21 dias de Jejum – 10º Dia
- 2
- Out
- 2013
Independência
Olá a todos os internautas do Blog, é um prazer muito grande estar aqui com vocês, que têm acompanhado desde o início e perseverado. Começou, e vai até ao fim, ainda que diga: “Não tenho como dar continuidade, pois não tenho computador”.
Minha amiga, quando quer, você pode! Convidando uma amiga; ficar em um lugar que tenha acesso à internet, etc. Faça por onde, porque estamos aqui para lhe dar um auxílio, mas não podemos fazer por si, a parte que lhe compete. Mas, se a fizer, o seu desafio é o nosso desafio!
Continuamos a falar sobre as dez virgens:
“E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.” (Mt.25:5-9)
Veja que as prudentes, parece que não tinham coração. E é verdade. A fé não tem coração; não tem sentimentos, mas é justa!
Qual é o erro da néscia?
Não trouxe azeite extra, e queria usar o da prudente, só que se esta o emprestasse, com certeza faltaria para ela mesma. E acontece que muitas pessoas habituam-se a depender de alguém que cuida delas, que as orienta. E você não pode ser assim. Deve depender de Deus!
Lembra-se de um versículo que adverte, que o justo viverá pela sua fé?
Pois é, mas há muitas pessoas que permanecem injustas para Deus, mas que desejam alcançar os benefícios da fé.
Para Deus é justo que viva pela sua fé: Ler a Bíblia, meditar, reparar os seus danos e dificuldades, perseguir e “cortar” o que tem feito de errado, etc.
Estas são as prudentes. São as que retêm e trazem consigo o azeite. Já aqueles que ficam à espera que este termine, ou seja, que recebem um conselho, e depois, quando vêm outras dificuldades, ficam a faltar o incentivo e a direção, e novamente têm que voltar a ser direccionados por outra pessoa… Por favor, minha amiga!
Estamos a fazer estes 21 Dias para que seja independente na sua fé, e não para que dependa de mim. Faça discípulos, e seja outra “Viviane”; outro “Bispo Macedo”, e não ouça apenas as mensagens, aprecie as mesmas, e pare por aí, porque isso não identifica o Espírito de Deus.
Deve ser prudente e “correr”! Se recebeu a mensagem, amén! Continuarà a aprender, mas isso não a pode tornar dependente de uma direção. O Espírito Santo está aí consigo, à espera que fique em sintonia com Ele. Se está aflita, ele está presente, se está feliz, Ele também é consigo. À espera de uma oportunidade! Não pode depender de ninguém.
Eu fico triste de ver as pessoas com uma vida triste, limitada, dependente de outros… Quero que seja independente, pois pode ter a luz que vem de Deus. Como? Procurando, “indo atrás”, meditando, “fazendo” tempo. Não é isso que tem feito nestes 21 Dias, reservando tempo para Deus, não se distraindo com nada alheio, senão com a fé, pensando nas coisas de Deus?
Então, nessa procura, pergunte a si mesmo, exponha as suas limitações, fale diretamente com Deus. Não dependa de terceiros.
Seja prudente e não espere azeite de ninguém, mas acenda a sua candeia… Sabe quando me torno independente? Quando não fico à espera da aprovação de ninguém, mas lanço-me e rendo-me aos ensinamentos e instruções do Senhor Jesus.
Mesmo sendo instruída por terceiros, em relação ao que “não vejo”, não significa que fico na dependência de outros.
Não referimos ontem e na segunda-feira, mas hoje falaremos sobre o perfil de Deus, que inclui a obediência. E isto não está ligado à dependência, pois o obediente luta por si próprio: Ora, lê a Bíblia, jejua, faz os seus propósitos, medita, exige resultados da sua fé, do que prega e ensina. Quer ver resultados daquilo que professa e contemplar a glória de Deus na sua própria vida.
Isto é ser prudente!
Até quando sera “néscia”, permitindo que lhe falte o “azeite”, permanecendo “apagada”? Até quando estará dependente de terceiros, para lhe darem uma direção?
Você, com o Espírito Santo, terá essa direção. Se O tem, creia! Se não O tem, pode encontrá-Lo através da sua sede, entrega, e audácia em expor para Deus o que está no seu interior.
