13º Dia – Fé e Consciência
- 10
- Fev
- 2015
Olá a todos os internautas. Estamos em pleno Jejum dos 21 Dias. E hoje já é o 13ºDia.
Vamos abordar o tema: “Fé e Consciência”
“Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.” (Atos 23:1)
Só leio este trecho, mas se você quiser ler o capítulo, vai conferir que Paulo era usado por Deus; estava forte, seguro, definido, sem temor do mal, por causa da sua boa consciência. E isto é muito importante, porque talvez esteja na Igreja, a fazer o Jejum, mas há uma consciência pesada por algo que nunca confessou, que tem escondido dos seus responsáveis. Por exemplo, eu tenho que dar satisfações do meu caráter aos meus responsáveis, como ao meu marido, ao meu pai, que têm uma responsabilidade que está acima de mim. E se eu escondo alguma coisa, certamente a minha consciência vai estar pesada, como é óbvio, e não terei força para agir a fé.
Muitas pessoas falam com Deus, repetem as suas orações, dizem muitas vezes: “Perdoa-me, perdoa-me…”, mas diante das pessoas a quem deve dar satisfações, como ao seu pastor – se é uma obreira – ou mesmo sendo uma esposa de pastor, temem assumir o que aconteceu há anos atrás ou aquilo que torna a sua consciência pesada. Como terão forças para adorar a Deus se vivem na dúvida, reflexo de uma consciência pesada?
Ainda que pense: “Mas eu já pedi perdão a Deus… e quando o fazemos, nos livramos do pecado. Não é o que diz a Bíblia?!”. Sim, mas há certas coisas que não são curadas. Como assim? Se você fala para Deus, que é invisível, e não o assume diante dos seus responsáveis, fica a aparência de que você é digna de ter aquela condição e responsabilidade no seu trabalho, na Obra de Deus, ou onde quer que seja… não honra a Deus! Fala de fidelidade e é infiel; fala de perdão e guarda mágoa; fala de um bom coração e olha com maus olhos os seus responsaveis e é maliciosa para com os demais. Desta forma, como a sua consciência estará tranquila em pleno Jejum, levantando-se de madrugada, orando a Deus, indo à Igreja talvez todos os dias?! Sabe o que lhe falta? Assumir a sua condição e honrar a sua palavra para Deus. Pedir perdão a Deus, mas igualmente assumir a sua condição diante dos Homens. Desta forma a sua consciência também está tranquila perante os seus responsáveis, não iludindo ninguém e mostrando assim que é uma pessoa de palavra.
Quando a pessoa é de palavra tem esta boa consciência, e assim é forte, definida, tem confiança, consegue usar a sua fé pura porque não há malícia, não há peso…
É momento de assumir a sua condição, amiga internauta, e não fuja, como temos falado. Não seja como a onda do mar, que vai e vem, baseada numa fé emotiva.
Olhe para as suas atitudes, quando diz: “Eu vou fazer…”, mas no momento da verdade mostra-se covarde para praticar, para dizer e assumir a sua crença em Deus. Então, a sua busca a Deus revela-se uma mentira! Desculpe amiga internauta… mas esta é a realidade. Quando diz para Deus que O ama, é mentira! Você não ama quando não assume a sua condição.
Faz jejum, deixa de comer, ora e busca a Deus de madrugada, vai à Igreja, faz a sua parte, mas a parte religiosa, pois não há atitude perante aquilo que professa.
Seja racional! Use a fé inteligente que não ilude ninguém, mas resolve o que tem que resolver: “Eu enganei, então agora vou falar a verdade; eu sou egoísta, então vou deixar de o ser; sou orgulhosa, então deixarei de agir desta forma; eu escondi, então agora vou revelar!”. Esta é uma fé que a justifica, e é assim que agrada a Deus.
Então, amiga internauta, use a sua boa consciência, para que a sua busca ao Espírito Santo seja verdadeira. E assim nunca vai chamar o espírito enganador, porque o diabo entra na pessoa para falar em línguas de forma diabólica, justamente porque ela foi mentirosa e não tem uma boa consciência.
Use a boa consciência, pois é esta que lhe dá força, segurança e tranquilidade.
Um grande abraço! Deixe aqui o seu comentário.
carina
Fevereiro 12, 2015 às 15:34
Contei tudo ao meu marido,pedi que me perdoasse mais eu nao poderia mais carregar isso,esconder esse fato que aconteceu por que nao queria mais alimentar as duvidas e viver com a consciencia suja,pesada e no momento em que fiz isso me senti leve como se tivesse arrancado um peso de mim
Dona Viviane esse post foi pra mim,aprendi que por mais que venha doer,por mais dura que seja asconsequencias sempre temos que ser sinceros diante de Deus e diante das pessoas tambem principalmente aquelas nos amam.
