Viviane Freitas

  • 5
  • Ago
  • 2013

Projecto Raabe

  • 5
  • Ago
  • 2013

O Encontro do Projeto Raabe, que teve como tema “ESCOLHAS”, foi realizado no dia 28 de Julho de 2013, em um Hotel em Lisboa, assim como também  no Porto.


A Coordenadora do Projeto Raabe deu início a este Encontro agradecendo a presença de todas as participantes, e deu as Boas-Vindas às vítimas que, pela primeira vez, procuraram a ajuda do Grupo.
Seguidamente, foi-lhes apresentada a música de Ísis Regina, que serviu de tema, a qual define claramente o tipo de escolhas a fazer para quem deseja dar um novo começo à sua vida.

Dando continuidade, foi feita uma breve palestra sobre o tema e, em seguida, apresentada uma dinâmica exemplificativa de algumas opções de escolhas, negativas e positivas, que no processo de construção ou reconstrução de uma nova vida, têm o peso certo ou errado, de acordo com a decisão. Esta dinâmica teve como figurino, roupas com inscrição de sentimentos negativos e positivos, vestidas ou despidas consoante o sentimento apresentado. A ideia foi mostrar às vítimas que, conforme elas têm a opção de escolher todos os dias as roupas que desejam vestir, também lhes cabe o direito de escolherem “vestir” ou “despir” os maus ou bons sentimentos, a ter lugar na própria vida.

As vítimas mostraram interesse e interagiram com expressões verbais, revelando a sua compreensão quanto ao que lhes estava a ser transmitido.
Seguiu-se uma intercessão em favor de todas as vítimas, que aceitaram dizer “Basta” à situação humilhante e de sofrimento que vivenciavam.

Como complemento assertivo do que fora explicado às vítimas, uma voluntária do Projeto testemunhou de que forma as suas escolhas contribuíram para que, hoje, o passado fosse simplesmente “passado” e o presente, o desfrutar de sonhos concretizados.
Para terminar o Encontro, foi distribuído um livro “A Mulher V” a cada uma das presentes, pela primeira vez, e servido um Coffee Break.

Conselheiras Raabe e profissionais proporcionaram um atendimento individual às vítimas que desejaram apoio.