Por que agir sem raciocínio?

Viviane Freitas

  • 6
  • Jan
  • 2022

Por que agir sem raciocínio?

  • 6
  • Jan
  • 2022

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gn 1:28

Vamos em parte aqui falar sobre a bênção que Deus deu ao homem e à mulher.

Frutificai: Quando se fala de frutificar ao homem e à mulher, está se falando de dar resultados de todos os benefícios que Deus havia dado a eles. Ou seja, honrar a Deus com a vida deles. Fazer Deus “orgulhoso” com a gratidão.

Multiplicai: O multiplicar dependia do primeiro, do frutificai. Pois, uma pessoa sendo grata a Deus, honrando a quem O criou, não esqueceria jamais das benevolências que Deus teve com o ser humano. Essa gratidão, esse zelo, faria outros serem iguais a eles, com as mesmas qualidades de gratidão e de relacionamento com Deus.

Enchei a terra: Agora sim, Deus fala do número de pessoas gratas, com qualidade de relacionamento com Ele. Enche a terra de pessoas que glorifiquem Àquele que O criou.

Sujeitai-a: Ou seja, a terra agora iria servi-los.

Dominai: Os peixes não iriam dominar o homem e nem as aves. E sim o homem dominá-los. Assim seria com todo o animal que se movia sobre a terra.

Veja que toda a criação foi feita para que o homem desfrutasse. Esse é Deus, Ele faz tudo perfeito, de forma racional. E depois que Ele faz, Ele oferece ao homem.

Agora pense comigo, se Deus teve todo capricho para nos oferecer a criação, Ele teve o trabalho de pensar, avaliar, conferir, observar para, então, nos oferecer, por que você quer fazer as coisas para Ele sem raciocínio? Como um religioso que apenas cumpre a sua obrigação, mas não tem relacionamento algum com Ele? Isto é, não tem nenhuma verdade naquilo que faz. Aí você está dizendo para Deus o seguinte: Eu não creio no Senhor, mas faço as coisas para ninguém ficar me cobrando.

Se não existir raciocínio em tudo o que você faz, não haverá qualidade e nem consideração. Mas quando há raciocínio, então, você está literalmente se esmerando em fazer o que é certo e ser melhor. Não é mesmo? Pois é, essas atitudes falam de você.