10º Dia – Não reclame!
- 7
- Fev
- 2015
Olá a todos os internautas. É um prazer estar a acompanhar-vos no Jejum de Daniel, durante estes 21 Dias. Já estamos no 10º Dia.
O tema de hoje é “Não reclame!”
Nós, seres humanos, quando as coisas não estão a nosso favor, temos a tendência de reclamar. E quando reclamamos, estamos voltados para a nossa vontade. Mesmo quando as coisas não vão bem e diz: “Mas não é de Deus o que estou a viver…”. É verdade, quando estava a enfrentar o stress e agoniada com aquela situação, eu murmurava, imaginava que Deus ía fazer uma “mágica” e não um milagre. Se esperasse por um milagre agiria a fé, mas ao invés disso, fazia tudo o que estava ao meu alcance, de acordo com aquilo que foi orientado pelo médico, e não pela ação da fé. E quando liguei ao meu pai e disse que já não aguentava mais aquela situação, entrei em desespero, porque você aguenta até um certo limite – durante um tempo – mas como é uma fé emotiva, que apenas espera as coisas acontecerem, então chega ao seu limite, como foi o meu caso. E ele falou bem claro e nítido: “Minha filha, pára de murmurar!” E foi isso que eu tive que fazer.
E eu digo-lhe, amigo internauta, que está a passar por momentos dificílimos neste Jejum; que está a ver as pessoas a conquistarem e você a ficar para trás; que enfrenta dificuldades na sua família, com o seu marido e as pessoas com quem lida no trabalho ou na escola, e pensa que Deus tem que fazer uma “mágica” para parar esses momentos difíceis… Antes de darmos continuidade a este assunto, acompanhe comigo:
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (Tg.1:2-4)
Dando continuidade ao que lhe falava sobre a minha vida, eu até cria que Deus ía fazer o milagre, só que não estava a manifestar a fé, e consequentemente as minhas ações, a minha maneira de falar, revelavam isso. Quando o meu pai disse que eu tinha de parar de reclamar, era precisamente para que agisse a fé!
Quando lhe é dito: “Pára de reclamar e de murmurar…” É para que deixe de agir pelas circunstâncias.
E quando o versículo refere que devemos ter alegria ao passar pelas provações, é porque existe uma certeza dentro de si, que não depende de ninguém, mas apenas de manifestar a fé. Não adianta colocar a responsabilidade do problema em terceiros, como eu estava a fazer, dizendo que já estava a fazer de tudo… Eu não tinha feito de tudo e nem você tem feito de tudo! Está a reclamar e não o fez.
Quando passa pelas provações, o que acontece? Você persevera! E quando o faz, vai descobrindo que a fé não pode apenas ser um momento. A perseverança exige a manutenção da fé, então tenho que a exercitar. Toda a vez que sentia algo, dizia: “Eu não vou murmurar!”. Eu considerei aquelas palavras, como sendo Deus a falar comigo. E agarrei aquela oportunidade, assim como você está a ter a oportunidade.
Se está a passar por momentos difíceis, é agora mesmo que tem a chance de manifestar a sua fé. Olha o que aconteceu na minha vida! Você não fica maravilhada? Aconteceram coisas difíceis de lidar. Porém, quando há a perseverança e retenho a Palavra de Deus, guardada dentro da minha mente, e não dependente das circunstâncias, dos traumas, da família, do marido… Eu estou definida!
Quando tem esta fé, persevera. Pode recordar-se de situações na sua vida em que perseverava, porque tinha uma fé, uma crença. Por exemplo nos seus estudos, ou por um sonho pessoal… e ainda que pessasse por momentos difíceis, ainda assim continuava a perseverar, porque cria e gostava daquilo. Então, é a mesma coisa!
Para parar de reclamar deve entender que tem uma fé dentro de si e tem que gostar do desafio, para que venha a amadurecer na sua fé. Por isso é que está escrito: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”
Você pode ser batizada com o Espírito Santo, ou não, mas ser deficiente, porque não persevera até ao fim. Vive a reclamar e a olhar para as circunstâncias. Olhe adiante, porque Deus é consigo!
Um grande abraço e espero o vosso comentário. Sobretudo das pessoas que não têm comentado porque têm vergonha de expor o seu problema. Comece a agir a sua fé e pare de se inferiorizar, mas aja de acordo com aquilo que crê e coloque por escrito aqui no Blog. Tem que ultrapassar aquilo que tanto teme!
rita de cassia de carvalho filgueira
Fevereiro 7, 2015 às 23:21
ola´, dona vivi, e´verdadade eu tive essa experiencia a 7 anos com o meu marido ele era ex obreiro se afastou eu tinha acabado de ter minha filha estava fragilizada ele começou a beber e ter outras mulheres que ligavam para minha casa foi muito dificil eu reclamava brigava me sentia humilhada foi um baque na minha vida espiritual como obreira fiquei quase sem forças, mais quando parei de sentir pena de mim mesma e comecei colocar a minha fe´em pratica e olhar para o SENHOR JESUS ,tirei o coraçao dele e foquei na minha fe´tudo mudou nao
Katia Félix-Coimbra
Fevereiro 7, 2015 às 23:17
A tendência de murmurar, me peguei assim muitas vezes e depois ainda queria justificar com “só fiz um comentário pois mas não é assim é como quando se tem uma dor que talvez nem incomode muito mas quando se começa a dizer a um e outro olha me doí aqui então a dor parece que fica maior e ganha mais força! Mas esse Jejum foi a decisão da minha vida, o meu compromisso e determinação muita coisa tem acontecido para tirar meu foco é difícil e não sou perfeita mas imediatamente lembro eu tenho um objectivo e vou cumprir!
Magda Araújo
Fevereiro 7, 2015 às 23:10
Boa noite D. Viviane,
Eu tenho vivido a mesma situação, tenho murmurado. Pois muita coisa começou á acontecer ao mesmo tempo e em vez de agir a fé olhava á situação.
Vou perseverar e usar a fé, para que eu amadureça.
Obrigada por mais um audio.
Luana
Fevereiro 7, 2015 às 23:07
Olà Dna Vivi,
Na minha listinha de projetos de 2015 ali eu ecrevi desafiar a minha fè, Dna Vivi quando comecei esse jejum estava tudo misturado fè com sentimentos…
Mas graças a Deus hoje uso a minha fè e tenho certeza que Deus vai me revelar a sua grandeza e eu serei a testemunha de Deus nesse mundo.
Sherry Chang
Fevereiro 7, 2015 às 23:00
D Vivi, através desse audio, acabo de descobrir que estava sendo deficiente em minha fé. Não estava sendo perseverante diante dos desafios e dificuldades que estou enfrentando. Eu estava murmurando, achando que estava fazendo minha parte e com isso, a resposta seria “automática”.
Obrigada! Agora entendi que depende de mim, que eu é que tenho que provocar a resposta que preciso!
Beijos com muito carinho pra senhora.
Rafaela Silva
Fevereiro 7, 2015 às 22:52
Boa Noite Dona Viviane, ouvi este post de hoje, e aprendi mais uma lição de nada adianta ficar murmurando pelos cantos, se fazendo de coitada, porque isso não resolve, é através da fé que vou conquistar meus objetivos ,se não deu certo tenho que recomeçar buscar ter novas atitudes para alcançar, o que passou, passou, agora é olhar para frente para o Senhor Jesus e confiar.