Deus abençoe a senhora!
carina
Fevereiro 12, 2015 às 15:23
Dona Viviane li este post a dois dias atras,e agora volto aqui para te agradecer…pois nesta quarta feira da salvaçao o meu pastor falou sobre fé e duvida e oq alimenta ambas.Ele disse que o pecado e uma conciencia pesada sao as coisas que mais alimentam a duvida e faz agente perder as forças.
Li o poste mais ate entao nao havia tomado uma atitude a respeito do que li,entao apos a pregaçao me lembrei novamente do post e juntei uma coisa com a outra,decidi me abrir.
a um tempo atras estava passando por uma dificuldade no meu casamento e em meio essa dificuldade apareceu uma pessoa me tratando super bem me chamando de linda,etc.Eu logo disse que era casada e disse que nao queria problemas nao aconteceu nada mais eu alimentei isso dentro de mim pelo fato do meu marido estar me tratando mal e uma pessoa que mal me conhece me tratar tao bem…ate continuei conversando normal com essa pessoa.
apartir dai fiquei mal,fraca me esfriei na fé e nao me sentia bem com meu marido pois sabia que deveria contar o que havia acontecido mais sempre vinha aquela voz na minha cabeça:”aah vc nao precisa contar,vai criar problemas a toa pois isso acontece com qulquer um é normal hoje em dia as pessoas se enteressar por outra o importante é que vc nao fez nada”
Entao me calei
Entao me esfriei e me afastei do meu marido,tudo piorou.
Entao eu tomei a decisao de tirar isso de dentro de mim esse sentimento diabolico que estava alimentando.
Thairanne Prudêncio
Fevereiro 12, 2015 às 14:22
Bom dia, d. Vivi!
Olha eu só tenho a agradecer a Deus e a senhora por esses áudios. Hoje mais uma vez eu descobri coisas em mim que precisam ser corrigidas. Sentimentos que eu ainda carrego e que acabam fazendo da minha vida uma mentira. Não que eu esteja na prática do pecado físico, muito pelo contrário, mas através desse áudios e desse jejum num todo Deus está me mostrando a enorme necessidade de mudança que eu ainda tenho.
Eu descobri que sou emotiva e muita das vezes egoísta. Agora mesmo acabou de cair a minha ficha de que estou sendo egoísta em relação a uma pessoa. Pq eu já tive dessentimentos com ela eu não consigo olha-la com bons olhos e pior do que isso msm confessando com a boca que eu quero o bem dela, acabo de notar que é mentira. No fundo eu não torço tanto assim para que as coisas deem certo para essa pessoa.
Meu peito chega a está doendo enquanto eu escrevo esse comentário pq é realmente vergonhoso se dar conta disso. Como pode uma pessoa que tem o Espírito de Deus nutrir esses sentimentos? Pq mesmo não torcendo para o mal da pessoa eu tbm não torço para a felicidade. Não oro por ela, não peço a Deus por ela e é errado pq eu já fui como ela.
Muito obrigada por ser um instrumento de Deus para me fazer enxergar isso a tempo de me corrigir. Deus abençoe a senhora!
Cátia Guerreiro - Marinha Grande
Fevereiro 12, 2015 às 8:58
Bom dia
D. Viviane, a senhora não me conhece, mas pelo que tem falado parece que está a viver bem perto de mim.
Eu já passei por isso, pedia perdão a Deus, mas tinha vergonha de confessar diante dos homens, pois tinha muita vergonha do que havia feito, porém, quando ganhei coragem para assumir eu me senti limpa, pura, eu me senti como uma outra pessoa e toda aquela dor de ter visto como eu era, pelo que eu fiz sumiu. E eu me senti amada por Deus.
Quando temos a nossa consciência tranquila a nossa oração muda.
