Priorize seus desafios

Viviane Freitas

  • 7
  • Abr
  • 2011

Priorize seus desafios

  • 7
  • Abr
  • 2011

Priorize seus desafios e vença na vida


Prepare-se para superar as águas revoltas e siga fortalecido rumo à concretização dos seus projetos

Enfrentar os seus desafios parece ameaçador? Acredite que a jornada sempre vale a pena!
“Não existe vida sem desafios”. De fato, tivemos que enfrentar uma série de situações desafiadoras até agora: abandonar as fraldas, a primeira decepção amorosa, o vestibular, casamento, filhos…
“Ao enfrentar desafios, descobrimos nossa força interior. Dessa forma, adquirimos a autoconfiança e autoestima necessárias para nos mantermos equilibrados e aquecidos para seguir em frente”

Por isso, mesmo que a empreitada pareça ameaçadora à primeira vista, siga em frente. Acredite, os frutos que aguardam você compensarão todos os esforços. Mas atenção. Tão importante quanto passar nos testes da vida é assimilar o aprendizado de cada prova. “Uma vez que aprendemos a lidar com uma situação, não precisamos buscar outras semelhantes para reafirmar a nós mesmas quanta força temos. Podemos, então, buscar novos desafios, dar um passo à frente”.
Plano de ação
Iniciar um projeto é, sem dúvida, um grande feito. Para continuar sem desanimar, é preciso ter clareza dos seus objetivos e flexibilidade para lidar com os imprevistos. Perseverar se torna mais fácil quando encaramos as pedras no caminho como presentes dos deuses ao invés de praguejarmos a cada topada.
Os primeiros obstáculos são bênçãos, pois nos dão a chance de criar uma base sólida. Se, no início de um projeto, tudo correr bem e só mais tarde surgirem os entraves, pensaremos: ‘sabia que não ia dar certo, estava bom demais para ser verdade’. Assim, desistimos por não termos uma boa estrutura que sustente as dificuldades”.

Quando o desafio diz respeito ao mundo do trabalho, o planejamento faz toda a diferença. Reinventar-se profissionalmente envolve um alto investimento emocional e financeiro. Portanto, quanto melhor nos prepararmos para a reviravolta, maiores são as chances de êxito. “Não dá para simplesmente pedir demissão e ir atrás de outro emprego, é preciso explorar as possibilidades para que se tenha segurança na mudança”
Para não perder o foco, trace um esquema de ação com data para a realização das tarefas, bem como a antecipação dos possíveis problemas e as maneiras de superá-los. Encare esse controle como um plano de vôo e esteja aberta a possíveis ajustes.
Quando o resultado não é alcançado, é preciso reavaliar o processo e fazer mudanças estratégicas, mas sem se desviar do propósito original. Aos navegantes mais exigentes, um recado importante: diminuir a marcha para repensar a trajetória não significa se acomodar. Acomodação é desistir antes mesmo de tentar.

Evite o imediatismo e controle a ansiedade e o nervosismo ao tocar os seus projetos.

Não tenha pressa
Se está disposta a abraçar um desafio, é melhor frear o imediatismo. Do contrário, dificilmente seu projeto sairá do papel. “Mudanças planejadas e com qualidade requerem investimento de tempo e persistência”, aponta Claudia.
Tente evitar a ansiedade e o nervosismo. O ideal é estarmos centradas antes mesmo de iniciarmos a batalha. Vivemos em meio a conflitos. O desafio é nos mantermos receptivas, sem nos descontrolar e sem perder a saúde. Uma vez nos eixos, somos capazes de tomar decisões certeiras.

Cuidado com o auto-boicote
Mesmo compreendendo racionalmente a importância de dar grandes saltos, muitas vezes travamos ao deixar que uma voz pessimista assopre em nossos ouvidos. Se essa torcida adversária se pronunciar, simplesmente, não dê trela. É apenas sua mente tentando convencê-la a não sair do lugar.
“A autossabotagem acontece quando não nos consideramos merecedores de nossos projetos de vida e, portanto, apesar de nos esforçarmos, criamos algumas barreiras para realizá-los”.

 

Fonte: Dicas femininas

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

1 comentário

  1. É verdade para vencermos precisamos sempre ter em mente que para sermos vitoriosas, precisamos passar por batalhas sejam elas grandes ou pequenas. Essas dicas são muito valiosas para que não perdamos o foco dos nossos objetivos, já anotei todas elas. Pois tenho certeza que as usarei.
    Obrigada Dn. Vivi?

    Ver mais