Ansiedade profissional

Viviane Freitas

  • 9
  • Mar
  • 2011

Ansiedade profissional

  • 9
  • Mar
  • 2011

Ansiedade por promoção pode prejudicar sua carreira

Jovens profissionais desejam atingir cargos de chefia cada vez mais cedo. Aprenda como frear a ansiedade e usá-la a favor da sua carreira.

Evite comparar sua trajetória com a de colegas da mesma idade. A história de cada um é única.

Ansiedade por crescer na carreira

Quem pertence à chamada geração Y – formada por profissionais que têm hoje entre 15 e 30 anos – conhece bem esse sentimento de ansiedade. A pressa de escalar cargos mais altos ou de enfrentar novos desafios é uma das principais características dessa faixa etária.

Uma pesquisa da consultoria de gestão de negócios Hay Group levou a seguinte pergunta a integrantes da geração Y de seis grandes empresas brasileiras: ”A velocidade de progressão de sua carreira está de acordo com suas expectativas? Dos 5.568 entrevistados, 32% responderam ”Não” e 29% preferiram se manter neutros em relação à questão, ao passo que 39% assinalaram a opção ”Sim”.

Segundo Caroline Marcon, uma das organizadoras do levantamento, o desejo geral é o de passar por pelo menos uma mudança no cenário profissional por ano. ”Para os funcionários jovens, tudo bem não rolar uma promoção, desde que ocorra ao menos uma movimentação horizontal. Eles querem aprender com experiências diferentes”, explica ela.

Como usar a ansiedade a seu favor?

O facto de querer novos desafios, mas não aceite qualquer proposta só pelo gosto da novidade. Avalie com calma o que é melhor para a sua carreira.

Aprenda a ouvir. Às vezes achamos estar preparados para assumir postos mais altos, mas na real não é bem assim… Feedbacks de pessoas mais experientes podem ajudá-la a saber se está certa ou errada.

Autoanálise é essencial. Pense bem antes de decidir o que quer. Não adianta ganhar mais se achar chatas as novas atribuições.

Evite comparar sua trajetória com a de colegas da mesma idade. A história de cada um é única!

Fonte: Vila da Mulher