102 – 36º Dia | Ser O Testemunho
- 20
- Fev
- 2017
20 de Fevereiro | Segunda | João 13.6-11
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
O que deve fazer antes de ouvir o audio? Clique aqui.
Olá todos os internautas, é um prazer estarmos hoje aqui, e eu gostaria de começar por fazer algo diferente: Ler o comentário que uma internauta deixou na quinta-feira.
O comentário é da Benedita da Silva Pereira.
“Bom dia Dona Viviane, estas palavras foram direcionadas para mim. Pois estou passando por um momente difícil de injustiça e está me moendo por dentro… falei com uma pessoa, que essa é a maior dor, a dor da injustiça. Tenho orado a Deus, tenho lutado; está sendo muito forte…”
Eu não vou ler o restante, para falar a respeito desse comentário da Benedita, e gostaria de direcionar a todos os internautas hoje, pois o que nós vamos ler vai encaixar perfeitamente na sua dúvida, Benedita, porque por mais que você tenha passado por injustiça, eu também já me senti injustiçada, mas é compreensível quando você entende a outra pessoa.
Vamos ler João capitulo 13:06. Diz assim:
“Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes tu agora; mas tu saberás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.”
Eu vou conferir versículo por versículo, pois tem muita coisa que eu gostaria de falar com vocês.
O primeiro versículo diz assim:
“Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?”
Pedro, obviamente, não se sentia digno do Senhor Jesus lavar os seus pés, porque com certeza ele não O servia como Jesus o servia.
Jesus lavou justamente a parte mais suja, que estava exposta, que seriam os pés, dando assim uma lição de humildade.
Naquela época, vocês sabem que não existia sapatos, mas sim sandálias, e também não existia asfalto, mas terra. Então os pés sempre estavam muito sujos. Hoje mesmo, andando na rua, você vai para casa com os pés todos sujos, se andar de sandálias.
E eu vejo, minha amiga internauta, que essa parte mais suja é porque, às vezes, sem percepção, sem conhecimento, agimos de uma forma errada, suja, mas inconscientemente. Por exemplo, eu estava falando com vocês, na sexta-feira, acerca do orgulho que eu havia encontrado em mim, e eu estava inconscientemente daquela forma; eu não sabia. Até que busquei…
Então, há coisas que fazemos de errado, das quais não estamos conscientes, e Jesus lavou os pés dos discípulos justamente porque eles também não estavam conscientes de certos erros, inclusive Pedro. Vamos acompanhar então os próximos versículos:
“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes tu agora; mas tu saberás depois.”
Então, há muita coisa que Deus faz por nós que não entendemos, como o fato Dele nos servir. É como eu estava falando: quantas vezes erramos, inconscientemente, e Ele até nos usou sobremaneira? Como é possível?
Ele me usou, e mesmo assim eu estava errando, inconscientemente… não fiz de propósito, porque certamente se eu soubesse, eu não faria aquele erro; não estaria agindo daquela forma. Por isso é que os discípulos não podiam entender esse ato do Senhor Jesus, de lavar os seus pés, e assim também não entendemos.
E muitas pessoas que estão me ouvindo agora, às vezes pensam assim: “Eu não me sinto digna, eu me sinto indigna de que Jesus me usou para ajudar fulana e ciclana, e eu era orgulhosa, era assim, era assado, etc.”
Só que, minha amiga internauta, Jesus sabe quando você erra conscientemente e quando você erra inconscientemente. Depois, você vai entender o ato do Senhor Jesus, de ter esperado você entender, de buscar, etc., você vai entender isso lá na frente e já já vou falar mais a respeito disso.
“Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés.”
