Percepção

Viviane Freitas

  • 22
  • Mar
  • 2014

Percepção

  • 22
  • Mar
  • 2014

Todos os seres humanos, tendo uma visão óptica perfeita, ao ver a mesma fotografia, não reparam nas mesmas coisas; os pormenores são vistos por uns e por outros não.



Estava a ver uma fotografia, ao lado do meu esposo. Vi uns segundos e fiz um comentário: “Olha, tem uma capinha do telefone igual à minha! Ele respondeu: “Vocês, mulheres, reparam em tudo! Só vi a cara e tu já viste até a capinha do telefone.”

Esta conversa fez-me pensar… Pois é, há coisas que só nós, mulheres, reparamos, com a nossa visão panorâmica, detalhista. E comecei a prestar mais atenção à forma que usava a minha visão, pois poderei usá-la para meu beneficio ou não. Se a uso devidamente serei sábia.

Comecei a perguntar a algumas jovens se elas tinham visto vários pormenores, numa sala, e me surpreendi! Muitas não viam o que eu tinha visto. Mas porquê, se são mulheres? Elas têm esta visão mas não está desenvolvida, vêm o geral e as pequenas coisas deixam passar desapercebidas.

E com o meu interior? Pensei… se eu não vejo as coisas diante dos meus olhos, como vou ver essas pequeninas coisas que tenho dentro? Com o meu interior, eu que tenho que ser ainda mais detalhista e não deixar passar nada em branco. Existem dúvidas, maus pensamentos, traumas que levamos do passado, comparações, medos, inferioridades, desilusões, decepções… Se eu não os identifico e não estou atenta, como os vou vencer?

Encontrar o que me está a bloquear, impedindo de avançar, de vencer os meus limites. Tenho que ser radical e ver cada atitude que tomo, palavra que falo, pensamentos que tenho e ver bem atentamente os detalhes no meu interior, assim como estava atenta aos detalhes da foto, lembram? É assim mesmo, mas para o interior.

Como está sendo a sua visão? Limitada ou Ampla?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

31 comentários

  1. Engraçado como nós mulheres temos tal capacidade para enxergar muitas das vezes o errado para poder críticar.mas me lembro que foi assim que o diabo tentou Eva no jardim, mas a visão óptica de Deus nos leva a pensar antes de agir num acto de perceber e nao logo avaliar

    Ver mais
1 4 5 6