13º Dia – Fé e Consciência
- 10
- Fev
- 2015
Olá a todos os internautas. Estamos em pleno Jejum dos 21 Dias. E hoje já é o 13ºDia.
Vamos abordar o tema: “Fé e Consciência”
“Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.” (Atos 23:1)
Só leio este trecho, mas se você quiser ler o capítulo, vai conferir que Paulo era usado por Deus; estava forte, seguro, definido, sem temor do mal, por causa da sua boa consciência. E isto é muito importante, porque talvez esteja na Igreja, a fazer o Jejum, mas há uma consciência pesada por algo que nunca confessou, que tem escondido dos seus responsáveis. Por exemplo, eu tenho que dar satisfações do meu caráter aos meus responsáveis, como ao meu marido, ao meu pai, que têm uma responsabilidade que está acima de mim. E se eu escondo alguma coisa, certamente a minha consciência vai estar pesada, como é óbvio, e não terei força para agir a fé.
Muitas pessoas falam com Deus, repetem as suas orações, dizem muitas vezes: “Perdoa-me, perdoa-me…”, mas diante das pessoas a quem deve dar satisfações, como ao seu pastor – se é uma obreira – ou mesmo sendo uma esposa de pastor, temem assumir o que aconteceu há anos atrás ou aquilo que torna a sua consciência pesada. Como terão forças para adorar a Deus se vivem na dúvida, reflexo de uma consciência pesada?
Ainda que pense: “Mas eu já pedi perdão a Deus… e quando o fazemos, nos livramos do pecado. Não é o que diz a Bíblia?!”. Sim, mas há certas coisas que não são curadas. Como assim? Se você fala para Deus, que é invisível, e não o assume diante dos seus responsáveis, fica a aparência de que você é digna de ter aquela condição e responsabilidade no seu trabalho, na Obra de Deus, ou onde quer que seja… não honra a Deus! Fala de fidelidade e é infiel; fala de perdão e guarda mágoa; fala de um bom coração e olha com maus olhos os seus responsaveis e é maliciosa para com os demais. Desta forma, como a sua consciência estará tranquila em pleno Jejum, levantando-se de madrugada, orando a Deus, indo à Igreja talvez todos os dias?! Sabe o que lhe falta? Assumir a sua condição e honrar a sua palavra para Deus. Pedir perdão a Deus, mas igualmente assumir a sua condição diante dos Homens. Desta forma a sua consciência também está tranquila perante os seus responsáveis, não iludindo ninguém e mostrando assim que é uma pessoa de palavra.
Quando a pessoa é de palavra tem esta boa consciência, e assim é forte, definida, tem confiança, consegue usar a sua fé pura porque não há malícia, não há peso…
É momento de assumir a sua condição, amiga internauta, e não fuja, como temos falado. Não seja como a onda do mar, que vai e vem, baseada numa fé emotiva.
Olhe para as suas atitudes, quando diz: “Eu vou fazer…”, mas no momento da verdade mostra-se covarde para praticar, para dizer e assumir a sua crença em Deus. Então, a sua busca a Deus revela-se uma mentira! Desculpe amiga internauta… mas esta é a realidade. Quando diz para Deus que O ama, é mentira! Você não ama quando não assume a sua condição.
Faz jejum, deixa de comer, ora e busca a Deus de madrugada, vai à Igreja, faz a sua parte, mas a parte religiosa, pois não há atitude perante aquilo que professa.
Seja racional! Use a fé inteligente que não ilude ninguém, mas resolve o que tem que resolver: “Eu enganei, então agora vou falar a verdade; eu sou egoísta, então vou deixar de o ser; sou orgulhosa, então deixarei de agir desta forma; eu escondi, então agora vou revelar!”. Esta é uma fé que a justifica, e é assim que agrada a Deus.
Então, amiga internauta, use a sua boa consciência, para que a sua busca ao Espírito Santo seja verdadeira. E assim nunca vai chamar o espírito enganador, porque o diabo entra na pessoa para falar em línguas de forma diabólica, justamente porque ela foi mentirosa e não tem uma boa consciência.
Use a boa consciência, pois é esta que lhe dá força, segurança e tranquilidade.
Um grande abraço! Deixe aqui o seu comentário.
Marina Teixeira
Fevereiro 10, 2015 às 17:29
Boa tarde d. Viviane!
