Vontade de Fugir

Viviane Freitas

  • 21
  • Mar
  • 2011

Vontade de Fugir

  • 21
  • Mar
  • 2011

Isso acontece com todo ser humano!

Por mais capaz, preparado ou valente que seja, em algum momento da nossa vida, nos deparamos com situações em que não há como voltar atrás ou procurar “dar um jeitinho”. Ou você enfrenta ou foge!

O interessante é que já existe dentro de nós este instinto: Desde criança, não queremos enfrentar o problema, como ele realmente é.
Quando pequenos, se quebrávamos algo, ou se fazíamos qualquer travessura, qual era a nossa reação instantânea? Se esconder! Porquê não queríamos enfrentar a surra que viria depois de descoberta a “arte”.

Sabe o que eu fiz? Um dia, depois de uma briga com meus irmãos, arrumei em uma sacola algumas peças de roupa, e fui embora de casa! Com apenas 8 anos, eu já encarava toda aquela situação de separação e brigas dentro de casa, como uma dificuldade insuperável.

Os anos passam, crescemos, e o que continuamos fazendo? “Fugindo de casa”. Agora você já não se esconde embaixo da cama, ou prepara sua trouxinha e foge para a rua, mas finge que ele, o problema, não existe.

Primeiro ignora a gravidade da situação e até chega ao cúmulo de conviver com ele, como se em algum momento da vida ele fosse desaparecer, por uma mágica. É isso também não é um tipo de fuga?
Alguns sedam suas mentes, usando o álcool ou as drogas, outros criam um mundo de fantasias (já ouviu falar do Escapismo?), e há os que acabam matando todos seus objetivos, e resolvem dar cabo da própria vida.

Como profunda conhecedora de técnicas de fuga, posso te dizer: Nada disso resolve! Você pode mudar de país, de continente, de sexo, pode até mudar de identidade – isso te dará um alívio – sim, você poderá respirar aliviada….por alguns instantes!
Sinceramente, o problema voltará. E cada vez parecerá mais forte, mas impossível, até que dominará por completo sua vida.

Cada vez que você foge, ele vai junto, por que está dentro de você.

Como superar? Eu já fui derrotada muitas vezes, eu me via como “A Fracassada”, sabe, a ponto de não suportar me olhar no espelho.
Sabe quando venci? Quando parei de fugir e fui até a raiz do problema – o meu eu.
Encare de frente seu maior inimigo. Claro que haverá resistência, pode ser que você perca algumas batalhas, mas isso não significa que perderá a guerra.
Persevere, insista – Desistir nunca fez parte do seu dicionário genético.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

27 comentários

  1. Poxa Dna Vivi muito forte!
    Qts de nós não vivemos fugindo e pior….fugindo mas em circulos, pois como a Sra disse, a gente foge dos problemas mas eles não fogem de nós. Somente enfrentando-os conseguimos vence-los. Faz pouco tempo meu filho adolescente me deu uma lição, ele teve um problema que poderia se tornar maior de acordo com a atitude que ele tomasse e sem que ninguém desse qualquer opinião ele decidiu encarar de frente e foi resolver a questão…. para mim foi muito forte, pois era algo que para muitos adultos já seria bem complicado imagine para um jovem de 16 anos! Ele foi, encarou e o problema deixou de existir! Com isso aprendi que por pior que seja o melhor é sempre confrontar o problema. Na fé!

    Ver mais
1 3 4 5