Obreira e a amizade que influencia

Luisa Teixeira

  • 21
  • Ago
  • 2014

Obreira e a amizade que influencia

  • 21
  • Ago
  • 2014

Sabe aquele ditado: “Diz-me com quem andas e te direi quem és…”?!

São inúmeros os ditos populares, e muitos, sem sentido, mas esse retrata a verdade.

Conheci uma obreira que era uma excelente serva, muito entregue na sua vida com Deus, sempre disposta a tudo. Mas com o passar do tempo, comecei a notar uma certa distância da sua parte, e a sua entrega na obra de Deus, começou a ficar fria. Já não evangelizava da mesma forma, as suas palavras eram fracas e sem expressão, já quase não tinha tempo para atender, e sempre chegava muito em cima dos horários da reunião. Não foram poucas as vezes que a alertei, e até lhe perguntava o que se passava, pois a notava realmente “apagada”.

Até que, com o passar do tempo, procurou-me, veio desabafar comigo e contou-me o que estava acontecer: Deixou-se levar pelas amizades do seu trabalho. E porquê? Porque, sendo muito jovem, teve mais facilidade para ser influenciada. Obviamente, isto não significa que a idade é a causa principal de tal influência, pois sabemos que o que realmente influencia, de forma negativa, é o envolvimento com pessoas que não estão no mesmo espirito. Aqui está o grande perigo!

Ela estava completamente envolvida com essas amizades, a ponto de começar a perder o temor a Deus. Mas o pior de tudo, é que a sua salvação também estava em jogo.

No entanto, ela fez algo muito importante, que foi cortar o mal pela raiz. Isso aconteceu no momento em que veio pedir ajuda, reconhecendo o seu estado, e porque, além disso, foi radical em relação a essas amizades, pois deixou de estar perto e de se relacionar com as mesmas.

Infelizmente, o que vemos acontecer com frequência, não é o caso desta obreira, regenerada pela sua entrega, mas é totalmente o revês, pois acabam por se permitir contaminar por inteiro.

Se está a viver um caso semelhante; se é aquela obreira que não corta o mal pela raiz, que não vigia o tipo de amizades que tem e as conversas que alimenta nesses meios, saiba que está na eminência de perder a sua vida eterna e, pior que tudo, a troco de “nada”!

Jesus disse: “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.” (Mateus 15:11)

Gostaria de saber se já viveu algo semelhante ao que relatei neste artigo, ou se já presenciou alguma situação assim.

