Ouvir

Silvia Alvarenga

  • 25
  • Jun
  • 2012

Ouvir

  • 25
  • Jun
  • 2012

Você já parou para pensar sobre a importância de ouvir?

Para aprender você precisa de ouvir, para se tornar numa pessoa flexível também é necessário ouvir. Para ser um bom profissional é imprescindível saber ouvir a opinião alheia. Na realidade o ouvir é o inicio para tudo na vida.

No entanto, nós só ouvimos alguém quando estamos atentos, quando paramos para escutar o que há para dizer.

A verdade é que temos certas ideias fixas na nossa cabeça, que não queremos ceder a nenhuma outra ideia. Talvez devido à experiência do passado.

Obviamente que é muito mais prazeroso falar, ser a popular do grupo, mas… o ouvir parece que é ficar para trás, ou não ter personalidade. É ou não é, o que acontece quando alguém fica calado diante dos outros?

Mas é justo no ouvir que podemos medir, pesar e avaliar. Colocar na balança e ver o que convém.

Mas a que ponto podemos verdadeiramente ouvir? Ter ouvidos para ouvir?
Temos ouvidos, mas as vezes apenas servem para ouvir o que queremos ouvir e não atentar para o que os outros tem a dizer.

Quer saber, mesmo? Te interessa?

É quando você necessita de uma direção. Quando todas as suas perspectivas falharam e já não se vê a si mesmo com a resposta para todos os planos.

E aí… aparece Deus para falar.

“Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei, uma grande nação e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção.” Gn 12:1- 2

Quando Deus fala com um indivíduo, não tem como ele ignorar, pois a sua voz é forte e capaz de trazer uma luz para todas as perguntas.

Deus é assim. Ele fala. Mas nem sempre estamos dispostos a ouvi-Lo, porque ainda achamos que temos o direito e capacidade de discernir o que nos convém. Pensamos que somos maduros e independentes para resolver tudo.

Mas, eu vejo que não. Cada dia… eu falho. E só vem a confirmar que é necessário eu ouvir a voz de Deus para minha vida.

Isso consequentemente me faz dependente de Deus!