Silvia Alvarenga

  • 5
  • Ago
  • 2010

Como organizar e conservar seus calçados

  • 5
  • Ago
  • 2010

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam sós. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1- Avalie o estado e uso de cada par de sapatos

Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.

2- Limpeza dos calçados

Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

3- Como guardar os sapatos

Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada:

– Organização de calçados por Alinhamento

A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.

Exemplo:

1ª prateleira: calçados de festa bico fino (tecido – couro – camurça)

2ª prateleira: calçados salto médio uso no trabalho (com tiras – anabela – fivelas)

3ª prateleira: calçados salto baixo ou sem salto (sapatilhas – sandálias – chinelos)

– Organização de calçados por Alinhamento Intercalado

Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.

– Organização de calçados por sacos horizontais

Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados.

Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.

– Organização de calçados por sacos verticais


Os sacos verticais (easybox) também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar a organização.

Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário.

Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.

– Organização de calçados em caixas

As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa.

Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.

A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambas os modelos possuem orifícios que servam tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.


DICAS

Na hora de escolher produtos para engraxar sapatos, opte por embalagens com aplicador acoplado. São mais fáceis de utilizar e evitam o incômodo de ficar com as unhas cheias de graxa.