi como podemos ser manipuladas pela sedução da emoção, desfarsada em fé, busquei em Deus resposta: Lançando sobre Ele toda a ansiedade, vigiando sempre, deixando de ser precipitada.
Isso nos traz Paz, a Paz que nada nem ninguém pode nos dar neste mundo, tendo a certeza que Ele está no controle, carregando todo o peso do sentimento e cuida de mim, me dando a cada dia, a direção certa.
O Espirito Santo é tão belo, tão humilde que Ele veem para nos servir, nos auxiliar nas nossas dificuldades, nos ensinar em toda e qualquer situação, no dar equilíbrio.
Ele não é Deus distante, religioso, pesado.
Ele é Paz, Alegria, Vida em nós!
Um grande beijo!
Isabel Primo-Coimbra
Outubro 5, 2013 às 21:11
Olá Dona Viviane,
Grata por abrir os olhos, pois a vezes fazemos votos a Deus e depois não cumprimos.
Bjinhos 🙂
rose
Outubro 5, 2013 às 20:25
oi dona vivi..deus te me falado muito nesses dias que eu tenho a companhados as mensagens…obrigado a senhora não sabe o bem que tem feito pra minha alma…que deus continue te usando…