Quarentena – 29º dia
- 24
- Jan
- 2013
“Cumpridas todas as ordenanças segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc.2:39,40)
Maria e José seguiam, não a lei do Homem, mas as ordenanças; a Lei de Deus.
Aqui apercebemo-nos de um importante fator: Existem muitas pessoas que têm a Bíblia em mãos, ouvem as Escrituras, mas não seguem à risca a Palavra de Deus.
Antigamente, eles não tinham a Bíblia, publicada em série, como nos dias de hoje, mas o Livro da Lei, que estava no Templo, local onde deveria ser consultado.
Mas, ainda assim, havia um zelo em relação ao cumprimento da Lei de Deus. E, cumprida esta, voltaram para a sua cidade…
“Crescia o menino e se fortalecia…”
O Senhor Jesus crescia, e Ele mesmo se fortalecia. Mas, ao contrario, há muitas pessoas que vivem na dependência que outros as fortaleçam, porque não confiam; não guardam o que ouvem.
Na verdade, não cumprem as “ordenanças”, pois, se assim fosse, teriam a capacidade própria de se fortalecer, uma vez que a Palavra de Deus se traduz em benefícios para quem tem o cuidado de a praticar.
O problema, é que muitos entendem como uma ordem, e não como um privilégio, o que, assim, lhes impede de se fortalecerem nestas Escrituras. Ao contrário do Senhor Jesus, que Se fortalecia a cada dia, por intermédio das mesmas.
Ainda que tenha pouco tempo de Igreja, de conversão, ou ainda muitos anos… Não importa. Existe forma de se fortalecer!
Porquê?
Porque tem raciocínio próprio; a sua mente está apta a avaliar a sua vida.
Não importando a idade, o tempo na Igreja, etc., devemos fortalecer-nos usando as Escrituras como guia e escudo.
Da mesma forma, o Senhor Jesus não apenas crescia, mas também se fortalecia, enchendo-se de Sabedoria, a qual lhe conferia forças e condições para manter o seu desenvolvimento interior sustentado.
Aqui está o segredo de ser Forte…
Porque se você ouve e não pratica, isso acabará por debilitá-la e torná-la em uma pessoa religiosa: Terá a palavra na sua boca mas a vida será oca; vazia.
E isto não se prende à inteligência humana, porque conhecemos muitas pessoas inteligentes, mas com falta de sabedoria, que, assim, se tornam fracas, debéis, dependentes de terceiros – como companheiros – ou de “coisas”, como a fama, profissão ou posição, ainda que dentro da Igreja.
Mesmo fazendo de tudo; sendo ativas em todas as áreas, permanecem, ainda assim, vazias no seu interior, pois não têm experiências com Deus, ou, se estas existem, são apenas sinais de anos passados.
“…e a graça de Deus estava sobre ele…”
A sua vida deve renovar-se! E, para isso, tem que crescer e se fortalecer. Colocar em prática tudo o que tem aprendido.
Você tem acompanhado a nossa Quarentena, mas como tirará proveito para a sua vida, se não entender? Não pode ter apenas consciência do seu erro, à semelhança das pessoas que não buscam a Deus… Que a consciência acusa o seu erro, mas que nem por isso mudam.
Será que está mesmo a entender? Pois quem entende muda radicalmente; provoca a mudança.
Quando estou com sede de uma resposta, leio a Palavra de Deus de forma diferente; a minha oração é diferente e eu persigo a solução da situação difícil em que me encontro.
Aqui, também percebo as minhas falhas e decido dominar, através do domínio dos meus sentimentos… Luto contra o medo; contra a frustração! Sou eu que os odeio. Não é questão do que apenas a Palavra me ensina, mas do entendimento que me transfere para trazer à existência o que não existe!
Mas, para isto, tenho de colocar em prática a mensagem; a Palavra, de acordo com o que necessito.
Eu questiono a minha própria vida à luz da Palavra de Deus e sou decidida e definida para o que quero.
Se eu quero uma resposta, eu persigo o meu alvo!
Quando toma posse do que é seu, valoriza o que Deus conquistou na cruz, por si!
