Silvia Alvarenga

  • 5
  • Ago
  • 2010

Como organizar e conservar seus calçados

  • 5
  • Ago
  • 2010

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam sós. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1- Avalie o estado e uso de cada par de sapatos

Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.

2- Limpeza dos calçados

Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

3- Como guardar os sapatos

Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada:

– Organização de calçados por Alinhamento

A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.

Exemplo:

1ª prateleira: calçados de festa bico fino (tecido – couro – camurça)

2ª prateleira: calçados salto médio uso no trabalho (com tiras – anabela – fivelas)

3ª prateleira: calçados salto baixo ou sem salto (sapatilhas – sandálias – chinelos)

– Organização de calçados por Alinhamento Intercalado

Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.

– Organização de calçados por sacos horizontais

Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados.

Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.

– Organização de calçados por sacos verticais


Os sacos verticais (easybox) também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar a organização.

Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário.

Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.

– Organização de calçados em caixas

As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa.

Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.

A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambas os modelos possuem orifícios que servam tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.


DICAS

Na hora de escolher produtos para engraxar sapatos, opte por embalagens com aplicador acoplado. São mais fáceis de utilizar e evitam o incômodo de ficar com as unhas cheias de graxa.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

5 comentários

  1. gosto muito das idéias apresentadas…que nos ajudam e muito…obrigada…

    Ver mais
  2. gostei muito dessa idéia de ogaaanizaõ de sapatos foi super linda .

    Ver mais
  3. A idéia das caixas de sapatos com fotos fica super linda e prática já que vc sabe exatamente em que caixa está cada sapato e isso poupa tempo na hora de sair e economiza espaço no armário, eu fiz aqui em casa para as tarefas do mês do rush e amei o resultado!

    Ver mais
  4. Gosteii muito dessa ideia…Quero colocar ainda hoje em prática,é muito bom ter uma forma super legal de guardar aqueles que sempre nos acompanham!!!

    Ver mais
  5. essas idéias de como guardar e conservar os sapatos são ótimas,faço algumas delas,como limpá-los antes de guardá-los,em scolinhas de tnt que eu mesma faço,é legal.

    Ver mais