21 dias de Jejum – 11º Dia
- 3
- Out
- 2013
A Oportunidade
Olá a todos os internautas. Vivemos o Jejum de Daniel, no 11ºDia e acompanhamos a leitura do livro de Mateus, capítulo 25, sobre as dez virgens.
“E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.” (Mt.25:10)
Quem saiu a comprar o azeite? Lembra-se? As néscias. Deixaram para comprar na última hora, precisamente quando o noivo estava a chegar.
Imagine-se prestes a casar, e naquele momento é que sairia a comprar a aliança e o vestido. Precisamente nessa hora? Como?! Isso significa que não valorizaria o dia do seu casamento e o seu significado.
E porque motivo as néscias deixaram para depois?
Porque não levaram azeite extra. Já as prudentes, imaginando que o azeite das lâmpandas acabaria, o levaram. Isso era óbvio! Só que as néscias deixaram tudo para a última hora.
Eu quero deixar aqui bem claro, o seguinte: Quando estamos apercebidas, olhamos para os detalhes e preparamo-nos devidamente. Por exemplo, há muitas pessoas que chegam à reunião, para participar, sem estarem atentas… Muitas vezes estão preocupadas, a falar com as pessoas ao seu redor. Não se estão a preparar para falar com Deus e, assim, passa o dia, aquela reunião, vem o dia seguinte, e a mesma coisa volta a acontecer.
E isso não acontece apenas na reunião, mas também nos votos que deixam de ser cumpridos, andando “à lá vonté”. Como ninguém “obriga” e o Senhor Jesus não pune ninguém por não cumprir, então vivem sem compromisso e sem temor. Isto também se refere às pessoas que são batizadas com o Espírito Santo, mas que não têm a cautela e o zelo por aquilo que já aprenderam.
Muitas vezes, permitem-se estar em ambientes que sabem que não convêm, deixando-se levar por aquilo que as rodeia. Não têm capricho pela sua salvação quando se permitem ficar com amizades que não lhes convêm, e ainda fazem comentários impróprios.
Não somos perfeitos e não esperamos isso de si, mas o que Deus pretende de nós é que tenhamos esse temor para com Ele. E não é porque Deus precisa que o façamos, mas somos nós que precisamos, para que não venhamos a sofrer a pena.
“…e fechou-se a porta.”
Sabe, amiga, eu já vi na Obra de Deus, pessoas que estavam no nosso meio e que tiveram a oportunidade de falar, de confessar, de se abrirem e dizerem a verdade, mas preferiram ocultá-la. Não aproveitaram a oportunidade. E, uma vez a fechada “porta”, acabou! Não houve mais chance…
E isso não significa que não possa fazer a sua escolha hoje, pois enquanto o Senhor Jesus não voltar, temos oportunidade de mudar e observar os detalhes. Ter esse compromisso, e não apenas espelhar-se nos demais.
Mesmo acompanhando o audio, e gostando, não pode deixar passar aspetos importantíssimos os quais poderia corrigir.
Hoje, desperta a minha atenção, assim como poderá despertar a sua, o “fechar a porta”, e o “aperceber”. Fechar a porta, é a perda da oportunidade, sem hipótese de retorno. Aquelas virgens néscias, que foram comprar o azeite, perderam a oportunidade.
Neste jejum, tem a oportunidade, participando nos 21 Dias, de se ausentar de tudo o que a torna distante de Deus. E estamos a abster-nos da televisão, da internet, acessando apenas blogs específicos sobre as coisas de Deus.
Você que tem pensado nos versículos bíblicos que ouviu no Blog, ou até que leu na Bíblia, deve igualmente aperceber-se acerca da sua própria vida, e de quem você tem sido. Pois ainda que se abstenha de muitas coisas, se não fizer isto, não está a fazer tudo o que é suposto. E fazer tudo, é perceber os detalhes; ter o temor quando estabele compromissos. Prometendo algo a Deus, cumpre aquilo que disse! Não é uma brincadeira, ou palavras da “boca para fora”, não! Mas através do temor, assume essa responsabilidade com Deus.
É isso que compreendemos através dos versículos de hoje.
Um grande abraço para vocês, e amanhã estaremos de volta.
Helena Gomes
Outubro 3, 2013 às 20:54
É importante ter um compromisso, com temor, estar sensível aos detalhes faz parte das características da prudência.
Tenho buscado a cada dia viver com prudência.
Alice-Russia, Moscou
Outubro 3, 2013 às 20:40
Ta ligado dona Viviane, fortissimo, muito obrigada pelo audio, eles realmente tem aberto os meus olhos e agora estou trabalhando em cima desses aspectos negativos, e nao quero mais perder oportunidades , mas aproveitar cada uma delas para mudar e me tornar melhor a cada dia, e uma honra aprender atravez desses audios, mas a maior honra ainda e servir a Deus, pois o que Deus fez, tem feito e fara na minha vida nao tem preco!!! vou em frente!
Obr.Rejane
Outubro 3, 2013 às 19:25
Olá Boa Tarde Dona Viviane muito forte esse estudo eu já estou nessa fé, mais todos que estão nessa fé sabe que não é fácil, só que eu tenho a certeza absoluta que eu terei a resposta nossa de como a voz da Sra é linda e doce para Deus.
Sempre temos que abraçar a oportunidade, temos que está sempre com o azeite e com a lâmpada acesa pq nós não sabemos nem o dia nem a hora em que o Senhor Jesus virá.
E também muitas pessoas começaram esse Jejum de Daniel mais não vão até o dia 13 só vai até o dia 13 aqueles que querem uma vida mudada.
Kelly
Outubro 3, 2013 às 19:22
Oi, D. Vivi, muito forte mesmo, como o Espirito Santo é tudo que precisamos!!! E principalmente para permanecermos firmes na fé até o fim!!! Ele é a nossa garantia!!!!! Um forte abraço!!!!!
lori Jaster
Outubro 3, 2013 às 19:08
Dna. Viviane!
Hoje eu passei por um momento difícil,me preocupando muito com os outros,e eu pude perceber que se eu iria morrer hoje, eu ia para o inferno.Então eu entreguei tudo nas mãos de Deus e eu fiz uma limpeza de mim mesmo,do meu eu para cuidar de mim,para que não falte azeite para mim,por que o que me adianta eu salvar os outros e eu ir para o inferno,não mil vezes não.Vou lutar agora em primeiro lugar minha salvação e vou ser o PRÓPIO TESTEMUNHO.
Ivanilda Correia
Outubro 3, 2013 às 18:59
Deus tem usado todas as coisas para nos chamar atenção… Tem nos despertado para a Salvação…. Cabe a nós atender e estar preparadas como as prudentes….
Ivanilda Correia
Cabo Verde