Timidez e Ambição

Viviane Freitas

  • 12
  • Out
  • 2012

Timidez e Ambição

  • 12
  • Out
  • 2012

Todas as viagens que eu faço abrem a minha mente.

Saimos de um local que nos é familiar; para encontrar pessoas com quem, normalmente, não temos convívio. Descobrimos as nossas atitudes. E os desafios começam a confrontar-nos.

Conhecemos culturas, povos diferentes, desenvolvemos novas “técnicas”, de como lidar com cada lugar sem passar muita vergonha.
E isto porquê? Porque, em silêncio, observamos e aprendemos mais.

Porém, a questão é quando envolve relacionamentos com pessoas do nosso trabalho, com as quais temos que lidar… Este é o grande confronto para todas as mulheres.

Como vai ser agora? Como me vou encaixar?
Que atitude devo tomar para ser mais natural?

Muitos pensamentos vêm à nossa cabeça… A vergonha em relação às nossas dificuldades é o grande desafio naquele momento, pois nem sempre agimos com grande naturalidade e, então, bloqueamos a nossa verdadeira identidade. Surgem as “famosas” timidez e insegurança, lá do fundo do baú.

Aparecem, justamente quando eu olho ao meu redor e preciso de uma afirmação, que me deixa travada. E porquê? Porque, no fundo, admiro-a, “faço-a” muito superior a mim e aniquilo totalmente quem eu sou.

Acaba por se comparar.

Parece que dá um “branco”… Isto, porque que cada uma vivenciou situações diferentes. Tiveram criações diferentes, ensinamentos, enfim uma série de coisas que compõem a vida de cada ser humano.

Mas como vou vencer? O que eu faço para ser natural?

A mulher vive de relacionamentos. E dentro dela existem conflitos diários para ser aceite. Talvez ela mesma tema descobrir os seus fracassos. Por isso se isola, vive no seu mundo; não tem conversa, etc… E o pior, é que cada vez que ela se esconde, fica mais e mais convicta que é uma fracassada,

Às vezes… procura o que fazer, para não se deparar com aquilo que a confronta.

O mundo tem vindo a desenvolver, mas também tem gerado muitos tímidos.

Qual é a razão disso? O que tem acontecido com a humanidade, que se esconde cada vez mais da sua realidade ou identidade? Porque não é tão natural, ser quem realmente se é?!

Sabe o motivo?

Vou apontar uma série de problemas:

É tímida, porque enclausura a sua confiança apenas em certas pessoas ou pessoa, apoiando-se cada vez mais ao abrigo das mesmas.

É tímida, porque não odeia o seu estado limitado. Não consegue perceber que não tem nenhum ganho, mas continua a “deliciar-se” no seu mundinho de quatro paredes.

É tímida, porque se apoia em algo. Às vezes, sabe expressar-se em cartas, e-mails mas, pessoalmente, trava-se.

É tímida, porque quando vêm os novos desafios, ela não entende que tem que vencer, senão permanecerá naquele mesmo estado e nunca vai avançar.

Sabe… minha amiga leitora. Talvez você continue neste estado critico, e aceite, porque na realidade não tem noção até onde pode chegar.

A sua visão gira em torno da sua vida. E acaba por não descobrir e nem explorar o mundo que precisa explorado.

Você não desenvolve em relacionamentos. Tem dificuldade de melhorar como pessoa. Tem a mente fechada só para aquilo que já viveu.

Veja que as pessoas que mais lêem, se informam, pesquisam, se relacionam e GOSTAM de explorar, são as mais inteligentes; são as que mais desenvolvem e aprendem. Porquê?

Precisamente porque não aceitam limitar-se ao mundo que as rodeia, mas exploram o espaço que lhes foi dado ou procuram meios para novas descobertas, com o intuito de avançar. Desejam e alimentam os sonhos de chegar cada vez mais longe.

Têm ambição. São ambiciosas.

Eu, por exemplo, tenho certas dificuldades em alguns pontos… Mas nem por isso me deixo ser dominada, porque tenho uma ambição por detrás daquilo que eu quero conquistar.

Tenho uma sede; uma ambição de transmitir a vida que encontrei, a outros. Isso faz-me vibrar com os desafios; desafiar a mim mesma e lutar para chegar… onde eu quero chegar.

Quando ninguém neste mundo deu nada por mim, eu descobri a força que vem do alto, que me fez mudar, e deixei de ser covarde para ser corajosa, passei de envergonhada a intrépida, de medrosa a audaciosa, e assim por diante.

Essa força não veio de mim. Mas porque usei a minha fé e me lancei sobre a Palavra de Deus, tudo passou a existir, assim como tudo se formou pela Sua Palavra.

O que não existia, veio à existência.

A crença envolve resultados e atitudes movidas por uma certeza, não palpável, mas interior.

E o que pode mover esta fé e tornar-me ativa?

A ambição.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

75 comentários

  1. Muito forte

    Ver mais
  2. Eu pude tirar uma grande dica deste post, de ter ambição pra vencer a minha timidez que tenho certeza que vai me ajuda e muito.

    Ver mais
1 11 12 13