Você está vendo? Aquele que não serve, não entende o fato de que servir seja uma honra para quem serve. Quer dizer, Pedro achava que o fato de Jesus estar lavando os pés, que O estava humilhando; que Jesus estava Se inferiorizando no sentido de lavar os pés dele; não conseguia entender, mas para o Senhor Jesus era uma honra. Lindo não é? Desculpa gente, não tem como não falar lindo para o meu Deus, Ele é muito lindo. Ele acha, Ele vê como uma honra servir-nos. E antes, muitas vezes eu até pensei assim: “Poxa, como Jesus pode me usar? Como Jesus pôde permitir que estivesse na condição que eu estava? Como? Se eu não mereço, se eu agi de forma errada?”
Jesus sabia que eu não fazia aquilo, sabendo. Jesus sabia que quando eu descobrisse a verdade, eu mudaria. E muitas coisas, minha amiga internauta, você não sabe, e quando você descobrir, vai ver “Poxa, que amor é esse? Que paciência que Jesus teve comigo. Como Ele investiu em mim, quão grande é a Sua misericórdia!” Naturalmente você o louva, interessante não é?
“Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.”
Ter parte com Deus, é simplesmente Ele participar de nossas vidas, mesmo quando não merecemos. Através da Sua misericórdia, paciência, amor incondicional, somos tocados de uma forma em que passamos a ter parte com Ele. Mas para Ele mostrar essa grandeza e glória, Ele tem que me servir, perdoando, amando investindo em mim! Não é lindo?
Quer dizer que quando você tem um problema com uma outra pessoa, e não pede desculpa, não está lavando os pés dela, porque às vezes ela caminhou de uma forma errada, inconscientemente; ela está defendendo os seus erros, como você também o fez, errando sem perceber que estava errando. E quando Jesus lhe fez ver e você O admira da forma que Ele a tratou, assim também Ele pode participar da sua vida e você ter parte com Ele.
O mesmo acontece também com esta pessoa com quem você, às vezes, tem muita dificuldade. Por exemplo, como no caso da Benedita, dizendo que está passando por uma dor cruel de injustiça. Se ela fizer a parte dela, ainda que a outra pessoa não queira fazer a sua parte, será livre do peso que a Benedita conta aqui… o peso da injustiça, da dor, do sentimento. Quer dizer, quando mais você nutre os seus sentimentos, mais pesada você se torna, assim como mais triste e frustrada. Agora, quando você serve, quando pede perdão, quando tem paciência, quando respeita a outra pessoa, então, na realidade, está fazendo o mesmo que o Senhor Jesus fez por você, ainda que ela não aceite, assim como você não aceitava antes. Um dia aquela pessoa vai cair em si…
Eu não sei se você lembra, mas tem uma passagem bíblica que fala sobre brasas vivas:
“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.” (Rm.12:20)
Quer dizer, quando eu faço a minha parte, eu tenho oferta viva, eu não digo para Deus: “Ah Jesus esta difícil!!” Eu não exprimo apenas a minha dor, eu obedeço ao que Ele me ensinou. Você vê, quando obedece, quão leve você se torna.
“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.”
Pedro não entendeu. Agora ele queria que Jesus lavasse todo ele. Pedro agiu na emoção, e às vezes é o seu caso: alguém vai lhe falar alguma coisa, e você, sem entender nada, já responde. A fé emotiva é assim, ela tem resposta na ponta da língua, não confere. Pedro agiu com a emoção, e não com a cabeça, agora ele queria ter parte com Jesus, mas sem pensar. Se fosse necessário que Jesus o lavasse todo, Ele o faria e Pedro não precisaria pedir. Quer dizer, Pedro não se colocou no lugar dele. Queria que Jesus fizesse daquela forma que ele achasse que era melhor. E às vezes é o nosso caso, não é? Queremos que Jesus faça do jeito que achamos melhor, mas Ele faz o melhor, nós é que não sabemos que o que Ele faz é melhor.
“Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.”
Veja a paciência de Jesus, veja como Ele olhava para os discípulos, cuja maioria estavam limpos. Pedro não visualizava a sua fé emotiva mas havia uma sinceridade em Servir o Senhor Jesus, ele não olhava para a sua necessidade familiar, pois ele tinha sogra, lembra? Pois é, Jesus vê que muitos estão cegos inconscientemente, e Ele aguarda com paciência por aqueles que O buscam sinceramente, e aqueles que O buscam, O acham.
