Planeje a sua carreira

Viviane Freitas

  • 21
  • Out
  • 2010

Planeje a sua carreira

  • 21
  • Out
  • 2010

Todo profissional em início de carreira deve elaborar seu Plano de Desenvolvimento de Carreira.

Por que?  Porque há pessoas que não obtêm sucesso mesmo sendo espertas e talentosas. São aquelas que você para e diz: “Por que será que ela não vai pra frente?”.

Todos conhecemos pessoas desse tipo. Pessoas que parecem ter tudo mas que nunca progridem muito. Não estamos falando daquelas pessoas que realmente não querem progredir ou das que são preguiçosas. Estamos falando das que se esforçam muito, vão para a universidade, conseguem um bom emprego, dão duro e não conseguem nada.

Normalmente quando você fala com essas pessoas elas dizem que tiveram azar ou que o chefe não gosta delas. Acabam se colocando como vítimas. Mas será que a culpa não é delas? Por que não procuraram oportunidades melhores na vida? A explicação pode ser a acomodação ou o medo de mudar. Mas quando uma pessoa que tem tudo para obter sucesso não o consegue acredito que dois fatores podem influenciar: Não ter elaborado um plano de desenvolvimento focado na sua pessoa e não na empresa que trabalha e, um que parece não tão importante, mas que faz toda a diferença: Não conseguir trabalhar em equipe.

Mas o que deve conter nesse Plano de Desenvolvimento e como ele deve ser elaborado?

Nós temos que criar nosso futuro e não deixar que o barco nos leve para qualquer lugar. Quando você trabalha numa empresa esta depositando todos os seus ovos numa única cesta. Esta deixando na mão dessa organização o seu futuro. Mas você não deve aceitar que eles administrem isso para você. Você é quem manda nas negociações. Não estou falando que você não deva confiar na empresa. Estou falando que quem manda no seu futuro é você e não a empresa.

Explicando melhor: Digamos que você seja um universitário que não trabalha ainda. Como você planejaria sua carreira? O passo inicial é saber onde você quer chegar lá na frente. Depois disso pesquisar quais as ferramentas necessárias para se chegar até lá e, por fim, começar a agir. Seria simples se nós não mudássemos nossos pensamentos de tempos em tempos. Mas não importa, o que não se pode é deixar de lado essa tarefa. E outra coisa, não se pode desistir ao primeiro sinal de dificuldade, são elas que vão amadurecê-lo. Você deve modificar sua estratégia inicial o quanto antes caso perceba que não está feliz no que vem fazendo, senão você se acomoda e não consegue mudar mais para frente.

1º Passo: Onde você quer chegar lá na frente?

Esse é o principal. Esse é o curso do seu barco. Sem ele você pode se perder e ficar pra sempre no mar. Acho interessante você ter ao menos mais de um caminho a seguir. Penso da seguinte maneira. Um você considera como o principal aquele que você quer demais, que você sempre sonhou. Já o outro, um alternativo. Aquele que vai se desenvolvendo de acordo com a empresa em que está.

Por exemplo: Seu sonho sempre foi se tornar engenheiro chefe de uma empresa de metalurgia, sua área de formação. Mas por necessidade, enquanto universitário, foi chamado por uma empresa de construção civil, para um estágio. Com o tempo você começa a se adaptar à empresa e acaba gostando do estágio. É nesse momento que você esta criando um caminho alternativo para atingir seus objetivos.

Você deve trabalhar pensando em alcançar o futuro que você deseja e não o que a empresa planejar para você, e por isso, deve procurar áreas dentro dessa empresa que irá colaborar para que mais para frente consiga atingir seu caminho principal. Há muitas habilidades, que devem ser desenvolvidas, independente da empresa e do cargo em que se está. E são nelas que você deve ficar atento.

2º Passo: Quais são as ferramentas necessárias

Digamos que você planeja ser o CEO de uma empresa que tem muita admiração. Como chegar lá? Pesquisando. Pesquise quais os caminhos que o CEO atual dessa empresa trilhou para chegar onde chegou. O que ele teve que aprender, quem foram seus mentores, etc. Depois veja se tudo que ele fez se adequa a seu perfil, você será capaz de fazer o que tem que ser feito para chegar lá? E por fim, como atingir esse objetivo atualmente, ou seja, pesquise se os caminhos que o CEO atual trilhou não são obsoletos e quais habilidades futuras possivelmente serão exigidas para atingir esse objetivo. Dessa maneira você terá informações suficientes para saber para onde ir, e como chegar lá.


3º Passo: Comece a agir

Você já sabe para onde ir e já pesquisou quais são as ferramentas para chegar lá. Agora é só começar a agir. Nesse processo é importante elaborar metas a serem cumpridas. Assim perceberá seu desenvolvimento a cada meta que for cumprida e se sentirá mais confiante a prosseguir. Não elabore metas dificeis de serem realizadas. Comece devagar.

Além disso, para cumprir suas metas é importante escolher o fator motivacional correto. Sendo assim, por exemplo, você não pode pensar em aprender Inglês apenas por que sua empresa exige. Deve encontrar motivação em outros fatores como: aprendendo outra língua posso me relacionar com pessoas de outros países e aprender coisas novas, ou que será possível ler aquele livro que tanto me interessou, mas que esta em outra língua. Encontre seu fator motivacional que o manterá caminhando.

Fonte: Jovens e empreendedores

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

2 comentários

  1. Olá D. Vivi
    Achei interessante essa matéria sabe porquê? porque muitas pessoas não alcançam o sucesso esperado na sua vida profissional por 7 motivos:
    1º-Ela não procura melhores oportunidades
    2º-Ela não elabora um plano de desenvolvimento para sua vida
    3º-Ela não consegue trabalhar em equipe
    4º-Ela não tem meta de onde quer chegar
    5º-Ela não escolhe a ferramenta necessária
    6º-Ela não pesquisa antes o caminho a percorrer
    7º-Ela não tem a motivação que é o principal.
    Quando um profissional tem todos esses motivos e com ajuda de Deus é impossivél não ser bem sucedido em tudo o que faz, isso significa não depender do terceiros.
    Um abraço que Deus abençoe mais e mais.

    Ver mais
  2. Ola´, muito boa a matéria,;dicas muito importantes ,me ajudou e muito! obrigado!

    Ver mais