10º Dia – Não reclame!
- 7
- Fev
- 2015
Olá a todos os internautas. É um prazer estar a acompanhar-vos no Jejum de Daniel, durante estes 21 Dias. Já estamos no 10º Dia.
O tema de hoje é “Não reclame!”
Nós, seres humanos, quando as coisas não estão a nosso favor, temos a tendência de reclamar. E quando reclamamos, estamos voltados para a nossa vontade. Mesmo quando as coisas não vão bem e diz: “Mas não é de Deus o que estou a viver…”. É verdade, quando estava a enfrentar o stress e agoniada com aquela situação, eu murmurava, imaginava que Deus ía fazer uma “mágica” e não um milagre. Se esperasse por um milagre agiria a fé, mas ao invés disso, fazia tudo o que estava ao meu alcance, de acordo com aquilo que foi orientado pelo médico, e não pela ação da fé. E quando liguei ao meu pai e disse que já não aguentava mais aquela situação, entrei em desespero, porque você aguenta até um certo limite – durante um tempo – mas como é uma fé emotiva, que apenas espera as coisas acontecerem, então chega ao seu limite, como foi o meu caso. E ele falou bem claro e nítido: “Minha filha, pára de murmurar!” E foi isso que eu tive que fazer.
E eu digo-lhe, amigo internauta, que está a passar por momentos dificílimos neste Jejum; que está a ver as pessoas a conquistarem e você a ficar para trás; que enfrenta dificuldades na sua família, com o seu marido e as pessoas com quem lida no trabalho ou na escola, e pensa que Deus tem que fazer uma “mágica” para parar esses momentos difíceis… Antes de darmos continuidade a este assunto, acompanhe comigo:
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (Tg.1:2-4)
Dando continuidade ao que lhe falava sobre a minha vida, eu até cria que Deus ía fazer o milagre, só que não estava a manifestar a fé, e consequentemente as minhas ações, a minha maneira de falar, revelavam isso. Quando o meu pai disse que eu tinha de parar de reclamar, era precisamente para que agisse a fé!
Quando lhe é dito: “Pára de reclamar e de murmurar…” É para que deixe de agir pelas circunstâncias.
E quando o versículo refere que devemos ter alegria ao passar pelas provações, é porque existe uma certeza dentro de si, que não depende de ninguém, mas apenas de manifestar a fé. Não adianta colocar a responsabilidade do problema em terceiros, como eu estava a fazer, dizendo que já estava a fazer de tudo… Eu não tinha feito de tudo e nem você tem feito de tudo! Está a reclamar e não o fez.
Quando passa pelas provações, o que acontece? Você persevera! E quando o faz, vai descobrindo que a fé não pode apenas ser um momento. A perseverança exige a manutenção da fé, então tenho que a exercitar. Toda a vez que sentia algo, dizia: “Eu não vou murmurar!”. Eu considerei aquelas palavras, como sendo Deus a falar comigo. E agarrei aquela oportunidade, assim como você está a ter a oportunidade.
Se está a passar por momentos difíceis, é agora mesmo que tem a chance de manifestar a sua fé. Olha o que aconteceu na minha vida! Você não fica maravilhada? Aconteceram coisas difíceis de lidar. Porém, quando há a perseverança e retenho a Palavra de Deus, guardada dentro da minha mente, e não dependente das circunstâncias, dos traumas, da família, do marido… Eu estou definida!
Quando tem esta fé, persevera. Pode recordar-se de situações na sua vida em que perseverava, porque tinha uma fé, uma crença. Por exemplo nos seus estudos, ou por um sonho pessoal… e ainda que pessasse por momentos difíceis, ainda assim continuava a perseverar, porque cria e gostava daquilo. Então, é a mesma coisa!
Para parar de reclamar deve entender que tem uma fé dentro de si e tem que gostar do desafio, para que venha a amadurecer na sua fé. Por isso é que está escrito: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”
Você pode ser batizada com o Espírito Santo, ou não, mas ser deficiente, porque não persevera até ao fim. Vive a reclamar e a olhar para as circunstâncias. Olhe adiante, porque Deus é consigo!
