21 dias de Jejum – 11º Dia

Viviane Freitas

  • 3
  • Out
  • 2013

21 dias de Jejum – 11º Dia

  • 3
  • Out
  • 2013

A Oportunidade

Olá a todos os internautas. Vivemos o Jejum de Daniel, no 11ºDia e acompanhamos a leitura do livro de Mateus, capítulo 25, sobre as dez virgens.

“E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.”
(Mt.25:10)

Quem saiu a comprar o azeite? Lembra-se? As néscias. Deixaram para comprar na última hora, precisamente quando o noivo estava a chegar.

Imagine-se prestes a casar, e naquele momento é que sairia a comprar a aliança e o vestido. Precisamente nessa hora? Como?! Isso significa que não valorizaria o dia do seu casamento e o seu significado.

E porque motivo as néscias deixaram para depois?

Porque não levaram azeite extra. Já as prudentes, imaginando que o azeite das lâmpandas acabaria, o levaram. Isso era óbvio! Só que as néscias deixaram tudo para a última hora.

Eu quero deixar aqui bem claro, o seguinte: Quando estamos apercebidas, olhamos para os detalhes e preparamo-nos devidamente. Por exemplo, há muitas pessoas que chegam à reunião, para participar, sem estarem atentas… Muitas vezes estão preocupadas, a falar com as pessoas ao seu redor. Não se estão a preparar para falar com Deus e, assim, passa o dia, aquela reunião, vem o dia seguinte, e a mesma coisa volta a acontecer.

E isso não acontece apenas na reunião, mas também nos votos que deixam de ser cumpridos, andando “à lá vonté”. Como ninguém “obriga” e o Senhor Jesus não pune ninguém por não cumprir, então vivem sem compromisso e sem temor. Isto também se refere às pessoas que são batizadas com o Espírito Santo, mas que não têm a cautela e o zelo por aquilo que já aprenderam.

Muitas vezes, permitem-se estar em ambientes que sabem que não convêm, deixando-se levar por aquilo que as rodeia. Não têm capricho pela sua salvação quando se permitem ficar com amizades que não lhes convêm, e ainda fazem comentários impróprios.

Não somos perfeitos e não esperamos isso de si, mas o que Deus pretende de nós é que tenhamos esse temor para com Ele. E não é porque Deus precisa que o façamos, mas somos nós que precisamos, para que não venhamos a sofrer a pena.

“…e fechou-se a porta.”

Sabe, amiga, eu já vi na Obra de Deus, pessoas que estavam no nosso meio e que tiveram a oportunidade de falar, de confessar, de se abrirem e dizerem a verdade, mas preferiram ocultá-la. Não aproveitaram a oportunidade. E, uma vez a fechada “porta”, acabou! Não houve mais chance…

E isso não significa que não possa fazer a sua escolha hoje, pois enquanto o Senhor Jesus não voltar, temos oportunidade de mudar e observar os detalhes.
Ter esse compromisso, e não apenas espelhar-se nos demais.

Mesmo acompanhando o audio, e gostando, não pode deixar passar aspetos importantíssimos os quais poderia corrigir.

Hoje, desperta a minha atenção, assim como poderá despertar a sua, o “fechar a porta”, e o “aperceber”. Fechar a porta, é a perda da oportunidade, sem hipótese de retorno. Aquelas virgens néscias, que foram comprar o azeite, perderam a oportunidade.

Neste jejum, tem a oportunidade, participando nos 21 Dias, de se ausentar de tudo o que a torna distante de Deus. E estamos a abster-nos da televisão, da internet, acessando apenas blogs específicos sobre as coisas de Deus.

Você que tem pensado nos versículos bíblicos que ouviu no Blog, ou até que leu na Bíblia, deve igualmente aperceber-se acerca da sua própria vida, e de quem você tem sido. Pois ainda que se abstenha de muitas coisas, se não fizer isto, não está a fazer tudo o que é suposto. E fazer tudo, é perceber os detalhes; ter o temor quando estabele compromissos. Prometendo algo a Deus, cumpre aquilo que disse! Não é uma brincadeira, ou palavras da “boca para fora”, não! Mas através do temor, assume essa responsabilidade com Deus.

É isso que compreendemos através dos versículos de hoje.

Um grande abraço para vocês, e amanhã estaremos de volta.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

68 comentários

  1. dn Vivi,muito forte o que a sra falou, e a realidade temos que vigiar em tudo a nossas amizades e escolher a boa parte.

    Ver mais
  2. FORTISSIMO!
    SÓ VEIO A CONFIRMAR O QUE EU JÁ TINHO LIDO NA PALAVRA DE DEUS, POIS É EXATAMENTE O QUE VINHA FAZENDO, NÃO OBSERVAVA MINHAS PALAVRAS, SAIA FAZENDO PROMESSAS PARA DEUS, PEGANDO OS PAPÉIS QUE ME DAVAM NA IGREJA E SÓ IA LEMBRAR QUANDO CHEGAVA NA REUNIÃO.BEM A LA VONTE.