Aqueles discípulos estavam limpos, porque estavam limpos pela palavra que Jesus tinha dado, quer dizer, eles haviam aceitado, só que, por vezes, é como muitos de nós: Estamos ouvindo a palavra de Deus e pensando que estamos aceitando, só que nem percebemos que temos um problema! Mais tarde vamos reparar e perceber que, na hora, estávamos realmente cegos.
“Porque Bem sabia Ele de quem O havia de trair.”
Por isso disse: “…nem todos estais limpos…”. Veja bem, Judas não estava limpo pela palavra, pois continuava seguindo do jeito dele, roubando a oferta. Você sabe, que até uma pessoa incrédula tem que roubar às escondidas, porque sabe, está consciente que aquilo está errado. Judas sabia disso, mas ele queria continuar do jeito dele, não aceitando a palavra de Deus e se fingindo que estava no meio deles, quando não estava; ele não estava limpo pela palavra, a palavra que nos limpa. Aí você vê a importância de meditar na palavra de Deus, porque ela lava, tira aquelas ideias erradas, aquela forma religiosa de você ser, ou aquela forma orgulhosa que você não via antes. É a palavra de Deus que penetra em nós, mas para que ela entre no nosso ser, nós temos que meditar, analisar, conferir, pesar as nossas ações, para que então ela venha a surtir o efeito.
Bom, minha amiga internauta, eu aguardo aqui ansiosa (uma maneira carinhosa de falar), pelo seu comentário. Eu estou lendo cada comentário dos internautas, e é um grande prazer saber um pouquinho de vocês, porque quando são sinceros e falam abertamente como vocês estão, sabe o que eu faço? Eu vibro! Mas porquê eu vibro? Porque eu vejo que você está se abrindo, e quando nos abrimos, não temos vergonha de falar, porque queremos solução.
Um grande abraço para todos vocês e amanhã estaremos de volta.
suelen
Fevereiro 20, 2017 às 20:22
estou muito feliz, mais feliz mesmo, de ter encontrado a verdade que estava a acontecer comigo. depois que começei a participar aqui no blog todos os dias pude enxergar verdadeiramente o que estava acontecendo comigo, eu orava a Deus, ia na sexta feira, e nada eu sabia que tinha algo errado comigo, mais nao sabia o que era, nesse tempo fiquei muito angustiada, pedia a Deus para me lavar, me perdoar, e nada. ate que ele me mostrou na cara depois um bom tempo assim que eu estava alimentando duvidas dentro de mim…e aquelas duvidas estavam a cando comigo sem eu saber. realmente nao enxergava . mais pela misericordia dele pude ver…e entao resolvi e tudo mudou como de um dia para o outro. e buscando no jejum de daniel, ja tive uma experiencia com Deus, como se Ele só estive esperando por isso. estou me dedicando e tenho a certeza que serei completamente cheia do Seu Santo Espirito. muito obrigada.
David
Fevereiro 20, 2017 às 19:16
Boa tarde.
Esse final, quando a Sra. fala que o nosso comentário mostra que queremos a solução é o que me fez escrever aqui. Pensava que não “havia” necessidade, porém me lembrei que sempre imaginei como é ter pessoas com quem falar sobre o que leu/meditou na Palavra de Deus, sobre a Fé etc.
Apesar de saber que eu preciso literalmente Nascer de Novo, não mais “mudar” mas ser Transformado em Nova Criatura, que tenho tantos erros e falhas, agradeço por esse propósito. Tenho um caderno onde anoto todos os dias o que aprendi em cada meditação.
Hoje na Igreja, o Pr falando daquele jeito que deixa a gente completar a frase, pensamento, versículo, eu ia completando e percebendo que Deus vai falando com a gente. Coisas que na hora que lia/meditava não sabia porque, ou não entendia nada (nem lembrava para falar a verdade), vinham a mente nesses momentos e percebi que a Palavra “fica” realmente na gente.