Deixe o seu comentário

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

87 comentários

  1. Olá D. Viviane e D. Luísa.
    Me chamo Carolina e tenho 18 anos, coloquei no google “amizades” IURD, para ver o que encontrava, e cá estou eu lendo este post. Preciso de uma direção sobre esse assunto e eu sei que o post é muito antigo e que talvez nem me respondam, mas vamos lá.
    Eu sempre fui da igreja desde que nasci, e com isso, tenho uma amiga de infância (Desde que nasci também – literalmente, nossos pais se conhecem, passaram natal juntos, ja fui a praia com ela na sua primeira vez…), só que com o passar dos anos me afastei e fiquei 4 anos afastada na idade entre 12 e 16 anos. Mesmo afastada de Deus, eu não conheci o mundo e minhas amizades sempre foram amizades boas. Não eramos de sair para baladas, a gente não gostava disso, nunca bebemos, nos drogamos nem nada, éramos amigas de ir na casa da outra, ir uma vez ou outra a um cinema, parque. Somente!
    Até que eu voltei para igreja em 2016, e estou firme a 2 anos. Me batizei nas águas, recebi o Espírito Santo, e hoje sou uma OUTRA pessoa. Essa minha amiga se entregou a Jesus recentemente, porém é de outra igreja. E foi ai que tudo começou a ser diferente.
    Hoje eu vou a igreja 6 vezes por semana, estou envolvida com FJU, banda, g-autoajuda, cultura, enfim… e eu amo estar na igreja e fazer as coisas para Deus que eu nem sinto isso “afetar” meu relacionamento com outras pessoas (familia). E um desses relacionamentos foi com essa minha amiga (nessa época ela nao havia se rendido a Ele ainda). Eu me dava e meu dou tanto para as coisas de Deus que eu não tenho mais tempo de ir na casa dela ver como ela esta como antes, de ir ao parque com ela e ter um momento entre amigas. E junto com isso, eu agora namoro também, entao o tempo para ela se tornou menor ainda.
    As minhas outras amigas se afastaram, porem ela é minha amiga a 18 anos e é muito sozinha, tínhamos uma amiga porem ela faleceu ano passado, e isso pirou mais ainda, pois eu estava me dedicando as coisas de Deus e não pude ajuda-la 100% com a perda.
    E ela com esse tempo parou de me chamar, e quando eu chamava ela dizia que eu estava muito distante, que nao ligava mais para ela, um dia conversamos e nos entendemos. Porém um episodio que ocorreu ontem me deixou sem saber o que fazer.
    Ela me chamou para assistir sua peça (primeira peça que ela vai fazer) e ela ja sabe do Jejum de Daniel, e nunca falou nada, porem quando eu a disse que não iria, mas que não era nada com ela, mas que eu estaria no Jejum, ela simplesmente disse: “Cara, é a primeira vez que eu irei me apresentar no palco. Eu não acredito que esse teu ceguismo esta te afastando cada vez mais de mim, é só uma peça.” e logo após ela me bloqueou.
    Quando eu me “afastei” dela devido estar na igreja e fazendo as coisas de Deus, quando voltei a falar com ela, ela disse que tinha pensado em se matar, que estava tudo difícil para ela (e ela sempre foi uma pessoa de poucos amigos, e com a morte de nossa amiga, ela ficou mais sozinha ainda, então “unica” “amiga” mesmo que a restou foi eu. E eu fico sem saber o que fazer. Pois a amizade dela sempre foi boa para mim, ela é sensata, responsável, amiga mesmo. Mas eu não quero me levar pelo sentimento sabe?! E ao mesmo tempo eu penso “Mas se eu ir lá vê-la, chamar ela para vir em casa uma vez ou outra, sair com ela, eu vou estar desagrando a Deus devido ela estar em outra igreja?” (e isso nunca foi pauta de nossas conversas anteriores, mas a partir do momento que não liguei mais para ela – e de fato não liguei mais mesmo, ela passou a se chatear com “poxa, você vive na igreja e não tem tempo para mais nada”, e com isso eu fico sem saber o que fazer, porque eu me importo com a Alma dela, penso que e se eu me afastar, e como ela não tem muitas amigas e também não nasceu de Deus ainda, se ela não pode piorar e fazer algo, ou se eu posso continuar sendo amiga dela, mas não vivendo pra cima e pra baixo com ela, mas um dia ir na casa dela, um dia ela vir na minha ver filme, como antes, conversar, e eu penso que fazendo isso eu estarei agrando a Deus com meu testemunho, e penso que não me custa tirar dois dias no meu mês todo para ver como ela esta.
    Mas ao mesmo tempo não quero que isso afete a minha fé sabe?! e ai eu não sei o que fazer, se devo continuar sendo amiga dela, mesmo que distante devido a minha nova vida, e não deixa-la assim ou se devo me afastar de uma vez.
    Porque ela não me leva a maus costumes, não me leva as coisas erradas, e eu sei que se eu dedicar pelo menos um dia a ela, eu não estarei desagrando a Deus porque eu sei o meu lugar e até onde ir, e ela ja sabe que se mexer na minha fé vai dar problema, mas ela não entende eu estar 100% envolvida nas coisas de Deus. Mas também não sei se estou errando nisso, estando todos os dias na igreja, nunca podendo fazer nada com ninguém (não só com ela) que acabo não dando a atenção devida para as pessoas. O que devo fazer? Pois tenho medo de afastar de vez e acabar perdendo uma boa amiga por não dar tempo a ela e estar errando sem reconhecer e achar que estou abalando, mas também tenho medo de continuar e de desagradar a Deus por isso.