    CHEGAVA NA IGREJA COMEÇAVA A RESOLVER AS COISAS QUANDO IA PRO SALÃO A REUNIÃO JÁ TINHA COMEÇADO, E EU DEMORAVA PRA ME CONSENTRAR E AS VEZES NA HORA DA BUSCA ESTAVA PREOCUPADA E NÃO CONSEGUIA ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS, MAS ONTEM AO OUVIR A PALAVRA AQUI NO BLOG, “CLAREOU” A MINHA MENTE

    TUDO ACONTECEU PARA EU ME ATRASAR MAS ESCOLHI A BOA PARTE, FUI PARA A IGREJA EM ESPIRITO, ATÉ ESQUECI DE QUEM ESTAVA DO MEU LADO, FOI OTIMO , MUITO RACINAL, SAI DALI SEM EMOÇÃO, SEM SENTIMENTO , MAS COM A MENTE DIRIGIDA PELO ESPIRITO, NÃO VOU MAIS ACEITAR NÃO SER MULHER DE PALAVRA. A PORTA FECHOU, “FECHAREI MINHA BOCA’ PARA PROMESSAS TOLAS E PALAVRAS QUE DESVIAM MINHA FÉ

    BEIJINHOS

    Ver mais
  3. Olá Sra. Viviane,

    Estamos no 11º dia do jejum, estou aproveitando cada dia…
    Cada dia que vou à igreja, que leio a bíblia ,ouço os audios, tudo tem acrescentado.

    A minha oportunidade se faz HOJE, a porta não se fechou… então vamos nos empenhar ao máximo para alcançar aquilo que é mais precioso !!

    Um gde abraço ! 😉

    Ver mais
  4. Ola Sra.Vivi, es cierto en todo tenemos que tener un compromiso, y cumplir con nuestra palabra .
    Deus abençoe

    Ver mais
  5. Bom dia D.Viviane., o meu coração esta magoado porque não quero pensar, preguiça mental, mas vou contrariando essa minha vontade. Apercebi-me que, estive a ler Atos dos Apóstolos, e que as pessoas que já foram batizadas neste jejum foi porque elas aceitaram que esse jejum era para serem batizados e ficaram prudentes, eles creram nessa palavra. Há pessoas que se aproximam de nos para nos fazer mal de uma forma inocente e a gente permite, não fala nada, deixa acontecer, somos ingenuas, mas depois quando estamos ja sos, vem aquela vontade enorme de esganar a pessoa! Como foi falado ontem a pessoa de Deus não tem que ter coração, agir no sentimento “ah porque se falar a outra pessoa vai ficar constrangida”, isto acontece com conhecidos mas principalmente desconhecidos, para mim pessoalmente já não da para ser mole! Entre muitas coisas, hoje aprendi que a pessoa com Deus tem responsabilidade, tem temor. Obrigada.

    Ver mais
  6. Bom dia dona Viviane. Um dia a porta também se fechou para mim. Aconteceu comigo exactamente o que a senhora falou acima na mensagem. Eu tive a oportunidade de confessar o meu erro, falar a verdade e preferi ocultar e quando decidi falar a porta já se tinha fechado para mim, a chance se foi. Essas néscias até foram em busca do zeite, mas já foram tarde.

    Então tive que recomeçar tudo de novo e foi muito difícil dona. Nunca pensei em sair da igreja e voltar para o mundo, mas nutri sentimentos e tive atitudes que nunca pensei que viria a ter e foi muito difícil libertar-me porque nunca me tinha visto tão presa ao coração.

    Mas um dia decidi e estou aqui. Este Jejum tem sido maravilhoso. Eu não consigo explicar o que está acontecendo comigo. Não tenho mais prazer em fazer as minhas vontades, e devido ao meu sofrimento, que foi tão grande, e por Jesus ter-me querido, mesmo estando na condição que estava, que nada para mim faz sentido mais. A vida que eu levo aqui não tem sentido, não tem razão de ser. Eu só quero Jesus e servi-Lo como nunca servi, ser para Ele como nunca fui.

    E sem engano e ilusão. Porque eu questiono e me pergunto: Se tudo aquilo que tem acontecido comigo, dentro de mim, no meu íntimo, for mentira, o que é então, a verdade? Se é assim eu não sei o que é a verdade. Eu não me vou enganar mais. Eu sei o que está dentro de mim e tenho uma certeza acompanhada de uma vigilância das minhas atitudes.

    Até amanhã. Um abraço!

    Ver mais
1 2 3 4 12