Tambem lendo o post de hoje do Bispo Macedo, em cada frase que lia, ficava impressionado, porque me vinha um versículo diferente em minha mente. Deus confirmando através da Sua Santa Palavra, o que ali estava escrito.
Para encerrar, eu tenho conseguido perceber cada dia mais meus erros. Agora cabe somente a eu mesmo, tomar uma decisão e mudar.
Obrigado. Na Fé.
Fabricia
Fevereiro 20, 2017 às 18:23
Antes de abrir o áudio de hoje eu mim ajoelhei pra falar c Deus e eu pedir a Deus para que Ele pudesse vim abri meus olhos para mim poder ver a vontade Dele. Que Ele viesse mim curar da surdez para que eu pudesse ouvir a sua voz … tenho passado por tantos problemas tantas dores por conta de visitas e mais visitas aos médicos por conta do meu filho de 3 anos q estar c atraso no desenvolvimento … e tenho lutado mais lutado muito por conta desses sentimentos de dor que floram dentro de mim …. às vezes a dor parece que vai consumir … mas esses áudios o jejum de Daniel tem sido minha armadura … é como se o próprio Deus falasse claro comigo; vai lá ouve e obedece como estar sendo orientado que vai dar tudo certo … e isso tenho feito … eu tenho siguido tudo arriscadamente e tem dado certo … um dia desses eu ouvi aqui no áudio onde a orientação foi que quando agente passa por um problema a maneira como agente age vai mostra se estamos confiando ou não em Deus … eu mesma nunca atentei pra isso dentro de mim de repente vinha um problema eu ia lá e tomava atitude q eu deveria tomar ali de imediato se estava sendo movida por emoção ou não nem mim dava conta porq era como se fosse algo automático dentro de mim q sai e pronto … sexta feira quando fui na consulta com a fono q ela relatou lá meio mundo de coisa q meu filho poderia ter no fim ela olhou pra mim e mim disse assim: agora não fica dessesperada não pode ficar calma q há melhoras não há cura mas há um acompanhamento pra seu filho crescer melhor … eu olhei pra ela respirei e eu lembrei aqui do áudio de como eu iria reagir mediante a minha fé ao ouvir tudo aquilo … eu só olhei pra médica e resondi a ela sem grosseira num tom de voz passivo calma e disse; eu sei q a senhora estudou e tem dedicado sua vida a esse trabalho mas seu diagnóstico e mediante ao q senhora ver mas eu tenho aprendido por meio da fé em Jesus Cristo que eu não posso viver pelo q vejo e sim pelo que creio e eu creio que Deus pode reverter qualquer situação.. eu até hoje fico pensando como tive aquela coragem … mas eu sair de lá numa paz e sei q essa paz vai estar sempre comigo …. porq não é só escutar um áudio ou ler a palavra de Deus ou só seguir a orientação do bispo mas é necessário coragem pra por em pratica o q se escuta … por isso q eu estou disposta a ser sarada de toda cegueira e surdez de epiritual pra ouvir e ver o q Deus quer de mim pra mim por em pratica .. desculpa o tamanho do texto .. mas eu tenho mim tornando a cada dia uma nova mulher .. Deus abençoe !