Dinair T.Cazuque
Fevereiro 12, 2015 às 8:57
Olá Dona Viviane,esse tema..Fé e Consciência,falou muito comigo,me encorajou a contar aqui minha experiência sobre Fé e consciência,tinha fé mas estava inutilizada,pois a minha consciência estava pesada ..eu traí meu esposo ,não ouve sexo nessa traição mas foi traição.Eu estava na igreja passando pela libertação espiritual e nesse meio aconteceu de eu olhar com outros olhos para um rapaz e aconteceu de eu beija-lo,mas estava indo todas as terças e sexta para me libertar,então pedi perdão a Deus e não fiz mas aquilo,me afastei do rapaz,mas não tive a coragem de pedir perdão ao meu esposo,continuei a lutar pela libertação,indo sempre as quartas e domingos na igreja ,mas me sentia vazia,fria,culpada com aquilo na mente até na hora da busca eu pensava voçê esta em pecado,enganando seu esposo,ficava aflita nervosa com ele e brigava cobrava dele respeito fidelidade,mas não tinha coragem de expor meu erro a ele e pedir perdão,vivia frustada dentro da igreja e pensava mas eu tenho fé que Jesus me perdoou..mas não confessava isso para a pessoa quem eu tinha traído,passou tempos e eu buscando por mim,por ele pois sempre foi uma pessoa contra a Universal nem podia ouvir falar o nome do Bispo ja ficava enfurecido,e eu queria que ele se convertesse mas nem eu era uma pessoa convertida e sim convencida de que era! falava com Deus ,mas sempre com vergonha e nunca esquecia oque tinha feito de mal para o meu esposo ,sempre fui uma esposa rixosa nunca dei valor a ele,e era orgulhosa para reconhecer que era assim,me achava perfeita pois eu ia a igreja e ele não,então eu era melhor que ele,pois pelo menos eu não deixava de buscar ajuda e tentar mudar,mas nunca mudava sempre com palavras duras para ele o reprimia e ridicularizava meu esposo,até que resolvi fazer a fogueira a ultima agora que passou,e subi no altar e disse Deus é agora tudo ou nada só voltarei aqui com o meu esposo ao meu lado,mas ainda assim com a consciência acusando..mas usei a fé fiz o meu voto,e entreguei no altar,pensei agora é com Deus.passou o mês de Dezembro e eu não fui nas reuniões ,mas estava esperando a resposta de Deus,queira uma resposta queria me sentir livre da culpa se Deus me respondesse oque pedi na fogueira me sentiria livre,estava certa que ia dar tudo certo do meu jeito pois eu já tinha cumprido meu voto agora seria facil ,mas não foi assim ,no dia 05 de janeiro uma moça entrou em contacto comigo dizendo ter sido amante de meu esposo por um ano e meio,bem nesse período que eu o traí,eu ja estava mudada,vinha me esforçando muito para ser uma esposa de verdade para ele..e a ex amante aparece ,pensei meu Deus agora que eu estou lutando por ele me acontece isso ,mas não me deixei abalar nem pensei muito no que ele avia feito,mas pensei na oportunidade de me expor falar tudo oque ouve de errado e me limpar dessa culpa e não deixar mais o diabo mandar na minha vida,pois eu estava sendo acusada todos os dias e iria perder minha salvação não conseguia me entregar a Deus por inteira,eu tinha fé mas minha consciência estava me acusando,falei com ex amante dele calmamente e perdoei ela,ai vi que ja estava mudada e podia falar com meu esposo,liguei para ele e contei sobre a moça e tal..ele confessou e antes de ele me pedir perdão eu o interrompi e falei tudo oque tinha feito para ele ,e pedi perdão .e ele me perdoou e eu o perdoei .saímos feridos dessa conversa mas foi uma lavada na alma,saiu de cima de mim um peso tão grande ..que fui orar e quando meu esposo chegou em casa dei um abraço nele e falei agora nós vamos ser Feliz ,minha consciencia estava leve podia falar com Deus e sentir que estava me ouvindo pude agir a minha fé junto com uma boa consciência,estava livre.meu esposo olhou para mim e disse “eu quero ir na Igreja com voce” coisa que nesse 15 ele não falou e detestava ..hoje dona Vivi estamos fazendo a “Terapia do Amor” ele ja leu nada a perder 2, e esta lendo o 3,admira seu pai e esta tão assustado com a minha mudança tenho alegria paz,busco a Deus todos os dias e busco mudar sempre,reconheço minhas fraquezas diante de Deus,e agradeço a sua imensa misericórdia por ter me dado essa oportunidade de reconhecer meus erros e mesmo dolorosa,mas que hoje me da prazer de contar aqui que não adianta “FÉ “se não for junto de uma boa consciência! A não ser que a pessoa não prese pela sua Salvação e só pense hoje sem se importar pelo amanhã aonde um dia estaremos face a face com Deus e nada ficara as escondidas! muito obrigada Dona Vivi a senhora mudou e muito a minha forma de ver a vida com DEUS. seja abençoada sempre
Teresa Paulo
Fevereiro 12, 2015 às 7:38
Oá D. Vivi,
A boa consciência traz-me liberdade, ousadia, intrepidez, força para avançar pois ela não me acusa de nada.
Durante muito tempo preocupava-me com as consequências ao me expor, o que iriam pensar de mim mas a partir do momento que decidi priorizar Deus na minha vida e olhar só para a minha salvação, a minha única preocupação é agradar a Deus, é ser transparente e sincera para Deus e para quem me rodeia.
A partir do momento que defini a minha vida baseada na boa consciência passei a ter paz, certeza de que nada atrapalha a minha intimidade com Deus,o canal que nos une está puro, limpo!
Beijinhos