Quarentena – 29º dia

Viviane Freitas

  • 24
  • Jan
  • 2013

Quarentena – 29º dia

  • 24
  • Jan
  • 2013


“Cumpridas todas as ordenanças segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc.2:39,40)

Maria e José seguiam, não a lei do Homem, mas as ordenanças; a Lei de Deus.

Aqui apercebemo-nos de um importante fator: Existem muitas pessoas que têm a Bíblia em mãos, ouvem as Escrituras, mas não seguem à risca a Palavra de Deus.

Antigamente, eles não tinham a Bíblia, publicada em série, como nos dias de hoje, mas o Livro da Lei, que estava no Templo, local onde deveria ser consultado.

Mas, ainda assim, havia um zelo em relação ao cumprimento da Lei de Deus. E, cumprida esta, voltaram para a sua cidade…

“Crescia o menino e se fortalecia…”

O Senhor Jesus crescia, e Ele mesmo se fortalecia. Mas, ao contrario, há muitas pessoas que vivem na dependência que outros as fortaleçam, porque não confiam; não guardam o que ouvem.

Na verdade, não cumprem as “ordenanças”, pois, se assim fosse, teriam a capacidade própria de se fortalecer, uma vez que a Palavra de Deus se traduz em benefícios para quem tem o cuidado de a praticar.

O problema, é que muitos entendem como uma ordem, e não como um privilégio, o que, assim, lhes impede de se fortalecerem nestas Escrituras. Ao contrário do Senhor Jesus, que Se fortalecia a cada dia, por intermédio das mesmas.

Ainda que tenha pouco tempo de Igreja, de conversão, ou ainda muitos anos… Não importa. Existe forma de se fortalecer!

Porquê?

Porque tem raciocínio próprio; a sua mente está apta a avaliar a sua vida.

Não importando a idade, o tempo na Igreja, etc., devemos fortalecer-nos usando as Escrituras como guia e escudo.

Da mesma forma, o Senhor Jesus não apenas crescia, mas também se fortalecia, enchendo-se de Sabedoria, a qual lhe conferia forças e condições para manter o seu desenvolvimento interior sustentado.

Aqui está o segredo de ser Forte…

Porque se você ouve e não pratica, isso acabará por debilitá-la e torná-la em uma pessoa religiosa: Terá a palavra na sua boca mas a vida será oca; vazia.

E isto não se prende à inteligência humana, porque conhecemos muitas pessoas inteligentes, mas com falta de sabedoria, que, assim, se tornam fracas, debéis, dependentes de terceiros – como companheiros – ou de “coisas”, como a fama, profissão ou posição, ainda que dentro da Igreja.

Mesmo fazendo de tudo; sendo ativas em todas as áreas, permanecem, ainda assim, vazias no seu interior, pois não têm experiências com Deus, ou, se estas existem, são apenas sinais de anos passados.

“…e a graça de Deus estava sobre ele…”

A sua vida deve renovar-se! E, para isso, tem que crescer e se fortalecer. Colocar em prática tudo o que tem aprendido.

Você tem acompanhado a nossa Quarentena, mas como tirará proveito para a sua vida, se não entender? Não pode ter apenas consciência do seu erro, à semelhança das pessoas que não buscam a Deus… Que a consciência acusa o seu erro, mas que nem por isso mudam.

Será que está mesmo a entender? Pois quem entende muda radicalmente; provoca a mudança.

Quando estou com sede de uma resposta, leio a Palavra de Deus de forma diferente; a minha oração é diferente e eu persigo a solução da situação difícil em que me encontro.

Aqui, também percebo as minhas falhas e decido dominar, através do domínio dos meus sentimentos… Luto contra o medo; contra a frustração! Sou eu que os odeio. Não é questão do que apenas a Palavra me ensina, mas do entendimento que me transfere para trazer à existência o que não existe!

Mas, para isto, tenho de colocar em prática a mensagem; a Palavra, de acordo com o que necessito.

Eu questiono a minha própria vida à luz da Palavra de Deus e sou decidida e definida para o que quero.

Se eu quero uma resposta, eu persigo o meu alvo!

Quando toma posse do que é seu, valoriza o que Deus conquistou na cruz, por si!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

87 comentários

  1. ola viviane estou muito contente por esta participando dessa quaretena comecei a pouco tempo pois so a pouco tempo chegou ao meu conhecimento essa quarentena… bom tenhon detectado muitos erros, indiciplina, maus costumes e tenho obtido muitas mudanças tambem mas ainda nao conseguir alcançar uma mudança radical a que tanto almejo, embora eu tenha sido ser batizada com Espirito Santo ainda nao vejo os frutos e sempre me vejo em situaçoes as quais preciso muito desses frutos um deles é o dominio proprio e mansidao… o que eu tenho que fazer pra alcançar os frutos do Espirito Santo?

    Ver mais
  2. Pura verdade.. Só existe força, transformação e renovação quando colocamos em prática a palavra de Deus. E é isso que temos que levar em consideração toda a palavra, e analisar a nossa vida, e aplica-la. Para que de fato haja uma mudança, este é o um processo individual, entre nós Deus e sua palavra.

    Ver mais
  3. Ola Dn Vivi, temos que viver segundo as ordenanças de Deus, não adianta ouvirmos a palavra se não praticarmos, vivi muitos anos assim, ignorando a palavra de Deus, quero mudar não esta facil, mais quero viver a vida que agrada a Deus, obrigada por toda ajuda.
    Um beijo

    Ver mais
1 13 14 15