marceli souza
Fevereiro 20, 2017 às 18:14
Boa tarde D.viviane,bem esta é a primeira vez que eu entro no se blog e estou aqui para desabafar eu estou ate com vergonha de dizer que estou na igreja a muito tempo muito tempo mesmo,e não conheço a Deus ,só de ouvir falar e eu não quero isso ,estou percebendo somente agora, que sou mais uma na igreja que se eu morrer de repente eu vou para o inferno,eu nunca conseguir me entregar de fato e de verdade a Deus, nunca me dediquei ,não sei como jejuar não consigo ler a bíblia e quando tento não consigo entender o que Deus quer falar sou infeliz no amor já estou com 35 anos e nunca me casei e os homens que entraram na minha vida, mesmo eu sabendo que não era da vontade de Deus eu me entregava e ai eles me largavam ,eu nunca sai da igreja porem nunca conheci a Deus e agora com o jejum de Daniel eu vejo a oportunidade de conhece-lo porem dentro da minha casa não consigo, a televisão esta sempre ligada eu não assisto tento ficar em outro comodo porem minha casa e pequena e alem disso muitas das vezes eu peco conscientemente e tenho pensamentos sujos e maliciosos não consigo me libertar mesmo sendo do jeito que sou não quero continuar sendo assim porem preciso de ajuda do Espirito de Deus ,só que DEUS não habita numa vida impura e pra mim isso e um dilema pois eu percebo que para eu mudar eu preciso do ESPIRITO SANTO porem ele só mora num coraçao limpo preciso muito de um auxilio me ajude por favor desde já agradeço
Cecília
Fevereiro 20, 2017 às 18:03
Olá dona Viviane que Deus abençoe muito a senhora. Desde do dia 02 de janeiro tenho vivido esse propósito dos 100 dias e Deus tem falado muito comigo e recentemente vi uma grande mudança. Sempre fui emotiva e isso me atrapalhou muito na minha vida com Deus. Durante esse propósito comecei a me corrigir nisso e agir mais a minha fé. Mas passei por uma prova há 10 dias quando de repente meu pai passou mal e veio a falecer. Foi tudo muito rápido. E me vi tendo que manter a minha fé, buscar forças em Deus e ajudar a minha família. Nesse período vi como Deus me ama e como Ele cuidou para que eu fosse preparada para esse momento. A antiga Cecília teria sofrido muito mais, mas essa nova, apesar de sentir, decidiu ser forte. Tenho ajudado minha família, em especial a minha mãe. Deus nos consola todos os dias. E tem sido maravilhoso perceber o cuidado dele em tudo, em especial no meu interior. Beijos!
Íris Ferreira Lopes
Fevereiro 20, 2017 às 17:39
Olá Dna Viviane. Essas meditações estão me afundando muito ‘ principalmente dando forças no jejum de Daniel. Quero muito ser ti dada com espíritos santo, Deus me mostrou que tenho que renunciar meu eu, isso tá sendo meu peso de renunciar, porque sou rebelde, discuto atoa com minha família. E isso está me encomodando bastante. Deus me fala nas orações de madrugada , me mostra onde está meu erro. Isso eu não enxergava antes. A renúncia está sendo minha dificuldade; pra ser selada com Espírito Santo.
Abraços D. Viviane
Íris Ferreira Lopes
Fevereiro 20, 2017 às 17:40
Olá Dna Viviane. Essas meditações estão me ajundando muito ‘ principalmente dando forças no jejum de Daniel. Quero muito ser ti dada com espíritos santo, Deus me mostrou que tenho que renunciar meu eu, isso tá sendo meu peso de renunciar, porque sou rebelde, discuto atoa com minha família. E isso está me encomodando bastante. Deus me fala nas orações de madrugada , me mostra onde está meu erro. Isso eu não enxergava antes. A renúncia está sendo minha dificuldade; pra ser selada com Espírito Santo.
Abraços D. Viviane
Íris Ferreira Lopes
Fevereiro 20, 2017 às 17:41
Olá Dna Viviane. Essas meditações estão me ajundando muito ‘ principalmente dando forças no jejum de Daniel. Quero muito ser batizada com espíritos santo, Deus me mostrou que tenho que renunciar meu eu, isso tá sendo meu peso de renunciar, porque sou rebelde, discuto atoa com minha família. E isso está me encomodando bastante. Deus me fala nas orações de madrugada , me mostra onde está meu erro. Isso eu não enxergava antes. A renúncia está sendo minha dificuldade; pra ser selada com Espírito Santo.
Abraços D. Viviane