1º Dia – Quem conhece o coração?

Viviane Freitas

  • 20
  • Set
  • 2015

1º Dia – Quem conhece o coração?

  • 20
  • Set
  • 2015

Olá a todos os internautas!

É um prazer estar aqui convosco, na Fé! Estamos nestes 21 dias de Jejum e está convidada a participar e a ouvir os áudios todos os dias!

Seja eficiente naquilo que faz para Deus! Não fique em falta, não custa nada ouvir o áudio, colocar no play; a qualquer hora do dia pode ouvir, pois estará disponível no blog ViviFreitas.

Hoje iremos falar sobre quem conhece o coração, aliás, estaremos a abordar situações aqui no Blog sobre este assunto. O coração é a fonte das emoções, então tem que conhecer como ele age, e quem ele é… Pois certamente quando você não tem o Espírito Santo ou está “apagada” espiritualmente, é porque o seu coração tem predominado e se isso tem acontecido, o Espírito Santo não tem vez na sua vida! Para isso nós estamos aqui, e estaremos diariamente, ao longo de 21 dias, a falar do seu coração.

No livro de Jeremias 17: 9-10

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”

Primeiramente gostaria de dizer que o coração, minha amiga internauta, é o seu ser interior! Ou seja, quem você é! O que tem na sua mente, nos seus pensamentos, vai refletir quem é. Quando está sozinha ou quando acontece qualquer coisa, vêm pensamentos, uns provenientes do diabo e outros que são seus! Não são do diabo, não! São seus! Você é que estava a pensar daquela forma.

O coração também é a sua vontade, o que quer fazer e reflete a sua alma! Veja que quando lê no livro de Jeremias 17:9, que o coração é enganoso, poderá pensar o seguinte: “Como é que o meu coração pode ser enganoso?” O seu ser… Como sempre diz: “Eu sou uma boa pessoa.” “Eu sou obreira.” “Eu tenho tantos anos na obra de Deus.” “Sou esposa de Pastor.” “Estou na igreja há muito tempo.” “Já recebi isso… este milagre…” Mas não está a reparar o coração, porque não se refere a bênçãos, a posição, não estamos a falar se é batizada com o Espírito Santo ou não… O que digo é que o coração engana! Os seus sentimentos, a sua vontade a enganam! E pensa que essa vontade sua, até é a de Deus! E que a forma de pensar é até justa… Mas quando vai medir as consequências, “pesar na balança”, verá que tudo é um engano!

Quando falamos da alma da pessoa, é justamente o coração, porque este é a fonte dos sentimentos e do pecado.

Veja que enganoso e traiçoeiro é o coração, astucioso, mais do que todas as coisas…

O problema que você tem, minha amiga internauta, não é a sua dívida, não é a sua família, o seu problema económico, o seu marido ou outra pessoa… O problema é o seu coração! E é esse fator que queremos aqui no Blog enfatizar! O problema que está a vivenciar, é derivado do coração.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas…” (Jeremias 17:9)

Então não é o problema que a está a enganar, o seu coração é mais enganoso que qualquer outra coisa.

“…e desesperadamente corrupto;”  (Jeremias 17:9)

Ele quer sempre leva-la para o lado que é mau, perverso, que olha para o seu egoísmo, o seu orgulho, para as suas defesas, a sua imagem… O seu coração tem a tendência para leva-la à corrupção.

“…quem o conhecerá?”  (Jeremias 17:9)

Será que você, que está nos 21 dias, tem conhecido quem tem sido? Poderá dizer: “Eu estou nesta jornada dos 21 dias e eu quero o Espírito Santo.” ; “Eu já tenho o Espírito Santo, mas quero ser renovada, desenvolver a minha vida espiritual, pois acho que estou muito parada…”

Mas já prestou atenção ao seu coração? Está à procura de uma resposta para resolver o problema do seu interior, do seu ser? Das suas vontades? Da sua alma? Sabe que o coração tem memórias do passado? Você que foi muito sofrida no passado, foi rejeitada, o marido deixou-a, foi abusada, na sua família só existiam brigas dentro de casa, tem medos… todas estas memórias ficam guardadas no coração da pessoa, que acaba por agir conforme a sua memória, o que guardou e viu, então “protege-se” para não se ferir, mas acaba por agir com maldade, ou seja, com maus olhos para com as outras pessoas, em virtude daquilo que passou.

Veja o que diz a palavra de Deus:

“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração…”  (Jeremias 17:10)

Você que se sente incomodada, talvez até pelas suas ações; quando é chamada à atenção, fica com vergonha ou a sentir-se agredida por isso, porque agiu de uma forma errada.

Deus esquadrinha o coração. O que é isso? Ele procura, busca, examina, pesquisa, ou seja, vê o que está a acontecer dentro de si! Estamos a falar aqui do seu ser, do seu pensamento, da sua vontade, do que prioriza.

“…eu provo os pensamentos;”  (Jeremias 17:10)

Ele esquadrinha o coração e prova os pensamentos, vê e testa-os. Se os seus pensamentos são perversos, se julgam outra pessoa…

“…e isto para dar a cada um segundo o seu proceder…”  (Jeremias 17:10)

Internauta, independentemente se é esposa de Bispo, de Pastor, se é uma obreira, se é um Bispo, um Papa, seja quem for… Um membro, evangelista, do grupo jovem… Não importa a sua posição! O que importa é que todo o seu proceder vai ter consequências. E então irá receber consoante o seu procedimento. O que é isso? As suas escolhas, o seu caminho.