Fua Nuanela - FJE Baixa da Banheira
Abril 10, 2013 às 18:34
Eu costumo dizer para mim mesma “sou independente do homem mas completamente dependente de Deus”, isto porque, o homem não é perfeito é cheio de falhas assim como eu sou, se depositar toda minha fé numa pessoa corro o risco de ser decepcionada, mas com Deus não porque a palavra Dele não deixa duvidas, quando nós cremos no que esta escrito e dependemos completamente de Deus, não tem como Deus falhar. Muitas pessoas não percebem porque da vida não muda, se estão na igreja, ouvem a palavra, mas falta o mais importante, que é a pratica da mesma, lembro-me que comigo aconteceu o mesmo, via mudanças na minha vida, claramente que era o poder de Deus operando na minha vida, mas faltava o acontecimento de coisas grande, pude ver que eu era ouvinte da palavra, mas que não seguia as leis ” palavra de Deus” como ela deveria ser seguida, apenas praticava algumas coisa, confiava em Deus, desconfiando, ou seja a mesma desconfiança que tinha para o ser humano também tinha para Deus, eu acreditava, mas o que tinha de fazer era crer, e quando assim aconteceu as mudanças desejas, as transformações acontecerem, porque passei a depender 100% dele, a minha fé não depende de terceiros… Sigo as orientações dos homens de Deus e das mulheres de Deus (Bispos, Pastores, Esposas, Obreiros/as).
Ana Belo
Abril 9, 2013 às 13:18
#29º dia Quarentena# Bom Dia D.Viviane, é verdade, essa Palavra me faz lembrar o quanto é importante investirmos na nossa vida Espiritual, para sermos independentes na Fé e podermos desfrutar de experiencias pessoais, decorrentes da nossa confiança e dependencia em Deus, e assim falarmos na primeira pessoa das experiencias.
Cintia Bacelar - Mercês
Abril 9, 2013 às 9:45
Normalmente só se cumpre algo que se vai até o fim, quando se é fiel e perseverante. E só vai até o fim quem não olha para as circunstancias, ao seu redor; aquele que não desiste no meio do caminho, mas aquele que insiste, que persevera e vai em frente, não importa como está a sua condição externa. E Jesus, assim o fez. Jesus crescia e se fortalecia não só fisicamente, mas também, espiritualmente.
Ele ainda era um menino, a preocupação de crianças nessa altura é de brincar com as outras crianças, mas Ele cresceu com um outro tipo de preocupação, que era a de saber das das coisas de Deus.
A mente dele já era muito avançada, não era como aos outros meninos de sua idade naquela altura. Ele tinha uma mente ligada á mente de Deus, por isso, que ainda menino não lidava com as coisas de menino, mas sim, fazia, desenvolvia-se em SABEDORIA dada por Deus.
Anabela Serafim, Lousã
Abril 9, 2013 às 7:42
Ola…
É verdade, sou eu quem devo questionar a minha própria vida e tomar uma atitude de mudança. Tenho de ser definida no que realmente quero, pois o meu fortalecimento só depende de mim e das minhas atitudes tomadas na base da palavra de Deus.
katia felix FJE Coimbra
Abril 9, 2013 às 7:26
Quando eu cumpro a palavra, sou obediente ao que Deus me pede eu não volto de mãos vazias, não saio de qualquer maneira de sua presença, porque quando se busca encontra e se estou fazendo minha parte certamente que Ele fara a Dele!
A minha parte requer, sacrifício, negar o meu querer, vontade, sentimentos, etc. Tenho que usar da razão, uma fé inteligente, objetiva que sabe o que quer, sabe de onde veio e onde quer chegar.
Isso me faz crescer e me fortalecer em sabedoria fazendo com que mais e mais eu esteja ligada a Deus, atenta a sua voz, e assim não sou surpreendida com os imprevistos que vem, os problemas não a desanimo porque sei que Ele não esta do meu lado MAIS SIM DENTRO DE MIM, o que me da forças de avançar e seguir em frente, pois o maior de todos os tesouros tenho garantido enquanto permaneço em vigilância que e minha salvação.
Ana Raquel Pinho
Abril 7, 2013 às 19:34
Boa tarde , sempre muito forte esta quarentena pois as pessoas a ouvem ou lêem mas se nao puserem em pratica para a sua vida , nao vale a pena! E uma coisa que me chamou a atenção foi o facto que Jesus crescia e se fortalecia sozinho , Jesus e Deus , sem terceiros, sem pessoas que se tornam ” bengalas ” pois viver pela Fe nao é depender de outras pessoas , as tais ” bengalas “, mas sim de Deus , dELe é que nos devemos apoiar! Bjs.