13º Dia – Fé e Consciência
- 10
- Fev
- 2015
Olá a todos os internautas. Estamos em pleno Jejum dos 21 Dias. E hoje já é o 13ºDia.
Vamos abordar o tema: “Fé e Consciência”
“Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.” (Atos 23:1)
Só leio este trecho, mas se você quiser ler o capítulo, vai conferir que Paulo era usado por Deus; estava forte, seguro, definido, sem temor do mal, por causa da sua boa consciência. E isto é muito importante, porque talvez esteja na Igreja, a fazer o Jejum, mas há uma consciência pesada por algo que nunca confessou, que tem escondido dos seus responsáveis. Por exemplo, eu tenho que dar satisfações do meu caráter aos meus responsáveis, como ao meu marido, ao meu pai, que têm uma responsabilidade que está acima de mim. E se eu escondo alguma coisa, certamente a minha consciência vai estar pesada, como é óbvio, e não terei força para agir a fé.
Muitas pessoas falam com Deus, repetem as suas orações, dizem muitas vezes: “Perdoa-me, perdoa-me…”, mas diante das pessoas a quem deve dar satisfações, como ao seu pastor – se é uma obreira – ou mesmo sendo uma esposa de pastor, temem assumir o que aconteceu há anos atrás ou aquilo que torna a sua consciência pesada. Como terão forças para adorar a Deus se vivem na dúvida, reflexo de uma consciência pesada?
Ainda que pense: “Mas eu já pedi perdão a Deus… e quando o fazemos, nos livramos do pecado. Não é o que diz a Bíblia?!”. Sim, mas há certas coisas que não são curadas. Como assim? Se você fala para Deus, que é invisível, e não o assume diante dos seus responsáveis, fica a aparência de que você é digna de ter aquela condição e responsabilidade no seu trabalho, na Obra de Deus, ou onde quer que seja… não honra a Deus! Fala de fidelidade e é infiel; fala de perdão e guarda mágoa; fala de um bom coração e olha com maus olhos os seus responsaveis e é maliciosa para com os demais. Desta forma, como a sua consciência estará tranquila em pleno Jejum, levantando-se de madrugada, orando a Deus, indo à Igreja talvez todos os dias?! Sabe o que lhe falta? Assumir a sua condição e honrar a sua palavra para Deus. Pedir perdão a Deus, mas igualmente assumir a sua condição diante dos Homens. Desta forma a sua consciência também está tranquila perante os seus responsáveis, não iludindo ninguém e mostrando assim que é uma pessoa de palavra.
Quando a pessoa é de palavra tem esta boa consciência, e assim é forte, definida, tem confiança, consegue usar a sua fé pura porque não há malícia, não há peso…
É momento de assumir a sua condição, amiga internauta, e não fuja, como temos falado. Não seja como a onda do mar, que vai e vem, baseada numa fé emotiva.
Olhe para as suas atitudes, quando diz: “Eu vou fazer…”, mas no momento da verdade mostra-se covarde para praticar, para dizer e assumir a sua crença em Deus. Então, a sua busca a Deus revela-se uma mentira! Desculpe amiga internauta… mas esta é a realidade. Quando diz para Deus que O ama, é mentira! Você não ama quando não assume a sua condição.
Faz jejum, deixa de comer, ora e busca a Deus de madrugada, vai à Igreja, faz a sua parte, mas a parte religiosa, pois não há atitude perante aquilo que professa.
Seja racional! Use a fé inteligente que não ilude ninguém, mas resolve o que tem que resolver: “Eu enganei, então agora vou falar a verdade; eu sou egoísta, então vou deixar de o ser; sou orgulhosa, então deixarei de agir desta forma; eu escondi, então agora vou revelar!”. Esta é uma fé que a justifica, e é assim que agrada a Deus.
Então, amiga internauta, use a sua boa consciência, para que a sua busca ao Espírito Santo seja verdadeira. E assim nunca vai chamar o espírito enganador, porque o diabo entra na pessoa para falar em línguas de forma diabólica, justamente porque ela foi mentirosa e não tem uma boa consciência.