“…segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:10)

Daquilo que faz e que é! Todos nós receberemos segundo o nosso proceder e ações.

Está mesmo decidida a receber o Espírito Santo? Está realmente decidida a ter um novo coração? Então é momento de resolver! Olhar para dentro de si, para a sua alma! Porque até então, enquanto esteve a olhar para a sua posição, para os outros, não estava a olhar para o seu ser, para a sua alma! Não estava a conferir o que vem à sua razão, às suas ideias. Não conferia para o que estava inclinada… Para a sua preguiça? Para o seu orgulho? Egoísmo? Não está a perceber as emoções à “flor da pele”, as atitudes que toma e por causa delas, o que tem vivenciado?

Então é porque está a olhar para alguém! Quando faz isso, não está preocupada com a sua alma.

E já começa este Jejum dos 21 dias, a pensar o seguinte: “Olha Deus, eu quero que o Senhor me encha com o teu Espírito, mas eu não quero fazer a minha parte!”

Em outras palavras, se você não odiar, não vigiar, começar o Jejum e ficar a olhar para o que os outros fazem…

Então não está a fazer este Jejum de 21 dias pela sua vida espiritual! Está a tentar julgar, agir e quer que outros busquem aquilo que falta neles, que está a ser visto por si e não o que você vê sobre si mesma.

Internauta, Deus não vai descer do céu e converter o seu coração! E questiona-me: “Ah não?” Não! O coração é convertido por si! É você que tem que mudar e odiar o seu comportamento errado, o que a faz ser uma pessoa pesada, “mole”, lenta para agir a Fé! Lenta para ser eficiente e para servir a Deus! Serve só até um ponto, passado isso, já não quer servir mais a Deus… Por isso é que é enganoso o coração! Na igreja diz: “Eu quero servir-te Deus!” mas quando está em casa ou no trabalho, entre os seus companheiros e tem que fazer mais, fica arrasada… E diz: “Mas eu estou a fazer para o meu patrão! Algo que não é da igreja…” Apresenta a Deus aquilo que oferece. E se oferece o que é mau, lá no seu trabalho com um incrédulo, oferece para Ele também! Está iludida a pensar que na igreja pode ser uma boa pessoa, mas em casa pode mostrar ser uma outra pessoa. Isso é um problema dentro de si!

Embarque nesta jornada da fé! Nestes 21 dias de Jejum, olhe para dentro de si! Não espere por ninguém, para fazer o que tem que fazer! Não dependa de ninguém! É você que tem que mudar! Sou eu que tenho que mudar, ser melhor.

Enquanto eu estiver aqui nesta Terra, terei que “correr atrás”, ser melhor, reparar o que está no meu ser, no meu interior, o que está na minha mente, nos meus pensamentos, na minha vontade.

  • Reparar o que estou a “guardar”, na memória do passado.
  • Reparar se existe verdade naquilo que eu conheço, ou seja, eu conheço e pratico?
  • Reparar as minhas inclinações, onde estou sempre a cair e a cometer sempre os mesmo erros.
  • Reparar as emoções, a dúvida, o medo, a insegurança que está dentro do meu ser.

Tenho que reparar tudo isso! Vigiar todo o tempo!

E quando faço isso, eu desenvolvo! Porque não olho para as pessoas, olho para mim! Se as pessoas cometem os seus erros, eu não posso fazer nada, não posso mudar ninguém. Posso exortar, falar, comunicar mas não posso mudar por si. Cada um tem que se converter!

Então cabe a si fazer a sua parte! Aproveite esta oportunidade! Aproveite o dia de hoje para expor aquilo que está a reparar em si mesma. Ao longo destes dias iremos falar mais sobre o coração, e vamos provar-lhe várias coisas através de exemplos.

Vai ser bom, pois vai conhecer de onde vem a sua fraqueza! Não irá mais apontar o dedo para “fulano ou ciclano”… Vai reparar realmente que tem uma alma e que precisa salva-la! Como? Vigiando e obedecendo à palavra de Deus!

Deixe aqui o seu comentário!
O seu nome, o lugar, a cidade onde mora.
O que está a descobrir sobre si ao ler este post?
Fale comigo aqui e deixe-me saber.
Estaremos de volta amanhã!

Um forte abraço!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

532 comentários

  1. Olá, amei o blog! Foi indicação de uma amiga, e estou amando. Esse é o meu primeiro jejum e meu primeiro dia. Estou descobrindo muitas coisas, e agora tudo está em encaixando! Essa primeira leitura me descreveu todinha, sobre olhar os defeitos dos outros. Muito forte isso, e até deixar de louvar a Deus com a mocidade por causa disso. Acredito que vai acrescentar muito essas leituras durante esses 21 dias. Preciso me encher da palavra ,Muito obrigada pelas sábias palavras.

    Ver mais
  2. Embora esse estudo já tenha um tempinho, passeando pelo blog da senhora pude perceber um material valioso pra mim

    Ver mais
  3. Olá achei muito profunda essa mensagem. Na verdade estava hoje terminando meu jejum. Pois o Espírito Santo pediu a fazer em um momento difícil no casamento. Mas farei novamente para saber o que o Espírito Santo quer de mim no meu casamento e decisão espiritual a tomar. Pois sou humana e quero ser amada de verdade. Obrigada

    Ver mais
1 86 87 88