Viviane Freitas

  • 29
  • Out
  • 2010

Simplifique o seu dia a dia

  • 29
  • Out
  • 2010

A ordem é simplificar

Mais atarefadas do que nunca, as mulheres buscam estratégias para ganhar tempo e qualidade de vida. A boa notícia é que é possível resolver o problema.

Se você é do tipo que acorda cedo, enfrenta engarrafamento, várias reuniões ao longo do dia, almoça o que dá, passa horas ao telefone e em frente ao computador respondendo a e-mails, depois volta para casa com a impressão de que precisava de mais horas para fazer tudo o que gostaria, e ainda tem muito mais a fazer em casa, saiba que não está sozinha.

Você é uma típica mulher moderna – e tem motivos para reclamar. Os números estão a seu lado. Uma brasileira dedica seis vezes mais tempo aos afazeres domésticos, nos dias de semana, do que o companheiro – quatro horas e 28 minutos, contra 47 minutos dele. Aos sábados e domingos, a jornada feminina, que inclui trabalhos fora e dentro de casa, é de cinco horas e 26 minutos, enquanto a masculina não passa de três horas e 21 minutos, menos de dois terços da delas. O segredo para ter mais tempo, propalam os estudiosos, é simplificar a vida – uma frase fácil de entender mas não tanto de praticar.

Como simplificar a sua vida cotidiana,  estudos sugerem diversos estilos de vida, que colocados em prática podem simplificar o seu dia a dia:

Compre menos: pergunte-se antes de qualquer compra: “Eu realmente preciso disso?”. Dê uma volta ou espere um dia antes de fechar o negócio.

Desentulhe sua vida: acumular objetos, roupas, sapatos, maquiagem, livros e CDs sufoca. Mantenha apenas o que você usa de fato no dia-a-dia.

Opte por uma casa menor: transforme pelo menos um dos ambientes em um local muito confortável para sua família. É mais prazeroso do que viver num ambiente pouco aconchegante mas imenso.

Faça uma limpa em seu guarda-roupa a cada três meses: se você não usa alguma peça há mais de um ano, livre-se dela.

Inverta as prioridades: pare de gastar tempo para poupar dinheiro, gaste dinheiro para poupar tempo. Nada compensa atravessar a cidade para comprar um conjunto de copos com um desconto pífio.

Otimize o uso de seu e-mail: a tecnologia está a seu favor. Além de poder filtrar e-mails indesejáveis (correntes, remetentes desconhecidos, spams), é possível direcionar as mensagens em pastas específicas: urgentes de trabalho, pessoais, de familiares e de lazer.

Vá para a cama às 9 da noite pelo menos uma vez por semana: é uma decisão simples que, a longo prazo, pode ser muito profícua. Levantar mais cedo dá mais disposição para enfrentar o dia.

Coloque suas contas em débito automático: não há nada mais complicado e chato do que ter de se lembrar de todos os vencimentos de débitos.

Tenha apenas um cartão de crédito: estudos revelam que o acúmulo de débitos provoca um stress incontrolável. Se fizer dívidas, controle-as de perto. Viva aquém de suas possibilidades.

Faça listas de tudo: não fique desprevenido. Prepare com antecedência a lista do supermercado, a dos pagamentos, a de tarefas cotidianas, a do serviço da empregada.

Vá ao supermercado apenas uma vez por semana e sozinho: uma pesquisa americana mostra que uma pessoa gasta 20% a mais de tempo e 30% a mais de dinheiro se faz compras acompanhado.

Admita sua impossibilidade de resolver tudo: o paletó manchado, o vaso quebrado, o ferro que queimou, coisas que dão problema há dois anos e você nunca as levou para o conserto? Jogue fora. A chance de resolver essas pendências depois de tanto tempo é mínima.

Não tenha medo das compras on-line: hoje os sites oferecem serviços seguros de compras. Poupa-se tempo, muitas vezes dinheiro, e ainda se tem o conforto da entrega em domicílio.

Procrastinação, não!: não adie tarefas necessárias. A dose de stress é imensa, já que se dorme e se acorda com o compromisso na cabeça por vários dias. Reconheça que adiar tarefas é um hábito. Você pode mudá-lo.

Fonte: Revista Abril

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

1 comentário

  1. muito boas as dicas….amei!

    Ver mais