    Ver mais
    1. Continuação.. mas um dia ir na casa dela, um dia ela vir na minha ver filme, como antes, conversar, e eu penso que fazendo isso eu estarei agrando a Deus com meu testemunho, e penso que não me custa tirar dois dias no meu mês todo para ver como ela esta.
      Mas ao mesmo tempo não quero que isso afete a minha fé sabe?! e ai eu não sei o que fazer, se devo continuar sendo amiga dela, mesmo que distante devido a minha nova vida, e não deixa-la assim ou se devo me afastar de uma vez.
      Porque ela não me leva a maus costumes, não me leva as coisas erradas, e eu sei que se eu dedicar pelo menos um dia a ela, eu não estarei desagrando a Deus porque eu sei o meu lugar e até onde ir, e ela ja sabe que se mexer na minha fé vai dar problema, mas ela não entende eu estar 100% envolvida nas coisas de Deus. Mas também não sei se estou errando nisso, estando todos os dias na igreja, nunca podendo fazer nada com ninguém (não só com ela) que acabo não dando a atenção devida para as pessoas. O que devo fazer? Pois tenho medo de afastar de vez e acabar perdendo uma boa amiga por não dar tempo a ela e estar errando sem reconhecer e achar que estou abalando, mas também tenho medo de continuar e de desagradar a Deus por isso. (desculpa pel pergunta grande demais)

      Ver mais
  2. Assim que comecei a pegar fime com Deus foi uma guerra,pois cheia das imundicias desse mundo e cheia de problemas,então falei tô no lugar serto,e realmente no lugar serto na igreja.Prem duas obreiras que pensei que ia me ajudar ,meu Deus,essas não se dava serto uma com a outra,falava mal uma da pra mim,e eu ali precisando de ajuda,falava mau do bispo macedo,e do pastor da quela igreja.
    Mas O Senhor Jesus é com migo e me alertava é diabo Eu sou contigo.
    Serviu de lição pra mim,hoje sou obreira e sei muito bem como devo tratá da quele menbro que acabou de chegar,me coloco no mesmo lugar de quando cheguei na igreja e precisava de ajuda.
    É uma honra serve o meu Senhor Jesus amo muito.

    Ver mais
  3. Muito forte o relato dessa obreira, mesmo conhecendo Pedro o nosso Deus disse “Me diga com quem tu andas que direi quem tu és” .Estava procurando algo relacionado a IURD que falasse a esse respeito e o blog me ajudou muito…….Graças a Deus ela cortou o mau pela raiz e foi restaurada…………

    Ver mais
  4. tomar cuidado com as amizades é essencial, como sou tia do TFteen, sei bem como é isso, um estar fora do espirito e mais envolvido com as coisas do mundo, é oque basta para contaminar os demais adolescentes, por isso, nosso trabalho é sempre alertamos eles acerca das más influencias.

    Ver mais
    1. Sempre fui uma pessoa muito fácil de ser influenciada por amizades .até descobrir os meus defeitos e o quanto era uma pessoa coodependente afetivamente.hoje me observo com mais cautela para não voltar a ser influenciada e não dar lugar aos sentimentos.atualmente não tenho amigos para bater papo .procuro vigiar pois até dentro da igreja tem pessoas que não são boas influências.

      Ver mais
  5. Olá D. Luisa eu já tive uma má experiência parecida. Por causa dos problemas financeiros e as muitas reclamações da familia por falta de dinheiro resolvi me entregar ao trabalho 100%. Eu tinha deixado a convivência com o povo da fé para conviver com as pessoas do trabalho. Não demorou muito o diabo colocou uma pessoa próxima a mim e eu caí. Eu me levantei mas foi com muito custo e muita lágrima, e hoje eu vigio não somente no trabalho, mas em casa e na igreja também com quem eu ando e o que escuto!

    Ver mais
1 12 13 14