O que o sacrifício de Ana fez com Samuel?

Josiane Boccoli

  • 15
  • Mai
  • 2015

O que o sacrifício de Ana fez com Samuel?

  • 15
  • Mai
  • 2015

Para entendermos melhor a importância de um filho primogénito, digo-lhe que até hoje em Israel é assim. Certa vez, antes de ser mãe, perguntaram-me: “Você ainda não tem filhos?” E eu, respondendo que não, logo ouvi: “Ahh! Coitada, ainda não é abençoada”.

“Filho” até hoje é sinal de benção em Israel; eles têm de 3 a 4 em quase todas as famílias.

Entre os árabes o nome do pai é mudado após o nascimento do primeiro filho homem, exemplo: no caso do Gustavo, passaria a chamar-se “Pai do Gabriel”(Abu Gavriel), uma honra, e sendo assim todos saberiam que ele já é abençoado, ou seja, que tem um filho (filha mulher não conta). A descendência e primogenitura é algo ainda muito forte por aqui.

Mas o que eu gostava mesmo de lhe falar, é sobre o exemplo de Ana.

“Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.” (I Samuel 1:7)

Vemos que enquanto lamentamos e “sentimos”, deixamos de viver pela fé. Assim foi com Ana, por anos somente lamentou, ficou atribulada de espírito e sentiu tanto que a sua tristeza a fazia deixar de comer. E enquanto isso nada aconteceu.
Porém quando ela “se derramou” diante de Deus e fez um voto com Ele, tudo mudou! No mesmo instante, ela já tinha tanta certeza de que seria mãe que o seu semblante mudou. Ela foi, comeu e adorou a Deus na madrugada. Então o milagre aconteceu!
Ana foi fiel, entregou a Deus não somente Samuel mas também 3 bezerros, farinha e vinho, ou seja, Ana foi além e fez um perfeito sacrifício.

Já pensou, você pedir um filho que tanto desejou por anos e quando ele nasce, o entregar a Deus e ficar novamente sem nenhum?

Samuel ainda era muito pequeno quando ela o entregou e passou a vê- lo somente uma vez por ano. Quanta coragem, não acha?

Agora vejamos o resultado de tudo isso:

  • Samuel tornou-se num dos maiores profetas da Bíblia, ungiu os Reis Saul e Davi, serviu a Deus fiel até ao fim;
  • Ana entregou um filho a Deus e depois tornou-se mãe de mais 5;
  • Foi o Sacrifício de Ana que transformou Samuel em um dos maiores Profetas citados na Palavra de Deus; existem 2 livros na Bíblia com o seu nome e até hoje é lembrado como exemplo e respeito.

Querida “mamãe”, que grande lição! Se queremos ver a Glória de Deus na vida dos nossos filhos, não adianta lamentar. Temos que estar prontas a sacrificar por eles, pois o nosso perfeito sacrifício levará os nossos filhos a serem servos do Altíssimo e trará a Chama de Deus até eles fazendo toda a diferença.
Que possamos desde já preparar-nos para este perfeito sacrifício e fazermos como Ana, que através de seu corpo gerou o Samuel físico e através de seu perfeito sacrifício, gerou o Profeta Samuel.
Que sejamos as “Ana’s” de hoje.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

9 comentários

  1. Que forte, nos faz refletir até mesmo em outras área da nossa vida. E como a situação é totalmente transformada quando assumimos uma posição de fé e confiamos em Deus. O que me chamou atenção também neste post, é que quando Deus se agrada Ele faz questão de surpreender além do que esperávamos. E tudo seja para Glória dEle.

    Ver mais
  2. Que eu seja uma Ana nos dias de hoje porque o meu maior sonho como mãe e’ ver meus filhos todos nascendo de Deus .

    Ver mais
  3. Olá, boa tarde! Me identifiquei muito com o post de hoje, pois fiz o voto de Ana no Templo de Salomão (10/05/2015) e tive a mesma certeza que Ana teve na hora que entreguei o voto.

    Ao ler o post, obtive uma alegria imensa pois assim como Ana, sei que meu pedido foi atendido por Deus e logo terei um testemunho para contar.

    Beijinhos, na fé!

    Iza.

    Ver mais
1 2