Faça a sua oração neste momento e seja sincera.
Amanhã estaremos de volta.
Marina Teixeira
Outubro 2, 2013 às 14:24
D.Vivi, quem busca sempre alcança, não basta ‘esperar no Senhor’, porque quem espera vai ficar sempre esperando e não vai alcançar o que deseja. Foi o caso das virgens néscias, que estavam esperando pelo noivo e nada mais, não vigiaram, nem pegaram azeite a mais, nem guardaram a lampada com todas as forças delas. Não tiveram esse pensamento de prevenir, o que mostrou desinteresse. Quando decidiram agir comprando azeite a mais já era tarde.
Paola Torres. pueblo nuevo. ( España)
Outubro 2, 2013 às 14:00
Es verdad
ser dependientes de Dios. Y independientes de los demás,
julieta Lupambo
Outubro 2, 2013 às 13:58
Ola D. Vivi!
Neste jejum Deus me mostrou que um dos meus erros foi ( sim eu digo foi, porque eu aceito mudar) em muitas situações, depender da aprovação dos outros, em vez de ouvir o que Deus me dizia e esperar a sua aprovação. Pois bem: decidi não ser mais uma dependente, pois o Espírito de Deus me liberta: Eu sou livre para obedecer a voz de Deus, e é isto que eu decido e vou fazer.
Lénia Graça - Moita
Outubro 2, 2013 às 13:56
Olá D. Viviane!!
Acertou em cheio! Porque eu era exatamente assim, dependia dos outros para ter algum tipo de direção, foram anos terríveis. Eu podia dizer, em minha orações, que entregava a minha vida nas mãos de Deus, mas na realidade eu nem sequer o deixava no Comando. Eu dependia sempre de outros para me guiarem, porque era mais fácil acreditar naquilo que se vê, como os Obreiros, Pastores e Bispos, do que acreditar em algo tão Poderoso que é impossível ver!
Eu só cria no que via, por isso, era assim, imprudente, néscia, não cuidava do mais importante, a minha vida espiritual. E não cuidando dela, tudo o resto ia por água abaixo.
Graças a Deus que ” acordei” para a vida e tomei uma decisão, até hoje permaneço nela, pois foi ela que me resgatou!
Muito obrigada Deus por me salvar!
Mais uma vez obrigada D. Viviane pela direção e que Deus a abençoes cada vez mais!!!
Na fé dos 21 dias,
Beijinhos.
M. Isabel
Outubro 2, 2013 às 13:48
Hola Sra. Viví!!
Nunca hasta ahora había visto de esa forma el depender de los otros. Sólo cuando la persona se acomoda, no se ve capaz, o no quiere pagar el precio de depender sólo de Dios. Yo ya fui muy dependiente por eso es algo que aborrezco y más ahora después de estas palabras. Yo no quiero ser necia sino prudente. Y cada mensaje me esta abriendo los ojos de mis errores y estoy poniendo todo mi empeño en corregirlos.
Gracias y que Dios la bendiga.
M. Isabel – Toledo
fatima sequeira
Outubro 2, 2013 às 13:30
bom dia! nesta mensagem eu me lembrei que foi o que aconteceu comigo,durante muito tempo…estava liberta,convertida,mas era néscia,e como?
em cada dificuldade que eu vivesse,dentro e fora da igreja,eu me sentia perdida e mais,me perguntava porque os outros tinham sempre alguém,esposa,pastor,que estava com eles, os ajudando em oração e eu? Me senti muitas vezes abandonada..eu estava cega.
Um dia,me revoltei comigo e falei isso com Deus!
Foi maravilhoso porque aí ouvi a sua Voz:
o que eu precisava estava bem perto de mim,Deus e ter Intimidade com ELE,não precisava de mais ninguém,e lutei e luto todos os dias de minha vida para ser a Prudente.
hoje não dependo de nada nem de ninguém,só de Deus e do seu Espirito,aprendo e absorvo tudo o que pode enriquecer e alimentar na SUA PRESENÇA,como está sendo este jejum,e cada dia esta palavra que nos ajuda muito,obrigada
até amanhã