Use a boa consciência, pois é esta que lhe dá força, segurança e tranquilidade.
Um grande abraço! Deixe aqui o seu comentário.
Alice
Fevereiro 10, 2015 às 20:38
ola dona Vivi falou comigo disse tudo e ja tomei uma atitude. bjs
Diviane
Fevereiro 10, 2015 às 20:20
Muito forte,
A fé e a boa consciência andam lado a lado, por isso a importância de guardamos a nossa fé e a boa consciência.
Beijos dna. Vivi tenho aprendido muito com os áudios da senhora e muito obrigada por dividir conosco a cada inspiração que Deus tem lhe revelado. 😉 🙂
Rosana
Fevereiro 10, 2015 às 20:01
D. Vivi, já estou na igreja a 10 anos e venho a implorar por ajuda,pois o vazio que sinto é enorme. Não estou no pecado, o que mais.quero é crer. O que quero somente é ser feliz é ser preenchida. Tenho tido problemas no trabalho, em casa são problemas por todo o lado. Quando oiço mais problemas automaticamente vem lágrimas aos meus olhos. O vazio que sinto é tão grande que dói tanto. Tenho visto os meus erros e coisas no meu carácter que preciso mudar e quero e tenho pedido a Deus, mais parece que não me ouve.
Eu não aguento viver mais um segundo dessa forma, tudo me mete triste. Eu quero nascer de Deus, quero o espírito santo as duvidas são enormes, as emoções gritam alto.estou desesperada por favor o que faço pois não posso mais viver dessa maneira.
Luciana
Fevereiro 10, 2015 às 20:00
Muy bueno todo lo que ustde publica! me sirve mucho. Me arrepiento mucho de la persona que fui, quiero nacer de nuevo, ser una nueva criatura, estoy en el ayuno firme, quiero recibir el espiritu santo, para poder ayudar a muchas personas, me levanto por la noche oro, leo la biblia, practico, pero algo falta aun , nose lo que es
Marlene Serradas
Fevereiro 10, 2015 às 19:20
E verdade, Boa consciência não ha nada que pague, quando sou sincera primeiro com Deus e depois com os meus superiores, é como se um peso foi arrancado de mim. Pode parecer doloroso mas no fim quem ganha sou eu. Se errei o que é que tem, agora é bola para a frente, chorar não vai adiantar, agora é procurar mudar e odiar o que não agrada a Deus.
Até amanhã 🙂
Ana Maria - CdA Cantanhede
Fevereiro 10, 2015 às 19:07
Boa tarde D. Viviane
De facto quando temos a nossa consciência limpa, torna-se muito mais fácil usar a nossa fé, pois falamos com certeza, sem nenhuma voz acusadora.
Eu lembro bem de quando eu tinha a minha consciência pesada, por erros que cometia por agir com base nos meus sentimentos. Eu guardava muito as coisas para mim, não me abria e isso só me fazia afundar mais…era um peso e ao mesmo tempo um vazio inexplicável. Eu nem tinha coragem de falar para Deus o que ia dentro de mim. Sabia que Ele tinha conhecimento de tudo o que se estava a passar dentro de mim, aliás, Ele sabia bem melhor do que eu, pois eu nem conseguia explicar o que se estava a passar comigo. Mas eu sentia vergonha de falar com Deus, porque simplesmente fui deixando de orar como fazia antes. Estava tão afogada num rol de sentimentos ruins, que O “abandonei” e por isso, eu não me achava digna de Lhe dirigir palavra sequer!
Ah, mas Ele nunca me abandonou! E foi quando eu percebi isso, através das reuniões da igreja, que coloquei tudo cá para fora. Entreguei-me a Deus como nunca me tinha entregue. Agora já não estou mais naquela prisão escura e fria que me impedia de ver a luz. Estou livre, com a consciência leve, uso a Fé Inteligente para me deixar moldar por Deus e estou muito feliz!