Um grande abraço e espero o vosso comentário. Sobretudo das pessoas que não têm comentado porque têm vergonha de expor o seu problema. Comece a agir a sua fé e pare de se inferiorizar, mas aja de acordo com aquilo que crê e coloque por escrito aqui no Blog. Tem que ultrapassar aquilo que tanto teme!
Suénia Brito - Cabo Verde
Fevereiro 9, 2015 às 14:12
Bom dia,
Dona Vivi,
Eu também estou a passar por um momento muito delicado com a minha família agora que estou perto deles, não tem sido nada fácil, eles não são da Igreja não entendem e nem conseguem aceitar as minhas idas, implicam com tudo o meu irmão chega mesmo a me tratar mal, a dizer palavras que me machucam e eu acabo muitas das vezes reclamando deles as vezes até na Igreja com as minhas amigas na Igreja mais acabo por me sentir mal pois não queria fazer isso pois é como se eu tivesse destruindo toda a minha a acção de fé diante de Deus com relação a mudança da situação mais agora este post veio me abrir os olhos ainda mais e eu vou agir a minha fé ao invés de ficar reclamando e creio que assim como aconteceu consigo acontecerá na minha vida e na minha família também.
Obrigada pela sua transparência é lindo eu também amo partilhar as experiências que tenho com Deus sem me importar em expor a minha vida desde que eu saiba que vai ajudar a outra pessoa.
Um abraço carinhoso!
Camila
Fevereiro 9, 2015 às 11:59
Muito bom dona Vivi, sempre fui alguém que reclamava muito das situações, hoje venci esses problemas e me domino bem mais, porém sei que ainda preciso mudar muito.
Carla Knabach - Montijo , Portugal .
Fevereiro 9, 2015 às 11:45
Bom dia D.Viviane e a todas internautas realmente quando reclamamos parece que tudo fica pior do que realmente està , pois sò vemos a nossa necessidade e nos tornamos egoìstas , pensando sò em nòs mesmas , e não adianta nada sò piora a situação , então temos que dar um basta nisso e mudar seguir em frente , muito forte essa passagem da palavra de Deus , viver olhando pra Jesus è o que precisamos fazer todos os dias .
Um abraço a todas !!!
Daniela Pedroso
Fevereiro 9, 2015 às 11:15
Olá dona Vivi, quando reconheci que precisava mudar (o que era uma enorme dificuldade para mim, e acho que para boa parte das pessoas), Deus pode começar a me moldar. Sinceramente não é fácil, pois é como se por vezes percebesse que está sendo ‘amassada’ como um barro, mas vale a pena. Tenho aprendido a confiar n’Ele, a crer sem duvidar.
Livia Machado Russia
Fevereiro 9, 2015 às 6:47
Bom dia dona Vivi
Essa e uma realidade muito dura, o murmurar, tenho combatido isso, pois vejo essa coisa feia em mim, e e como a sra falou quando murmuro, simplesmente estou querendo suprir as minhas necessidades, fazer minhas vontades, mas temos que nos apegar a esta palavra…toda tribulacao traz perseveranca, em meios as lutas, guerras, Deus quer nos formar, nos tornar em soldados mais fortes, nos amadurecer, mas infelizmente sem vigiarmos acabamos por cometer o erro. Essa e a nossa luta constante e diaria, em busca da verdade, da mudanca, que traz a libertacao.
Obrigada por essa palavra, muito me ajudou!
valeria de godoi silva
Fevereiro 9, 2015 às 4:07
Bom dia, Dª Vivi.
Preciso urgentemente da sua ajuda.Confesso que nesse Jejum de Daniel entrei na emoção,não estou obedecendo o que prometi a Deus, quando me vejo ja estou assistindo tv, em fofoquinhas com colegas de trabalho,em rodas de colegas de trabalho jogando conversa fora enfim..uma criatura sem compromisso de palavra diante de Deus essa é a realidade.Me julgo a mim mesma,até penso, como Deus tem envegonhado de mim e de minhas atituades.
Preciso e necessito do Espirito Santo,ja esta acabando o Jejum,penso que não adianta mais e que ja errei.Por favor naõ peço misericordia,mas sim de ajuda e aceitarei todos os puxões de orelhas que forem posiiveis.
Mas se pra isso, tenho que levar para voltar a agradar á Deus eis me aqui.Só preciso de ajuda.
Att,