Servas em alerta – Comportamentos sutis!

Luisa Teixeira

  • 20
  • Jun
  • 2019

Servas em alerta – Comportamentos sutis!

  • 20
  • Jun
  • 2019

O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. Do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma dos prevaricadores comerá a violência.

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. –  Provérbios 13.1-4

Nos 4 versículos acima, há 4 tipos de pessoas com 4 tipos de comportamentos e 4 tipos de consequências. Tais comportamentos podem, silenciosamente, nos levar à pior de todas as consequências: a perda da nossa salvação. E digo silenciosamente porque são sutis e por vezes se apresentam, aparentemente nas mais variadas situações, em algum momento da nossa vida.

Vejamos os tipos de pessoas, seus respectivos comportamentos e as consequências de suas ações descritas nesse trecho bíblico:

  • O escarnecedor – É alguém que zomba; que não tem respeito; que fala mal de outras pessoas e nem se preocupa do mal que isso pode causar aos outros. Sente-se superior, machuca e ridiculariza. Ele não ouve a repreensão, por isso está longe de ser sábio!
  • O prevaricador – Fui em busca do significado dessa palavra. Além de significar pessoas infiéis ou que violam as Leis Divinas, também significa pessoas corruptas e depravadas. Outro ponto sério é que o ato de prevaricar é usar o seu cargo e poder para satisfazer interesses pessoais, atrasando ou deixando de praticar as suas funções. Ele comerá a violência!
  • O Tagarela – É aquele que fala sem pensar; não tem qualquer preocupação com as suas palavras; não controla o que diz e tudo o que sai de sua boca. Infelizmente suas palavras também afetam os que o rodeiam. Ele se destrói!
  • O preguiçoso – É o perfil de quem começa e não termina; foge das suas responsabilidades e não as assume. Deseja o sucesso, quer ser bem-sucedido, quer desenvolver, mas por não ser esforçado, ou seja, pela falta de diligência, acaba por não alcançar seus objetivos. Ele não alcança coisa alguma!

Que conselhos, minha amiga!

Provérbios é um livro que revela claramente a natureza humana, e justamente por essa razão, não podemos nos considerar isentas desses tipos de comportamentos. Somente aos pés do Senhor Jesus nos tornamos quem Ele quer que sejamos.

Precisamos estar em ALERTA constantemente, não é mesmo?
O que mais lhe chamou atenção nesse texto?
Deixe o seu comentário.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

11 comentários

  1. O ponto que mais me chamou atenção foi sobre os prevaricadores, pessoas que usam poderes ou cargos para satisfazer seus caprichos pessoais, pessoas assim, tendem a ser um risco muito grande para certos cargos importantes, principalmente quando a posição é voltada em atender pessoas de nível social baixo.

    Ver mais
  2. De uma forma sutil saímos dos pés do senhor Jesus e sem perceber as coisas do mundo e as propostas sutis do diabo tem feito do nosso dia a dia estar igual, errando por pouco coisa , estando em falhas por pouco, é aquela comunhão e a preocupação de adquirir mais unção, mais experiência com Deus é o que eu quero para a minha vida hoje.Temos que vigiar

    Ver mais
  3. Foi uma partilha pontual. Realmente, precisamos ser e estar vigilantes nas nossas atitudes, no nosso falar, nas nossas ações pois não estamos livres de cometer o erro. A nossa natureza é pecaminosa e somente com o Espírito Santo fazendo morada dentro de nós, somente nos colocando na total dependência do Senhor é que poderemos agradar ao Senhor Jesus. Obrigada dona Luisa! Deus abençoe.

    Ver mais
  4. Bom dia ! Preciso estar atenta a esses comportamentos, tão sutis mas usados pelo diabo para acusar nossa consciência e nos afastar de Deus.

    Ver mais
  5. Bom dia d. Luisa

    Bom, eu creio que devemos estar sempre alerta, são coisas pequenas que se não cuidarmos elas se tornam grandes, algo sutil que nem percebemos, um olhar, um pensar, e principal para destruir mesmo…o falar. Eu não sou perfeita e estou bem distante de ser, e essa reflexão me veio uma auto- analise de mim e de meus atos. Dai percebo o quanto tenho que cuidar para não permitir esses sutis comportamentos que nada agradam a Deus

    Muito Obrigada a senhora por partilhar conosco seus aprendizados e D. Vivi também. Deus as abençoe abundantemente.

    Ver mais
1 2