Ser de palavra é algo muito forte. A pessoa que é de palavra é definida, determinada, forte e tem a sua consciência limpa, diante de Deus e dos homens, preserva a boa consciência.
Se algo acusa a minha consciência é porque estou a agir errado e isso pode comprometer a minha salvação! É muito grave a consciência acusar e não haver uma mudança, a atitude de limpar a consciência.
Beijinho 🙂
Camila
Fevereiro 10, 2015 às 17:15
Olá Dona Vivi, como a palavra de hoje me doeu, me senti a pior das criaturas, imerecedora de ser obreira, me sinto um lixo, é muito difícil confessar alguns erros que cometemos.
Me sinto com desejo imenso de me libertar disso, porém está doendo tanto, o medo as dúvidas oprimem demais! Obrigada pela direção já sei o que é certo fazer,agora é colocar o rosto no chão se humilhar a Deus e pedir forçar para assumir essa condição que estou diante dos homens, passar por cima do orgulho.
Lilian Olivato
Fevereiro 10, 2015 às 17:15
Boa tarde, D. Viviane coloquei em prática hoje mesmo pela manhã a orientação do Espírito Santo e fui até o meu responsável assumir minha condição espiritual,e ouvi exatamente o que eu precisava.
Vânia
Fevereiro 10, 2015 às 17:10
Boa tarde, Dn. Viviane e colaboradoras,
Por FAVOR PRECISO QUE LEEM. ESTOU NA IGREJA HÁ QUASE 17 ANOS. NESSE TEMPO DEUS FEZ MUITAS COISAS BOAS POR MIM, INCLUSIVE ME ABENÇOANDO NA VIDA SENTIMENTAL. ME CASEI E HOJE TENHO 01 FILHO ADOLESCENTE.
NUM DETERMINADO MOMENTO DO NOSSO CASAMENTO, ESTÁVAMOS TENDO MUITOS DESENTENDIMENTOS, BRIGAS E ACABEI VIAJANDO DE FÉRIAS SEM O MEU ESPOSO, APENAS COM MEU FILHO.
NESSE LUGAR ACONTECEU O PIOR. SUBESTIMEI O DIABO E MINHA PRÓPRIA CARNE, ACHEI QUE SERIA FORTE PARA RESISTIR E ALIMENTEI BRINCADEIRAS E CONTATOS COM ESSA PESSOA COM QUEM ACABEI TENDO UMA NOITE DE SEXO. FOI TERRÍVEL. ISSO ACONTECEU NA NOITE ANTERIOR A MINHA VOLTA PRA CASA E AÍ DEU-SE INÍCIO AO MEU TERROR!
ANOS DEPOIS REENCONTREI A PESSOAS E DISSE O QUANTO ME ARREPENDIA DO OCORRIDO, MAS AO MEU MARIDO NÃO TENHO CORAGEM DE CONTAR.TENHO MEDO QUE ME DEIXE, NÃO QUERO QUE SOFRA COM ISSO.SINTO MUITA VERGONHA SÓ DE PENSAR NO QUE PODE ACONTECER.
ISSO JÁ FAZ 9 ANOS. OREI MUITO A DEUS PARA QUE ME PERDOASSE E SINCERAMENTE SEI QI=UE ME PERDOOU, POIS AS MUITAS ACUSAÇÕES DO DIABO ACABARAM.
OUVINDO O ÁUDIO FICO PENSANDO SE VALE MESMO A PENA ACABAR COM A MINHA FAMÍLIA, ENVERGONHAR O MEU MARIDO E AINDA ME TORNAR MOTIVO DE TROPEÇO PARA TODA MINHA FAMÍLIA?
ESPERO SINCERAMENTE QUE DIGA QUE NÃO, POIS NÃO SEI COMO TER FORÇAS PARA FAZER O CONTRÁRIO.
QUE DEUS AS ABENÇOE.
Talitha Georgia
Fevereiro 10, 2015 às 17:01
É verdade dn. Vivi realmente temos que rever nossos conceitos diante de Deus, temos.que aproveitar as oportunidades enquanto ha tempo. Deus abençoe.
Alba
Fevereiro 10, 2015 às 17:01
Que palavra reveladora. Antes desse jejum começar, quando eu ouvia falar que Jesus vazia nova todas as coisas eu não entendia procurava essas coisas novas no meu exterior. Agora eu entendo que as coisas novas que Jesus faz está dentro de,mim revelando a verdadeira Alba e me transformando em nova criatura.